em 1996 a ferrari decidiu trazer de volta um arranjo classico saiu de cena a f512 m evoluçao final da testarossa de 1984 com motor flat 12 central traseiro e em seu lugar veio a 550 maranello com um motor v12 debaixo do longo capo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a ferrari 550 maranello com seus 5 5 litros e 485 cv nunca foi feita para as pistas ela tinha um interior espaçoso e confortavel e a velocidade maxima de 320 km/h fazia dela o cavallino perfeito para acelerar nas impecaveis rodovias europeias mas ha como mostrar uma ferrari com motor v12 a uma equipe de corridas e esperar algo diferente de uma versao de competiçao foi o que a equipe francesa xl racing fez no fim da decada de 1990 quando pegou dois exemplares da 550 maranello para transformala na 550 gte ou 550 xl o v12 f133 teve o deslocamento ampliado para seis litros passou a entregar quase 600 cv e foi colocado em uma versao mais leve da 550 maranello bem mais leve com cerca de 1 100 kg contra os quase 1 800 kg que ela tinha antes mas o carro nao ficou muito bom problemas no motor e na linha de combustivel culminando com um incendio no tanque de um dos carros nas 24 horas de le mans dee 2003 no mesmo ano michael schumacher testou um dos carros no circuito frances de merignac o entao piloto da scuderia foi chamado para entregar uma enzo a seu feliz proprietario e aproveitou que a 550 xl estava la para dar umas aceleradas apesar dos problemas de confiabilidade que foram sanados depois a ferrari 550 xl e uma das mais interessantes simplesmente porque foi um dos poucos carros de corrida feitos por terceiros com autorizaçao da ferrari e quase ninguem o conhece mas existiram outros casos de ferraris raras e obscuras quase proibidas que so vieram a ser conhecidas pelo grande publico anos depois aqui vao algumas delas mas antes um lembrete as ferrari das antigas da epoca em que elas eram pouco mais que carros de competiçao legalizados nao entram na conta elas ja sao raras por natureza e exemplares one off feitos por encomenda que ganharam notoriedade como a ferrari sp12 ec de eric clapton feita sobre uma 458 tambem nao afinal eles foram fabricados pela propria ferrari e nunca foram escondidos de ninguem agora sim vamos a lista ferrari f50 gt ja vamos começar com uma especie de exceçao porque a f50 gt foi um projeto da ferrari que acabou abortado por falta de interesse de varias partes em 1996 a ferrari desenvolveu a f50 gt que era exatamente o que o nome diz um prototipo feito com base na f50 para correr na categoria gt1 da fia sim a mesma do porsche 911 gt1 do mercedes benz clk gtr e mesmo do mclaren f1 diferentemente da f50 de rua ela tinha teto fechado uma asa traseira destacada da carroceria e nao integrada e o mesmo motor de 4 7 litros porem calibrado para render por volta de 750 cv a 10 500 rpm um ganho consideravel ante os 520 cv do carro original na epoca os testes foram muito bem sucedidos mas a ferrari acabou cancelando o projeto o motivo os italianos nao estavam satisfeitos com o regulamento achavam que especiais de homologaçao como o proprio 911 gt1 eram uma injustiça nao e uma explicaçao que faz muito sentido porque de certo modo a propria f50 poderia ser um especial de homologaçao so que estamos falando da ferrari e nem tudo que eles decidem faz sentido o fato e que os seis carros que a ferrari fez em 1996 tiveram destinos diferentes sabe se de um carro completo e dois quase prontos que foram vendidos os outros tres foram provavelmente destruidos ferrari 408 4rm quando a ferrari lançou la em 2011 a shooting brake ff foi meio que um ponto de virada pela primeira vez uma ferrari de rua tinha traçao nas quatro rodas realidade que hoje sabemos era inevitavel o fato de ser praticamente um hatchback de duas portas ate perdeu importancia diante de tamanha heresia acontece que ja fazia muito tempo que a ferrari realizava experimentos com traçao integral na segunda metade da decada de 1980 a fabricante construiu dois prototipos para testar nao apenas um complexo sistema de traçao nas quatro rodas mas tambem outros recursos entao ineditos eram as ferrari 408 4rm nascidas da insistencia do engenheiro mauro forghieri para que a ferrari testasse a traçao integral na formula 1 as 408 4rm de quattro ruoti motrici ou quatro rodas motrizes tinham motor v8 de quatro litros deslocamento entao inedito em um v8 ferrari e cambio manual de cinco marchas havia uma boa razao para que existissem dois prototipos eles eram fundamentalmente diferentes apesar de ter o mesmo perfil com uma canopi bem destacado da carroceria e traseira longa alem da cor e dos farois que eram escamoteaveis no carro vermelho e fixos no prototipo amarelo a construçao tambem era distinta o prototipo vermelho usava um monobloco de aço derivado daquele da ferrari 328 cujo v8 de 3 2 litros tambem serviu como base para o motor usado na 408 o carro amarelo por sua vez usava uma estrutura de aluminio cujos componentes eram colados e nao soldados garantindo mais rigidez e menor peso pois e era uma ferrari que queria ser lotus os dois prototipos ficaram prontos ainda em 1987 e poderiam ter sido muito melhor aproveitados caso mauro forghieri tivesse continuado na ferrari no entanto o engenheiro foi convidado por lee iacocca que na epoca era diretor da lamborghini para ir trabalhar em sant’agata bolognese ele aceitou e o desenvolvimento do programa da 408 4rm foi abandonado acredita se que a chegada de forghieri a lamborghini resultou na adoçao da traçao integral pela companhia — em 1993 a marca incorporou o sistema no diablo mas nada jamais foi confirmado nosso palpite caso isso tenha realmente acontecido a ferrari nunca admitiria ferrari 365 p berlinetta speciale tre posti a ferrari 365 p berlinetta speciale e uma pioneira decadas antes do mclaren f1 ela ja era um esportivo de tres lugares com o motorista sentado no meio ela foi criada pela pininfarina como boa parte das ferrari de rua desde o inicio mas nao se sabe por quem alguns rumores dizem que foi o primeiro projeto do filho de battista pininfarina sergio sem a ajuda do pai outros acreditam que foi o filho de luigi chinetti o importador da ferrari nos eua quem pediu a propria pininfarina uma versao de rua dos prototipos 365 p2 [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 17094 17092 17095 17104 ] nunca saberemos a verdade provavelmente mas e fato que o carro usa o chassi de corrida das 365 p2 assim como um v12 de 4 4 litros e 385 cv identico ao usado nas pistas tambem e fato que foi luigi chinetti quem usou o veiculo regularmente depois que a 365 p berlinetta speciale foi apresentada no salao de paris de 1966 no estande da pininfarina depois coco chinetti se apropriou dela e a levou para nova york onde dizem sempre rodava com duas mulheres bonitas a bordo uma de cada lado coco usou o carro ate 1973 e depois a 365 p berlinetta speciale foi guardada em um galpao so saiu de la no começo da decada passada quando foi enviada para a carini carrozzeria nos eua mesmo para uma restauraçao completa dizem que foi esse o carro que convenceu enzo ferrari de que um modelo de motor central traseiro seria uma boa ideia para o grande publico ate entao os carros de rua da ferrari sempre tinham motor dianteiro e o primeiro modelo a valer se da nova configuraçao foi a dino com motor v6 sem a marca e nem o emblema da ferrari na carroceria ferrari pinin a pininfarina alias ja aceitou outras oportunidades de desrespeitar a soberania da ferrari quanto a seus projetos uma delas deixou ainda mais obscura uma ferrari que ja era bastante atipica a 412 que era praticamente um seda de duas portas com tres volumes bem definidos e espaço de sobra para quatro pessoas sendo parente da daytona ela tambem tinha um v12 na dianteira a versao feita de forma independente pela pininfarina ainda que apresentada oficialmente pela ferrari no salao de turim de 1980 era curiosamente batizada pininfarina pinin mas ha quem a chame de ferrari pinin o que nao esta errado ela foi feita para comemorar os 50 anos da pininfarina e talvez por isso o estudio de design tenha tido liberdade para fazer o que bem entendesse o resultado foi um seda de verdade com quatro portas e estilo muito diferente proporçoes semelhantes as da 412 que lhe serviu de base porem uma identidade visual muito mais britanica que italiana a dianteira tinha uma grade enorme que dobrava se seguindo o contorno do bico do carro e os farois ficavam ocultos sob lentes retangulares de acrilico bem como as luzes auxiliares e setas as lanternas traseiras tambem ficavam escondidas sob uma cobertura transparente e so apareciam quando acesas e sim o carro quase totalmente funcional apesar de ser um conceito incluindo um confortavel interior revestido em couro bege com um console central que percorria todo o comprimento do habitaculo dividindo os bancos dianteiros e traseiros so faltava um motor de verdaede o capo abrigava um flat 12 de mentirinha ligado a casca vazia de uma transmissao manual de cinco marchas enzo ferrari viu a pinin pessoalmente depois que o carro fez suas apariçoes no salao de turim e no salao de los angeles nao se sabe a reaçao do commendatore mas ele nao mandou destrui la o que e um bom sinal em vez disso a ferrari pinin foi levada ao museu da pininfarina onde ficou ate 1993 depois disso um colecionador belga chamado jacques swaters a comprou ficando com ela por 15 anos antes de vende la novamente o novo dono em 2008 resolveu enfim dar a pininfarina pinin um motor de verdade com a ajuda de ninguem menos que o proprio mauro forghieri ja aposentado e livre para fazer o que quisesse a pinin ganhou o motor flat 12 de 4 9 litros e 395 cv da ferrari testarossa bem como o cambio de cinco marchas da 400 gt ela virou um belissimo grand tourer e apareceu a venda algumas vezes desde que ficou pronta ferrari mythos falando em testarossa e pininfarina a ferrari mythos e uma testarossa modificada pela pininfarina em 1989 e ela ficou com uma cara de lamborghini a ferrari mythos foi criada como um conceito especial para o salao de toquio daquele ano e talvez por isso a pininfarina tenha decidido criar algo completamente diferente do modelo original a cara de lamborghini oculta toda a estrutura e powertrain de uma testarossa original da primeira fase com motor de 4 9 litros e 395 cv so que a pininfarina fez o possivel para moderniza la e ai o carro ganhou linhas mais arredondadas permanentemente expostos e um para brisa perfeitamente integrado as linhas do carro sem moldura ah e o teto foi eliminado a mythos e um roadster de verdade sem capota dizem que o design da mythos foi o ponto de partida para a ferrari f50 mas isso nunca foi confirmado o que se sabe e que apesar de ser um conceito que jamais deveria ter sido vendido ao publico a mythos acabou indo parar nas maos do sultao do brunei o despota famoso justamente por conseguir convencer as fabricantes a fazer carros exclusivos depois de abanar um cheque bem gordo na cara dos executivos geralmente o sultao pedia seis exemplares de cada carro mas a ferrari nao deu moleza para ele ele so garantiu o conceito original e um segundo exemplar os dois carros provavelmente estao apodrecendo na gigantesca propriedade do sultao nesse momento ferrari fx o sultao do brunei alias foi parcialmente responsavel por um pioneirismo dentro da ferrari se hoje todos os carros da marca tem aletas atras do volante isso so aconteceu por que em 1994 o sobrinho de hassanal bolkiah o principe abdul hakeem que na epoca tinha vinte anos de idade fez uma encomenda especial a maranello uma ferrari com cambio sequencial imagine ter que desenvolver todo um sistema de transmissao so porque um cliente pediu pois a ferrari assim o fez seis vezes porque hakeem aprendeu direitinho com o tio a familia real do brunei bancou todo o serviço e o resultado foi a ferrari fx e claro que a fx nao foi feita do zero como acontece hoje a ferrari usou como base um modelo existente — no caso a ferrari testarossa com seu flat 12 de 4 9 litros 396 cv a 6 300 rpm e 49 9 kgfm de torque a 4 500 rpm so que em vez da caixa manual de seis marchas o motor foi acoplado a transmissao sequencial da prodrive outros dois carros foram feitos usando a testarossa como base e mais tres partindo da ferrari 512m a evoluçao da testarossa um desses tres carros foi enviado a williams sim a equipe de formula 1 para que eles fizessem melhorias no cambio afinal a williams foi pioneira no uso do cambio sequencial na formula 1 e no fim das contas o projeto acabou sendo aproveitado em alguns exemplares da f355 a titulo de testes — e ela acabou se tornando em 1997 a primeira ferrari de rua a oferecer uma alternativa ao cambio manual ferrari 456 venice a verdade e que a familia do sultao adquiriu o habito de comprar carros especiais da ferrari e esta lista nao estaria completa sem um dos produtos mais famosos desse habito a 456 venice unica perua de verdade feita pelo pessoal em maranello quando foi lançada em 1992 a ferrari 456 ocupava a posiçao que hoje e da 812 superfast so isso ja e interessante porque mostra o quanto se evoluiu em 30 anos ela tinha um v12 de 5 5 litros na dianteira traçao traseira e transmissao manual de seis marchas embora tambem pudesse vir com cambio automatico o v12 rendia 442 cv a 6 250 rpm e 56 mkgf de torque a 4 500 rpm o suficiente para acelerar ate os 100 km/h em 5 1 segundos com maxima de 300 km/h sendo um gt 2+2 a 456 oferecia espaço de sobra para quatro adultos so que o irmao do sultao do brunei jefri bolkiah achou pouco e decidiu a procurar a ferrari pra encomendar uma 456 em forma de perua a historia e um tanto obscura mas o que se sabe e que o sultao procurou a ferrari em 1996 e a fabricante encarregou a pininfarina de projetar e modificar as 456 gt o estudio topou mas exigiu que sete unidades fossem compradas a um custo de us$ 1 5 milhao para viabilizar a produçao o sultao so queria seis mas ele pagou pelas sete deixou uma delas com a pininfarina alem de ser obrigada a modificar a carroceria para transformar a 456 em uma perua a pininfarina tambem acrescentou duas portas e uma tampa traseira com abertura bem generosa transformando a 456 venice em um verdadeiro carro de familia e o desenho ficou surpreendentemente harmonioso um dos carros foi parar no reino unido em londres diversas fotos e videos foram feitos ha alguns anos e desde entao a 456 tornou se uma das favoritas de quem curte carros obscuros mesmo que nao seja assim tao obscura ela vale a mençao simplesmente por ser muito bonita
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