quando o automovel nasceu ele era um veiculo off road; estradas boas lisas e sem buracos simplesmente nao existiam uma olhada nos carros mais populares dos anos 1920 vai lhe mostrar como um vao livre grande ainda era importante a estrada asfaltada era a exceçao nao a norma mas a partir do fim da segunda guerra mundial tudo mudou auto estradas começaram a aparecer mundo afora e com elas velocidades mais altas que fizeram os carros ficarem mais baixos os pneus mais largos e as carrocerias mais aerodinamicas o automovel se especializava existiam carros para asfalto e para o fora de estrada estes mundos eram considerados tao diferentes quanto a escandinavia e o zimbabue raramente encontrando se terreno comum aos dois jipes eram otimos para fazendas florestas e desertos mas em uma autobahn alema davam medo porque eram tao lentos altos e balouçantes que se constituiam um real perigo mas versatilidade e algo muito atraente; uma perua grande off road que conseguisse viajar em auto estrada e dar conforto em cidades pavimentadas no dia a dia era algo que certamente teria seu mercado hoje sabemos o quanto este tipo de carro e o preferido da populaçao por uma boa margem o triste e que com o tempo a parte off road se tornou apenas uma vaga promessa a imagem de algo capaz de explorar as florestas de madagascar e suficiente para a maioria nao importando que na realidade o carro seja capaz de explorar apenas as ruas asfaltadas da floresta da tijuca mas existem carros capazes tanto no off road como no asfalto hoje sabemos para amantes de real velocidade em curvas eles nao sao atraentes mas para uso geral sao geniais velocidade em estradas e ruas com segurança dinamica capacidade de carga e passageiros conforto extremo possibilidade de se viajar ao interior do mato grosso sem medo de encontrar o fim do asfalto se amamos o automovel como provedor de liberdade acima de todo o resto estes carros ampliam o leque desta liberdade imensamente como nao gostar deles e hoje em dia nem precisamos chegar ao topo nos range rover bentley e mercedes benz para obter isso; um simples jeep wrangler ja vem com 270 cv em sua mais reles versao basica; nao faz tanto tempo assim isso era potencia reservada a ferraris e aqui vem com ar condicionado teto fechado que veda bem o interior direçao assistida e suspensao confortavel pode ser um carro familiar sem problema algum e se voce resolver atravessar a transamazonica ele e tambem capaz disso amanha sem modificaçao alguma mas nada acontece a toa nesse mundo; pessoas inspiradas trabalhando a partir de uma visao particular de mundo melhor e que avançam a tecnologia e o estado da arte e no caso do desempenho de verdade em suv 4x4 de uso eminentemente fora de estrada tem um pai sim um pai desconhecido e que nao trabalhava na industria automobilistica diretamente arthur silverton e e esta historia que vamos contar hoje o range rover ao finalzinho de 1969 a rover lança o primeiro passo para ampliaçao do uso da perua off road o primeiro range rover visto de hoje este primeiro range rover nao parece nada com o gigantesco mastodonte atual um carro mega luxuoso e automatico capaz alem de escalar paredes de cruzar a alemanha a medias acima dos 200 km/h comparado a ele na verdade e um jipinho extremamente agricultural sem assistencia na direçao sem ar condicionado cambio manual apenas duas portas manivelas para subir vidros desempenho de kwid com filtro de ar entupido o interior era em vinil pronto para ser lavado com mangueira como o jipe land rover [caption id= attachment_279099 align= aligncenter width= 800 ] o range rover original 1970[/caption] mas muita coisa do carro de hoje ja estava ali incrivelmente ao inves dos quatro em linha anemicos e vibradores ou um ainda pior diesel antigo sem turbo debaixo do capo estava um v8 em aluminio suave torcudo silencioso sofisticado se ainda nao extremamente potente o motor sabemos e o antigo buick que fora vendido para a rover inglesa quando foi descontinuado nos eua depois era uma perua fechada as intemperies o que ampliava muito seu uso a suspensao era confortavel e o comportamento geral era bem mais proximo de um automovel se distanciando dos jipes e ja tinha a caracteristica mais amada e constante dos range vidros enormes a toda volta bancos altos linha de cintura baixa; a posiçao de dirigir de range rover e o que lhe deu desde o inicio uma proposta original e unica e tambem diferente das peruas jeep wagoneer americanas tecnicamente ia mais adiante tinha diferencial central e portanto 4x4 permanente mesmo em asfalto inicialmente era um diferencial central autoblocante salisbury mas nao funcionou bem foi trocado por um botao que travava manualmente ele quando se saia do asfalto o carro foi um sucesso entre os fazendeiros e donos de propriedades rurais mas o publico das cidades ainda tinha reservas a falta de cambio automatico direçao assistida e um acabamento melhor em um carro deste preço os incomodava e apesar do v8 dar um desempenho condizente comparavel a media dos carros de rua da epoca 0 100 km/h ao redor dos 12 segundos e ser mais estavel que a maioria dos jipes em curvas obviamente ainda nao chegara ao ponto em que o publico urbano toleraria seu desempenho ainda era inferior prensas schuler um desses descontentes com o seu novo range rover era arthur silverton arthur era um entusiasta do automovel um engenheiro de grande sucesso profissional era presidente do braço ingles da industria de prensas schuler uma filial que por sua causa era extremamente lucrativa e de futuro ainda mais promissor e era uma empresa ainda fechada com um dono alemao chamado louis schuler feliz com os resultados de seu braço ingles dava muita liberdade de gestao a silverton [caption id= attachment_279108 align= aligncenter width= 800 ] na fabrica da ford em camaçari bahia uma prensa schuler potencia mundial [/caption] era tambem um motorista de estrada por excelencia rodava mais de 75 mil km por ano a velocidades reportadas como inacreditaveis seja em compromissos profissionais seja em suas longas viagens com a familia era fa dos rover v8 e em 1971 compra seu primeiro range rover com ele parte para ferias na espanha com a familia cinco pessoas malas um bote inflavel no teto e um trailer de dois eixos rebocado silverton gostou muito do conceito do carro na viagem mas algumas coisas obviamente precisavam de melhoria primeiro o motor carecia de mais potencia mas o pior ao chegar em casa descobriu que o oleo da caixa de transferencia foi parar no cambio acabando com as engrenagens e rolamentos dela todo carro familiar de silverton que tinha tambem um ferrari 330gtc na garagem fora modificado de alguma forma e o range rover nao seria exceçao [caption id= attachment_279096 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro schuler super ranger[/caption] a rover começou a oferecer direçao hidraulica em 1973 entao silverton comprou um carro novo ja com o equipamento e começou a modifica lo imediatamente a seu filho toby confessou queria o desempenho do ferrari na perua familiar primeiro trocou os amortecedores e adotou batentes de pu modificados instalou rodas e pneus maiores retirados de um rolls royce com para lamas alargados um interior de luxo com instrumentos de jaguar e type e todo couro e la de um rolls foi encomendado a empresa wood & picket de londres o motor foi desmontado e balanceado os cabeçotes preparados com valvulas maiores e mais incrivel uma bateria de quatro carburadores dell orto duplos retirados de alfa romeo foram instalados o resultado foi tao bom que alguns de seus amigos executivos começaram a lhe pedir copias na epoca existiam pessoas fazendo interiores de luxo para os range rover e tambem notadamente a janspeed oferecia um kit turbo para o carro mas ninguem alem de fazer um pacote completo fazia o range rover fazer curvas como o carro de silverton começou a pensar que poderia fazer disso um negocio entao o inacreditavel acontece de alguma forma silverton convence o velho louis schuler a entrar no negocio a fabrica de prensas industriais agora tambem estava no negocio de converter range rover para a versao de venda ao publico muita coisa mudaria o motor seria a versao de 4 4 litros do v8 rover vendida na australia mas nao sem modificaçoes; comando bravo e carburador holley quadruplo eram usados mas o grande problema residia no diferencial central silverton acreditava que precisava ter bloqueio automatico para o uso em estradas a alta velocidade e queria uma distribuiçao diferente de torque com mais potencia para a traseira do carro que para frente e devia ser bem mais parrudo algo inquebravel e o principal queria transmissao automatica contata a mais famosa especialista inglesa no assunto a harry ferguson research a ligaçao telefonica inicial e surreal depois contada por ele com um sorriso no rosto quero converter meu range rover com seu sistema 4x4 permanente acoplamento viscoso transmissao automatica distribuiçao de torque 40/60% e abs o vendedor da hfr sem paciencia senhor embora esta conversao seja tecnicamente possivel nao existem peças de prateleira teriamos que projetar ferramentar e construir elas a um custo imenso silverton responde ok espero sua cotaçao em uma semana depois de algumas risadas e explicaçoes o projeto começa na hfr resultando em um novo diferencial e caixa de transferencia acoplados a uma caixa borg & warner automatica de tres velocidades ou rover sd1 de cinco manual a caixa tinha reduzida claro acoplamento viscoso para bloqueio do diferencial central e distribuiçao de torque de 37/63% tudo ferramentado e propriedade da prensas schuler interessante notar que mesmo sendo mais parruda e avançada a caixa da hfr pesava 20 kg menos que o conjunto rover a ligaçao com a ferguson trouxe tambem o abs agora uma unidade eletronica da mullard inglesa muito mais avançada e melhor que o dunlop maxaret dos antigos ferguson formula as caixas de transferencia com reduçao e diferencial central viscoso eram produzidas na alemanha pela voith de munique outra ajudinha de louis schuler com o tempo caixas automaticas chrysler a727 torqueflite e motores chevrolet v8 de cinco e 5 7 litros seriam usados os carros eram chamados de schuler super ranger e o preço da conversao variava de 25% caixa auto e motor rover 4 4 litros apenas a 100% do preço de um range rover zero km conversao completa com motor chevrolet 5 7 litros de 1980 em diante a rover começa a aprovar as modificaçoes e vende las em suas concessionarias overfinch um dia arthur silverton esta andando numa estreada secundaria com seu super ranger e encontra um jaguar e type ultrapassa o e imediatamente o jaguar da caça mas nao consegue alcançar o celeiro voador de nosso heroi mais adiante para para abastecer e o jaguar tambem para para conversar eu trabalho na land rover este seu carro nao devia fazer o que fez pode me explicar o que esta acontecendo aqui ninguem acreditava mas o schuler super ranger 570 equipado com um v8 chevrolet de 5 7 litros 250 hp e todo torque do mundo era um carro terrivelmente veloz em qualquer situaçao em 1985 a revista the motor o testa junto com outros 4x4 numa pista de terra e ele e mais rapido que o audi quattro bill boddy o veterano reporter da publicaçao simplesmente nao acredita e pede para toby silverton o filho agora cuidando da subsidiaria explicar como conseguiu aquilo mas o maior feito desta marca pouco conhecida e mais incrivel ainda vence o rali paris dakar em 1981 [caption id= attachment_279092 align= aligncenter width= 723 ] paris dakar vencedor em 1981[/caption] o trabalho dos silverton influencia a rover claro; depois daquele encontro com um engenheiro com um e type mais de 30 super rangers passam tempo com os engenheiros da empresa emprestados pela schuler gradualmente a transmissao e os motores dos range rover começam a ficar mais parecidos com os carros modificados por silverton ao inicio de 1986 arthur se aposenta e a schuler muda sua direçao sem interesse em suvs velozes vende a operaçao para os silverton e toby passa a ser o presidente um novo nome overfinch e lançado para ela e durante os anos 1980 e 1990 alcança fama mundial com motores cada vez mais potentes motores v8 chevrolet em range rover se tornam comuns mas nao conversoes tao bem feitas como as da overfinch claro afinal de contas nao e todo mundo que consegue um diferencial/caixa de transferencia central de acoplamento viscoso proprio projetado sob encomenda e melhor que o da propria rover o overfinch e universalmente reconhecido como o melhor que o range rover podia ser a empresa ainda existe mas hoje se concentra mais em acabamentos luxuosos e acessoriamento diverso claro um range rover atual e muito mais do que o schuler super ranger jamais foi mas sem ele certamente nao existiria da maneira que e hoje nada existe sem um pioneiro entao se voce gosta de jipes realmente velozes agradeça aos silverton e sua aventura hoje quase esquecida e a uma fabrica de prensas alema por incrivel que pareça
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