talvez voce nao saiba mas o brasil e um dos paises mais seguros do mundo quando se trata de controle de peças automobilisticas roubadas o sucateamento de um automovel e um processo oficial registrado nos departamentos de transito e previsto pela legislaçao brasileira seu desmanche e aproveitamento de peças tambem e regulamentado e exige o registro da atividade e dos componentes a serem aproveitados junto ao departamento de transito vinculando os ao codigo do chassi do carro do qual foram retirados — um grande desestimulo aos amigos do alheio ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por essa razao um swap de motor tambem deve ser registrado no detran uma vez que os motores sao vinculados ao chassi do veiculo desde 1991 com cadastro obrigatorio dos modelos mais antigos a partir de 1998 voce ate consegue usar um motor nao cadastrado porem nao conseguira transferir a propriedade do carro sem cadastra lo alem disso se conseguir a proeza de ser flagrado usando um motor registrado em outro carro voce pode ser multado por alterar as caracteristicas originais do veiculo — e se o motor for de um carro com registro de furto o negocio se torna um crime de receptaçao e a falta de cadastro sera ainda pior apesar de voce poder comprar qualquer motor — novo ou usado — nem toda troca de motor e autorizada pelos departamentos de transito nao e possivel por exemplo trocar um motor a gasolina por um a diesel em um carro de passeio voce so pode fazer isso em veiculos com capacidade de carga original igual ou superior a 1 000 kg ou veiculos com traçao 4x4 com relaçao reduzida — a mesma restriçao para veiculos novos a diesel depois ha um outro problema que e a cara da burocracia brasileira a interpretaçao livre dos textos regulatorios veja a resoluçao nº 292 do contran que regulamenta as modificaçoes feitas nos automoveis permite o aumento de potencia em ate 10% em relaçao a original isso em tese inviabilizaria qualquer swap uma vez que os swaps servem para um aumento significativo de potencia e nao apenas 10% ao mesmo tempo nao existe limite de potencia quando se fala em troca de motor nao ha uma disposiçao legal sobre as caracteristicas do motor a ser instalado — nao existe uma regra sobra a modificaçao da cilindrada do numero de cilindros do peso potencia ou qualquer caracteristica do motor exceto quanto ao tipo de igniçao centelha/gasolina ou compressao/diesel contudo a interpretaçao de alguns departamentos de transito e de que a troca de motor se encaixa no quesito alteraçao de potencia ate pouco tempo atras o estado do rio grande do sul seguia esta interpretaçao da lei citando aqui um exemplo outros estados consideram que a troca de motor nao e regida por esta regra da alteraçao de potencia por ser uma troca de componente com caracteristica original cuja potencia nao e necessariamente declarada apesar de potencia do motor constar em notas fiscais de motores novos a declaraçao de venda de motores usados nao exige uma aferiçao tecnica da potencia do motor em questao e por isso que e possivel — e ate comum — legalizar motores de seis cilindros em um opala originalmente equipado com quatro cilindros [caption id= attachment_294349 align= aligncenter width= 999 ] fuscabaru dependendo do estado em que voce mora ele e proibido[/caption] como escolher um motor e algo que falamos ha alguns dias clique na materia abaixo para ler caso ainda nao tenha feito isso o que nao falamos ainda e que voce precisa comprar um motor que tenha a numeraçao liberada ou seja que nao esteja vinculada a nenhum chassi ou que esteja vinculado a um chassi baixado caso contrario voce nao podera vincular o motor ao codigo de chassi do seu carro e nao ira legalizar a troca https //flatout com br/como escolher e avaliar um motor para swap/ por isso e importante consultar o numero do motor antes de realizar a aquisiçao — e aqui falo aquisiçao porque o motor nao precisa ser necessariamente comprado para poder ser legalizado e possivel por exemplo adquirir um motor por doaçao ou permuta mesmo neste caso o motor precisa ter sua numeraçao liberada para ser vinculado a um chassi so ha duas formas de liberar um numero de motor por sua substituiçao por outro motor no veiculo ao qual estava vinculado ou pela baixa do veiculo ao qual estava vinculado comprado ou doado o motor precisara de um documento que comprove a transferencia de propriedade no caso dos motores comprados de desmanches ou concessionarias voce deve ter a nota fiscal na qual ira constar o numero e caracteristicas do motor no caso de doaçao ou compra de pessoa fisica e preciso que o antigo proprietario faça uma declaraçao de transferencia de propriedade na qual devem constar o numero do motor que devera ser registrada em cartorio o documento e requisito para solicitar o registro do novo motor no carro sem ele voce sequer ira conseguir iniciar o processo de regularizaçao com o motor e documentaçao em maos nao instale o motor antes disso va ao detran local e solicite a autorizaçao previa para a modificaçao obviamente ela nao e gratuita mas o preço varia de acordo com o estado em que voce mora — voce deve solicitar autorizaçao previa para modificaçao de veiculo para fazer essa solicitaçao voce precisara dos seguintes documentos certificado de registro de veiculo crv certificado de registro e licenciamento do veiculo crlv vistoria e decalque do chassi e motor para confirmaçao dos dados documento de identificaçao pessoal com foto rg cnh carteira profissional etc cpf do proprietario do carro se voce aparecer no detran com as alteraçoes ja feitas e nao regularizadas ganhara de presente uma multa por alterar as caracteristicas originais do veiculo pois o numero do motor estara diferente daquele registrado no sistema com a autorizaçao previa voce pode enfim instalar o novo motor em seu carro se fizer isso em oficina peça a nota fiscal de serviço pois ela sera exigida no proximo passo se fizer isso por conta propria ou com a ajuda de amigos basta redigir uma declaraçao assinada com firma reconhecida com o motor no lugar e funcionando e hora de registrar a alteraçao voce tem 30 dias para iniciar um processo de alteraçao de caracteristicas do veiculo — caso contrario a autorizaçao expira e voce precisa solicitar outra voce deve levar o carro a uma oficina credenciada pelo inmetro e homologada pelo denatran onde serao realizados testes e inspeçoes apesar de testes e inspeçoes parecer algo sofisticado e complexo o negocio e simples a oficina ira dar a partira no motor fazer o carro andar para a frente e para tras e nada muito alem disso a potencia nao e medida de forma alguma — dai a inconsistencia da interpretaçao de alguns departamentos de transito se o carro for aprovado a oficina emitira o certificado de segurança veicular o principal documento para a regularizaçao da troca do motor com ele em maos basta voltar ao detran para registrar a alteraçao para isso voce precisara dos seguintes documentos certificado de registro de veiculo crv fotocopia autenticada do certificado de registro e licenciamento do veiculo crlv vistoria e decalque do chassi e motor para confirmaçao dos dados comprovante de residencia nota fiscal do motor ou declaraçao que comprove sua origem com firma reconhecida nota fiscal do serviço de instalaçao ou declaraçao com firma reconhecida copia da autorizaçao previa para alteraçao de caracteristicas ou a guia de pagamento da multa caso voce nao tenha seguido nossa recomendaçao certificado de segurança veicular https //www youtube com/watch v=xkbyxi6sa6u depois de entregar toda a papelada o detran ira emitir um novo documento crlv no qual constara no campo observaçoes o numero do novo motor com isso o processo esta finalizado e a troca do motor esta concluida
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