FlatOut!
Image default
Técnica

O que é dupla-debreagem? Para que serve? Como se faz?

Você já ouviu falar em câmbio tipo "caixa-seca", não? É um termo que costuma aparecer nas histórias antigas que seu avô (ou seu pai, dependendo da idade dele) contam sobre como era difícil dirigir os carros do passado.  "Caixa seca" é o nome popular para o câmbio com marchas não-sincronizadas, e a dificuldade em dirigir esses carros se deve, em parte, a uma técnica necessária para manejar a caixa seca: a dupla-debreagem. Para entender o que é a tal dupla-debreagem, e por que ela é considerada uma técnica para conhecedores das máquinas, é preciso primeiro entender como funciona um câmbio manual. https://www.youtube.com/watch?v=wCu9W9xNwtI O câmbio manual é baseado em três eixos independentes, o eixo de entrada, o eixo de saída (ou eixo piloto) e o eixo auxiliar (ou contra-eixo). O eixo de entrada é ligado à embreagem (e por ela ao motor), e leva o movimento do motor ao câmbio. Lá dentro esse eixo de entrada é conectado ao eixo auxiliar, peça que transmite o movimen