o doctor gas de hoje vem contar a historia de um dos maiores pilotos da formula 1 que nao conseguiram conquistar um titulo mundial na qual muitos consideram a era de ouro da categoria muitas figuras se destacaram e sao cultuadas atualmente como ronnie peterson mario andretti james hunt jody scheckter e emmerson fittipaldi para os fas da ferrari no entanto o posto de maior figura da epoca ficara eternamente dividido entre niki lauda e gilles villeneuve joseph gilles henri villeneuve nasceu em janeiro de 1950 em richelieu provincia de quebec membro de uma familia de classe media gilles teve seu primeiro contato com um volante ja aos sete anos de idade graças a insistencia de seu pai imaginamos que da parte dele tambem nao houve objeçao aos 17 apenas um ano apos a aquisiçao da permissao para dirigir iniciou sua carreira no automobilismo em corridas regionais de snowmobile e provas de arrancada demonstrando bastante destreza em suas participaçoes e ja pai de seu primogenito jacques gilles entraria em 1972 para a equipe moto ski e no ano seguinte na formula ford onde conquistaria o titulo do campeonato de quebec e o premio de novato do ano 1974 seria o ano da entrada na formula atlantic importante categoria de monopostos na america do norte naquela decada o desempenho de gilles foi assombroso em 1976 clamando nove vitorias em 10 corridas e os titulos americano e canadense alem de ser chamado pela mclaren para disputar o gp de pau na frança pela formula 2 gilles em seu formula atlantic em 1974 chancelado por james hunt villeneuve foi convidado para disputar a temporada de 1977 pela mesma mclaren como terceiro piloto fazendo sua estreia no gp da gra bretanha segundo o proprio gilles a sua experiencia com os snowmobiles o dava grande noçao de controle e bons reflexos mas apesar de todo o reconhecimento de suas capacidades o motivo de sua posterior contrataçao pela ferrari naquele ano para o gp do canada como substituto de niki lauda era bem mais ingrato enzo queria um piloto jovem e inexperiente para mostrar a todos que o mais importante para a vitoria eram os carros nao seus condutores marcado na sua segunda corrida pela ferrari por conta da morte de um espectador e um fiscal de pista que se encontravam em local proibido apos uma colisao com ronnie peterson em fuji gilles passou 1978 lutando com erros e questionamentos da imprensa italiana suas performances arrojadas e manobras arriscadas so iriam encontrar um ponto de equilibrio no fim da temporada com provas importantes e a conquista do gp do canada sendo ate hoje o unico canadense a vencer uma corrida em casa com a saida de carlos reutemann em 1979 villeneuve fez dupla memoravel com o sul africano jody scheckter em disputa apertada naquele ano ambos conquistaram 3 vitorias mas a maior regularidade do companheiro o presenteou com o titulo apesar do segundo lugar e de uma sessao de treino assombrosa nos eua quando ficou nada menos que 11 segundos a frente de todos os outros pilotos na chuva a memoria mais marcante daquele ano fica para a disputa com d maiusculo mesmo entre gilles e rene arnoux no gp da frança apos ser ultrapassado e perder o segundo lugar a 3 voltas do fim da prova villeneuve iniciou um ataque feroz a arnoux com diversos toques entre as rodas dos dois carros e troca de posiçoes para completar a corrida a frente do frances [youtube id= 5s9dyckuaqg width= 620 height= 350 ] a disputa e uma demonstraçao do estilo de pilotar de gilles e arnoux o elogiou eternamente por esta performance a vitoria ficou com jabouille gilles vinha para a temporada seguinte como maior aposta nas casas de londres mas o 312t5 decepcionou a todos graças a conquista de apenas 6 pontos e mais 2 de scheckter seu companheiro decidiu sair da equipe e foi substituido por didier pironi em 1981 o primeiro carro turbo da ferrari 126c mais uma vez o deixaria na mao por conta do lag absurdo e downforce aquem dos demais veiculos do grid apesar das adversidades gilles ainda conquistaria duas vitorias em monaco e na espanha alem de uma atuaçao nada menos que epica no canada quando o bico de sua ferrari se partiu antes da metade da corrida e cobriu sua visao por varias voltas ate romper por completo sob forte chuva e sem asa dianteira em um carro com downforce reconhecidamente ruim villeneuve completaria a prova em terceiro lugar [youtube id= 9smrv ffc1w width= 620 height= 350 ] nao prossiga sem assistir para a temporada de 1982 a ferrari prometia uma revisao extensa nos carros com melhoras no chassi e no motor as modificaçoes pareceram surtir certo efeito pois gilles liderava a segunda prova em jacarepagua antes de perder o controle do veiculo e terminou em terceiro em long beach sendo desqualificado por irregularidades na asa traseira a quarta prova foi realizada em san marino e envolveu um episodio daquela que ficou conhecida como a guerra fisa foca nelson piquet piloto da brabham havia recebido a bandeirada em primeiro no gp do brasil mas na inspeçao apos a corrida teve seu carro declarado abaixo do peso sob observaçao mais minuciosa os fiscais perceberam um tanque de agua de cerca de 26l utilizado para esfriar os freios o tanque se esvaziava durante a corrida e posteriormente seria preenchido para evitar problemas na inspeçao apos a desqualificaçao do brasileiro bernie ecclestone entao presidente da foca associaçao dos construtores da f1 e da brabham resolveu boicotar a corrida de imola junto ao restante das equipes associadas com este imbroglio apenas 14 carros iniciaram a corrida e 5 a completaram com villeneuve e pironi a liderar as ultimas voltas e protagonizando uma estranha cena apos uma virtual vitoria garantida com a saida dos carros da renault os dois receberam ordem de diminuir a velocidade mas pironi ultrapassaria gilles apos alguns minutos dando o troco depois e pensando que o companheiro queria apenas entreter a torcida villeneuve tomou a dianteira e logo reduziu o ritmo novamente na ultima volta no entanto pironi novamente ultrapassou gilles desta vez fazendo um corte agressivo a sua frente no fim do movimento para terminar a prova em primeiro lugar possesso villeneuve prometeu nunca mais falar com o companheiro [youtube id= ua70zl52pt0 width= 620 height= 350 ] apenas duas semanas depois teria inicio a proxima corrida na belgica no dia da classificaçao o clima de guerra imperava e a 8 minutos do fim da ultima sessao pironi se punha em sexto lugar 1 decimo de segundo a frente de gilles com seu ultimo jogo de pneus villeneuve vinha em alta na butte quando avistou jochen mass a sua frente em velocidade inferior tentando dar passagem mass moveu se para a direita mas gilles tambem o faria a ferrari atingiu a traseira da march a mais de 200km/h e iniciou uma sequencia de capotagens arremessando seu corpo apos a ruptura dos cintos a uma distancia de 50 metros ate a cerca de contençao aos pes de atonitos fiscais de pista [youtube id= 2a1ryuuqvre width= 620 height= 350 ] noticiario da epoca a colisao ocorre aos 00 17 e no segundo 22 e possivel ver o corpo de gilles atravessando o video derek warwick e john watson foram os primeiros a parar e socorrer gilles ja sem respirar e com seu rosto azulado o primeiro medico chegou apos apenas 35 segundos e ao perceber a ausencia de respiraçao logo intubou o piloto garantindo a ventilaçao dos seus pulmoes e o transporte ate o hospital foi feito em 11 minutos apesar da prontidao no atendimento gilles nao recobrou em momento algum a consciencia e foi declarado morto na mesma noite na presença de sua esposa infelizmente a prova no dia seguinte nao viu grandes homenagens a villeneuve ao contrario do que esperavam e queriam os colegas de grid apos a vitoria de keke rosberg pironi passou a conquistar resultados importantes mas apos um acidente brutal em hockenheim tambem na classificaçao e tambem com uma ferrari atingindo a traseira de um carro — desta vez o renault de alain prost — didier quase perdeu suas duas pernas e nunca mais voltou a pilotar um formula 1 no restante da temporada keke rosberg levaria dois podios e uma vitoria ficando com o campeonato o mecanismo segundo o relato do dr sid watkins a causa da morte de gilles foi a fratura de vertebras da regiao do pescoço neste tipo de lesao muito comum nos acidentes com ejeçao para fora dos veiculos a maior preocupaçao e com a medula espinhal que passa por dentro dos corpos das vertebras ela emerge da base do cranio e serve de comunicaçao entre o cerebro e outras estruturas do sistema nervoso a todos os orgaos e extremidades do corpo as lesoes se manifestam de forma classica como perda de funçoes motoras contraçao muscular e de sensibilidade elas podem se dar em diversos niveis da coluna que e dividida em porçoes; as mais baixas se nao contarmos o sacro estao na coluna lombar normalmente as fraturas destas vertebras nao tem grande repercussao neurologica ja que a parte mais calibrosa da medula ja se dividiu e distribuiu pelas diversas partes do corpo a medula e a porçao em amarelo com a divisao de cores para cada porçao de nervos partindo reparem que ela termina no nivel l1 primeira vertebra da parte lombar tudo que vai abaixo e somente raiz nervosa e portanto mais dificil de lesionar com a ascensao do nivel vamos encontrando achados maiores no exame vale ressaltar ainda que as alteraçoes verificadas podem nao ser permanentes e devem ser confirmadas com avaliaçoes posteriores as fraturas de vertebras toracicas localizadas logo acima das lombares costumam vir acompanhadas de perda de força nos membros inferiores paraplegia e tambem da sensibilidade junto a ausencia de controle da bexiga e do anus as vertebras do pescoço ou cervicais sao aquelas que inspiram os maiores cuidados como elas estao localizadas logo abaixo da saida da medula os feixes nervosos que as atravessam contem partes das conexoes do cerebro com quase todo o corpo alem das pernas entao nas fraturas e luxaçoes podem ser vistas tetraplegias e as complicaçoes imediatas mais temidas o choque neurogenico por perda do controle da circulaçao sanguinea e deficit na nutriçao dos orgaos e a parada respiratoria por conta da ausencia de estimulos controlando os musculos que fazem parte dos movimentos da respiraçao apesar dos escassos registros sobre o ocorrido com gilles a informaçao de fratura de vertebras cervicais se encaixa no contexto dos fatos que vieram a tona com parada respiratoria quase instantanea na sequencia do acidente e dificuldade no manejo das demais lesoes que possa ter sofrido por conta do choque o que fazer como vimos em textos anteriores o primeiro passo deve ser sempre frisado e constitui a garantia da segurança do socorrista a gravidade e a presença relativamente comum de lesoes da coluna sao ratificadas na ja conhecida sequencia abcde a segurança das vias aereas e a imobilizaçao da coluna com colar cervical e prancha rigida sao o primeiro ponto a ser abordado ja no item a os movimentos de rotaçao flexao e extensao da coluna podem agravar ou ate mesmo causar a perda de funçoes neurologicas por este motivo caso a pessoa a prestar socorro se sinta insegura ou nao tenha o material adequado disponivel a primeira medida sera evitar a movimentaçao do paciente ate a chegada da equipe treinada evitaremos aqui descrever a colocaçao do colar cervical e o posicionamento na prancha por ser atitude restrita ao socorrista e estar relacionada a riscos de lesao por impericia depois da imobilizaçao do paciente e talvez a intubaçao se o mesmo nao respirar espontaneamente no momento o mesmo deve ser conduzido agilmente a um serviço com experiencia nestas lesoes e se possivel com neurocirurgiao de plantao algumas sequelas podem ser prevenidas com a intervençao precoce mas a previsao das mesmas ainda e um processo dificil e pouco confiavel a fisioterapia tera um importante papel na recuperaçao apos o controle do quadro inicial o legado apesar da ausencia de manifestaçoes oficiais importantes dos dirigentes na corrida da belgica como local vazio no grid minuto de silencio ou mesmo o cancelamento do evento diversos fas prestaram homenagens aquele que era considerado o maior showman e mais popular piloto da epoca pouco mais de 5000 pessoas foram a seu funeral incluindo o primeiro ministro canadense ninguem no entanto se surpreendeu com o ocorrido ja que nas palavras do proprio gilles ele nao tinha medo das colisoes claro que numa curva em quinta marcha e com a cerca ali eu nao quero bater nao sou louco mas se e o fim da qualificaçao e voce esta tentando a pole acho que da para esquecer o medo jochen mass foi inocentado no incidente apesar de questionado por outros pilotos o acidente de gilles e outros da temporada de 1982 como os de rene arnoux jochen mass ricardo paletti e didier pironi estimularam o largo uso de fibra de carbono ja instituido na mclaren no ano anterior na busca de chassis mais rigidos e resistentes a impactos a pouca largura do circuito belga de zolder foi questionada e este so viria a ser palco de uma corrida de f1 mais uma unica vez foi incentivado o uso de comunicaçao dos boxes com os pilotos a fim de alertar sobre os perigos da pista e uma grande discussao sobre os pneus utilizados nas classificaçoes foi levantada mas sem nenhuma conclusao contraria a seu uso a busca por mais segurança dento do cockpit foi reforçada em especial quanto a qualidade dos cintos de segurança jacques villeneuve em um dos carros do pai tal como aconteceu com dale earnhardt talvez a maior homenagem que gilles pode ter recebido veio atraves de seu filho jacques com 11 anos de idade a epoca do seu falecimento mundialmente reconhecido jacques trouxe novamente o sobrenome a tona em 1995 com a vitoria das 500 milhas de indianapolis e em 1997 quando se sagrou campeao da f1 sobre michael schumacher apos uma colisao com o alemao na ultima corrida da temporada ate hoje lembra o pai como pode [youtube id= 3e5pxmvz0r8 width= 620 height= 350 ] destemido para uns inconsequente para outros gilles esta eternizado batizando o circuito de montreal no canada e vive na memoria de familia e fas que o adoravam pela sua agressividade e arrojo como disse o proprio gilles certa vez se a vida e como um filme eu tive sorte de atuar nela de ser o escritor protagonista e diretor do meu jeito de viver
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.