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Car Culture

Os cinco melhores Porsche que não são Porsche – segundo o MAO

Por mais que a maioria dos fãs da marca não gostem de ouvir isso, para mim a Porsche original morreu por volta da virada do milênio. Não existe mais. Morreu, finito, kaput. Aquela de antes era uma marca de carros esporte somente, pequena, e focada em uso misto pista/estrada. Embora o 911 e o 718 ainda sejam carros esporte que podem eventualmente andar em pista, e os RS sejam quase carros de corrida de luxo, a empresa hoje se concentra, como praticamente todo o resto, em SUV e elétricos. Em 1998 era feito o último 911 refrigerado a ar, ainda usando a carroceria original. Em 1998, falecia Ferry Porsche, fundador e guardião do espírito da empresa. Ao mesmo tempo, a empresa começava um projeto que seria lançado em 2002: o Cayenne. Um SUV enorme, o Cayenne é um veículo sensacional, não me entendam mal; adoraria um para mim, se não tivesse os logotipos da Porsche. Quando foi lançado, o Cayenne era o mais distante do que entendemos como Porsche que poderia existir. Essa nova Porsche é uma e