o principio de engenharia que explica o fato do melhor comportamento do motor central traseiro tem varias facetas primeiro concentrar a massa no meio do carro diminui o momento polar de inercia a tendencia do carro girar rodar mas o motor central traseiro nao fica bem no meio do carro; sua posiçao altamente variavel nunca igual de carro para carro [caption id= attachment_351970 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do lamborghini miura[/caption] veja por exemplo o lamborghini miura o grande motor v12 transversal da uma boa diferença de peso em favor do eixo traseiro fazendo dele um carro de caracteristicas mais para motor traseiro do que central parentese um carro de motor central tem que estar todo ele dentro do entre eixos existem entao carros de motor dianteiro central tambem claro mas por exemplo o ferrari bb em todas as suas versoes e os testarossa de 1984 e suas evoluçoes nao sao carros de motor central traseiro sao de motor traseiro ainda que so os ultimos dois cilindros um de cada lado estejam alem da linha do eixo traseiro nao importa e um carro de motor traseiro por definiçao assim como o chevette e de motor dianteiro apesar da maioria do seu motor estar atras do eixo dianteiro [caption id= attachment_352215 align= aligncenter width= 999 ] ferrari bb note onde esta a saida de força para o eixo traseiro este carro tem motor traseiro nao central [/caption] mas voltando ao fio da meada os melhores carros de motor central traseiro sao como em competiçao longitudinais acoplados a um transeixo para traçao traseira desta forma o motor se aproxima bem do meio do carro e a distribuiçao de peso e so ligeiramente para tras; o que e bom tambem para a traçao para chegar no ideal calculado dallara por exemplo chegou a deixar angulo nos semi eixos traseiros do de tomaso pantera e assim mover o motor transeixo ainda mais para o meio do carro e lembre que dallara e pai do miura aprendeu [caption id= attachment_352218 align= aligncenter width= 999 ] de tomaso pantera dallara faz melhor que seu primeiro carro do tipo o miura[/caption] mas em engenharia resolve se uma coisa e cria se um problema todo engenheiro sabe em primeira mao que nao ha almoço de graça e nao existe soluçao perfeita tudo e um balanço entre caracteristicas conflitantes sempre jogue o motor para o meio do carro e o espaço para os ocupantes piora frequentemente fazendo os pedais acabarem no meio do carro para livrar as enormes caixas de roda necessarias nos carros esporte e sempre um jogo de empurra e puxa construir um carro na prancheta [caption id= attachment_352219 align= aligncenter width= 999 ] transversal definitivo fiat 128/127/147[/caption] mas dante giacosa um dos maiores desta profissao arrumou uma soluçao de se fazer motor e transeixo que ate ele criar parecia contraintuitiva mas se provou genial faça um motor pequeno e leve em comprimento para que acoplado em linha a um transeixo tambem compacto possa ser montado transversalmente num carro muito mais baixo do que a entao corrente soluçao para motor transversal debaixo do motor [caption id= attachment_352221 align= aligncenter width= 999 ] fiat x1/9 o 128 so que traseiro [/caption] veja um mini original e o lamborghini miura ambos os motores em cima do transeixo giacosa criou o fiat 128 de 1969 com um quatro em linha de lampredi pequeno compacto leve e potente; em linha com um transeixo transversal era tambem baixo o 128 tinha traçao e motor dianteiros e se tornou o template do carro moderno por 50 anos [caption id= attachment_352220 align= aligncenter width= 999 ] fiat x1/9[/caption] mas giacosa sabia que faria tambem um carro esporte de motor central traseiro genial com o motor pequeno e potente mesmo transversal nao iria criar um carro muito traseiro como o miura nesta escala na verdade um ocupante o motorista ja faria o carro voltar para o ideal de distribuiçao aqui caro leitor outra coisa importante em carro pequeno e leve o ocupante faz uma bela diferença o fiat x1/9 aqui no brasil replicado por toni bianco com o nome de dardo era nada mais que o fiat 128 feito esportivo de motor central traseiro pretendia tambem mudar tudo e quase o fez [caption id= attachment_352192 align= aligncenter width= 999 ] toyota ft se o conceito atual do novo mr2 futuro[/caption] mas enfim por que motivo falamos disso aqui numa historia japonesa de um carro japones de motor central simples o toyota mr2 o carro que aparentemente voltara a produçao como mais uma cria da casa gazoo racing e um carro que nasceu praticamente como uma versao japonesa do fiat x1/9 mas sua evoluçao mostra claramente a aplicaçao estes principios que falamos aqui o mr2 como o pontiac fiero o mr2 nasceu no transito americano quando morava em los angeles akio yoshida pegava transito todo dia para o estudio da toyota; imaginou um carro minusculo economico e divertido para isso com motor transversal traseiro o projeto batizado com o codinome sa x começou em 1976 e tinha como objetivo criar um carro economico e prazeroso de dirigir mesmo que nao fosse exatamente um esportivo por causa da propria crise do petroleo porem a toyota foi forçada a interromper o projeto quase imediatamente [caption id= attachment_352222 align= aligncenter width= 999 ] toyota mr2 1984 o x1/9 japones[/caption] a ideia se desenvolve ate se tornar um carro esporte que pode ser usado como commuter de dois lugares tambem na verdade e quase perfeitamente um fiat x1/9 com todos os seus problemas exorcizados [caption id= attachment_352216 align= aligncenter width= 999 ] o conceito de toquio 1981[/caption] como e agora apresentado o toyota ft se no salao de toquio o mr2 tambem apareceu antes como conceito em toquio no ano de 1981 dois anos depois a toyota levou ao evento o conceito sv 3 que era ainda mais parecido com o carro que chegaria as lojas no ano seguinte o pequeno carro que chegou as lojas em 1984 foi projetado como sempre num toyota extremo cuidado nos detalhes chamava se mr2 o nome vindo do terrivelmente nipo ingles midship runabout 2 seater mas para sempre virou o mister two ou na frança mer deux com conotaçoes vamos dizer assim escatologicas a toyota esperava que o carro pesasse apenas 900 kg; no fim pesava exatamente 1035 kg um erro grande mas fora isso acertou quase todos os outros objetivos na mosca a distribuiçao de peso ficou no teorico perfeito os 45/55 para frente/tras quase acertados na pinta 44 5/55 5 as suspensoes independentes eram por torres mcpherson nos quatro cantos assim como os freios a disco 9 5 polegadas em todas as rodas ventilados na frente e solidos atras o carro era bem compacto medindo menos de 4 metros 3950 mm em um entre eixos de 2319 mm e calçava os entao novos pneus bridgestone potenza re86 na medida 185/60 r14 as rodas eram em aluminio de 5 5 polegadas de largura o mr2 usaria o hoje lendario quatro em linha dos corolla ae86 um quatro em linha exotico para a epoca desenhado pela yamaha com duplo comando de valvulas em um cabeçote de aluminio o bloco era de ferro fundido quatro valvulas por cilindro e injeçao eletronica multiponto o motor media 81 x 77 mm para um total de 1587 cm³ e dava excelentes 122 cv 112 nos eua acoplado a um cambio de cinco marchas manual o carro pesava apenas uma tonelada 1035 kg exatamente e com seu hiperativo motorzinho com corte somente a 7 500 rpm era um balde completo de diversao chegava a 200 km/h e acelerava de zero a cem em apenas 8 3 segundos desempenho respeitavel na epoca com porta malas generosos atras e na frente era um carro surpreendentemente util para um casal e uma delicia de guiar testes na epoca reportam um interior que veste o motorista que parece poder alcançar todos os cantos do carrinho com as maos sentado ali um motor forte girador alegre um cambio de trocas deliciosas e precisas a direçao pinhao e cremalheira sem assistencia nenhuma precisa e leve em 1986 as coisas melhoraram ainda mais a toyota passou a oferecer uma versao com supercharger do motor de 1 6 litro capaz de entregar 145 cv e de acelerar ate os 100 km/h na casa dos seis segundos e havia um detalhe interessante o compressor so funcionava quando necessario pois uma embreagem eletromagnetica o desacoplava quando o carro estava andando devagar desta forma o consumo de combustivel nao aumentava tanto o supercharger era algo para o mercado americano ainda era uma epoca em que numeros de desempenho eram muito importantes a primeira geraçao do mr2 era quase perfeita com traçao separada da direçao e a distribuiçao de peso perfeita permitida por suas pequenas dimensoes era tudo que o x1/9 queria ser mais nao conseguiu mais potente e confiavel se tornou um icone pronto para mais uma geraçao de sucesso o segundo mr2 a segunda geraçao do mr2 e completamente diferente da primeira estava provado que o valor alto do seguro matara os carros esporte realmente baratos nos eua e europa e portanto nao existia sentido em tentar novamente a estrategia para a segunda geraçao seria diferente um carro maior com desempenho bem superior e preço mais alto tambem claro gente com mais dinheiro e mais idade agora eram o objetivo gente que pode pagar seguro mais alto seguro este que de qualquer forma e menor justamente pela idade do condutor veja bem o entre eixos cresceu 81 mm para 2400 mm mas o comprimento cresceu 221 mm para 4171 mm o motor permaneceu onde estava ainda um 4 em linha dohc mas agora 2 litros e turbo havia aspirado basico para 200 cv a 6 000 rpm e 27 6 mkgf a 3 200 rpm o conceito do x19 traduziria ao aumento de escala nao era um carro completamente diferente apesar do conceito basico identico apenas maior a frente por exemplo era mais leve a distribuiçao de peso era 42/58% os ocupantes faziam percentualmente menos diferença no carro mais pesado agora era um carro de 1 310 kg uma diferença enorme nao que fosse problema para o desempenho claro era de primeira linha coisa de ferrari e porsche na epoca fazia 0 100 em 5 9 segundos e chegava aos 250 km/h essa elevaçao de desempenho fez o que era antes apenas um divertido carro esporte algo bem mais serio o problema se revelou no comportamento apesar de firme e controlado o tempo todo era facilmente capaz de sobresterço terminal no susto uma ondulaçao forte ou buraco no meio da curva ou tirar o pe de forma brusca ou pior frear fazia o carro ir para o mato de traseira primeiro nada anormal e certamente fazia o motorista prestar atençao no que fazia; devagar na entrada rapido na saida como todo carro pesado atras mas o fato e que era mais traseiro que central traseiro esse problema fez o carro ser criticado nos eua e com isso apareceu um carro modificado para o ano/modelo 1992 suspensao de geometria alterada para dar menos sustos mais pneu 195/55 vr15 na frente 255/50 vr15 atras e por fim uma direçao assistida hidraulicamente variavel o carro depois de 1992 reputa se mais benigno o que sem duvida e mas o melhor deles ha controversias tem gente que prefere o mais vivo carro original e a sua extremamente rapida leve e precisa direçao sem assistencia claro e ruim como um 911 de verdade e ruim; veja quanto vale hoje um 911 ruim desses e chore a segunda geraçao mostra claramente que um mr2 tem que ser pequeno para funcionar aumentar tamanho e desempenho muda o cerne do que e o carro de um carro central para um carro traseiro ha motivo para ferrari pequeno desde o 348 o corvette c8 e todo mclaren de rua terem motor longitudinal ne mr s um tipo diferente de mr2 o mr2 de terceira geraçao foi comercializado como toyota mr s no japao toyota mr2 spyder nos eua e toyota mr2 roadster na maioria da europa menos nos paises de lingua francesa onde o 2 foi defenestrado por motivos que hoje voce ja sabe quais sao e quase um carro diferente um roadster uma tentativa de um miatar2 quase nao cabe aqui nesta historia mas vale uma repassar aqui para entendermos todo tipo de mr2 em preparaçao ao proximo que vira tenho certeza e fe aqui liçoes foram aprendidas de certa forma o comprimento reduziu o que e bom para voltar ao nivel do original; na verdade e menor que ele aos 3880 mm mas o entre eixos cresceu ainda mais 2451 mm o que no frigir dos ovos distancia mais ainda o motor da dianteira do carro descarregando a mas isso e de certa maneira compensado pelo peso bem menor agora pesa menos de uma tonelada menos que o carro original aos 996 kg desta forma os ocupantes ajudam mais a equilibrar as coisas as bitolas sao mais largas que o carro original e e mais baixo o motor voltava a ser algo especial e aspirado o novo 1zz fed todo em aluminio quatro em linha de 1 8 litros dohc/16v com vvt i da toyota ao contrario dos seus antecessores no entanto o motor foi colocado no carro ao contrario com o coletor de escape voltado para a traseira do carro em vez de para a frente a potencia era de 140 cv a 6 400 rpm e 17 4 mkgf a 4 400 rpm mais em linha com o carro original que com o turbo de segunda geraçao alem da transmissao manual de 5 velocidades uma transmissao manual de 6 velocidades e uma automatizada de 5 velocidades foram disponibilizadas a partir de 2002 o 0 100 km/h dos carros manuais se dava em 6 8 segundos otimo ate hoje o carro foi lançado em 1999 funcionou aparentemente sim todos os avaliadores parecem concordar que o comportamento do mr s era quase perfeito tanto em limites quanto controlabilidade parece ser o melhor de todos uma volta ao conceito original melhorado some isso a um motor girador e alegre e se tem algo sensacional [caption id= attachment_352232 align= aligncenter width= 999 ] miata o nemesis[/caption] mas entao por que motivo nao foi um sucesso como o original primeiro por existir o miata bem mais barato que ele e tambem sensacional depois por confusao a este ponto ninguem sabia mais o que era um mr2 fora um carrinho esporte barato depois um supercarro junior o que fazer na fila de espera da ferrari uma revista disse e agora um miata de motor central alienou clientes antigos nao atingiu novos varias liçoes a serem aprendidas aqui mas o conceito mostrado esta semana em toquio parece entender tudo isso e fechado/targa como as duas geraçoes iniciais e pequeno como a primeira e ultima geraçoes basta agora so defenestrar a parafernalia eletrica colocar o tres em linha turbo do corolla gr no meio fazer ele pesar no maximo 1100 kg preço de miata e o sucesso e garantido so nao esqueça de sumir com o 2 na frança
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