era uma vez um universo automobilistico em que os modelos especiais de homologaçao eram frequentes e ate mesmo os bolidos mais potentes de le mans precisavam de uma versao de rua para poder alinhar no grid a historia e geralmente a seguinte os fabricantes estudam o regulamento constroem uma serie limitada de modelos de rua e ganham o direito de inscrever uma versao de pista nos campeonatos assim foi com os modelos da categoria gt1 da fia ou melhor assim deveria ter sido pois o clk gtr de rua e apenas o ultimo capitulo dessa historia unica e que dificilmente se repetira a historia começou no fim de 1996 depois que a fia tentou transformar o campeonato de turismo alemao — o deutsche tourenwagen meisterschaft ou dtm — em um campeonato mundial batizado international touring car championship a manobra foi desastrosa as duas categorias acabaram e a dtm so voltou em 2000 depois de quatro anos sem nenhuma categoria de ponta para participar e ja atuando como fornecedora de motores na f1 a mercedes e a amg decidiram que o novo campeonato gt1 da fia era o lugar ideal para se manter em atividade nas pistas so havia um pequeno problema havia pouquissimo tempo ate o inicio da temporada de 1997 e o regulamento exigia que fossem construidas no minimo 25 unidades de rua para que um modelo pudesse disputar o mundial como eles conseguiram digamos que a fia nao foi muito incisiva em relaçao as regras de homologaçao e a mercedes so precisou fazer um exemplar de rua em 1997 — e nem chegou a vende lo o projeto começou com um mclaren f1 gtr comprado em segredo para um exercicio de engenharia reversa so que diferentemente do que voce esta pensando o pessoal de stuttgart nao poderia simplesmente fazer um ddi ou passar um fax para ron dennis em woking e pedir gentilmente um exemplar do mclaren f1 gtr em primeiro lugar por que o carro usava um v12 bmw motorsport — a principal rival da mercedes nas pistas depois por que a mercedes estava simplesmente construindo um algoz para o big mac entao a unica alternativa que restou aos alemaes foi comprar em segredo um f1 gtr de alguma equipe independente essa equipe foi a franck muller racing que havia disputado a temporada anterior com o f1 gtr chassi #11r o carro terminara a temporada de 1996 em 11º e ate disputou as duas provas da bpr global gt no brasil — uma em curitiba e outra em brasilia com o carro em maos a mercedes desmontou a dianteira e a traseira e instalou uma nova carroceria construida a partir do projeto inicial do clk gtr se voce olhar com atençao conseguira perceber as medidas semelhantes a cauda longa a altura e curvatura do bico e outros elementos que foram parar no modelo final o v12 bmw tambem foi removido e em seu lugar entrou o v12 m210 de seis litros que equipava o mercedes s600 da epoca a ideia era testar a aerodinamica do clk gtr sem precisar do clk gtr que ainda nao existia enquanto isso outra equipe de engenharia dava conta do chassi suspensao e motor curiosamente a traseira do prototipo acabou ficando muito parecida com aquela que a mclaren viria a adotar no f1 gtr na temporada de 1997 a chamada long tail o prototipo secreto foi levado ao circuito de jarama na espanha no começo de 1997 la ele conseguiu uma sequencia de recordes de volta e velocidade mas acabou sofrendo problemas de arrefecimento esses problemas acabaram resolvidos pelo piloto bernd schneider quando ele perdeu o controle e bateu o carro em uma das barreiras de pneus no fim bastou a instalaçao da grade original do clk e a adoçao de radiadores maiores para solucionar de verdade o problema do arrefecimento a estrategia da engenharia reversa deu certo em apenas 128 dias — ou quatro meses e uma semana — a mercedes concluiu o bolido que foi batizado como clk gtr com monocoque de fibra de carbono fabricado pela lola na inglaterra suspensao pushrod inboard integrada ao subchassi de aluminio na traseira e um v12 6 9 com 48 valvulas pistoes forjados bielas de titanio e mais de 600 cv que mais tarde equiparia o pagani zonda o clk gtr estava pronto para a disputa [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 32543 32541 32547 32555 ] na primeira corrida do fia gt 1997 em hockenheim em abril daquele ano a amg mercedes conseguiu alinhar dois clk gtr no grid um deles pilotado por bernd schneider e alexander wurz conseguiu simplesmente a pole position superando a concorrencia formada por mclaren f1 gtr porsche 911 gt1 viper gts r panoz esperante gtr 1 entre outros na corrida contudo a rapidez do projeto cobrou seu preço nenhum dos clk gtr terminou a prova a mercedes trabalhou na confiabilidade do carro para a segunda corrida em silverstone e obteve bons resultados o clk gtr terminou a prova em segundo lugar a menos de um segundo de distancia do f1 gtr vencedor na quarta etapa em nurburgring depois de um apagado oitavo lugar em helsinki o clk gtr faturou a primeira das seis vitorias da equipe ao longo do ano a amg mercedes conquistou o titulo de construtores e bernd schneider ficou com o caneco dos pilotos https //www youtube com/watch v=dsu7j_mdx54 em 1998 o modelo continuou a impor seu dominio venceu as duas primeiras corridas e entao foi substituido pelo clk lm uma variaçao feita para disputar as 24 horas de le mans a principal modificaçao era a substituiçao do v12 por um v8 de cinco litros m119 o mesmo projeto que equipou o sauber c9 o vencedor de le mans em 1989 o motivo a durabilidade do motor enquanto as corridas do fia gt tinham 500 km nas 24 horas de le mans sao mais de 4 700 km a potencia continuava na casa dos 600 cv apesar dos cilindros e dos quase dois litros a menos o carro tambem ganhou um novo pacote aerodinamico com bico e teto mais baixos e novos dutos de refrigeraçao para o motor e os freios tudo parecia bem principalmente depois de bernd schneider cravar o tempo mais rapido da classificaçao para a corrida a mudança para os v8 contudo nao repetiria o sucesso de 1989 e na 31ª volta os dois mercedes ja estavam fora da corrida devido a problemas mecanicos mesmo com o fiasco em mans o clk voltaria as pistas para ganhar simplesmente todas as corridas restantes na temporada do fia gt klaus ludwig e o brasileiro ricardo zonta dividiram o titulo de pilotos e o dominio entre os construtores fez com que nao houvesse concorrentes dispostos a ser desafiados mas e a versao de rua como vimos a mercedes foi beneficiada pelo relaxamento das regras de homologaçao — nao so ela nissan e porsche tambem pegaram uma carona na vista grossa da fia eles so foram se preocupar em construir uma versao de rua do clk gtr em 1998 quando o modelo ja havia sido aposentado das pistas diz a lenda que o atraso no desenvolvimento dos carros de rua foi devido a dificuldade de adaptaçao de um carro desses para os pobres mortais imagine so e como se a audi decidisse vender o r18 e tron com ar condicionado para milionarios desfilarem por dubai http //www dailymotion com/swf/video/xwkmx no processo de transformaçao em supercarro de rua o clk gtr ganhou assistencia eletrica para freios e direçao e um controle de traçao para impedir que os monstruosos pneus 345/35 r18 se evaporassem em uma arrancada mais inspirada alem disso ele ganhou amenidades que milionarios esperam em um supercarro da mercedes como bancos de couro e ar condicionado como resultado o carro engordou 300 kg indo de 1 100 kg para 1 400 kg a asa movel de corrida deu lugar a uma asa integrada a carroceria com na ferrari f50 o motor v12 ficou com 620 cv e 78 5 mkgf que eram moderados por um cambio sequencial de seis marchas com acionamento por aletas eletricas no volante e pedal de embreagem o painel era o mesmo do clk o cupe mais barato da mercedes na epoca ainda que o clk custasse us$ 1 547 000 cerca de us$ 2 200 000 em 2014 ou quase r$ 6 milhoes o que fez dele o carro produzido em serie mais caro da historia ate entao [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 32545 32538 32558 32557 ] mas ele tambem entregava um desempenho que poucos carros entregaram ate aquela epoca comparado com o mclaren f1 o clk gtr vai de zero a 100 km/h em 3 4 segundos enquanto o britanico vai em 3 2 a aceleraçao lateral era maior no mercedes 1 8 g vs 1 3 g — uma marca alcançada por sua aerodinamica que tambem limitava sua velocidade maxima em 340 km/h um quesito no qual o mercedes leva uma surra do f1 que chegava aos 384 km/h no fim foram construidos apenas 20 clk gtr coupe os outros seis monocoques exigidos foram transformados nos rarissimos clk gtr roadster
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