FlatOut!
Image default
Automobilismo

O rival que o McLaren F1 (quase) não teve

Era uma vez um universo automobilístico em que os modelos especiais de homologação eram frequentes e até mesmo os bólidos mais potentes de Le Mans precisavam de uma versão de rua para poder alinhar no grid. A história é geralmente a seguinte: os fabricantes estudam o regulamento, constroem uma série limitada de modelos de rua e ganham o direito de inscrever uma versão de pista nos campeonatos. Assim foi com os modelos da categoria GT1 da FIA. Ou melhor: assim deveria ter sido, pois o CLK GTR de rua é apenas o último capítulo dessa história única e que dificilmente se repetirá. A história começou no fim de 1996, depois que a FIA tentou transformar o campeonato de turismo alemão — o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou DTM — em um campeonato mundial batizado International Touring Car Championship. A manobra foi desastrosa: as duas categorias acabaram e a DTM só voltou em 2000, depois de quatro anos. Sem nenhuma categoria de ponta para participar e já atuando como fornecedora