sabe por que achamos os carros cubanos e sovieticos tao interessantes e por que eles simbolizam a vontade das pessoas em ter um carro apesar de tudo conspirar contra isso veja os cubanos por exemplo eles aprenderam a fazer fluido de freio com detergente de louça xampu e mel no lado oriental da cortina de ferro a historia nao era diferente ate dava para comprar peças novas mas a produçao mal dava conta da demanda pelos carros e a fila de espera levava anos por isso nao havia um mercado inteiro de peças sobressalentes esperando compradores se descolar peças para seu trabi ja nao era uma tarefa muito facil o sonho de ter um porsche em um pais com economia planificada e fechado ao vizinho capitalista era praticamente impossivel a nao ser que voce tivesse noçoes de mecanica e uma pequena ajuda de um cara chamado ferry porsche essa historia começou no inicio dos anos 1950 quando a alemanha voltava a se reerguer apos a segunda guerra agora dividida ao meio entre os vencedores o lado de ca ficou com os eua e inglaterra que instituiram um sistema politico democratico e um sistema economico capitalista com mercado aberto e cultura de consumo era a republica federativa alema rfa ou dfr na sigla em alemao o lado de la ficou aliado aos sovieticos que instituiram um sistema politico bipartidario formado pelo partido socialista e pelo partido social democrata na pratica o senhor e o sim senhor e um sistema economico socialista com economia planificada e racionamento essa era a republica democratica da alemanha rda ou ddr na sigla em alemao nos primeiros anos o transito entre as duas alemanhas era controlado porem liberado voce podia pegar seu carro ou moto ou trem ou onibus dar uma volta no outro lado da fronteira e voltar para o seu lado assim faziam os irmaos gemeos falk e knut reimann esses dois ai acima eles moravam em dresden cidade que sofreu um dos piores ataques aereos da segunda guerra e que apos o conflito ficou no lado oriental da alemanha e eram estudantes de engenharia em uma de suas visitas a berlim os irmaos puderam ver as novidades sedutoras do novo mercado alemao entre propagandas de refrigerantes e televisores a grande novidade da epoca os gemeos toparam com o porsche 356 o primeiro esportivo produzido em serie na alemanha desde o inicio da segunda guerra como qualquer pessoa que interessada em maquinas motorizadas eles obviamente ficaram encantados pelo carro o unico problema e que eles nao poderiam importar um porsche 356 ainda que tivessem dinheiro para isso graças a ilegalidade das importaçoes do oeste e aqui voltamos a engenhosidade sobre a qual falei no primeiro paragrafo deste texto a vontade de ter o porsche era maior que a proibiçao entao eles decidiram que construiriam seu proprio 356 no lado oriental da fronteira por sorte na epoca ainda era possivel encontrar refugos de guerra nos dois lados da fronteira eles ja haviam restaurado uma moto bmw e um fiat topolino que encontraram abandonados para fazer o porsche eles encontraram um kubelwagen o jipe feito sobre o fusca com motor e tudo tiraram a carroceria e começaram a procurar alguem que pudesse martelar o metal para transformar aquele chassi rolante em algo parecido com um porsche eles encontraram o sr arno lindner um antigo encarroçador da cidade que agora trabalhava com seu filho helfried o filho viu no projeto uma chance de reacender os negocios da familia quem sabe fazendo uma serie de esportivos em parceria com os irmaos reimann assim eles construiram uma estrutura de madeira com aço tubular que daria o suporte para as chapas mas antes disso era preciso resolver um outro problema encontrar chapas de aço para fazer a carroceria de porsche de volta ao campo os irmaos conseguiram juntar 15 capos de caminhoes ford abandonados pelos aliados [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 174659 174658 174662 174646 ] o trabalho levou 1 000 horas de trabalho e a carroceria acabou 30 cm mais longa porque o kubelwagen era 30 cm mais longo que o porsche 356 uma vez que fora projetado para levar quatro militares armados e nao um casal a passeio a ideia era construir dez exemplares mas antes de coloca la em pratica os irmaos acharam prudente testar o carro faltava folego afinal o kubelwagen ainda usava a primeira iteraçao do famoso flat 4 com 1 100 cm³ e 23 cv eles entao decidiram ir ate zuffenhausen conhecer a fabrica da porsche e pedir ajuda para resolver o problema ao chegar foram zoados por terem feito um 356 meio desajeitado com um motor 1 100 de 23 cv mesmo assim eles negociaram uma visita e deixaram uma carta a ferry porsche surpreendentemente a carta foi entregue e ferry porsche dizem ficou furioso ao descobrir que os irmaos copiaram seu carro mas depois de pensar um pouco ele percebeu que o carro era mais uma homenagem que um plagio mal intencionado e tocado pela coragem e ousadia dos reimann respondeu a carta dizendo que doaria as peças necessarias enviando as para uma concessionaria volkswagen chamada winter no lado ocidental de berlim dali em diante os irmaos teriam que dar um jeito de colocar as peças no lado oriental da fronteira — o que como voce deve ter notado era proibido o que era um contrabando para quem ja havia feito um carro inteiro como eles levaram as peças para o outro lado e algo que nunca foi explicado — imagine o porque — mas eles conseguiram e adaptaram os pistoes cilindros e carburadores usados fornecidos por ferry porsche eles tambem conseguiram documentos falsos para que o porscheli como o carro foi batizado passasse como um carro da alemanha ocidental pelas fronteiras de volta a dresden eles terminaram o carro em 1956 fizeram uma habilitaçao uma so para economizar dinheiro afinal eram gemeos e partiram em viagem com seu novo esportivo de 130 km/h eles primeiro foram a bruxelas depois desceram a nice passaram por genebra foram ate a italia e finalmente voltaram para casa com ajuda de helfried lindner e do contrabando das peças cedidas por ferry porsche os irmaos reimann construiram outros 13 exemplares do 356 lindner como o carro ficaria conhecido quando os chassis abandonados acabaram a produçao tambem precisou ser encerrada as viagens dos irmaos tambem acabaram pouco tempo depois em 1961 ja com o muro de berlim em pe e com a guerra fria esquentando eles entraram no porsche para fugir da ddr mas acabaram descobertos e condenados a dois anos em uma casa de detençao da stasi em berlim enquanto o porsche foi apreendido e acabou vendido ao piloto de testes da melkus siegmar bunk que mais tarde o desmontou para retirar peças ao sair da prisao falk reimann mudou se para a hungria enquanto seu irmao permaneceu na alemanha os restos mortais do carro voltaram a aparecer somente em 2008 recuperados por um entusiasta de classicos chamado ernst bernsteiner ate entao pouco se sabia sobre ele todos achavam que era um tatraplan com para choques de porsche na epoca seu atual proprietario alexander fritz tinha pouco interesse nos 356 mas ao conhecer o carro ficou intrigado por sua historia e começou a pesquisar mais a respeito ele encontrou a historia completa na internet e em 2012 arrematou o carro [gallery link= file size= medium columns= 2 type= grid ids= 174642 174651 ] em sua busca pelos detalhes do carro ele encontrou helfried lindner e os irmaos os reimann que vasculharam suas memorias e caixas de fotos para ajuda lo na restauraçao infelizmente knut e lindner nao conseguiram acompanhar o processo completo e nao chegaram a ver o carro concluido falk por sua vez sobreviveu para supervisionar todo o trabalho e acompanhou o carro ao concurso de elegancia de schloss dyck onde o porsche lindner foi o unico carro construido na alemanha oriental e arrematou o premio em sua categoria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 174660 174665 ] https //www youtube com/watch v=wjyenijlu1g [gallery type= grid link= file size= medium ids= 174667 174657 174655 174653 174654 174656 ]
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