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Zero a 300

O último Audi R8 | A nova Hornet | Um Mustang de fibra de carbono e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

R8 GT é a última versão do supercarro Audi

Herr Doktor Ferdinand Piëch não se importava com o subjetivo: o melhor e o pior para ele era definido somente em números mensuráveis, como qualquer alemão de jaleco branco que se preze. E o Audi R8 era o carro que criou para fazer “um 911 melhor” em 2006. E achava que só ele sabia como fazer isso: afinal de contas, a Porsche era a empresa de sua família, e quando o 911 original foi criado, ele era parte do projeto.

Se o R8 foi ou não foi “melhor” que o 911, vamos deixar para discutir outro dia com mais calma. Mas o fato é que é um carro esporte sensacional; a excelência em engenharia pura da Audi funciona bem mesmo nos extremos como o R8 e o A8. Mas agora, chegamos ao fim desta história. Há a algum tempo sabemos que não existirá uma terceira geração do R8; esta segunda é a última. E esta variação mostrada ontem, o último R8.

É o novo R8 GT: uma versão do V10 de 5,2 litros aspirado de 612 cv e 57 mkgf, mas sem a tração nas quatro rodas tradicional do modelo; é apenas traseira aqui, para menos peso e complexidade. A transmissão continua a dupla embreagem e sete marchas.

Neste carro, a Audi conseguiu tirar 20 kg do R8 V10 de tração traseira, ele mesmo já mais leve que o 4×4. Não que seja um peso-pena, mas para os padrões de hoje este ultimo R8 é realmente interessante, quase “leve”: 1.570 kg. A dieta envolveu rodas forjadas de 20 polegadas sob medida com pneus Michelin Sport Cup 2 e freios de cerâmica, bancos tipo concha e até barra estabilizadora de fibra de carbono na suspensão dianteira.

Assim, o carro faz o 0-100 km/h em 3,4 segundos e 0-200 km/h em 10,1 segundos antes de atingir 320 km/h. Um novo body kit aerodinâmico faz parte do pacote visual, além de emblemas agora em preto.

O interior preto com detalhes em vermelho também remete ao R8 GT 2010, enquanto uma placa numerada individualmente abaixo da alavanca de câmbio reflete a disponibilidade limitada do carro. Apenas 333 serão fabricados, número parecido com o do GT da geração anterior. A Audi também vendeu o primeiro R8 GT como um Spyder, mas o novo está disponível exclusivamente como cupê. O novo Audi R8 GT RWD chega as concessionárias alemãs a partir de 2023, a um preço que parte de € 225.000 (R$ 1.154.250). (MAO)

 

Esta é a nova Honda CB750 Hornet

A Honda finalmente revelou a nova Hornet, durante o Intermot 2022, maior evento de motocicletas da Alemanha. É uma moto de produção para o ano/modelo 2023: a Honda CB750 Hornet.

Como o nome diz, é uma “sete-galo” agora. Mas não mais um quatro em linha: a nova Hornet tem um bicilíndrico paralelo de 8 válvulas, refrigerada a líquido, com 755 cm³ (87 x 63,5 mm), e só um comando no cabeçote. Fornece 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 mkgf de torque a 7.250 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, e a embreagem tem acionamento assistido. A moto sem carenagem tem uma velocidade máxima de 205 km/h.

O quadro de aço mantém o foco numa moto esportiva barata que sempre foi o objetivo da Hornet. Na frente, a suspensão utiliza um garfo Showa SFF-BP invertido com 41mm de diâmetro nos turbos e 130mm de curso. Na traseira, monochoque Pro-Link com 150 mm de curso.

O freio dianteiro é disco duplo de 296 mm com duas pinças Nissin de quatro pistões. Na traseira, disco simples de 240 mm com pinça de pistão único. Vem com ABS de dois canais e rodas de alumínio fundido de 17 polegadas. O peso é baixo: 190 kg em ordem de marcha. O entre eixos é de 1420 mm e a altura do assento é de 795 mm.

O acelerador é eletrônico, com quatro modos diferentes de condução: Standard, Sport, Rain, e User. O painel de instrumentos é via tela TFT de 5 polegadas e conta com o sistema Honda Smartphone Voice Control, compatível com dispositivos Android e iOS, via bluetooth.

A moto, por enquanto somente disponível no mercado europeu, deve começar a chegar nas concessionárias nos próximos meses. O preço lá estará em torno do equivalente a R$ 40.000. (MAO)

 

Empresa oferece carroceria em fibra de carbono para Mustang

Se você realmente considera redução de peso a melhor modificação que se pode fazer num carro esporte, então a fibra de carbono é o Santo Graal. Um material caro e exclusivo, sim, mas leve e rígido como nenhum outro.

Um cara focado em baixo peso provavelmente não começaria com um carro como um Mustang; mas se realmente assim desejar, uma empresa chamada Alzira Azzera Asira Design, sediada no Arizona, EUA, oferece um extenso kit de carroceria em fibra de carbono para o Mustang; economiza 90 kg no carro, e dá uma aparência extremamente exótica à ele, no processo.

Não é barato, claro: o kit custa US$ 43.000 (R$ 222.740), mas inclui pintura e detalhes em fibra de carbono expostos. Quem desejar um acabamento de fibra de carbono totalmente exposto precisa gastar mais US$ 15.000 (R$ 77.700). É então finalizado com uma tonalidade de cor personalizada e com um revestimento transparente para proteção. Fica realmente bonito, exótico e funcional. Mas não custa lembrar que um Mustang GT V8 zero km custa a partir de US$ 37.000 nos EUA…

A empresa também oferece upgrades de desempenho. Os compradores podem adicionar um kit supercharger, que fornece até 850 cv, segundo a Asira. Um eixo de transmissão de fibra de carbono de peça única, pneus Michelin Pilot Sport 4S ou Cup 2, freios Brembo e um menu completo de atualizações de suspensão também estão disponíveis.

O peso pode ser ainda mais reduzido com um kit de exclusão do banco traseiro, bancos concha em fibra de carbono e um escapamento personalizado. Com mais estas modificações, o carro fica 45 kg mais leve. Um Mustang realmente especial, à um preço de Ferrari? O mundo, realmente, é cheio de opções diferentes para se chegar a um lugar qualquer. (MAO)

 

O Tracker agora é produzido também na Argentina

A fábrica da GM em Rosário, Argentina, é relativamente nova e moderna, mas nunca teve muita sorte com os produtos que fabrica. Em 2010 tinha grandes esperanças para o novo Chevrolet Agile, por exemplo, mas se mostrou um carro de vendas modestas. O atual produto da fábrica, o Cruze, também não está exatamente fazendo os argentinos correrem para atender demanda.

Mas agora parece que as coisas vão mudar. A empresa anuncia a chegada ao mercado das primeiras unidades do Tracker produzidas localmente na Argentina. A operação foi iniciada em agosto e desde então já foram fabricados aproximadamente 5.000 exemplares segundo a empresa.  São destinados ao mercado doméstico Argentino, e países da região como Colômbia e Brasil.

Para a nacionalização argentina do SUV, a General Motors investiu cerca de US$ 300 milhões em expansão na fábrica, incluindo novas linhas de produção de carroceria, montagem e pintura, além de mais de US$ 200 milhões nos fornecedores. Com isso a produção da Chevrolet no país saltou de 80.000 para 115.000 unidades por ano, e aproximadamente 80% disso em exportação, especialmente para o mercado brasileiro. O carro continua produzido também em São Caetano do Sul; o movimento é de expansão de capacidade. (MAO)

 

Conheça o Hennessey VelociRaptor 500 Bronco

A Hennessey, tradicional fornecedor de potência superlativa para o mercado americano, mostrou sua interpretação do Ford Bronco Raptor: é o Hennessey VelociRaptor 500 Bronco.

O principal aqui, é claro, é motor. O V6 Ecoboost de 3 litros recebe um novo software de gerenciamento do motor, admissão de alto fluxo, um escapamento de aço inoxidável e um intercooler maior. O resultado é nada menos que 500 cv e 75 mkgf de torque. É um aumento de 20% em relação ao Bronco Raptor, já nada fraquinho aos 418 cv.

Rodas de 18 polegadas de 10 raios, com pneus de 37 polegadas, também fazem parte do pacote. O estilo também muda ligeiramente:  novos para-choques dianteiro e traseiro de desenho próprio.

O pacote custa US$ 32.950 (R$ 170.681), sem contar o preço do Bronco Raptor, que custa a partir de US$ 75.374 (R$ 390.437). A Hennessey oferece garantia de três anos/36.000 milhas para suas modificações. (MAO)