os dois sao celebridades mundiais por razoes completamente distintas emerson fittipaldi e um dos maiores pilotos de todos os tempos foi o primeiro brasileiro campeao do mundo em 1972 ganhou samba rock de presente sagrou se bicampeao em 1974 teve sua propria equipe migrou para a formula indy em 1980 venceu a indy 500 e foi campeao em 1989 ja com 43 anos de idade ele continuou correndo ocasionalmente depois de se aposentar e pontuou pela ultima vez em 2014 quando disputou as 6 horas de sao paulo prova do mundial de endurance respeitavel e pouco para um legado desses ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o colombiano pablo escobar todos sabem foi provavelmente o mais poderoso chefe de cartel de drogas na colombia seu imperio do narcotrafico iniciado em medellin no ano de 1975 vendia mais de 15 toneladas de cocaina para os estados unidos por dia em seu auge no meio dos anos 80 ele tinha 20 000 quilometros quadrados de terras onde ficavam sua fazenda seu jardim zoologico que causou uma infestaçao de hipopotamos na regiao acredite se quiser seus 15 avioes e seu helicoptero envolvido alem do trafico de drogas com extorsao corrupçao politica assassinatos e contrabando escobar levava uma vida luxuosa tinha influencia politica e comandava um verdadeiro exercito ele morreu enquanto fugia da policia pelos telhados de medellin e dizem que ele nao foi morto mas se suicidou era o que ele havia prometido a si mesmo fazer quando fosse capturado e estes dois contemporaneos apesar de serem personagens em narrativas completamente paralelas sao ligados por um carro um porsche 911 rsr de competiçao que pertenceu a ambos em momentos diferentes alem de correr com monopostos emerson fittipaldi nunca teve pudor em experimentar as mais variadas categorias e entre 1973 e 1974 ele participou da ediçao inaugural da international race of champions mais conhecida como iroc series a categoria foi criada nos eua por roger penske que na epoca ja era dono de equipe na indy; les richter ex jogador de futebol americano e diretor do circuito de riverside; e mike phelps que vinha da nba principal liga de basquete dos estados unidos a ideia da iroc era ser uma especie de jogo das estrelas quando jogadores dos principais times de basquete futebol baseball ou outro esporte disputam uma partida amistosa porem nas pistas curiosamente apesar de ser uma prova internacional a maioria dos pilotos vinha da nascar ou da formula indy disputadas dentro dos eua na primeira ediçao entao os unicos estrangeiros eram denny hulme australiano e emmo ambos da formula 1 a iroc era disputada em minitemporadas com apenas quatro corridas em 1973 tres delas foram disputadas em riverside entre os dias 27 e 28 de outubro a ultima aconteceu em daytona em fevereiro de 1974 todos os pilotos usavam o mesmo carro o porsche 911 rsr lançado no ano anterior com um flat six de 2 8 litros e 290 cv era a versao de competiçao mais radical do 911 classico antes da chegada de caras como o 934 e o 935 em 1974 a tempo de correr na iroc o 911 rsr ganhou um motor de tres litros que chegava aos 330 cv para um 3 0 sem induçao forçada nos anos 70 era bastante coisa emerson fittipaldi correu com um dos 15 porsche 911 rsr feitos para 1974 12 para os pilotos e tres carros reserva e ele foi bem ficou em sexto na primeira etapa e em terceiro nas duas seguintes mas nao pontuou o suficiente para disputar a grande final em daytona da qual so os seis primeiros colocados na tabela participariam https //youtu be/9qcgbgardyi list=pleposc5qfsbbvotuygxdwi1ta8r7x8tdi aquela foi a ultima vez que a iroc foi disputada com o porsche 911 todas as outras 29 ediçoes realizadas ate 2006 tiveram carros americanos no grid chevrolet camaro entre 1975 e 1989 eis a origem da versao iroc z dodge daytona entre 1990 e 1993 dodge avenger em 1994 e 1995 e pontiac firebird ate 2006 ja emerson fittipaldi disputou o campeonato outras seis vezes ate 1990 a melhor parte e que apesar de nao existirem muitas fotos do carro na epoca as corridas podem ser facilmente encontradas no youtube e nao apenas as de 1974 https //www youtube com/watch v=rovfebklxba&list=pleposc5qfsbbvotuygxdwi1ta8r7x8tdi&index=1 a historia de seu rsr porem continuou em 31 de outubro de 1973 apenas quatro dias depois da ultima prova disputada com emmo ao volante o carro foi vendido a concessionaria north lake porsche audi na florida em março de 1974 o 911 rsr passava a seu novo dono o piloto john tunstall que competia em provas de longa duraçao da imsa o 911 rsr era perfeito para a empreitada com ele tunstall disputou as 12 horas de sebring as etapas de mid ohio e lime rock e ate mesmo as 24 horas de daytona de 1978 as circunstancias sob as quais pablo escobar adquiriu o 911 rsr sao nebulosas como boa parte de tudo que envolve o rei do crime colombiano porem sabe se que ele usou o carro para participar de algumas etapas da copa renault colombiana a partir de 1979 ha registros de que escobar disputou quatro corridas com o 911 patrocinado pela marlboro eis o tamanho de sua influencia na economia local nao foi seu unico porsche ha fotos do patron usando tambem um 911 targa e aquilo que parece um porsche 935 com pintura martini racing mas muito provavelmente e exatamente o mesmo 911 rsr usado por fittipaldi na iroc escobar apelas colocou no carro um bodykit inspirado pelo 935 que ele admirava bastante agora o carro esta anunciado no site dupont registry por us$ 2 2 milhoes o que da quase r$ 12 5 milhoes em março de 2021 o anuncio nao da detalhes sobre o destino do carro apos passar pelas maos de pablo escobar mas diz que ele passou um longo periodo guardado antes de ser restaurado para ficar exatamente como era quando fittipaldi o pilotava [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 283420 283424 283421 283422 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.