esta semana fomos surpreendidos pelo anuncio de um lamborghini 350 gt de 1964 parado em cavaletes supostamente ha 40 anos a venda aqui no brasil o carro parece inteiro e com todas as peças e o anuncio diz que o motor v12 esta virando nao liga veja bem deduzimos; apenas vira essas coisas sempre deixam a gente imaginando quanta coisa esta por ai encostada escondida da vista de todo brasil afora quem poderia imaginar que existiria um desses lamborghini por aqui o 350 gt e o primeiro lamborghini de produçao e 1964 o primeiro ano que a lamborghini vendeu carros que fabricou mas o que e exatamente um 350 gt pergunta o leitor amigo engraçado a pergunta logo agora neste momento ia justamente contar esta historia para voces quem diria ne ferruccio faz um carro todos sabemos das lendas que circundam o encontro de ferruccio e enzo e a imagem de ferruccio saindo ofendido para criar sua propria empresa mas muito provavelmente na verdade o produtor de tratores apenas queria fazer um carro gt do seu jeito melhor que ferrari sabia como e era um entusiasta; achava que poderia fazer melhor [caption id= attachment_363417 align= aligncenter width= 999 ] na fabrica ainda sem fabricar nada ferruccio mostra o 350 gtv[/caption] tambem sabemos que a lamborghini era o que chamamos hoje de startup o nome na verdade existe para definir uma empresa que esta nos estagios iniciais de negocios; mas hoje quer dizer tecnologia e entrada num mercado entao estagnado ou que nao existia antes dela em 1964 a pequena fabrica de ferruccio lamborghini em santa agata bolognese perto de modena era exatamente isso pretendia tomar para si o mercado da ferrari com carros mais modernos e sofisticados para isso contratou o que havia de melhor das jovens cabeças brilhantes de modena regiao fervilhando de empresas que podiam fornecer tudo que voce precisava para fabricar um carro esporte de baixo volume a expertise existia; voce so precisava de uma fabrica dinheiro para investir um tempo sem retorno e um projeto de carro [caption id= attachment_363420 align= aligncenter width= 999 ] o esboço inicial[/caption] os jovens hoje sao lendas da engenharia automotiva gianpaolo dallara paolo stanzani o collaudattore neozelandes bob wallace e contratado para projetar o motor o grande giotto bizzarrini lamborghini queria fazer um carro para desbancar o mais famoso dos ferrari e o de maior sucesso o 250 gt https //flatout com br/os 20 ferrari que se chamam 250/ por isso o primeiro lamborghini deveria ter motor dianteiro v12 e traçao traseira como o ferrari 250 gt o entre eixos pretendido era de 2550 mm bem na faixa do ferrari que podia ser 2400 ou 2600 mm mas as semelhanças parariam nisso para derrubar o comendador do pedestal teria que avançar o estado da arte deste tipo de carro o motor encomendado para bizzarrini seria tambem um v12 de aluminio mas para ser mais sofisticado seria dohc o ferrari era sohc e deslocaria 3 5 litros 3 0 no ferrari para dar pelo menos 350 cv confortavelmente acima a potencia maxima do 250 ferrari que chegava a 300 cv no 250 gto mas normalmente tinha 240 a 280 cv na verdade no contrato do projeto havia uma clausula para cada 10 cv acima ou abaixo do objetivo 350 cv a ser medido por um observador independente o valor do pagamento aumentaria ou diminuiria proporcionalmente bizzarrini um cara pragmatico e logico tomou essa clausula como um desafio criou um monstro usando uma bateria de seis weber duplos verticais o primeiro teste do motor acabou com briga atingiu 358 cv a rotaçao estratosferica de 9 800 rpm e torque de 33 mkgf a altos 6 000 rpm usando carburadores de 38 mm o engenheiro tinha em maos mais seis weber de competiçao de 40 mm e pretendia testa los tambem esperando 400 hp a 11 000 rpm lamborghini ficou possesso e parou o teste ali mesmo aquilo era um motor de corrida ja bizzarrini pragmatico mostra o contrato e exige seu pagamento por cumprir exatamente o acordado um forte desentendimento acontece e os italianos batem boca como so italianos sabem fazer ali mesmo acaba o relacionamento entre os dois bizzarrini so recebendo o que lhe era devido muito tempo depois na justiça por anos a historia oficial da lamborghini apaga completamente a participaçao de giotto bizzarrini na criaçao de seu primeiro motor depois o chassi tambem seria bem mais sofisticado que o dos ferrari dallara criou um chassi tubular de motor recuado e com suspensao traseira independente tambem por duplo a sobreposto lembre se que apesar de bem localizado e leve o eixo traseiro do ferrari era rigido suspenso por dois feixes de mola semi elipticos carroça tech o 350 gtv e hora de contar para voces que a gestaçao deste primeiro carro foi complexa nasce como o 350 gtv de 1963 um prototipo que nao chegou a andar na epoca so depois de 30 anos foi restaurado para ser movel virou o 350 gt de produçao em 1964 depois 400 gt e 400gt 2+2 a melhor forma de contar essa historia e dividi la em partes como faria um esquartejador cada um dos carros e uma evoluçao do anterior; e tudo a mesma coisa mas diferente se e que me entendem a carroceria do primeiro carro chamado de 350 gtv foi desenhada pelo grande franco scaglione e construida pela carrozzeria sargiotto em turim os pitacos de ferruccio lamborghini fluiram como um rio no seu desenho o 350 gtv tinha muitos detalhes de estilo incomuns farois escamoteaveis seis saidas de escape e um perfil em cunha a carroceria tinha varios problemas de acabamento e ajuste e pior o v12 de bizzarrini aquele de corrida nao cabia debaixo do capo inicialmente bizzarrini projetou um chassi tubular para o 350 gtv depois dallara trabalhando com a empresa de giorgio neri e luciano bonacini refez tudo em um projeto mais convencional e mais pesado construido principalmente com tubos de seçao quadrada e retangular que depois seria usado na produçao do 350 gt o cambio era alemao zf manual de cinco marchas que permaneceria no 350 gt tambem o 350 gtv foi apresentado ao publico no salao automovel de turim de 1963 foi amplamente coberto pela imprensa e recebeu reaçoes basicamente positivas mas o carro apesar de belissimo nao andava nem tinha motor debaixo do capo 350 gt enquanto o prototipo era mostrado para a imprensa e saloes o trabalho comia solto na pequena fabrica para transformar o carro em algo que andava e podia ser vendido uma serie modificaçoes foram feitas devido as sugestoes de neri e bonacini e do piloto de testes bob wallace ao mesmo tempo ferruccio pedia propostas de uma revisao da carroceria para varias encarroçadoras independentes italianas sabemos com certeza graças aos arquivos de marcio piancastelli que pediu propostas a ghia por exemplo mas o desenho final e construçao ficaria com a touring supperleggera de milao a nova carroceria mantinha o perfil original e ao mesmo tempo que limpava uma serie de detalhes e mudava outros o mais notavel foi a substituiçao dos farois basculantes do gtv por farois fixos https //flatout com br/como um brasileiro quase desenhou o primeiro lamborghini/ ferruccio tambem incumbiu dallara e wallace para desenvolver uma versao mais mansa do v12 de aluminio dohc de bizzarrini efetivamente um motor de corrida capaz de 400 cv e 11000 rpm queria um motor forte mas desestressado suave e confiavel bom para 40 000 milhas entre serviços dallara arregaçou as mangas adotou primeiro carter umido normal ao inves do seco reduziu a taxa de compressao dos 11 0 1 para 9 4 1 realocou os distribuidores para posiçoes mais acessiveis trocou os comandos por perfis mais calminhos e finalmente mexeu bastante em carburaçao com ajuda de wallace substituiu os caros carburadores weber de corrida por webers 40 dcoe horizontais convencionais e mais baratos isso resolveu os problemas para fechar o capo do gtv ao mesmo tempo que permitiu a linha de capo excepcionalmente baixa desejada por ferruccio no seu novo 350 gt este primeiro motor detuned foi testado em 3 de outubro de 1963 o resultado foi altamente satisfatorio o motor de media 77 x 62 mm para um total de 3 465 cm³ e dava 280 cv a 6500 rpm e 33 mkgf a 4500 rpm e era suave parrudo e torcudo em toda faixa como desejava o chefe o controle de qualidade dos primeiros motores era extremo; era considerado a faceta mais importante do carro cada um deles era submetido a testes de 24 horas em um dinamometro schenk funcionando nas primeiras 12 horas acionado por motor eletrico e depois funcionando por si mesmo em velocidades crescentes uma analise extensa de comportamento era feita para cada motor antes de ser instalado num carro e testado por 500 km por bob wallace cada um deles pausa pense nisso este carro parado em uma garagem em sao paulo foi dirigido pelas estradas ao redor da fabrica por bob wallace por nada menos que 500 km para quem e fa da marca algo de arrepiar os cabelinhos da nuca o carro e testemunha viva da historia a suspensao era totalmente independente com duplo a sobreposto e coilovers barras estabilizadoras existem tambem na frente e atras a direçao era alema da zf rosca e sem fim; os pneus radiais 205/70 r15 e os freios a disco nas quatro rodas [caption id= attachment_363445 align= aligncenter width= 999 ] o rarissimo 350 gt spider[/caption] o carro media 4 640 mm num entre eixos de 2550 mm e pesava 1450 kg; era um carro grande mas dois lugares apenas; ainda que existisse uma opçao de 2+1 com o passageiro traseiro com as pernas no meio dos ocupantes dianteiros no centro do carro [caption id= attachment_363434 align= aligncenter width= 1000 ] o esquisito 2+1[/caption] podia acelerar de 0 100 km/h em 6 8 segundos e de 0 160 km/h em 16 3 segundos a velocidade maxima era de 254 km/h apenas 120 carros foram feitos de 1964 ate 1966 dois deles eram com a rara carroceria conversivel spider e mais dois com se chamaram 350 gtz o z aqui de zagato que criou uma carroceria diferente e bonita e teoricamente mais leve aos 1300 kg [caption id= attachment_363446 align= aligncenter width= 999 ] o 350 gtz zagato[/caption] o primeiro chassi 350 gt foi fabricado por neri e bonacini que continuaram a atuar como fornecedores de chassis ate o inicio da produçao quando o trabalho foi entregue a marchesi chassi e carrocerias eram montadas na touring que entao entregava conjuntos completos para a fabrica da lamborghini que montava a mecanica 400 gt e 400 gt 2+2 [caption id= attachment_363413 align= aligncenter width= 999 ] o 400 gt[/caption] o 400 gt de 1966 era basicamente o mesmo carro um 350 gt com motor de quatro litros o aumento de cilindrada foi por meio de aumento de diametro de pistoes que passaram de 77 para 82 mm permanecendo se o curso de 62 mm o total era de 3 929 cm³ na verdade um 3 9 litros e dava agora 320 cv apenas 22 carros foram feitos em 1966 antes da troca para o 400 gt 2+2 o 2+2 por incrivel que pareça mantinha o mesmo entre eixos de 2550 mm o espaço extra foi conseguido trabalhando apenas na carroceria e ainda assim e dificil de ver a diferença; um trabalho de empacotamento deveras interessante a linha de teto e diferente com janelas laterais maiores e um vidro traseiro menor alem de uma serie de outras mudanças mais sutis o assoalho e ligeiramente mais baixo enquanto a linha da cintura e mais alta e assim se conseguiu os assentos +2 [caption id= attachment_363412 align= aligncenter width= 999 ] o 400 gt 2+2[/caption] as revisoes da carroceria foram realizadas pela carrozzeria touring mas apos a falencia da touring em 1967 a marazzi assumiu a produçao o 400 gt 2+2 tambem tinha uma caixa de cambio projetada pela lamborghini com sincronizadores tipo porsche e que se reputa melhor que a zf anterior [caption id= attachment_363410 align= aligncenter width= 999 ] o 400 gt monza[/caption] talvez o mais sensacional carro de toda esta serie seja o 400 gt monza; criado pela neri e bonacini como um carro de corrida mas que acaba por ficar em uma so unidade construida um total de 224 unidades do 400 gt 2+2 foram construidas de 1966 a 1968 quando foi finalmente substituido pelo islero [caption id= attachment_363411 align= aligncenter width= 999 ] 400 gt 2+2[/caption] um carro sensacional muito diferente do que entendemos hoje por lamborghini; um ferrari mais tecnicamente ambicioso e construido com o cuidado de um rolls royce praticamente obrigou o aparecimento do ferrari 275 gtb com 3 3 litros e suspensao traseira independente em 1965 e depois a versao dohc o 275 gtb/4 e e claro o daytona que resolveu retomar o trono com 4 4 litros de deslocamento mas nesse ponto a lamborghini tinha se movido adiante; era agora a fabrica do miura e sua sensacional historia como sabemos ainda continuaria causando espanto com o countach uma historia unica ate hoje sem par
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.