a qualquer momento que voce ligar a tv ou o radio ou acessar sites de noticias e redes sociais o que voce vai ver sao manchetes sobre o ira e a suposta guerra que os estados unidos vao provocar a terceira guerra mundial caso isto ocorra pode afetar a todos nos sera uma grande tragedia e assim por diante mas nos somos um site de carros e vamos aproveitar o gancho para falar claro de carros os carros do ira um pais distante cuja cultura e pouco conhecida dos brasileiros e que tem um dos mercados de automoveis mais inusitados do planeta a industria automobilistica iraniana e importantissima para a economia do pais e a terceira maior na verdade ficando atras apenas das industrias do petroleo e do gas natural nada menos que 10% da força de trabalho iraniana esta empregada na industria automobilistica e suas atividades correspondem a 4% do pib anual acontece que o ira diferentemente de outros paraisos onde a economia e dominada pelo petroleo nao e uma ilha paradisiaca cheia de atraçoes turisticas o ira e um pais mais populoso mais parecido com o brasil em questoes demograficas do que parece e diferentemente dos emirados arabes unidos por exemplo nao estamos falando de um pais que importa praticamente todos os seus carros incluindo uma porçao de automoveis de luxo e superesportivos o ira fabrica muitos carros e varios deles sao mais ultrapassados do que qualquer coisa que circula no brasil mesmo a origem da industria automobilistica iraniana nao difere muito do que aconteceu no brasil em natureza e epoca foi durante a decada de 1960 que as autoridades do pais começaram a se interessar pela ideia de fabricar automoveis localmente e da mesma forma que no brasil foi preciso recorrer a fabricantes estrangeiras como contamos neste post a primeira fabricante de carros iraniana começou a nascer em 1962 quando os empresarios ahmed e mahmoud khayami receberam um gordo subsidio do governo e a missao de dar o start na industria automotiva do pais quatro anos depois em 1966 sob o nome iran khodro ou ikco nome que significa literalmente carro iraniano em portugues eles começaram a montar sob licença o seda britanico hillman hunter tambem conhecido como rooter arrow o nome escolhido foi paykan que assim como arrow em ingles quer dizer flecha aquele era o melhor momento para começar uma industria nova graças ao comercio aquecido de petroleo a economia do ira ia muito bem obrigado e graças ao paykan a icko logo tornou se a maior empresa do ramo automobilistico no ira e uma posiçao que eles conservam ate hoje com mais de 800 000 carros fabricados ao ano por muito tempo o paykan foi seu carro chefe sendo produzido por quase quatro decadas entre 1966 e 2005 e sem grandes alteraçoes tecnicas isto posto em 1978 o grupo rootes responsavel pelo desenvolvimento e por fornecer as peças do paykan foi comprado pela peugeot depois disto a ikco comprou os direitos sobre o projeto e realizou o unico facelift da vida do modelo com farois maiores e os piscas ao lado deles alem disso o motor passou a ser de origem peugeot o mesmo do 504 com 1 6 litro e 65 cv foi ali que começou a forte ligaçao da ikco com a peugeot que em 1992 levou ao inicio da produçao local do peugeot 405 o seda lançado na frança em 1987 tinha todos os ingredientes necessarios para ser um sucesso ele era mais moderno que o paykan mas nao muito; ja era um produto bem estabelecido no mercado; e ja tinha boa parte de seus componentes mecanicos disponivel prontamente no ira ele ja era naturalmente robusto tambem e poderia ser vendido a um preço nao muito distante do proprio paykan com o passar dos anos a ikco acabou usando o proprio 405 como base para uma nova linha de carros de passeio modelos como o ikco samand de 2003; o soren de 2008; e o dena de 2015 eles parecem todos distintos entre si mas nao se engane todos eles usam exatamente a mesma plataforma do 405 e assim como o proprio sao fabricados ate hoje sendo considerados os carros nacionais do ira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 247884 247882 247877 247876 ] a ikco tambem aproveitou mais recentemente o peugeot 206 nao apenas o hatchback em si e suas variaçoes de carroceira mas tambem sua plataforma o resultado foi o iran khodro runna que utiliza uma versao modificada da plataforma do 206 e possui design proprio sendo produzido desde 2010 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 247874 247875 247878 247879 ] ha ainda modelos comuns da peugeot que sao fabricados no ira carros mais modernos como o atual 508 o crossover 2008 e o seda compacto 301 feito com base em um projeto da citroen a peugeot porem nao e a unica empresa de fora do pais com a qual a iran khodro tem parcerias por um acordo com a renault nissan o dacia logan e fabricado no ira como tondar90 bem como o renault captur igual ao modelo brasileiro que feito sobre a plataforma b0 do grupo alem disso a ikco tambem produz o suv suzuki grand vitara e alguns modelos da chinesa haima a iran kohdro tomou a maior parte deste post por ser a mais importante e maior fabricante de carros do ira mas ela nao e a unica alem de firmas internacionais com fabricas em seu territorio como nissan toyota kia e volkswagen ha outras companhias locais que atuam da mesma forma a principal e mais importante das concorrentes da ikco e a saipa que foi fundada em 1965 com a mesma premissa inicialmente 75% da empresa pertencia ao governo iraniano com os 25% restantes pertencentes a citroen responsavel inclusive por batizar a firma como societe anonyme iranienne de production automobile dai a origem da sigla ate meados da decada de 1970 a saipa concentrou se na montagem em ckd do citroen dyane uma versao ligeiramente mais sofisticada do citroen 2cv batizado como saipa jyane começando em 1975 quando o governo do ira abriu mao de sua parcela da empresa a saipa passou a produzir sob licença modelos da renault como o r5 e o r21 em 1980 os citroen deixaram o catalogo da empresa que a partir dali deu inicio a uma busca por novas parcerias estrategicas estas parcerias nao seguiam muito criterio alem daquilo que fosse mais vantajoso e por isso varios relacionamentos foram iniciados e encerrados de meados dos anos 1980 em diante em 1986 por exemplo a saipa começou a montar no ira a picape compacta nissan junior que desde 1998 e fabricada sob a submarca zamyad na decada de 1990 foi a vez da kia que cedeu a saipa a licença para o compacto pride este produzido ate hoje e em 2019 a saipa apresentou aquele que de acordo com a companhia e seu primeiro carro totalmente desenvolvido in house o saipa roham a questao e que e dificil verificar este fato eles nao dao detalhes a respeito da plataforma dizendo apenas que ela e totalmente iraniana assim como o motor de 1 7 litro e 113 cv agora com a ameaça de guerra talvez jamais saibamos a verdade bonus gol do ira outro exemplo da paisagem automotiva do ira que e bem conhecido no brasil e o volkswagen gol sim um dos carros brasileiros mais vendidos do brasil em 2004 uma empresa chamada bamco começou a montar o gol em regime ckd usando componentes produzidos em taubate sp o carro era vendido com motor 1 8 8v de 99 cv e era equipado com ar condicionado trio eletrico e airbags frontais entre as adaptaçoes que o projeto recebia estava a instalaçao de um radiador secundario para melhorar a eficiencia do sistema de arrefecimento afinal o clima no ira e mais quente que no brasil o flatouter luciano gonzalez nos enviou estas fotos do gol brasileiro em testes no ira e garante que o projeto robusto da vw brasileira encarou muito bem as condiçoes mais severas do oriente medio valeu luciano
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