FlatOut!
Image default
Zero a 300

O Onix SUV | Fiat Mobi 2026 | Ram 1500 TRX de volta e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

E lembre-se: se você ainda não é assinante do FlatOut considere se tornar um. Além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias e vídeos exclusivos para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Chevrolet anuncia SUV do Onix

O raio SUVizador é fogo. Primeiro, atingiu o Fiat Argo e puf! Apareceu o Pulse. Depois o novo Sandero estava chegando no aeroporto de bobeira e zás! Virou Kardian antes de fixar residência no país. O pobre Polo recebeu uma carga violentíssima do raio, e ficou quase irreconhecível transformado no hipertrofiado Tera.

Agora, parece, o estranho raio que cria molduras plásticas nas aberturas de rodas e barras de rack no teto que nunca são usadas como rack, entre outras coisas que, dizem, fazem o carro ficar mais “robusto”, atingiu o Chevrolet Onix também. Aqui não posso deixar de me lembrar de minha sogra, que, por educação, usava “robusto” como eufemismo para “gordo”.

O Onix 2026

O novo “Onix SUV”, seguindo a tradição desse tipo de imitação em série que regularmente varre a indústria, será obviamente como os outros caros do tipo: um Onix em Cosplay de perua off-road. Resta saber o quanto muda na carroceria; o Pulse é basicamente outro carro em relação ao Argo; o Kardian é apenas o novo Sandero que nunca veio ao Brasil, com detalhes do gênero SUV. O VW Tera também é um outro carro em termos de carroceria e interior, embora seja basicamente um “novo Polo”.

O novo Chevrolet será fabricado na planta gaúcha de Gravataí, de acordo com o teaser publicado pela Chevrolet. O carro será a novidade apresentada nas comemorações de 25 anos de operação de Gravataí, que iniciou as atividades produzindo o Celta em 2000.

Pelas imagens do teaser, pode-se ver que frente e traseira do Onix foram restilizadas; em flagras do carro em testes, porém, dá para ver as portas do Onix, o que pode significar que é quase um facelift-SUV no Onix. Provavelmente nem suspensão será mais alta; nesse caso a maior altura se dá pelas inevitáveis rodas maiores do que necessário, que dão o tal visual “robusto”.

Não dá para esperar nada diferente: se bem-feito, o povo não percebe que é o mesmo carro em cosplay de outro, e é tão comum que todo mundo esqueceu quaisquer implicações morais que possam existir. É perfeitamente legal e usual. Todo mundo faz. Mas Deus castiga, certamente diria minha sogra. (MAO)

Fiat Mobi 2026 vem com novo painel

Parece incrível, mas ano que vem o Fiat Mobi vai completar 10 anos no mercado. O Renault Kwid foi lançado um ano depois dele, em 2017, e também continua firme e forte. Mesmo que ninguém pareça gostar de ambos. Carro barato vende. O que me diz claramente que há espaço para um grande sucesso em carro pequeno hoje, esperando alguém criar um carro baratíssimo, mas honesto e adorável, como Fusca e Mille.

Mas divago; embora a parte do adorável esteja ausente, o Mobi continua honesto. Agora, na linha 2026, recebe uma atualização interessante: um novo painel, o mesmo da picape Strada. Além disso, pequenas mudanças visuais e em equipamentos.

Continua sendo oferecido em duas configurações: a Like, por R$ 79.060, e a “aventureira” Treeking, por R$ 80.990. O motor é o mesmo tricilíndrico 1.0 Firefly, com até 75 cv e 10,7 mkgf de torque, sempre com um transeixo manual de cinco marchas. O carro pesa pouco mais de 900 kg, então o desempenho é suficiente.

A grande novidade é mesmo o painel de instrumentos, que vem, volantes e tudo, direto da Strada. É totalmente em preto, mas parece mais sofisticado que o anterior, pelo menos. Além disso, novas calotas para a versão Like e nova cor para a roda de liga-leve da Trekking, ambas de aro 14. Retrovisores e maçanetas pintadas em preto brilhante. E é isso; uma pequena, mas efetiva alteração. O interior, afinal de contas, é onde passamos a maior parte de nosso tempo com nossos carros, né? (MAO)

Ram 1500 TRX vai voltar

A mudança de curso da Stellantis americana é uma verdadeira brisa de ar fresco para os entusiastas da marca. Não só o V-8 de 5,7 litros retornou à linha Ram 1500 de 2026, como a divisão de alta performance SRT está oficialmente de volta à ativa. A empresa ainda está com sérios problemas, mas parece que pelo menos, está andando na direção certa para remediar isso. Resta descobrir se conseguirá a tempo.

 Mas as notícias boas continuam chegando de lá. Agora, de acordo com uma reportagem da Mopar Insiders, parece que a Ram 1500 TRX vai voltar, revitalizada.

Não lembra da TRX? Não se aflija que a gente lembra. Trata-se de uma picape extrema off-road no tema desert-racer criado pela Ford Raptor. Mas neste caso, sendo um produto da empresa antes conhecida como Chrysler Corporation, vinha com o motor dos Hellcat, um V8 Hemi de 6,2 litros e supercharger, 712 cv a 6.100 rpm e 91,7 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio é uma caixa automática de oito marchas da ZF, aqui batizada TorqueFlite 8HP95, que leva a força do motor para as quatro rodas.

Embora ainda não haja nada oficial, há motivos para permanecer otimista. Não é segredo que o ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e seus colegas americanos não concordavam com os motores V8, e sua remoção da linha foi liderada por Tavares. O retorno de Kuniskis permitiu uma rápida volta do Hemi. Agora, parece que é hora do motor “Hellcat” voltar às picapes.

Dodge Durango SRT Hellcat

O motor V8 supercharged não chegou a morrer: o Dodge Durango SRT Hellcat não chegou a ser descontinuado como planejado, sua morte estando marcada para o fim de 2025; mas isso foi antes de Tavares voar pela janela, então agora continua enquanto estiver vendendo bem; o que, aparentemente, está acontecendo.

Sim, as notícias da volta da TRX circulam desde que o carro foi descontinuado. Mas ao se ver quão rápido o Hemi voltou, e o tamanho e imediatismo de seu sucesso nesse retorno, agora vai. (MAO)

Petersen mostra a era das cunhas automobilísticas

Uma nova exposição vai estrear no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. Uma que homenageia a mais incrível era de design automotivo, a era das cunhas e desenhos angulares exemplificada e provavelmente turbinada pelo trabalho de Marcello Gandini na Bertone, e que foi dos anos 1960 até o início dos anos 1980.

Todos os carros em exposição, exceto um, datam de meados da década de 1960 até o final da década de 1970, uma era em que os designs em formato de cunha transformaram a indústria automobilística do fluido e animal de um Miura, para o angular e geométrico de um Countach.

A exposição tem, por exemplo, carros como o Stratos  Zero, conceito incrível de Gandini. Além dele, claro, o Stratos de produção que conhecemos, o conceito BMW Turbo de Paul Braq, que prenunciou o M1, o Chevrolet Aerovette 1976 com portas asa de gaivota e quatro rotores Wankel, e o Aston-Martin Bulldog 1979.

Mas não só de exóticos vive a exposição. Há também vários conceitos de carros urbanos compactos, como o AMC Amitron, o Minissima e o Urbacar 1977. Mas é claro que o maior exemplo do gênero, o Lamborghini Countach LP400, também está presente.

UrbaCar 1977

A exibição “The Wedge Revolution: Cars on the Cutting Edge” abre no dia 2 de Agosto de 2025 no museu. O Petersen fica em 6060 Wilshire Boulevard, Los Angeles, California. Se você puder, altamente recomendado. (MAO)