ford vs ferrari nos ensinou que as quatro vitorias seguidas dos gt40 dizimaram a ferrari e ela nunca mais venceu as 24 horas de le mans novamente — ao menos nao na categoria principal o que nao ficou claro no filme — e nem caberia — e o que aconteceu com a ferrari para ela nunca mais ter voltado ao topo de le mans ela tirou o time de campo depois da ultima derrota ou simplesmente nao conseguiu mais superar os rivais bem as duas coisas a ferrari continuou a disputar a 24 horas de le mans ate 1973 quando terminou em segundo lugar com arturo merzario e jose carlos pace mas ao final daquela temporada anunciou que enunciou que encerraria sua participaçao nos campeonatos de prototipos a noticia foi recebida com estranhamento afinal apesar do alto nivel da concorrencia em especial o porsche 917 a ferrari ainda era encarada como uma das potencias da categoria como provara aquele segundo lugar de pace e merzario enzo ferrari contudo tinha outras ideias ele queria concentrar os esforços da formula 1 apos uma temporada pouco inspirada e um modesto sexto lugar atras de cinco equipes com motores ford nas duas decadas seguintes a scuderia ferrari se ausentou completamente das corridas de longa duraçao os carros da ferrari que competiram pelo restante dos anos 1970 e nos anos 1980 foram inscritos por equipes independentes e alguns deles ate recebiam apoio da fabricante mas nada oficial da propria scuderia em 1993 porem a ferrari anunciou seu retorno as provas de longa duraçao e com um carro totalmente novo a ferrari 333 sp a ferrari 333 sp nao esta entre os prototipos esporte mais conhecidos da decada de 1990 e por uma razao simples ela nao foi criada para correr em le mans e sim no campeonato da imsa realizado majoritariamente nos estados unidos que nao tem tanta projeçao quanto a disputas sediadas na europa mas a 333 sp merece mais do que isto ela e um carro interessantissimo seja por sua historia por seus aspectos tecnicos ou pelos estimulos sensoriais que pode proporcionar https //www youtube com/watch v=vgeglyygd c em 1992 a imsa gtp passava por uma crise a categoria era uma das mais absurdas do inicio da decada de 1990 os carros eram parecidos com os prototipos do grupo c da fia como o porsche 962 e o mazda 787b porem a imsa nao era rigorosa como a fia em termos de economia de combustivel e por isto os gtp eram ainda mais potentes rapidos e selvagens no inicio dos anos 1990 porem a porsche abandonou a competiçao para dedicar se a formula indy seguida da nissan e da mazda que tambem deixaram a categoria para focar se em outras competiçoes como resultado a variedade de carros no grid diminuiu muito e consequentemente o mesmo aconteceu com o interesse do publico embora a gtp tivesse continuado fazendo parte do campeonato ate o fim de 1993 a imsa ja preparava uma nova categoria a world sports car que eventualmente daria origem ao wsc enquanto isso um ilustre admirador da ferrari observava tudo gianpiero moretti fundador da lendaria momo competia desde a decada de 1970 e tinha um bom historico na imsa o que ele nao tinha era uma vitoria ao volante de uma ferrari reza a lenda que entao ele entrou em contato com a companhia para tentar convence los a se inscrever no wsc nao se sabe se isso aconteceu mesmo contudo o que se sabe a ferrari percebeu que a nova categoria da imsa seria perfeita para seu retorno as corridas de prototipos e começou a desenvolver um carro inedito para isto a companhia contratou a dallara ja reconhecida por suas participaçoes na formula 3 e na formula 1 o contrato com a indy so viria em 1997 a dallara foi responsavel pelo desenho da carroceria e do monocoque de fibra de carbono e aluminio alem de fornecer a transmissao que era um projeto da hewland feito sob encomenda da dallara e o sistema de suspensao o resultado era um prototipo aberto com espaço para duas pessoas no cockpit como mandava o regulamento embora na maioria das vezes o lugar do carona fosse ocupado pela bateria as regras tambem ditavam que o assoalho tinha de ser plano e que o motor utilizado deveria ser encontrado nos carros de rua da fabricante [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 218176 218185 ] a ferrari 333 sp porem usava algo bem mais radical um v12 de quatro litros feito com base no motor da ferrari 641 carro com o qual a scuderia disputou a temporada de de 1990 da formula 1 originalmente o motor naturalmente aspirado com cinco valvulas por cilindro deslocava 3 5 litros e entregava nada menos que 690 cv a 12 750 rpm para uso na 333 sp o v12 de 65° teve o deslocamento ampliado para quatro litros mas teve a potencia reduzida para 650 cv a 11 000 rpm as medidas visavam um aumento na durabilidade do motor ja que ele seria utilizado em corridas de duraçao mais longa geralmente de seis 12 ou 24 horas o motor era ligado a um cambio sequencial de cinco marchas que nos carros que sobrevivem ate hoje costuma ser trocado por uma caixa de seis marchas a ferrari 333 sp podia nao ter as formas sinuosas dos prototipos dos anos 60 e nem a harmonia das proporçoes dos gtp mas era um carro bonito do seu jeito a postura baixa os farois ao lado da grade a quase ausencia de um balanço traseiro e as elegantes lanternas traseiras embutidas nos respiros transmitiam equilibravam forma e funçao na medida certa [gallery type= grid link= file size= medium ids= 218178 218177 218181 218180 218182 218183 218179 218165 218168 ] mas com um motor de formula 1 como a ferrar 333 sp foi homologada para correr na imsa simples a ferrari disse aos organizadores da competiçao que aquele era o motor da ferrari f50 pouco importava se a sucessora da f40 so seria revelada em 1995 a presença da ferrari era a melhor aposta para o sucesso do wsc e por isto a malandragem dos italianos foi relevada a ferrari 333 sp estreou no campeonato da imsa em 1994 na terceira etapa em road atlanta com quatro carros divididos entre tres equipes momo sport euromotorsport e team scandia logo de cara o prototipo venceu de dobradinha com jay cochran da euromotorsport em primeiro; e gianpiero moretti na segunda colocaçao foi um belo retorno apos duas decadas sem um prototipo e um grande inicio para uma carreira nas pistas que durou ate 2002 em 1994 a 333 sp rendeu cinco vitorias a ferrari na imsa no ano seguinte o carro venceu as 12 horas de sebring e conquistou os titulos da imsa tanto na disputa dos pilotos quanto na competiçao entre os construtores em 1998 a ferrari 333 sp atingiu seu auge vencendo as 24 horas de daytona quebrando um jejum que ja durava mais de tres decadas pois a ultima vitoria da ferrari em daytona havia sido em 1967 com a 330 p4 o detalhe foi o carro da equipe momo que venceu a prova com um quarteto de pilotos que incluia gianpiero moretti o suposto responsavel por dar a ferrari a ideia de construir o carro ao longo de oito anos a ferrari 333 sp participou de 144 corridas com 49 vitorias e doze titulos em diferentes campeonatos incluindo dois na imsa gt 1995 e 1998 e um no campeonato de prototipos esporte da fia 2001 foram feitos 40 exemplares da ferrari 333 sp sendo que os quatro primeiros foram construidos pela propria ferrari os restantes foram feitos pela dallara em parceria com a michelotto antiga parceira da ferrari em diferentes categorias do automobilismo incluindo ate mesmo eventos de rali nas decadas de 1970 e 1980 https //www youtube com/watch v=wge6m75mcpi os exemplares que sobreviveram as pistas ainda participam de eventos para carros de corrida classicos e track days exclusivos para clientes da ferrari
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