quando se fala em delorean a imagem que vem a cabeça de qualquer pessoa nos ultimos 30 anos e aquele esportivo de aço inoxidavel com portas asa de gaivota que foi transformado em estrela de cinema faz sentido poucas vezes um papel caiu tao perfeitamente a um carro como a maquina do tempo do dr emmett lathrop brown mas quando o filme estreou em 1985 o nome delorean nao era novidade os americanos o conheciam muito bem desde o inicio dos anos 1960 quando o john zachary delorean despontou para a fama saido de um departamento de engenharia da general motors para se tornar um dos maiores executivos da gm antes de jogar tudo para o alto e entrar em uma aventura que lhe custou sua reputaçao sua fortuna e — por que nao — seus sonhos em uma das trajetorias mais incriveis e controversas da historia da industria automobilistica esta historia começou nos anos 1920 quando o hungaro zaharia delorean e sua esposa austriaca kathryn pribak mudaram se para os eua logo apos o final da primeira guerra o jovem imigrante passou pelos estados do norte americano antes de chegar a michigan onde começou a trabalhar como organizador sindical na ford na mesma epoca em que nasceu seu primeiro filho john zachary o emprego nao era grande coisa mas por nao falar ingles muito bem foi o melhor que o imigrante conseguiu alem disso ele tambem tinha habilidade em trabalhos de carpintaria o que garantiu algum sustento quando seus serviços nao eram necessarios na ford enquanto isso sua esposa trabalhava na general electric o que segurava a casa quando zahari ficava sem trabalho e tambem permitiu que a familia atravessasse a grande depressao iniciada em 1929 sem sucumbir a miseria como tantas na epoca no inicio dos anos 1940 as boas notas do jovem john zachary na high school lhe garantiram um lugar no lawrence institute of technology uma escola superior que formou alguns dos melhores engenheiros de detroit o futuro parecia encaminhado para o garoto mas em 1943 ele precisou interromper seus estudos para servir o exercito a segunda guerra estava começando para os eua e ele acabou convocado por tres anos a linha de largada em 1946 ao fim da guerra john z finalmente retomaria seus estudos de engenharia mas voltou a detroit e encontrou sua mae divorciada e seus irmaos em dificuldades financeiras para ajuda los adiou a volta a faculdade e arranjou um emprego como desenhista tecnico na agencia de iluminaçao publica quando finalmente retornou a faculdade de engenharia john começou a trabalhar em meio periodo na chrysler e na outra metade do tempo em uma oficina de pintura de seu bairro imagine a formaçao do sujeito pratica em desenho tecnico em pintura de automoveis e ainda um estagio na chrysler ao mesmo tempo em que encaminhava seu diploma de engenheiro parecia o inicio de uma carreira brilhante na industria automotiva mas ao se formar engenheiro em 1948 john delorean decidiu trabalhar como vendedor de seguros em sua biografia ele contou que foi uma forma de melhorar sua oratoria e habilidades de comunicaçao e que em dez meses acabou entediado com o trabalho e voltou a procurar a industria automotiva foi parar em uma fabricante de ferramental industrial onde conheceu o pessoal da chrysler e conseguiu uma indicaçao para um instituto de educaçao da propria fabricante de carros onde obteve sua pos graduaçao em engenharia automotiva em 1952 ele entrou para o time de engenheiros da chrysler mas logo recebeu uma proposta irrecusavel da packard e acabou mudando de casa em seus primeiros meses na packard delorean desenvolveu o cambio automatico twin ultramatic o que lhe rendeu boa reputaçao na empresa e entre os engenheiros de detroit e um convite para trabalhar na gm ganhando o dobro do salario foi onde delorean fez historia fama e claro dinheiro a disparada para o sucesso seus primeiros anos na gm foram na pontiac onde junto de seus colegas delorean desenvolveu uma serie de patentes e inovaçoes que lhe renderam o posto de chefe de engenharia da marca em 1961 somente cinco anos depois de sua chegada aos 36 anos ele se tornou o chefe de divisao mais jovem da gm e foi nesta posiçao que delorean criou aquela que talvez seja sua maior contribuiçao para a historia do automovel o pontiac gto o ano era 1963 e a gm havia se retirado das competiçoes automobilisticas matando a maior maquina de propaganda da pontiac para se manter como a terceira marca mais vendida da gm john delorean decidiu usar a receita das pistas para as ruas e passou a oferecer na linha 1964 o motor v8 389 6 litros de 330 cv do catalina como um opcional para o pontiac tempest — que passava a se chamar gto com o pacote que incluia alem do motor saidas de escape duplas tampas de valvula cromadas cambio manual de tres marchas com trambulador hurst no assoalho molas mais rigidas rodas mais largas scoop no capo e barra estabilizadora dianteira mais espessa delorean chefe de divisao com apenas 36 anos na foto aos 39 com sua primeira grande criaçao com carroceria compacta no padrao americano e um motor maior do que se via ate entao e toques sutis de esportividade o pontiac gto foi um sucesso absoluto e inaugurou a era dos muscle cars so isso ja garantiria a john delorean um lugar na historia mas ele foi alem dois anos depois ele desenvolveu o conceito banshee que foi idealizado como um rival para o ford mustang que estava estourando em vendas naquele 1965 com carroceria de fibra uma traseira truncada capo alongado farois escamoteaveis um v8 sob o capo e quase 250 kg a menos que o corvette c2 o alto escalao da gm solicitou a delorean que interrompesse o desenvolvimento do carro pois ele nao so mataria as vendas do corvette como tambem seria mais rapido que ele no fim o design do carro foi aproveitado no corvette c3 stingray e no opel gt mas como premio de consolaçao os chefes da gm pediram que delorean trabalhasse sobre o camaro que havia acabado de ser lançado como resposta ao mustang se era para fazer um carro que rivalizasse com o pony car da ford que fosse sobre a plataforma feita para isso ele entao pegou o novo camaro adaptou a dianteira e a traseira do banshee modificou a suspensao para torna la mais esportiva e criou o pontiac firebird lançado em 1967 para completar sua decada de ouro na pontiac em 1969 ele lançou a segunda geraçao do grand prix o modelo de luxo da marca ele parecia um cadillac eldorado em escala menor o que o fazia parecer mais sofisticado que seus rivais como o buick riviera o ford thunderbird e o lincoln continental ainda que fosse o mais barato do segmento as vendas explodiram e a pontiac se tornou a divisao mais lucrativa da gm enquanto isso a chevrolet via suas vendas cairem como delorean sabia como fazer carros com apelo ao publico e bastante lucrativos ele foi convidado a assumir a vaga de diretor geral da chevrolet chegando em 1969 ele encontrou uma chevrolet problematica recem saida de um recall que envolveu mais de seis milhoes de carros e praticamente todos os projetos atrasados para resolver os problemas ele foi estrategico colocou o vega em produçao prometendo que ele seria o melhor chevrolet ja feito — uma forma de espantar o fantasma do mega recall — segurou a segunda geraçao do novo camaro e simplificou as modificaçoes previstas para o corvette e o nova para ganhar tempo com o tempo ganho ele se dedicou a reduzir os custos e refinar a linha da marca deu certo em 1971 a chevrolet ja tinha um novo camaro o vega era um sucesso e estava vendendo mais de 3 milhoes de carros — numero igual a praticamente toda a produçao de todas as marcas da ford motor company ele estava prestes a ser promovido novamente se nao fosse um problema seu comportamento com uma carreira meteorica na gm delorean se tornou meio que uma celebridade e aproveitou a liberdade de sua posiçao para criar uma imagem de executivo rebelde vestindo roupas da moda dispensando a gravata e viajando os eua e o mundo para promover suas criaçoes ele namorou atrizes como ursula andress a primeira das bond girls do cinema e raquel welch outra sex symbol da epoca e casou se com a supermodelo christina ferrari — convidando ninguem menos que lee iaccoca da ford como seu padrinho de casamento a revista people focada em personalidades e celebridades o apelidou como the auto prince ou o principe dos automoveis o alto escalao da gm ja estava louco com a postura de john delorean quando em 1973 ele demitiu a gm e decidiu seguir em frente sozinho passando a investir em imoveis e concessionarias seu sonho contudo era criar sua propria marca de carros e quebrar a hegemonia das tres gigantes de detroit foi ai que sua historia virou novamente o começo do fim delorean decidiu entrar no mercado com um esportivo revolucionario construido sobre um monocoque de plastico composito com carroceria de aço inoxidavel portas asa de gaivota um motor central traseiro e design de giorgetto giugiaro para tirar o sonho do papel delorean precisaria de us$ 175 milhoes desse total us$ 12 milhoes vieram de mais de 100 investidores entre eles o celebre apresentador de tv johnny carson e o ator/cantor/showman sammy davis jr o restante foi conseguido por meio de beneficios e isençoes do governo britanico em troca da instalaçao da fabrica na irlanda do norte na epoca a industria britanica estava em colapso e uma fabrica que criasse 2 000 empregos em uma regiao onde 20% dos habitantes estavam desempregados parecia uma boa saida politica o escritorio de delorean us$ 25 000 mensais somente para ficar mais alto que a sede da gm a fabrica da delorean começou a ser construida em outubro de 1978 e a previsao era começar a construir seu esportivo ja em 1979 contudo uma serie de imprevistos com o desenvolvimento do carro atrasou o inicio da produçao para 1981 esses problemas com o desenvolvimento do carro levaram bill collins e john delorean a recorrer a ajuda externa primeiro eles foram a porsche e mais tarde a bmw mas ambas queriam mais dinheiro do que delorean podia pagar por fim eles bateram a portas de colin chapman na lotus que ja tinha grande experiencia em carrocerias de plastico na lotus os engenheiros descartaram boa parte do projeto original e substituiram alguns elementos pelo que ja havia sido desenvolvido no lotus esprit um desses elementos era o monocoque plastico do carro que foi substituido por uma estrutura de duas peças de fibra de vidro feitas com o processo de injeçao de resina assistida por vacuo exclusivo da lotus montada sobre um chassi tipo backbone espinha dorsal do lotus esprit as mudanças deixaram o carro 230 kg mais pesado do que o projeto original previa para piorar o motor v6 prv desenvolvido em parceria entre a peugeot a renault e a volvo tinha 196 cv somente na europa nos eua as leis de emissoes e as exigencias de consumo resultaram em uma reduçao de 66 cv o que arruinou o desempenho do carro e como se nao bastasse o desempenho pifio o dmc 12 como foi batizado ainda precisava concorrer com porsche 944 datsun 280z e o proprio chevrolet corvette que delorean havia atualizado na chevrolet — e que era us$ 8 000 mais barato que seu esportivo inoxidavel por isso quando finalmente chegou as lojas em 1981 as vendas foram piores que o desempenho do carro dos 12 000 carros que delorean planejava vender no primeiro ano somente 3 000 encontraram compradores e em fevereiro de 1982 a fabrica ja acumulava tantas dividas que o governo britanico ja estava controlando a fabrica para garantir pagamentos aos credores e estava prestes a fecha la a unica salvaçao seria encontrar us$ 17 milhoes quase que milagrosamente ate o final daquele ano foi quando o sonho de delorean afundou de vez ele conheceu um investidor chamado william hetrick que supostamente tinha a grana necessaria o que ele nao sabia e que hetrick era um traficante internacional de cocaina que queria usar a fabrica como lavanderia de dinheiro que ja estava com o fbi em sua cola — e por isso delorean foi considerado suspeito pelos federais chegando a ser gravado em tres reunioes com o traficante na ultima delas um agente infiltrado armou uma cena para pegar delorean em flagrante usando dinheiro apreendido pelo fbi para negociar uma suposta troca com uma camera escondida delorean foi detido e acusado de trafico internacional [youtube id= 3cbiunv7upi width= 620 height= 350 ] delorean foi julgado e absolvido em 1984 em seu julgamento ele disse que nao sabia nada sobre lavagem de dinheiro e que quando as drogas apareceram nas conversas ele ja tinha recebido dinheiro e sua familia estava sendo ameaçada a justiça americana considerou ainda que a cena da prisao fora forjada pelo fbi sendo completamente ilegal mesmo livre e inocentado sua reputaçao estava arruinada seus credores e investidores furiosos e sua fabrica falida esta e a ultima porta direita a ser fabricada na dmc ela foi feita por b atkinson brian boyle phil gough hugh barrett rj conden k ferris boatman o fim de um sonho sera em abril de 1985 foi a vez de sua mulher desistir dos negocios pedindo divorcio e levando parte de sua fortuna cinco meses depois ele foi acusado de evasao fiscal e fraude com base no calote dos investidores da delorean motor company ele nunca foi condenado mas precisou reembolsar us$ 9 milhoes dez anos mais tarde john delorean precisou pagar mais us$ 10 milhoes em comissoes aos seus advogados e em 1998 a justiça de nova york ainda decidiu que delorean ainda devia aos investidores outros us$ 100 milhoes o que o levou a declarar falencia em 1999 absolvido e deixando o tribunal em 1984 seis anos depois em 19 de março de 2005 john zachary delorean sofreu um derrame e morreu aos 80 anos de idade seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas em uma capela em michigan onde nasceu e se tornou um dos grandes nomes da historia do automovel
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