quem acompanha o flatout sabe muito bem que nos adoramos responder perguntas que ninguem fez sobre os carros e sua historia e a origem das coisas por que os pneus sao pretos por que os carros tem dois farois qual foi o primeiro acidente de carro e por ai vai desta vez a pergunta que ninguem fez e por que cazzo a formula 1 se chama formula chamar a formula 1 e categorias semelhantes de formula e algo tao natural que a palavra acabou se tornando sinonimo de monoposto com rodas descobertas em ingles se fala single seater e open wheeler e comum ouvir alguem se referir a um monoposto de pequeno porte como um formulinha e tambem soa estranho ver uma categoria de carros de turismo batizada com o nome formula como aconteceu com a formula uno e acontece com a formula d o campeonato de drifting soa estranho mas nao e errado como pode parecer o nome formula apareceu justamente nas primeiras grandes corridas da historia as provas da gordon bennett cup em 1902 visando equilibrar o desempenho dos competidores os carros deveriam se adequar a um regulamento que seria formulado por representantes dos diversos paises que disputariam a copa reunidos em paris os representantes definiram o regulamento e o batizaram de international formula como os carros foram construidos ou modificados de acordo com esta formula internacional eles acabaram conhecidos como formula cars ou carros de formula isso explica a origem e o significado da palavra formula em formula 1 certo mas nao explica como ela foi parar na formula 1 e nao nas competiçoes de endurance ou nos ralis o nome acabou associado as categorias de monopostos porque em 1906 a gordon bennett nao foi disputada e a principal competiçao do ano foi um grande premio automobilistico realizado em paris essa prova foi organizada pela associaçao de representantes formada a partir daquele comite de 1902 que criou a international formula era a associaçao internacional dos clubes automobilisticos reconhecidos ou aiacr na sigla original como a aiacr foi estabelecida em paris devido a origem da gordon bennett cup a prova foi batizada em frances grand prix sendo organizada pela aiacr o regulamento do grand prix seguiu a international formula afinal sua organizadora inventou esse conceito pela primeira vez o nome grand prix foi associado aos carros de formula [caption id= attachment_236330 align= aligncenter width= 999 ] napier 50hp um dos primeiros carros da formula [/caption] acontece que na epoca a alemanha e a italia tambem tinham provas tao importantes quanto o grand prix os alemaes tinham o kaiserpreis e os italianos tinham a targa florio como nao eram eventos da aiacr eles seguiam seus proprios regulamentos o que exigia dos construtores tres versoes diferentes de seus carros no primeiro ano as adaptaçoes eram faceis mas a aiacr começou a especializar sua formula primeiro limitou o consumo dos carros a 3 5 km/l depois limitou a area da superficie dos pistoes dos carros tornando inviavel a produçao de um carro especialmente para o grand prix no fim das contas o grand prix acabou nao sendo realizado em 1909 e em 1910 ele voltou em 1911 mas foi um fiasco com poucos carros e poucos espectadores a soluçao foi criar uma nova formula para 1912 a formula era nao ter formula alguma sim regulamento livre cada um faz o que quiser e corre com o que tiver mesmo assim esse regulamento desregulado ganhou um nome formula libre a ideia era claro encher o grid de largada para devolver a prova seu status de mais importante competiçao do ano deu certo mas a medida em que os franceses voltaram a incluir restriçoes a formula a prova foi perdendo competidores aquela altura o nome grand prix ja estava sendo usado por dezenas de outras provas e pior ainda nem todas seguiam a formula da aiacr os americanos ja tinham um grand prix os italianos tambem e ate mesmo a 24 horas de le mans acabou batizada como grand prix d endurance para resolver o problema os paises membros associaçao definiram que suas principais provas anuais seriam batizadas como grand prix e seguiriam a formula definida pela aiacr em 1921 a formula de 3 litros 800 kg e sem limitaçao de lugares no cockpit foi estabelecida e adotada pelo grand prix da frança e pelo grand prix da italia alem dos carros da 500 milhas de indianapolis com isso convencionou se dizer que grand prix eram somente as provas regulamentadas pela formula da aicr e que os carros de grand prix eram apenas os carros feitos de acordo com esta formula que acabou conhecida como formula grand prix na epoca visando estabelecer um conjunto de regras para os grandes premios a aiacr precursora da fia estabeleceu um conjunto de regras baseadas em limites de peso e cilindrada dos carros por se tratar de uma receita numerica estas regras acabaram sendo chamadas de formulas nesse caso a formula grand prix a formula grand prix foi usada para determinar as especificaçoes dos carros ate 1939 quando a segunda guerra começou e interrompeu as competiçoes depois do conflito a comissao esportiva internacional da aiacr se reuniu em 1946 para definir uma nova formula para a categoria de topo do automobilismo mundial https //www youtube com/watch v=uv_wcvzbbda o resultado foi a formula a que era largamente baseada na formula grand prix o inicio do campeonato estava previsto para 1947 com a formula a rebatizada como formula 1 mas a estreia so acabou acontecendo em 1950 o resto como dizem e historia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.