pois e parece conversa daqueles tiozinhos que repetem lendas urbanas toda vez que encontram um jovem disposto a ouvir suas historias mas houve mesmo na historia um porsche que era seat que virou jaguar e no fim das contas acabou sendo um daewoo e sabem quem foi o responsavel por esta salada eurasiana giorgetto giugiaro quando falo de design sempre acabo voltando as aulas da faculdade — diferentemente do que voces podem achar nunca tive uma misera aula de jornalismo eu fui para a faculdade de comunicaçao social mas com habilitaçao em publicidade e propaganda porque eu queria ser redator publicitario — antes do hype do copywriter que assola a internet hoje com seus textos maçantes e gatilhos mentais pauperrimos mas divago como diria o filosofo marco antonio o que acontece e que na faculdade de publicidade e propaganda voce encontra um monte de gente com um talento artistico impressionante ilustradores de mao cheia excelentes fotografos editores de video e produtores de audio com extremo bom gosto a publicidade e uma daquelas profissoes que anda no limite entre a tecnica e a arte entre a oferta de um serviço comercial e o exercicio da criatividade e o que acontece quando se tem vocaçao para as belas artes mas se tem a consciencia de que os boletos chegam ao fim do mes o oficio de redator publicitario por exemplo foi muito exercido por poetas cronistas e escritores olavo bilac foi um copywriter muito prolifico renato teixeira antes de escrever algumas das maiores cançoes populares do brasil ganhou a vida escrevendo jingles publicitarios o lado mais interessante disso e que ainda que seja um trabalho encomendado feito apenas em nome do dinheiro o resultado tem a identidade de seu autor os jingles do renato teixeira tem o mesmo estilo poetico de suas musicas assim como os arranjos e claro as cadencias harmonicas o estilo de oscar niemeyer e inconfundivel assim como o de frank lloyd wright chris bangle tem um estilo tao caracteristico que conseguiu ser polemico marcelo gandini te faz pensar em supercarros em forma de cunha aposto [caption id= attachment_304700 align= aligncenter width= 1024 ] o que acontece quando marcelo gandini corta lenha[/caption] e foi assim que giorgetto giugiaro fez um porsche a partir de um seat que virou jaguar e depois um daewoo e ainda influenciou um monte de outros carros isso aconteceu porque designers nao seguem tendencias eles as criam eles nao ficam em seus estudios esperando uma fabricante mandar um email pedindo um orçamento para um seda de luxo com motor v8 biturbo eles criam seus conceitos como um estudo de tendencias e a partir dali desenvolvem aquela linguagem estetica e nos anos 1990 giorgetto giugiaro traçou as linhas de um seda acupezado com a traseira alta para lamas traseiros salientes silhueta dos vidros em forma de elipse e dianteira baixinha como acabou sendo a tendencia daquela decada o primeiro carro em que esse conceito estilistico foi aplicado foi o seat proto tl uma proposta visual para o futuro seda executivo que a volkswagen planejava para sua recem adquirida marca espanhola o conceito foi apresentado em 1989 no salao de frankfurt mas no fim das contas quando o seat toledo chegou as lojas em 1991 ele era bem mais conservador e parecido com o passat b3 do que com a bela proposta da italdesign o lado positivo de ser um designer independente e que voce nao precisa jogar o projeto fora quando ele e recusado pelo cliente giugiaro entao aproveitou aquela estetica do proto tl e a aplicou a um carro maior e mais luxuoso era o jaguar kensington apresentado em 1990 olhe para o jaaag e basicamente o seat proto tl montado sobre um jaguar sovereign double six sim enquanto o proto tl era um conceito estacionario inicialmente um mockup sem interior que mais tarde ganhou o design interno o jaguar kensigton era tao funcional quanto um sovereign todos os elementos esteticos estao la a traseira elevada com corte abrupto as ancas largas a silhueta das janelas em forma de elipse e a dianteira baixa isso tambem resultava em um baixissimo coeficiente aerodinamico no tl era 0 234 no jag o numero nao foi divulgado mas era semelhante a jaguar contudo nao teve interesse em levar o projeto adiante giugiaro voltou a prancheta e modificou o conceito mais uma vez em 1992 quando a porsche estava desenvolvendo seu futuro seda de quatro portas ela chamou os italianos e pediu um estudo assim e assado que pudesse ser um esportivo de quatro portas da marca eles ja estavam desenvolvendo o 989 mas mesmo assim contrataram giugiaro que pegou o projeto abortado do jaguar kensington e o aplicou a um porsche ali nascia o porsche 932 que foi engavetado junto do 989 porque a porsche estava com dificuldades financeiras e precisou enxugar sua linha fazer dois carros de um projeto so o 986 e o 996 e atrasou seus planos em quase 20 anos e aqui a historia da sua guinada mais improvavel em 1996 depois que a daewoo encerrou sua joint venture com a gm sim ela encerrou foi comprada pela ssangyong e mais tarde acabou vendida para a gm ela começou a projetar seus proprios carros em vez de usar plataformas compartilhadas e para começar fazendo bonito eles chamaram ninguem menos que giorgetto giugiaro e sua italdesign para desenhar os carros naquele mesmo ano giugiaro apresentou um conceito chamado italdesign landau que aplicava a um hatchback a estetica que ele vinha tentando emplacar no seat/kensington/porsche o conceito ainda estava muito vivo para giugiaro tanto que influenciou seu trabalho com os coreanos giugiaro fez a linha completa da daewoo na epoca e para o modelo de topo ele aproveitou o design que havia sido rejeitado pela seat pela jaguar e pela porsche nao e possivel que nem esses novatos coreanos queiram giugiaro teria pensado segundo as vozes da minha imaginaçao pois eles quiseram e o nao seat nao jaguar e nao porsche virou o daewoo leganza esta historia contudo nao acaba aqui aquela historia sobre assinatura sobre o designer ser meio resolvedor de problema meio artista pois entao a tendencia que giugiaro imaginava para o zeitgeist dos anos 1990 era aquela traseira encorpada silhueta eliptica das janelas laterais dianteira baixa ele ja havia feito uma variaçao do tema para os bugatti eb118 e eb218 de 1993 e voltou a moderniza lo em 1999 quando a maserati o procurou para fazer seu novo carro o 3200gt e como se nao bastasse no inicio dos anos 2000 quando a fiat o convidou para projetar o carro que se tornaria o grande punto o nome europeu do nosso punto ele voltou a repetir o tema porem agora de forma mais sutil sem a elipse nas laterais mas com uma variaçao da silhueta das janelas e as linhas da dianteira baixa com a traseira mais encorpada como ancas largas um mesmo conceito aplicado a um seda medio espanhol a um seda de luxo britanico um seda esportivo da porsche um par de bugatti um seda medio coreano um gt italiano e um hatchback global e ou nao obra de um verdadeiro artista
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