a noticia de hoje nao e nada boa o mustang ultimo dos pony car americanos ainda em fabricaçao esta com suas vendas em queda ate ai tudo bem todo carro pode passar uma epoca ruim de vendas principalmente no inverno do hemisferio norte onde a venda de carros esportivos sempre piora mas infelizmente nao e um ponto fora da curva mas sim uma tendencia que vem se tornando clara ha anos e agora da sinais de aceleraçao preocupante preocupante por ameaçar a propria existencia do carro e todos devemos concordar que um mundo sem mustang e um mundo chato para caramba principalmente por ele estar ja sem camaro ou challenger veja bem 2024 foi o pior ano na historia do modelo apenas 44 003 pessoas compraram mustang no ano passado tornando oficialmente 2024 o pior ano para vendas do mustang em seus 60 anos de historia e este ano de 2025 elas continuam caindo a queda e de 36 4% em janeiro e 32 2% em fevereiro em comparaçao com os mesmos meses do ano passado de acordo com numeros de vendas divulgados pela ford esta semana e muito e nao e assim que o processo de queda começou ano passado o segundo pior ano de vendas do mustang foi 2022 o terceiro 2021 o quarto 2023 e o quinto 2020 e uma queda de dar medo se continuar assim sabemos onde isso vai dar principalmente sabendo que hoje quase nada do mustang e compartilhado com outros carros para reduzir custos os motores e transmissoes vem das picapes sim mas o resto e exclusivo e certamente caro por isso mas quais sao os motivos dessa queda obviamente nao e rejeiçao a geraçao atual lançada em 2023; nao parece ter feito diferença nenhuma nas vendas sim a geraçao atual e pouco diferente da anterior mas tambem e pouco para explicar isso uma maneira de se ver isso para o entusiasta e a falta de versoes realmente diferentes e excitantes sim os mustang atuais sao sensacionais e o novo dark horse com cambio manual tremec mais parrudo e todo preparado para pista algo que promete anos de diversao a seus donos mas o motor v8 de 5 litros coyote existe desde o ano modelo de 2011 e e um desenvolvimento evolutivo do v8 modular da ford uma familia que começou em 1990 ainda e competitivo e sensacional nao entenda mal mas novidade nao e o que nos leva a olhar as vendas anuais do mustang e tentar identificar qual foi o ultimo pico de vendas ele ocorreu em 2015 com 122 349 carros vendidos frente ao ano anterior com 82 635 carros vendidos antes disso vendas assim so aconteceram no ultimo ano antes da crise imobiliaria americana de 2008 o ano de 2007 [caption id= attachment_379169 align= aligncenter width= 999 ] gt 350 o moderno saiu em 2015[/caption] o que aconteceu em 2015 e o ano da sexta geraçao s550 que chegou chegando sua maior novidade era o gt 350 com o motor vodoo de virabrequim plano e 8250 rpm aspirados este carro deixou o mundo de boca aberta e embora por seu preço nao tenha vendido tanto certamente influenciou varios entusiastas a olharem o mustang com mais carinho o efeito e claro dele o gt350 e o gt 350 r foram marcos indeleveis na historia dos carros de alto desempenho para as ruas; carros tao sensacionais e sofisticados que pareciam fazer porsches e aston martin totalmente obsoletos [caption id= attachment_379175 align= aligncenter width= 999 ] gt 350 r lendario[/caption] mais mustangs especiais entao nao necessariamente quando a ford parou com o gt 350 em 2020 lançou o gt 500 com supercharger e 760 cv; nao foi recebido tao bem nem parece ter feito diferença nas vendas do carro como o ainda mais sensacional gtd atual tambem e um carro maravilhoso mas que diferença fez nas vendas dos mustangs normais nao definitivamente nao parece ser este o caminho para aumento de vendas do mustang o gt 350 foi um fenomeno e por isso mesmo algo dificil de repetir outra saida deve existir [caption id= attachment_379174 align= aligncenter width= 999 ] gt500 sucesso menor[/caption] a teoria mais interessante que ouvi a respeito vem do jornalista independente americano jack baruth em seu blog avoidable contact forever ele começa a analise procurando quais foram os anos de maior venda do mustang a resposta e realmente de espantar os tres melhores anos sao 1965 1966 e 1967 claro quando foi lançado ha quase 61 anos em 17 de abril de 1964 foi um sucesso inimaginavel era a mustang madness de 17 a 25 de abril mais de quatro milhoes de pessoas visitaram as concessionarias ford americanas para ver o carro no dia do lançamento nada menos que 200 mil pedidos foram registrados em agosto o objetivo do primeiro ano inteiro cem mil carros ja tinha sido atingido e a ford corria desesperada e atabalhoada para atender demanda inacreditavel o mustang acertou precisamente os desejos da america de 1964 quando conseguiu se adaptar a demanda em 1965 o resultado foi incrivel fazendo 559 451 carros serem vendidos em 1965 e nada menos que 607 568 em 1966 bauth coloca acertadamente esses tres melhores anos do mustang no balaio de um evento apenas o incrivel sucesso do mustang original [caption id= attachment_379181 align= aligncenter width= 999 ] mustang ii[/caption] depois desses qual foi o segundo melhor ano por incrivel que pareça o primeiro ano do mais odiado de todos os mustang o mustang ii um carro pequeno baseado no pinto; quase um pinto em cosplay de mustang em 1974 quando foi lançado vendeu 385 993 carros contra 134 817 do enorme e hoje mais admirado mustang 1973 o mustang ii sempre vendeu bem mesmo no seu ultimo ano 1978 nada menos que 192 410 carros foram vendidos a ford mataria alguem por vendas assim hoje [caption id= attachment_379184 align= aligncenter width= 999 ] mustang mach 1 1973 enorme e caro venda baixa carro interessante porem [/caption] o terceiro melhor ano este foi 1979 primeiro ano do mustang fox body com 369 936 carros vendidos outra surpresa apesar de eventualmente se tornar o queridinho dos entusiastas em sua longa vida ate 1993 neste primeiro ano era uma lastima nao mais potente que 150 cv na melhor das hipoteses mas vendeu bem pacas [caption id= attachment_379183 align= aligncenter width= 999 ] 1974 ford mustang ii mach 1 hatchback coupe [/caption] novidade realmente diferente parece vender bem entao ambos os dois ultimos casos eram mudanças radicais em relaçao ao carro anterior e mais modernos no sentido de mais atunados a realidade da epoca outra coisa facil de notar e que tanto o mustang original quanto o mustang ii e o fox body vendiam muito nas versoes menos potentes e baratas sim o original vendia bem como um falcon em cosplay de carro esporte e jovem com motores pequenos de seis cilindros cambio automatico e tudo mais o gt350 validava ele como um carro jovem e esportivo mas vendia quase nada o mustang ii tambem tinha um 2 3 litros de maverick que vendia muito bem; era um pinto em cosplay de carro jovem e excitante; essa parte era validada agora pelo seriado as panteras quando cada uma das charlie’s angels tinha um mustang ii e a voluptuosa farrah fawcett um raro cobra v8 o primeiro ano do fox body tambem vendia muito em 4 cilindros sim era um fairmont em cosplay de mustang em comum eram baratos na maioria dos casos [caption id= attachment_379189 align= aligncenter width= 999 ] mustang 2 3 1979[/caption] hoje ha um ecoboost mas nao mais com cambio manual e a ford parece ter esquecido dele nao e promovido ou propagandeado e e na verdade um carro esporte grande e caro tambem de mais de 300 cv e toda a estrutura e equipamento que vem disso e barato so relativamente nao ha mais versoes basicas como antigamente [caption id= attachment_379178 align= aligncenter width= 999 ] mustang 1979 a maioria era assim basico e 4 em linha[/caption] as conclusoes de baruth sao interessantes eles representam o primeiro ano de um estilo de carroceria genuinamente novo e diferente esse e comumente o caso no ramo automobilistico as pessoas querem o carro novo com produtos que colocam o apelo do entusiasta em primeiro plano isso e duplamente verdadeiro eles nao tinham necessariamente os melhores motores ou o melhor desempenho isso e especialmente verdadeiro para o mustang de 1974 que nao tinha opçao v 8 no primeiro ano e o mustang de 1979 que tinha uma ampla mas nao necessariamente boa gama de motores um 4 cilindros indiferente um seis cilindros em linha ruim um v 6 sem atrativos um quatro turbo problematico e um v8 302 decepcionante a acessibilidade estava em primeiro plano enquanto a desejabilidade era alta a maioria dos mustangs dos anos 60 eram especiais de secretaria enquanto a maior parte dos mustangs de 1974 e 1979 eram movidos por apenas quatro cilindros os modelos basicos eram populares as versoes sobre as quais falamos hoje — os shelbys os cobras os gts — estavam indisponiveis ou eram raras mas nao faltou entusiasmo do comprador porque ate os carros de entrada tinham carisma carros pequenos o mustang 1965 era menor do que o carro familiar medio da epoca o mustang 1974 era menor do que o 1973 o 1979 era mais leve e mais eficiente do que seu antecessor o que fazer com o mustang entao baruth acha que e necessario um novo mustang ii de traçao dianteira e cambio manual na plataforma do maverick/bronco sport este carro deveria vender por us$ 25 000 e ser como o bronco sport e para o bronco de verdade o mustang atual continuaria a venda um carro que os donos do novo mustang ii aspirariam um dia comprar [caption id= attachment_379186 align= aligncenter width= 999 ] cobra 5 0 1980 ainda apenas 150 cv[/caption] sim muita gente iria reclamar traçao dianteira sim lento sim mas alinhado a historia do modelo nao mecanicamente mas sim como um carro barato e divertido derivado de outro justamente para ser barato e a vasta maioria dos mustangs ao longo da historia sao carros lerdos gostei muito da analise mercadologica que fez sobre o mustang; tem o peso da verdade mas eu faria um pouco diferente ainda que seguindo o espirito da analise de caro barato com plataforma compartilhada eu faria o seguinte uma nova geraçao do mustang ainda de traçao traseira mas bem menor e mais leve; um pouco acima do toyota gr86/subaru brz em tamanho mas menor que o mustang atual o motor base seria o quatro em linha moderno de 2 3 litros da marca mas aspirado para algo em torno de 170 cv e 1250 kg cambio manual e automatico opcionais turbo e v8 opcional o v8 em um carro caro de halo sem pretensoes de alto volume inclusive com paralamas alargados para bitola maior e maior peso total do carro [caption id= attachment_379185 align= aligncenter width= 999 ] mustang 2 3 1979[/caption] o pulo do gato seria fazer a ford voltar ao mercado dos sedas de quatro portas um novo falcon/taurus derivado do mustang com entre eixos maior e as mesmas opçoes de motor seria um concorrente decente para os accord e camry da vida um carro americano barato desta forma os parametros que fizeram o mustang um sucesso no passado estao atendidos e ainda se ganha um novo carro interessante para a ford sim o investimento seria grande e assim tambem o risco mas e hora de arriscar nao e assim que e so o mustang que esta em queda de vendas o restante do portfolio da ford nos eua nao esta indo muito melhor as vendas do explorer e do expedition cairam 25% e 34% respectivamente as vendas do maverick da van e series e da transit tambem cairam ano a ano a linha f series subiu 17 3% embora as vendas do f 150 lightning eletrico tenham caido 15 1% no geral a marca ford caiu 7 4 por cento em 2025 e hora de arregaçar as mangas e fazer algo e se for o fim que chega para tudo e todos que ele chegue enquanto a empresa esteja lutando ne
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.