Nunca vamos cansar de repetir: os Estados Unidos, de todos os lugares, serão o último refúgio dos entusiastas. E vem da FCA, mais uma vez, outra evidência disso: foi lançada hoje a Ram 1500 TRX (pronuncia-se “T-Rex, como o dinossauro) – uma versão completamente insana e totalmente desnecessária da picape média que um dia já foi Dodge. Motor V8 Hellcat, 6,2 litros, supercharger, mais de 700 cv e quase 90 kgfm de torque – suficientes para ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. Sim, completamente insana, totalmente desnecessária e, por isso mesmo, 100% sensacional!
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Foi lá em 2016 que a FCA mostrou pela primeira vez que considerava colocar um motor V8 na Ram 1500. Na época foi apresentado o conceito Rebel TRX, que tinha uma versão amansada do motor V8 Hemi supercharged da Dodge, capaz de entregar 583 cv. A picape era totalmente funcional e, mesmo que tivesse bem menos força que um Dodge Charger Hellcat, não nos importamos. Pois agora que a versão definitiva, que vai parar nas ruas, foi apresentada, ela acabou ficando melhor do que esperávamos.
Não ficamos surpresos, porém – mal faz dois meses que a Dodge mostrou o Durango com motor Hellcat, e ele não foi nem um pouco amansado em relação aos outros modelos que já usam o V8 sobrealimentado. Por que a Ram TRX haveria de ser?
Vamos aos números exatos. Na Ram TRX, o motor V8 Hellcat entrega 712 cv a 6.100 rpm e e 91,7 kgfm a 4.800 rpm. Estes são moderados pela onipresente caixa automática de oito marchas da ZF, aqui batizada TorqueFlite 8HP95, que leva a força do motor para as quatro rodas.
A Ram faz questão de lembrar que a Ram TRX tem sistema 4×4 com reduzida e caixa de transferência com quatro ajuste (Normal, Wet/Snow, Off-Road e Baja), além de controle de largada. Assim, mesmo com enormes pneus fora-de-estrada Goodyear Wrangler Territory de medidas 325/65 (desenvolvidos especificamente para a picape) calçando rodas de 18 polegadas – e mesmo sendo um monstro de 2.880 kg – a Ram 1500 TRX é capaz de ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e de cumprir o quarto de milha em 12,9 segundos. A velocidade máxima é de “apenas” 189 km/h mas, convenhamos, isto é só um detalhe.
Com estes números, a Ram TRX torna-se a picape produzida em série mais potente e mais veloz do planeta, deixando a Ford F-150 Raptor para trás com uma vantagem enorme. Para refrescar sua memória, a Raptor é movida pelo V6 Ecoboost de 3,5 litros da Ford, calibrado para entregar 457 cv e capaz de levá-la de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e de fazê-la cumprir os 402 metros em 13,8 segundos. E, até agora, a Ford Raptor não tinha uma rival à altura.
Esteticamente, a Ram TRX faz questão de mostrar que é a versão mais nervosa da linha. Chama a atenção logo de cara o scoop funcional no capô, necessário para o sistema de indução – a Ram diz que 50% do ar admitido para o motor entram por ali, enquanto os outros 50% entram pela grade. O scoop traz um conjunto de LEDs que, junto com os LEDs no para-choque, criam “uma assinatura de luz que distingue a Ram TRX de qualquer outro veículo nas ruas – de dia ou de noite”, segundo a fabricante. O capô ainda tem acabamento de fibra de carbono aparente e, ladeando o scoop central, dois conjuntos de saídas de ar para ajudar a escoar o ar quente do cofre em alta velocidade.
Os para-choques são exclusivos, assim como as molduras pretas nos para-lamas. São alterações simples em um estilo que já é agressivo por natureza, mas é o suficiente para mostrar que a TRX é algo especial – além dos emblemas exclusivos da versão, claro.
O interior, como nos demais modelos da FCA com motor Hellcat, também tem toques relativamente sutis – detalhes de acabamento em vermelho, bancos esportivos com bastante suporte e quadro de instrumentos digital – em linha com o que se vê nos outros membros da família.
Aliás, se você acompanhou o lançamento dos outros Hellcat, já deve imaginar que a adoção do motor V8 supercharged passa longe de ser um simples swap. E a Ram TRX não é exceção: segundo a empresa, não foram medidos esforços para tornar o chassi da picape mais adequado para receber a força extra. A Ram diz que o chassi é composto por aço de alta resistência com chapa mais grossa e seções hidroformadas, reduzindo a necessidade de soldas – e afirma que apenas 25% dos componentes do chassi da TRX são compartilhados com as demais versões.
Suportes do motor, componentes do eixo dianteiro, travessas e braços da suspensão são de alumínio, bem como as skid plates (cinco delas, no total), portas, capô e tampa da caçamba. Esta possui carga útil máxima de 594 kg, enquanto a capacidade máxima de reboque da Ram TRX é de 3.674 kg.
Falando em suspensão: o sistema é totalmente novo, segundo a Ram. Na dianteira há um arranjo com braços assimétricos de alumínio e, atrás, um eixo rígido do tipo five-link. Há amortecedores Bilsten Black Hawk adaptativos e molas helicoidais nos quatro cantos – de acordo com a Ram, mais adequados ao uso extremo a que a TRX deve ser submetida pois pesam menos e geram menos fricção que os costumeiros feixes de molas semi-elípticas.
A fabricante diz que a TRX tem vão livre do solo de 29,9 cm (5 cm a mais que as outras Ram 1500); curso de suspensão de 33 cm (as outras Ram 1500 têm 22 cm); e garante que, com todos os reforços estruturais, não haverá risco de entortar o chassi – sem mencionar diretamente a Ford Raptor, mas obviamente cutucando a concorrente por conta dos casos que surgiram na geração passada e tiveram bastante cobertura da imprensa.
A Ram 1500 TRX estará disponível para encomenda nos EUA até o fim de 2020. Os preços já foram revelados – US$ 69.995 (cerca de R$ 385.000 em conversão direta) pela versão normal, e US$ 90.315 (por volta de R$ 500.000) pela Launch Edition, que será limitada a 702 unidades (referência à potência em hp) e vem equipada com beadlocks nas rodas, sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes, teto solar panorâmico de série, pintura cinza “Anvil Gray”, santo-antônio Mopar e luzes auxiliares. Para efeito de comparação, a Raptor parte de US$ 53.000 com cabine estendida e US$ 57.000 na versão de cabine dupla –custa bem menos, mas também tem uma desvantagem de 255 cv.
Parece que o lado americano da FCA conseguiu de novo – nos fez desejar um utilitário com todas as nossas forças. Desta vez, uma picape. É o triunfo de tudo o que um carro moderno não deve ser. E nós estamos adorando!