atualmente nao temos nenhum piloto brasileiro na formula 1 nao e uma afirmaçao confortavel de se fazer ao falar de um pais que ja teve tres campeoes mundiais na maior categoria do automobilismo mas podemos olhar para tras e mencionar nao so os nomes de emerson fittipaldi nelson piquet e ayrton senna mas tambem de rubens barrichello felipe massa jose carlos pace roberto moreno e muitos outros no total quase 30 pilotos brasileiros estiveram na f1 o ultimo deles foi um representante do cla fittipaldi pietro que disputou duas corridas pela haas em 2020 hoje ele permanece como piloto reserva na haas e se tudo correr bem logo teremos boas noticias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] da mesma forma tivemos brasileiros se destacando na indy no wsc o campeonato de prototipos da fia e em outras categorias do automobilismo helio castroneves escreveu mais um capitulo na historia da indy ha pouco mais de um mes nas motos porem nao temos a mesma tradiçao nunca tivemos muitos pilotos ate hoje foram so quatro e desde 2007 um brasileiro nao disputa a motogp que e considerada a formula 1 das duas rodas foi no fim daquele ano que alex barros deixou a categoria sem um sucessor nao sao poucos os que acreditam que alex barros tambem foi o primeiro piloto brasileiro a vencer uma corrida da moto gp o gp da espanha de 1993 mas ele foi precedido por outro brasileiro que tambem venceu na esṕanha vinte anos antes eduardo celso santos que ficou mais conhecido como adu celso sua carreira no motociclismo vem antes mesmo de a categoria se chamar moto gp sua fama diferentemente do que aconteceu com ayrton senna ou emerson fittipaldi de quem alias adu celso era amigo de infancia nao transcendeu as barreiras do esporte para o grande publico mas quem o viu pilotar ou ao menos se interessa pela historia do motociclismo sabe de sua importancia adu celso era um garoto de familia abastada vivia nos jardins em sao paulo perto da casa dos fittipaldi ambos eram apaixonados por motociclismo adu chegou a emprestar a moto com a qual emerson disputou sua primeira competiçao antes de debandar para as quatro rodas e com estilos de pilotagem parecidos rapidos como flechas e precisos como relogios capazes de tangencias perfeitas e identicas dezenas de vezes sem erros nos anos 1960 adu celso começou a se destacar pela seriedade em um tempo em que ser piloto de moto era sinonimo de suicidio a curto prazo cuidava da preparaçao de seu equipamento com profissionalismo e adquiriu um enorme conhecimento tecnico na hora dos ajustes e acertos alem disso desenvolveu uma tecnica de largada relampago fundamental nas provas em que era preciso ligar as motos e largar mas as competiçoes de moto eram poucas no brasil e para piorar adu nao era visto com muita simpatia pelos colegas relatos da epoca dizem que o motivo era simplesmente sua condiçao financeira diziam que ele so vencia porque tinha a melhor moto os melhores patrocinadores e nao por seu talento de saco cheio junto com o amigo luiz celso giannini tomou uma atitude inedita e radical em 1970 decidiu aos 24 anos enfrentar tudo e todos incluindo sua familia e foi tentar a sorte na europa radical porque alem do total desconhecimento do que lhe esperava uma velha confusao entre as confederaçoes nao permitia que pilotos brasileiros competissem nos eventos da federaçao internacional — a cbm nao era filiada a fim junto com luiz celso giannini adu acabou indo para a holanda — onde ficava a sede europeia da yamaha e da valvoline seu principal patrocinador la ele se filiou a federaçao local para disputar o campeonato holandes de motociclismo [gallery link= file size= large ids= 38370 38372 38373 ] sem o apoio do dinheiro dos pais adu teve de se virar chegou a morar numa barraca dentro do autodromo de zandvoort onde treinava todos os dias a partir dai suas qualidades o fizeram subir degrau por degrau disputou o campeonato europeu em 1971 e chegou ao mundial em 1972 nas categorias 250 e 350 cc competindo contra nomes historicos como mike hailwood futuro piloto de f1 jarno saarinen campeao daquele ano e o lendario giacomo agostini nessa epoca ja contava com o apoio semi oficial da yamaha alem dos bons resultados como um terceiro lugar no gp da suecia ganhou o apelido de indio brasileiro por causa de seus cabelos longos negros e lisos no ano seguinte 1973 pontuou na maioria das corridas embora nao tenha participado de todas ate chegar na ultima etapa do campeonato no autodromo de jarama na espanha largou em decimo sexto mas logo ja estava na quinta posiçao na volta nº 26 assumiu a liderança e manteve a ponta ate sua yamaha tz 350 receber a bandeirada com direito a um novo recorde para motos na pista foi a primeira vitoria de um brasileiro no mundial e mesmo com a precariedade dos meios de comunicaçao virou noticia no pais ao final da temporada era o setimo melhor piloto do mundo na classificaçao so nao foi mais saboroso porque como adu celso giacomo agostini tambem nao disputou todas as provas naquele ano e nao estava presente no grid da espanha superar aquele que para muitos e o maior motociclista de todos os tempos teria sido realmente especial as expectativas eram excelentes para 1974 mas a sorte nao ajudou voltando da belgica para a holanda de carro ao tentar desviar de um coelho na pista uma das rodas saiu do asfalto e fez adu perder o controle de seu mercedes 280s na batida contra as arvores as peças da suspensao dianteira entraram por baixo dos pedais e quebraram suas duas pernas e adu celso ainda sofreu um corte na testa e uma fratura no nariz por sorte o amigo e fotografo sergio iasi vinha logo atras em outro carro e socorreu adu levando o ao hospital na cidade de zwole la adu celso foi operado e recebeu placas e pinos nas pernas [caption id= attachment_293298 align= aligncenter width= 955 ] foto gazetapress[/caption] a recuperaçao levou quase um ano na volta em 1975 disputou o mundial das 500 cc sem muito sucesso voltaria ao brasil na condiçao de idolo arrastando grandes publicos para provas que ficariam na memoria do motociclismo nacional como a taça centauro e o campeonato latino americano na taça centauro adu celso correu a convite da honda que na epoca estava prestes a lançar no brasil a cg 125 e buscava vitorias nas pistas para ganhar projeçao no mercado vencer a yamaha e sua tz 350 era crucial e por isso a fabricante japonesa nao mediu esforços cedeu um motor de 550 cm³ com comando acionado por engrenagens dizem que indomavel chamou ex engenheiros da yamaha que ate haviam trabalhado no projeto da tz para construir o quadro e colocou nela o que havia de melhor freios lockheed mesma fornecedora da formula 1 na epoca suspensao dianteira ceriani e traseira koni balança de cromo molibdenio e rodas de magnesio a carenagem toya recebeu uma pintura especial pela artista plastica susan zepellini a mesma que pintou o carros da copersucar a taça centauro foi a ultima grande conquista de adu celso ele superou a yamaha que levou uma tz 750 para a pista e a missao estava cumprida a honda pegou o motor de volta e sumiu com ele e adu celso decidiu que era hora de parar com as duas rodas mas apesar de abandonar as competiçoes de moto em 1979 ele continuaria correndo sobre quatro rodas na formula 2 uma evoluçao da super ve chegou a conquistar duas vitorias antes de abandonar de vez as pistas no inicio da decada de 80 para quem viveu sua epoca adu celso era uma figura quase mistica frio e calmo com uma expressao facial misteriosa vestia um macacao preto e ostentava no capacete uma cruz de lorena em vermelho bem na altura da testa tal como ayrton senna sempre procurou garantir para si o melhor equipamento e a melhor estrutura o que causava ciumes e criticas por parte de seus concorrentes menos favorecidos tambem evitava andar de moto no transito ao contrario da maioria dos pilotos da epoca que costumavam pagar com a vida o prazer de disputar rachas pelas ruas da cidade de comportamento reservado era no entanto muito querido pelos amigos e admirado pelos fas que sempre tratou com bastante atençao depois que abandonou as corridas adu seguiu a vida com empreendimentos imobiliarios viveu muito bem mas sumiu do noticiario tanto que sua morte em fevereiro de 2005 aos 59 anos passou praticamente em branco pelas revistas jornais e televisoes um idolo esquecido mas la fora onde atingiu o apice da carreira continuou bastante respeitado foi homenageado na holanda em 1998 quando o centenial tourist trophy reuniu todos os vencedores de gps e chegou a virar selo comemorativo em 2002 tambem na holanda uma de suas tz 350 foi encontrada pelo empresario roberto keller e restaurada em seus minimos detalhes um ano antes de morrer em 2004 adu encontrou o exemplar subiu em cima e ligou o motor como fazia em seus velhos tempos a moto de valor incalculavel para a historia do motociclismo brasileiro hoje repousa na sala de estar de keller os feitos de adu celso so seriam igualados vinte anos depois por alexandre barros que veio a se tornar o ultimo brasileiro a competir na moto gp que ambos sejam inspiraçao para jovens pilotos retornarem ao topo do motociclismo mundial esta materia foi publicada originalmente por leo nishihata no jalopnik brasil e editada pelo flatout em 08/07/2021
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