ha pouco mais de 10 anos a formula 1 parecia fadada a voltar a ser uma categoria de garagistas sem muitas fabricantes de grande porte disputando o titulo de construtores — a crise economica da virada da decada e suas consequencias afugentaram muita gente das pistas agora contudo o jogo virou a formula 1 tem quatro equipes garagistas das 10 inscritas no campeonato — a red bull a alpha tauri a williams e a haas as demais sao representantes de fabricantes de automoveis mercedes alpine ferrari mclaren alfa romeo e aston martin porsche e audi vinham observando a formula 1 de perto ha alguns anos desde que se formou a comissao dos fabricantes para definir o novo regulamento que entrara em vigor em 2026 essa comissao nao e formada apenas pelas equipes que disputam a formula 1 mas tambem por qualquer fabricante que tenha interesse no automobilismo ou simplesmente queira participar da discussao por uma questao estrategica e foi assim que começou o interesse das duas marcas alemas na categoria e tambem foi assim que a audi decidiu que ira disputar a categoria a partir de 2026 a porsche tem uma relaçao de longa data com a formula 1 apesar de discreta eles disputaram as temporadas de 1961 e 1962 e de 1983 a 1987 fabricaram os motores tag usados pela mclaren nesse periodo ja a audi nunca teve relaçao direta com a formula 1 mas esta entre uma das maiores vencedoras de grandes premios da historia porque ela e simplesmente a marca herdeira da auto union que teria sido campea em 1936 caso houvesse um campeonato de construtores e que teve o campeao europeu de pilotos de grand prix naquele mesmo ano bernd rosemeyer e como se esta distante relaçao da audi com a pre formula 1 nao fosse bastante ferdinand porsche foi uma peça chave nessa historia mas antes de entender a trajetoria da audi na pre formula 1 e uma boa relembrar como tudo isso começou a origem da formula 1 dizem que o automobilismo nasceu quando o segundo carro da historia encontrou o primeiro em uma linha reta talvez seja verdade mas e dificil saber porque nos primordios do automovel as corridas de carro eram apenas eventos locais sem muitas regras ou criterios estabelecidos afinal mal havia um padrao de automoveis tampouco um volume suficiente para se escolher que carro pode correr ou nao o que se sabe e que eram provas regionais geralmente disputadas entre duas localidades proximas pelas estradas pelas quais trafegavam apenas carruagens e bicicletas sim bicicletas ate que em 1900 o magnata das comunicaçoes gordon bennett decidiu organizar uma copa internacional de automoveis a gordon bennett cup dois anos mais tarde na terceira ediçao do certame visando equilibrar o desempenho dos competidores os carros deveriam se adequar a um regulamento que seria formulado por representantes dos diversos paises que disputariam a copa reunidos em paris os representantes definiram o regulamento e o batizaram de international formula como os carros foram construidos ou modificados de acordo com esta formula internacional eles acabaram conhecidos como formula cars ou carros da formula o nome acabou associado as categorias de monopostos porque em 1906 a gordon bennett nao foi disputada e a principal competiçao do ano foi um grande premio automobilistico realizado em paris essa prova foi organizada pela associaçao de representantes formada a partir daquele comite de 1902 que criou a international formula era a associaçao internacional dos clubes automobilisticos reconhecidos ou aiacr na sigla original como a aiacr foi estabelecida em paris devido a origem da gordon bennett cup a prova foi batizada em frances grand prix sendo organizada pela aiacr o regulamento do grand prix seguiu a international formula afinal sua organizadora inventou esse conceito pela primeira vez o nome grand prix foi associado aos carros da formula [caption id= attachment_236330 align= aligncenter width= 999 ] napier 50hp um dos primeiros carros da formula [/caption] acontece que na epoca a alemanha e a italia tambem tinham provas tao importantes quanto o grand prix os alemaes tinham o kaiserpreis e os italianos tinham a targa florio como nao eram eventos da aiacr eles seguiam seus proprios regulamentos o que exigia dos construtores tres versoes diferentes de seus carros no primeiro ano as adaptaçoes eram faceis mas a aiacr começou a especializar sua formula primeiro limitou o consumo dos carros a 3 5 km/l depois limitou a area da superficie dos pistoes dos carros tornando inviavel a produçao de um carro especialmente para o grand prix no fim das contas o grand prix acabou nao sendo realizado em 1909 e em 1910 ele voltou em 1911 mas foi um fiasco com poucos carros e poucos espectadores a soluçao foi criar uma nova formula para 1912 a formula era nao ter formula alguma sim regulamento livre cada um faz o que quiser e corre com o que tiver mesmo assim esse regulamento desregulado ganhou um nome formula libre a ideia era claro encher o grid de largada para devolver a prova seu status de mais importante competiçao do ano deu certo mas a medida em que os franceses voltaram a incluir restriçoes a formula a prova foi perdendo competidores aquela altura o nome grand prix ja estava sendo usado por dezenas de outras provas e pior ainda nem todas seguiam a formula da aiacr os americanos ja tinham um grand prix os italianos tambem e ate mesmo a 24 horas de le mans acabou batizada como grand prix d endurance para resolver o problema os paises membros associaçao definiram que suas principais provas anuais seriam batizadas como grand prix e seguiriam a formula definida pela aiacr em 1921 a formula de 3 litros 800 kg e sem limitaçao de lugares no cockpit foi estabelecida e adotada pelo grand prix da frança e pelo grand prix da italia alem dos carros da 500 milhas de indianapolis com isso convencionou se dizer que grand prix eram somente as provas regulamentadas pela formula da aicr e que os carros de grand prix eram apenas os carros feitos de acordo com esta formula que acabou conhecida como formula grand prix na epoca visando estabelecer um conjunto de regras para os grandes premios a aiacr precursora da fia estabeleceu um conjunto de regras baseadas em limites de peso e cilindrada dos carros por se tratar de uma receita numerica estas regras acabaram sendo chamadas de formulas nesse caso a formula grand prix a formula grand prix foi usada para determinar as especificaçoes dos carros ate 1939 quando a segunda guerra começou e interrompeu as competiçoes depois do conflito a comissao esportiva internacional da aiacr se reuniu em 1946 para definir uma nova formula para a categoria de topo do automobilismo mundial o resultado foi a formula a que era largamente baseada na formula grand prix o inicio do campeonato estava previsto para 1947 com a formula a rebatizada como formula 1 mas a estreia so acabou acontecendo em 1950 o campeonato europeu de pilotos e a audi no pedaço entre os campeonatos e grand prix disputados pelos carros da formula estava o campeonato europeu de pilotos realizado entre 1931 e 1939 — embora com uma interrupçao de dois anos entre 1933 e 1934 no ano seguinte 1935 a aiacr criou um calendario de sete provas — os gp de monaco da frança da belgica da suiça da alemanha da italia e da espanha — e viu os alemaes dominarem os com seus carros desenvolvidos pelo investimento estatal de 500 000 reichsmarken a alfa romeo coitada nao teve chance nem mesmo com tazio nuvolari ao volante rudolf caracciola venceu a temporada inaugural de 1935 com seu mercedes w25 de oito cilindros em linha e 4 3 litros enquanto a auto union inscreveu um monoposto com motor v16 de 5 6 litros e a ferrari/alfa romeo correu com os lendarios p3 de 3 8 litros e oito cilindros em linha havia ainda a scuderia subalpina que corria com carros da maserati a bugatti e os britanicos da english racing automobiles a era alem deles outras seis equipes/pilotos independentes foram inscritos mas ninguem realmente tinha chance contra os alemaes estatizados em 1936 foi a vez da auto union dominar as provas de um campeonato reduzido — foram apenas quatro grandes premios monaco alemanha suiça e italia e bernd rosemeyer e seu type c so nao venceram a primeira prova no ano seguinte mais uma mudança nas regras a partir de 1938 os carros deveriam se adequar a formula de 3 litros com sobrealimentaçao com peso variavel de acordo com a capacidade do carro na pratica os carros adotaram motores de tres litros com supercharger ou 4 5 litros sem supercharger ambos com peso minimo de 850 kg [caption id= attachment_263517 align= aligncenter width= 999 ] mercedes w25 e w154[/caption] novamente auto union e mercedes dominaram as provas com dois titulos de rudolf caracciola a bordo do mercedes benz w154 em 1938 e 1939 o auto union type c o audi campeao da pre formula 1 naquele inicio da decada de 1930 o cenario mundial nao era dos melhores apesar dos tempos de paz a crise de 1929 colocou o planeta em uma depressao economica e mesmo sendo um engenheiro reconhecido chamado ferdinand porsche as ofertas de trabalho eram escassas sem oportunidades porsche decidiu unir se a dois amigos chamados adolf rosenberger e karl rabe para fundar a hochleistungs motor gmbh companhia de motores de alta eficiencia e juntos começaram a desenvolver um motor de corrida por conta propria para tentar vende lo a quem quisesse ou pudesse comprar ao fazer isso porsche tornou se o homem certo na hora certa as fabricas alemas audi dkw horch e wanderer uniram se sob o nome auto union para encarar a crise mundial nessa mesma epoca o recem indicado chanceler da alemanha adolf hitler ofereceu 500 000 reichsmarken a mercedes benz para o desenvolvimento de um carro de corrida os grandes premios estavam em alta e vencer corridas era uma forma de demonstrar a superioridade tecnologica de um pais os alemaes perceberam que teriam mais chances com duas fabricantes no pareo e por isso o orçamento acabou dividido entre auto union e mercedes benz — 250 000 reichsmarken para cada porsche ainda era ligado a wanderer e por isso acabou envolvido no projeto do novo carro de corrida da auto union com menos dinheiro do que o ideal para o desenvolvimento do carro nos padroes mais altos da epoca — motor dianteiro com traçao traseira — porsche e sua equipe projetaram um carro pequeno baixo e com motor central traseiro pois dessa forma nao seria preciso usar um carda nem um tunel de transmissao o motor era nada menos um v16 de seis litros com 32 valvulas e angulo de 45 graus entre as bancadas de cilindros como muitos motores de corrida na epoca ele era sobrealimentado por um compressor roots e produzia 527 cv com 40% do peso na dianteira e 60% na traseira o carro tendia ao sobre esterço e em uma epoca em que o diferencial de deslizamento limitado nao havia sido inventado o carro destracionava facilmente acima de 240 km/h https //www youtube com/watch v=vkxgqzr8 5k a suspensao usava um sistema de eixo dividido com barra de torçao que dava conta do recado na dianteira na traseira o carro tinha braços arrastados com semi eixos oscilantes e feixe de molas transversal para cobrir tudo isso havia uma carroceria de aluminio desenvolvida no instituto alemao de aerodinamica para proporcionar arrefecimento eficiente e efeito aerodinamico o resultado um monoposto de 733 kg capaz de chegar a 340 km/h sim trezentos e quarenta quilometros por hora em 1936 mas um carro excelente nao e nada sem um grande piloto diria lewis hamilton para valtteri bottas decadas mais tarde entao a auto union escalou alguns dos maiores nomes da epoca para domar o auto union type c hans stuck achille varzi ernst von delius e o lendario bernd rosemeyer foi rosemeyer quem aprimorou o chassi e transformou estes carros em campeoes faturando seis vitorias em doze corridas na temporada de 1936 as vitorias levaram a auto union a conquistar o campeonato de marcas e rosemeyer conseguiu o titulo de campeao europeu [gallery link= file columns= 2 size= large type= grid ids= 14216 14218 14275 14272 ] nos dois anos seguintes ele venceu outras oito corridas e so perdeu para a mercedes em 1938 quando as duas fabricantes empataram em numero de vitorias mas a mercedes tinha mais voltas na liderança com seu novissimo w125 e com esse criterio de desempate faturou o titulo naquele ano rosemeyer conseguiu apenas dois terceiros lugares — na alemanha e na italia e terminou o campeonato em setimo apesar de nao vencer o campeonato europeu de pilotos daquele ano rosemeyer encerrou 1937 como recordista mundial de velocidade — um outro duelo das fabricantes alemas fora das pistas em 1938 apos ter seu recorde quebrado por rudolf caracciolla bernd rosemeyer tentou recuperar o recorde do amigo rival e acabou tomado por um vento lateral que desestabilizou seu carro a mais de 300 km/h e resultou em um acidente que o matou instantaneamente apesar da perda a auto union continuou disputando o campeonato europeu ate 1939 quando a segunda guerra começou e o automobilismo europeu parou para voltar somente em 1947 quando a formula 1 foi criada mas esta e uma outra historia
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