foto mustang360° em meados da decada de 1960 a ford decidiu transformar o pacato seda falcon em um esportivo para as massas uma carroceria mais arrojada motores v8 mais potentes e um nome carismatico foram os ingredientes basicos que deram origem ao mustang em 1964 e fizeram dele um sucesso de vendas imediato o pony car chegou as lojas em abril daquele ano e em seus primeiros 18 meses de vida vendeu mais de um milhao de unidades o que a ford fez em 2005 quando lançou a primeira geraçao assumidamente retro do mustang foi repetir o que aconteceu ha cinco decadas ditar o que mercado deveria fazer depois do mustang vieram o chevrolet camaro 1967 e o dodge challenger 1970 respostas diretas ao novo ford depois do mustang de quinta geraçao chevrolet e dodge apresentaram suas proprias interpretaçoes da receita receita esta que por muito tempo incluiu a suspensao traseira por eixo rigido um sistema simples barato e comprovadamente robusto emprestado da perua do ford galaxie com algumas adaptaçoes que para um carro de traçao traseira cujo apelo era o bom desempenho nos pegas de semaforo era mais do que suficiente acontece que a supremacia nas arrancadas de rua era apenas um dos objetivos da ford com o mustang naturalmente vencer corridas de verdade organizadas realizadas em autodromos fechados com total consentimento das autoridades tambem contribuia enormemente para o sucesso de um carro como o mustang nas vendas win on sunday sell on monday e toda aquela historia e claro era uma forma de manter a equipe de engenheiros e pilotos de teste motivada e entretida ou voce acha que os caras nao curtiam fazer tudo aquilo [youtube id= tvadey5gzbi width= 620 height= 350 ] entao nao bastava ter um carro bonito que vendesse bem e fosse o mais rapido no quarto de milha foi por isto que paralelamente ao desenvolvimento do shelby gt 350 que começou a ser fabricado em 1965 antes do fim de 1964 o pessoal ja estava bem ocupado com o mustang colocando nele um v8 preparado de 289 pol³ 4 7 litros e 310 cv o famoso cobra hi riser tornando a carroceria mais rigida e claro fuçando na suspensao nao era como se as coisas nao estivessem suficientemente agitadas a shelby estava dedicando se integralmente ao automobilismo com o shelby cobra daytona correndo contra as ferrari na europa e carroll shelby cuidando pessoalmente do projeto do ford gt40 que veio a se tornar um dos carros de corrida mais lendarios de todos os tempos mas um time de engenheiros se reuniu na antiga oficina da shelby em venice no sul da california para realizar algumas experiencias com o mustang eles eram ted sutton um dos especialistas em fabricaçao de componentes na shelby o engenheiro peter brock e jim marietta o caçula do grupo estagiario de 17 anos que colocou tudo em uma mala e se mudou para a venice para trabalhar com a shelby os tres moravam juntos e trabalharam no projeto do gt350 eles fizeram parte da equipe que liderada por pete brock adicionou componentes de fibra de vidro a carroceria como capo para choques e tampa do porta malas empregados na versao de competiçao o shelby gt 350 r brock desenhou os para choques com a entrada de ar extra para o radiador e os orificios circulares que ventilavam os discos de freio dianteiros todos estes nomes sao importantes porque eles acreditavam no potencial da suspensao traseira independente foi por isto que quando a ford enviou a venice dois conjuntos de suspensao traseira independente do jaguar e type os tres nao mediram esforços para coloca la em dois exemplares do gt 350 o sistema utilizava a seçao central do e type incluindo a carcaça do diferencial o conceito excluia os freios inboard recurso sofisticado porem de dificil manutençao mas aproveitava o arranjo geral ha um quadro de aço que recebe os coil overs e a carcaça do diferencial que fica fixa a localizaçao transversal e feita com as proprias semiarvores que transmitem a força as rodas em conjunto com um braço inferior em forma de a a localizaçao longitudinal e feita por dois tensores tubulares mais ou menos como no sistema four link foto mustang360° testes realizados na epoca mostraram que os carros equipados com o sistema de suspensao independente eram ao menos tao rapidos quanto os equipados com eixo rigido e futuros ajustes certamente os tornariam ainda mais rapidos acontece que havia pelo menos dois problemas o carro ja estava todo acertado para o setup de eixo rigido e o custo de desenvolvimento da suspensao independente adicionaria pelo menos us$ 85 mil ao custo de desenvolvimento total do gt 350 em dinheiro de hoje seriam us$ 620 mil custo adicional que seria repassado ao consumidor na hora de comprar o mustang nas lojas com isto a ford decidiu manter o eixo rigido no mustang gt 350 ele poderia ter sido aperfeiçoado e adotado mas o mustang ficaria mais caro com isto e do ponto de vista mercadologico esta seria uma ideia ruim o mustang custava pouco para o que entregava e isto era um fator importante para seu sucesso nas vendas e ele nao tinha rivais ainda de modo que faria ainda menos sentido torna lo mais caro a suspensao independente do e type para efeito de comparaçao com o passar do tempo o eixo rigido passou a ser considerado parte da receita padrao de um muscle car e foi por isto que apenas em 2015 a ford decidiu coloca la no mustang desta vez em vez de estabelecer uma tendencia de mercado a ford seguiu uma o mustang perdeu o visual retro e ganhou refinamento no projeto a fim de competir em pe de igualdade com esportivos europeus especialmente o bmw m4 o camaro fez o mesmo em sua geraçao mais recente e e bem provavel que o dodge challenger siga pelo mesmo caminho na proxima geraçao dito isto os tres envolvidos no experimento realizado na decada de 1960 nao desistiram da ideia de colocar a suspensao traseira independente no mustang e leva lo para a pista brock sutton e marietta se reuniram ha alguns anos para construir duas replicas do gt350 equipadas com o sistema seguindo os blueprints originais e usando a carcaça original do diferencial ford de 9 foto mustang360° os carros foram construidos entre 2014 e 2015 e na mesma epoca do lançamento do mustang de sexta geraçao levados para o circuito americano de willow springs para testes dois mustang identicos ambos com motores v8 de 331 pol³ 5 4 litros um deles com a suspensao independente e o outro com a suspensao original do gt350 deram hot laps ao redor do circuito foi este o mais veloz com uma vantagem de 1 1 segundo em relaçao ao carro com o arranjo independente na traseira os dois mustang construidos pela chamada original vehicle crew ou ovc form retrabalhados nos ultimos meses e no inicio do ano fizeram bonito em corridas de classicos realizadas nos eua [youtube id= hpvwshgvpzy width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.