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Chevrolet anuncia SUV do Onix

O raio SUVizador é fogo. Primeiro, atingiu o Fiat Argo e puf! Apareceu o Pulse. Depois o novo Sandero estava chegando no aeroporto de bobeira e zás! Virou Kardian antes de fixar residência no país. O pobre Polo recebeu uma carga violentíssima do raio, e ficou quase irreconhecível transformado no hipertrofiado Tera.
Agora, parece, o estranho raio que cria molduras plásticas nas aberturas de rodas e barras de rack no teto que nunca são usadas como rack, entre outras coisas que, dizem, fazem o carro ficar mais “robusto”, atingiu o Chevrolet Onix também. Aqui não posso deixar de me lembrar de minha sogra, que, por educação, usava “robusto” como eufemismo para “gordo”.

O novo “Onix SUV”, seguindo a tradição desse tipo de imitação em série que regularmente varre a indústria, será obviamente como os outros caros do tipo: um Onix em Cosplay de perua off-road. Resta saber o quanto muda na carroceria; o Pulse é basicamente outro carro em relação ao Argo; o Kardian é apenas o novo Sandero que nunca veio ao Brasil, com detalhes do gênero SUV. O VW Tera também é um outro carro em termos de carroceria e interior, embora seja basicamente um “novo Polo”.

O novo Chevrolet será fabricado na planta gaúcha de Gravataí, de acordo com o teaser publicado pela Chevrolet. O carro será a novidade apresentada nas comemorações de 25 anos de operação de Gravataí, que iniciou as atividades produzindo o Celta em 2000.

Pelas imagens do teaser, pode-se ver que frente e traseira do Onix foram restilizadas; em flagras do carro em testes, porém, dá para ver as portas do Onix, o que pode significar que é quase um facelift-SUV no Onix. Provavelmente nem suspensão será mais alta; nesse caso a maior altura se dá pelas inevitáveis rodas maiores do que necessário, que dão o tal visual “robusto”.

Não dá para esperar nada diferente: se bem-feito, o povo não percebe que é o mesmo carro em cosplay de outro, e é tão comum que todo mundo esqueceu quaisquer implicações morais que possam existir. É perfeitamente legal e usual. Todo mundo faz. Mas Deus castiga, certamente diria minha sogra. (MAO)
Fiat Mobi 2026 vem com novo painel

Parece incrível, mas ano que vem o Fiat Mobi vai completar 10 anos no mercado. O Renault Kwid foi lançado um ano depois dele, em 2017, e também continua firme e forte. Mesmo que ninguém pareça gostar de ambos. Carro barato vende. O que me diz claramente que há espaço para um grande sucesso em carro pequeno hoje, esperando alguém criar um carro baratíssimo, mas honesto e adorável, como Fusca e Mille.

Mas divago; embora a parte do adorável esteja ausente, o Mobi continua honesto. Agora, na linha 2026, recebe uma atualização interessante: um novo painel, o mesmo da picape Strada. Além disso, pequenas mudanças visuais e em equipamentos.


Continua sendo oferecido em duas configurações: a Like, por R$ 79.060, e a “aventureira” Treeking, por R$ 80.990. O motor é o mesmo tricilíndrico 1.0 Firefly, com até 75 cv e 10,7 mkgf de torque, sempre com um transeixo manual de cinco marchas. O carro pesa pouco mais de 900 kg, então o desempenho é suficiente.

A grande novidade é mesmo o painel de instrumentos, que vem, volantes e tudo, direto da Strada. É totalmente em preto, mas parece mais sofisticado que o anterior, pelo menos. Além disso, novas calotas para a versão Like e nova cor para a roda de liga-leve da Trekking, ambas de aro 14. Retrovisores e maçanetas pintadas em preto brilhante. E é isso; uma pequena, mas efetiva alteração. O interior, afinal de contas, é onde passamos a maior parte de nosso tempo com nossos carros, né? (MAO)
Ram 1500 TRX vai voltar

A mudança de curso da Stellantis americana é uma verdadeira brisa de ar fresco para os entusiastas da marca. Não só o V-8 de 5,7 litros retornou à linha Ram 1500 de 2026, como a divisão de alta performance SRT está oficialmente de volta à ativa. A empresa ainda está com sérios problemas, mas parece que pelo menos, está andando na direção certa para remediar isso. Resta descobrir se conseguirá a tempo.
Mas as notícias boas continuam chegando de lá. Agora, de acordo com uma reportagem da Mopar Insiders, parece que a Ram 1500 TRX vai voltar, revitalizada.

Não lembra da TRX? Não se aflija que a gente lembra. Trata-se de uma picape extrema off-road no tema desert-racer criado pela Ford Raptor. Mas neste caso, sendo um produto da empresa antes conhecida como Chrysler Corporation, vinha com o motor dos Hellcat, um V8 Hemi de 6,2 litros e supercharger, 712 cv a 6.100 rpm e 91,7 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio é uma caixa automática de oito marchas da ZF, aqui batizada TorqueFlite 8HP95, que leva a força do motor para as quatro rodas.
Embora ainda não haja nada oficial, há motivos para permanecer otimista. Não é segredo que o ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e seus colegas americanos não concordavam com os motores V8, e sua remoção da linha foi liderada por Tavares. O retorno de Kuniskis permitiu uma rápida volta do Hemi. Agora, parece que é hora do motor “Hellcat” voltar às picapes.

O motor V8 supercharged não chegou a morrer: o Dodge Durango SRT Hellcat não chegou a ser descontinuado como planejado, sua morte estando marcada para o fim de 2025; mas isso foi antes de Tavares voar pela janela, então agora continua enquanto estiver vendendo bem; o que, aparentemente, está acontecendo.

Sim, as notícias da volta da TRX circulam desde que o carro foi descontinuado. Mas ao se ver quão rápido o Hemi voltou, e o tamanho e imediatismo de seu sucesso nesse retorno, agora vai. (MAO)
Petersen mostra a era das cunhas automobilísticas

Uma nova exposição vai estrear no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. Uma que homenageia a mais incrível era de design automotivo, a era das cunhas e desenhos angulares exemplificada e provavelmente turbinada pelo trabalho de Marcello Gandini na Bertone, e que foi dos anos 1960 até o início dos anos 1980.

Todos os carros em exposição, exceto um, datam de meados da década de 1960 até o final da década de 1970, uma era em que os designs em formato de cunha transformaram a indústria automobilística do fluido e animal de um Miura, para o angular e geométrico de um Countach.

A exposição tem, por exemplo, carros como o Stratos Zero, conceito incrível de Gandini. Além dele, claro, o Stratos de produção que conhecemos, o conceito BMW Turbo de Paul Braq, que prenunciou o M1, o Chevrolet Aerovette 1976 com portas asa de gaivota e quatro rotores Wankel, e o Aston-Martin Bulldog 1979.
Mas não só de exóticos vive a exposição. Há também vários conceitos de carros urbanos compactos, como o AMC Amitron, o Minissima e o Urbacar 1977. Mas é claro que o maior exemplo do gênero, o Lamborghini Countach LP400, também está presente.

A exibição “The Wedge Revolution: Cars on the Cutting Edge” abre no dia 2 de Agosto de 2025 no museu. O Petersen fica em 6060 Wilshire Boulevard, Los Angeles, California. Se você puder, altamente recomendado. (MAO)