Carros de controle remoto são divertidos e definitivamente não são só brinquedos para crianças. Claro, existem modelos voltados para os mais novos, mas o chamado radiomodelismo também é um hobby para gente grande — e há quem o leve bem a sério. Não é difícil encontrar carros de controle remoto profissionais com motores elétricos ou a combustão, equipados com sistemas de suspensão e transmissão totalmente funcionais, além de bolhas de carroceria que são réplicas fiéis de modelos de verdade. E sim, eles custam caro.
É natural que, quando se pensa em carros de controle remoto, o que vem à cabeça são pequenos esportivos ou carros de corrida disputando em um circuito; ou então naqueles projetos montados pelos próprios donos, com pneus enormes e chassi reforçado para trilhas, que nem sempre lembram carros de verdade mas certamente divertem bastante.
O que viemos mostrar hoje, no entanto, fica no meio do caminho. São carros de controle remoto que reproduzem fielmente modelos fora-de-estrada, especialmente o Land Rover Defender, especialmente equipados para fazer exatamente aquilo que o Defender faz melhor: atravessar terrenos acidentados e em condições extremas. E não é que os pequenos impressionam? Olha só o que eles são capazes de fazer:
O vídeo foi publicado no grupo do Facebook “Hong Kong RC Defender Club D90/D110” — o que nos leva à seguinte observação: aparentemente, há uma enorme comunidade de entusiastas dos Land Rover Defender de controle remoto, espalhada pelo mundo. Se você pesquisar “RC Defender” no YouTube, vai encontrar centenas de vídeos das “mini trilhas”, que passam por terrenos e obstáculos exatamente iguais aos das trilhas de verdade.
Viu só? Não estamos exagerando. Os caras usam terrenos naturais ou percursos construídos especialmente para a prática, e eles têm poças de água, correntezas, lama pedregulhos e armadilhas de areia feitos sob medida para os mini-Defender. E há entusiastas do off-road de controle remoto no mundo todo, com seus próprios clubes e grupos — tanto no mundo real quanto nas redes sociais, onde compartilham fotos, vídeos e informações.
Aliás, os participantes até tentam reproduzir situações da vida real, como desatolar outros jipes, procurar rotas alternativas, enfrentar terrenos praticamente intransponíveis e até “resgatar” exploradores perdidos (que são bonecos, assim como os pilotos dos carros).
Como não se trata de um hobby muito difundido (temos certeza de que é novidade para muita gente aqui), não há exatamente uma avalanche de informações a respeito de associações, clubes e eventos além dos grupos no Facebook e fóruns de todo o mundo. No entanto, carros e componentes usados pelos adeptos do off-road de controle remoto são bem mais fáceis de encontrar: com uma rápida busca, deu para encontrar detalhes a respeito dos “jipinhos” que se comportam como utilitários de verdade.
Uma das principais fornecedoras de chassis, carrocerias e carros inteiros é a americana RC4WD, fundada em 2001 na cidade de San Jose, na Califórnia — e considerada a maior fabricante de utilitários de controle remoto do planeta. Normalmente, os carros são miniaturas em escala 1:10 e, ainda que o Land Rover Defender esteja entre os modelos mais populares, há outras opções — e não apenas utilitários semelhantes, mas todo tipo de maquinário pesado: picapes, caminhões, tratores e até escavadeiras também são fabricados pela RC4WD.
Estamos falando de miniaturas que são submetidas a condições severas de uso e, por isso, precisam ser reforçadas. No caso do Defender, cuja miniatura foi batizada como RC4WD Gelande, estamos falando de um chassi de billet de alumínio com eixos de metal, suspensão ajustável, eixos rígidos que parecem de verdade (e funcionam como tal) e câmbio de uma marcha com reduzida e carcaça de alumínio. Os motores são elétricos.
Você pode comprar um carro como este direto com a fabricante: na loja virtual da RC4WD, um Gelande pronto para rodar custa a partir de US$ 750 (cerca de R$ 3 mil em conversão direta). No entanto, boa parte da graça está em montar o seu próprio carro de controle remoto. Sendo assim, é possível comprar apenas um chassi rolante e ir adicionando componentes como carroceria, interior (há interiores completos à venda, com painel, bancos, volante e revestimentos de porta), motores decorativos e itens de personalização.
Na verdade, o fator do it yourself é outra coisa bacana do off-road de controle remoto, pois quando se trata de trilhas feitas por veículos de verdade, é a mesma coisa: você precisa se preparar porque, pode ter certeza, alguma coisa no seu jipe vai quebrar e é melhor você ter uma reserva.
Montar seu próprio modelo de controle remoto acaba te tornando mais íntimo da arte de desmontar e consertar coisas, e você certamente vai precisar de uma sacola cheias de rodas, motores, amortecedores e eixos de reserva — afinal, se a diversão do off-road está presente, os riscos também.
Dito isso, customizar sua própria miniatura off-road pode ser uma alternativa interessante para quem não tempo e/ou dinheiro para se enfiar de corpo inteiro na lama. É óbvio que não é a mesma coisa mas, cara, parece bem divertido. Se você quiser ficou a fim de entrar nessa, saiba que no Brasil existem empresas especializadas na venda de carros e componentes para a prática do off-road de controle remoto — a Ecampi RC Customs, de Ubatuba, no litoral paulista, é uma delas.
[ Dica do leitor Jean Reis ]