muito se discute a respeito de quem inventou o aviao brasileiros adoram defender alberto santos dumont na internet a menor mençao dos irmaos orville e wilbur wright mas os estudiosos da aviaçao hoje concordam que as contribuiçoes de todos eles foram essenciais para o nascimento do aviao moderno assim como os avanços de outras pessoas em outras epocas para que o ser humano compreendesse exatamente como a aerodinamica funciona e assim pudesse ganhar os ceus com uma maquina mais pesada que o ar ja falamos sobre isto em uma materia antes voce pode conferir aqui o que nao se discute com tanta frequencia porem e a participaçao das mulheres na aviaçao geralmente o nome da americana amelia earhart e o mais lembrado e nao por pouca coisa considerada uma pioneira da aviaçao earhart foi a primeira mulher a atravessar o oceano atlantico de aviao primeiro em 1928 como acompanhante do piloto wilmer stultz; e depois em 1932 pilotando um monomotor lockheed vega [caption id= attachment_273081 align= aligncenter width= 999 ] amelia earhart[/caption] depois de voar outras inumeras vezes escrever relatos e livros contando sua experiencia e ajudar a fundar a primeira escola de aviaçao feminina do planeta a the ninety nines ou the 99s que atua ate hoje earhart desapareceu em junho de 1937 durante uma tentativa de dar uma volta ao mundo com um lockheed model 10 e electra acredita se que earhart voava sobre o oceano pacifico quando o aviao caiu mas nem os escombros e nem o corpo foram encontrados amelia earhart foi declarada morta em 5 de janeiro de 1939 bem como o navegador fred noonan que a acompanhava embora a importancia de amelia earhart para a aviaçao e para a emancipaçao das mulheres seja indiscutivel e preciso lembrar de outro nome lilian bland a primeira mulher a projetar e costruir seu proprio aviao e a voar com ele talvez por nao ter tido o mesmo apoio de earhart que foi muito influenciada pelo pai a interessar se por avioes ou por nao ter tido uma morte tragica e amplamente noticiada pelo mundo bland geralmente e esquecida quando se fala em pioneiros da aviaçao bland nasceu em 1878 em 28 de setembro filha de ingleses com ascendencia irlandesa john humphrey bland e sua esposa emily charlotte ela foi uma garota peculiar para a o fim do seculo 19 usava calças praticava esportes e quando cresceu passou a fumar pescar e caçar e seu primeiro emprego foi como jornalista esportiva e fotografa de imprensa para diversos jornais de londres e regiao um campo que ainda e predominantemente masculino em 1906 com a morte de sua mae lilian e o pai mudaram se para a irlanda do norte a irma de john sarah bland tinha uma propriedade ao norte de belfast e foi la que lilian teve seu primeiro contato com a aviaçao seu tio robert que morava em paris enviou a ela um cartao postal com a foto do monoplano bleriot xi usado pelo pioneiro da aviaçao frances louis bleriot no primeiro voo sobre o canal da mancha em julho de 1909 aquilo mexeu com a cabeça de lilian que no momento em que viu o aviao decidiu que era aquilo que queria para sua vida para sua sorte estava marcado ainda para aquele ano o primeiro encontro oficial de aviadores em blackpool na inglaterra a viagem foi longa mas lilian aproveitou ao maximo ela pode ver o aviao de louis bleriot de perto estuda lo cuidadosamente e utiliza lo como inspiraçao para seu proprio aviao por sorte o falecido marido de sua tia sarah era um militar da reserva e membro da royal society uma organizaçao britanica criada dar apoio e reconhecimento a cientistas e pessoas que de forma geral contribuam de alguma forma para o desenvolvimento do conhecimento cientifico a casa onde os bland moravam na irlanda ficava em um terreno espaçoso e continha uma oficina completamente equipada assim ainda em 1909 quando tinha 31 anos de idade lilian começou a trabalhar em seu aviao o mayfly começou simples como um planador em escala reduzida com envergadura de 1 80 metro pequeno porem totalmente funcional com a ajuda de amigos o modelo foi transformado em um planador em tamanho real com estrutura de madeira e bambu fuselagem de tecido e diferentemente do bleriot era um biplano tinha envergadura de 6 30 m e pesava 90 kg embora seu pai nao acreditasse que o planador fosse funcionar lilian seguiu firme com sua ideia em poucas semanas começaram os primeiros testes feitos do topo da colina de carnmoney hill perto de sua casa sim o mayfly era capaz de planar e a cada novo teste mais reforços estruturais eram instalados e mais carga colocada o ultimo teste foi feito com quatro oficiais de policia irlandeses montados no planador e quando constatou que sua criaçao tinha resistencia o bastante para levar quatro ocupantes lilian chegou a conclusao de que o mayfly suportaria um motor juntando tudo o que tinha lilian encomendou um motor novinho a recem fundada a v roe & co mais tarde rebatizada avro aircraft com dois cilindros opostos o motor desenvolvia 20 cv a 1 000 rpm e foi instalado antes mesmo de ex planador e agora aviao ter um tanque de combustivel usando uma garrafa de whisky como reservatorio improvisado a aviadora tentou dar seu primeiro voo sem sucesso o motor vibrava tanto que as peças começaram a se soltar uma vez que o sistema de combustivel correto ficou pronto em agosto de 1910 o primeiro voo foi realizado nao foi um voo muito longo o mayfly decolou por conta propria depois de uma breve arrancada de 9 metros no solo e percorreu mais 400 metros no ar a poucos metros de altura nao parece impressionante agora mas no contexto da epoca foi uma conquista de tamanho absurdo lilian bland tornou se a priemeira mulher a voar em um aviao na irlanda projetado e construido por ela mesma e o proprio mayfly tornou se o primeiro biplano funcional nao apenas da irlanda hoje os historiadores acreditam que lilian na verdade foi a primeira mulher em todo o planeta a projetar construir e pilotar seu proprio aviao [caption id= attachment_273083 align= aligncenter width= 999 ] a historia de lilian bland em um recorte de jornal de 1965 [/caption] lilian nao parou por ali ela continuou testando e aperfeiçoando seu mayfly por mais alguns meses ate garantir que o mayfly pudesse subir a pelo menos 9 m de altura depois começou a projetar melhorias e chegou ate mesmo a oferecer planadores e avioes para venda o que ela queria era abrir sua propria fabricante de avioes mas isto nunca aconteceu foi um misto de desilusao e falta de incentivo bland jamais conseguiu tornar o mayfly capaz de voar com um motor maior; e seu pai tambem nao estava exatamente empolgado com a ideia de a filha ganhar os ares ele achava perigoso demais por insistencia do pai que chegou a comprar um ford modelo t para ajudar a convence la em 1912 lilian encerrou sua promissora carreira na aviaçao de forma abrupta doando o mayfly e seu motor para um clube de aviaçao depois disto mudou se para vancouver no canada para viver com o marido charles loftus os dois haviam se casado em 1911 [caption id= attachment_273082 align= aligncenter width= 807 ] lilian bland e a filha foto lilianbland ie[/caption] a unica filha do casal patricia bland nascida em 1913 morreu aos 16 anos de idade vitima do tetano pouco depois lilian e charles separaram se e ela voltou para o reino unido tornando se jardineira ela nunca recuperou a vontade de viver que tinha quando voava a maior parte de seu salario era gasta com apostas e ela permaneceu viciada em jogos ate seus ultimos dias dizendo sempre que a jogatina era a unica alegria que lhe restara na vida lilian morreu em maio 1971 aos 92 anos * * * em ingles mayfly quer dizer efemerida nome popular da ordem de insetos aquaticos ephemeroptera eles possuem diversas caracteristicas muito antigas tipicas dos insetos pre historicos que nao se encontram em nenhum outro tipo de inseto hoje em dia como suas longas caudas duplas e suas asas que nao se dobram sobre o abdome mas a caracteristica que mais chama a atençao nas efemeridas e o quao pouco elas vivem as efemeridas passam a maior parte de sua vida como larvas e ninfas fases que podem durar de semanas a alguns anos uma vez que completam sua ultima metamorfose e se transformam em adultos o que acontece sempre ao mesmo tempo para todos os insetos de uma populaçao as efemeridas chegam a seus ultimos momentos de vida a fase adulta de uma efemerida raramente vive por mais de 24 horas durante as quais machos e femeas todos nascidos ao mesmo tempo dançam e copulam no ar em alguns locais sao tantos insetos que o ritual e considerado uma atraçao turistica a unica funçao biologica de uma efemerida adulta e reproduzir se uma vez cumprido o acasalamento os machos morrem; as femeas botam milhares de ovos na beira de riachos e lagos e morrem tambem em algumas especies as efemeridas adultas literalmente saem do casulo se reproduzem e morrem em cinco minutos uma efemerida sequer tem sistema digestivo afinal nao tem tempo nem para um petisco https //www youtube com/watch v=1r1wxlkhe2o os entomologos estudiosos dos insetos acreditam que uma vida tao breve pode ser uma estrategia evolutiva das efemeridas para garantir a reproduçao e evitar predadores afinal aqueles que estao acima de voce na cadeia alimentar nao podem te pegar se voce morrer primeiro lilian bland conhecia o ciclo de vida das efemeridas e foi por isso que batizou seu aviao com o nome delas em um ato carregado de ironia na medida para provocar seu pai porem de forma ainda mais ironica a vida do mayfly e a carreira de sua projetista construtora e pilota tambem foi muito breve como se por medo de fracassar ela tivesse decidido simplesmente abandonar seu proprio sonho e levar uma vida tranquila formando uma familia mas talvez o mais ironico de tudo isto seja o fato de lilian ter tido uma vida tao longa depois de perder a filha e voltar para a europa ela provavelmente viu outras mulheres tornarem se pilotas de aviao deve ter lamentado profundamente o desaparecimento de amelia earhart viu os avioes serem usados em duas guerras mundiais viu o advento do aviao a jato capaz de atravessar continentes em horas ao contrario do mayfly lilian earhart nao foi uma efemerida
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.