entre 1976 e 1990 o brasil manteve suas fronteiras fechadas aos produtos importados uma medida protecionista estupida que criou uma industria postiça que sequer conseguia atender as demandas do publico brasileiro quanto mais sobreviver a concorrencia das multinacionais estrangeiras a proibiçao fez com que praticamente todos os carros interessantes produzidos entre 1976 e 1990 ficassem do lado de fora do pais quem quisesse tinha que arranjar um esquema com uma embaixada na epoca ou entao mais recentemente esperar os carros completarem 30 anos para que fossem classificados como veiculos de coleçao a unica forma de se importar um veiculo usado permanentemente para nos entusiastas isso significava que a cada ano uma lista enorme de carros altamente desejaveis passavam a ser liberados para cruzar as barreiras alfandegarias brasileiras e rodar sobre este solo pela primeira vez foi assim com o lamborghini countach a ferrari testarossa o porsche 930 e o delorean dmc12 mas em 2020 esse cenario ficou um pouco diferente porque os carros que completaram 30 anos em 2020 foram produzidos em 1990 e em 1990 o brasil ja estava aberto a eles isso significa que muitos carros desejaveis vieram ao brasil na epoca quando novos ferrari 512m e 456gt porsche 964 e 993 lamborghini diablo jaguar xj220 e bugatti eb110 para citar alguns porem alguns deles nao foram trazidos oficialmente; apenas exemplares avulsos importados de forma independente por pessoas e empresas que faziam muita questao de ter aqueles modelos foi assim com o mustang ate 2017 ou com o camaro ate 2010 por isso como acontece desde aquele ja distante 2020 nossa lista de ano novo sera um pouco diferente vamos trazer apenas carros que nao vieram oficialmente ao brasil em seu tempo de zero quilometro ou entao que ate vieram oficialmente mas em numeros extremamente baixos antes de continuar ainda considerei que alguns carros foram lançados em 1993 mas seus primeiros exemplares foram produzidos em 1994 como a legislaçao considera o ano de fabricaçao do veiculo eles terao que esperar mais um ano para entrar no brasil por ultimo os preços eles foram coletados nos mais tradicionais sites de referencia de valores e vendas de classicos como as casas de leilao rm auctions sotheby s e similares o fator de conversao usado foi entre 12 e 13 que foi um numero que obtive ao longo de 2022 entrevistando vendedores de classicos e colecionadores que importaram seus proprios carros pega se o preço do carro em dolar multiplica se pelo fator 12 ou 13 e se tem o preço final aproximado em real com transporte e impostos o fator 12 ou 13 se deve a variaçoes dos impostos — ipi por exemplo varia de acordo com a cilindrada bmw m3 e36 coupe vou começar a lista quebrando minhas proprias regras porque o m3 e36 foi vendido aos montes no brasil eu decidi inclui lo na lista contudo porque a maioria dos modelos que tivemos por aqui foram os us spec feitos para o mercado americano enquanto os eu spec vendidos na alemanha e adjacencias europeias sao mais raros isso levou a uma situaçao na qual os m3 e36 alemaes sempre foram muito mais caros — alem do fato de serem superiores claro nos ultimos anos contudo a proximidade da importaçao fez os preços se nivelarem com os do mercado externo um destes no brasil nao custa menos de r$ 300 000 para trazer um da alemanha prepare se para desembolsar entre 30 000 e 50 000 euros o que da entre r$ 360 000 e r$ 600 000 considerando cambio transporte impostos e documentaçao aduaneira e local lembra de quando eles custavam r$ 60 000 e voce achava caro as diferenças entre o modelo americano e o alemao eram sutis falamos detalhadamente nesta materia ate voce abrir o capo no cofre o m3 e36 europeu tinha borboletas individuais e variaçao continua do comando de valvulas e entregava 286 cv a 7 000 rpm e 32 6 mkgf de torque a 3 600 rpm com redline a 7 280 rpm o motor americano por sua vez tinha borboleta simples e variaçao de comandos de duplo estagio e por isso produzia 243 cv a 6 000 rpm e faixa vermelha do conta giros a 6 500 rpm ah e se voce esta pensando em nos avisar que o m3 e36 começou a ser feito em 1992 eu me adianto e explico o porque de ele entrar nesta lista de 30 anos em 2023 a produçao começou em novembro de 1992 entao ha pouquissimos exemplares daquele ano ferrari 348 gt competizione a ferrari 348 nao e das mais queridas de sua familia ela começou sofrendo bullying do proprio luca di montezemolo apoiado por niki lauda mas era na verdade um legitimo patinho feio que no fim da historia se revela um belo cisne pois bem a 348 gt competizione foi quando o mundo descobriu que a 348 nao era um patinho desajeitado se voce nunca ouviu falar dela nao se sinta mal ela e apenas a mais rara das ferrari modernas produzidas em serie esqueça as especiais sp1 sp2 e sp3 ha quase 500 de cada isso e muito perto da 348 gt competizione ate mesmo a f50 que e a mais rara da linhagem com apenas 349 unidades parece popular perto das 348 gt competizione sim porque foram feitas somente 50 unidades das 348 gt competizione e isso ai 50 unidades e elas agora podem ser importadas para o brasil porque foram feitas em 1993 elas eram uma versao aliviada da 348 gtb feita para homologar o carro para o campeonato de gt da fia o carro base 348 gtb recebia o equipamento de segurança da 348 challenge o sistema de freios da f40 evoluzione suspensao de pista e escape menos restritivo o motor era o v8 de 3 4 litros com 320 cv a 7 000 rpm e 32 9 kgfm a 5 000 rpm e o cambio tinha diferencial encurtado e mais ou menos a receita do porsche gt2 original os 50 carros tem volante exclusivo com o numero do carro na serie especial rodas speedline de cinco raios e bancos de kevlar com revestimento de tecido por fora alem das rodas ela tambem ganhou para choques e portas de kevlar e fibra de carbono bem como janelas de policarbonato as soleiras tambem sao de kevlar e nao ha isolamento acustico nem ar condicionado — um sacrificio necessario para atingir 1 180 kg de peso seco dos 50 carros somente 25 tem sua localizaçao conhecida — a outra metade esta guardada em coleçoes privativas e nao foi avistada em publico nos ultimos 20 anos pelo menos o exemplar mais recente comercializado foi vendido por 135 000 libras esterlinas em fevereiro de 2020 — ou seja antes da loucura global dos preços de carros novos e usados e classicos quem encontrar uma destas e quiser trazer para o brasil devera reservar no minimo r$ 2 000 000 mas antes e preciso encontrar uma destas a venda claro porsche 964 turbo 3 6 o porsche 964 foi o ultimo 911 com o visual classico mas tambem o primeiro com desempenho moderno e parte disso se deve a este cara ai da foto acima o porsche 964 turbo 3 6 o 964 turbo foi lançado antes de 1993 eu sei mas este e diferente ele e o 3 6 turbo e nao o 3 3 turbo como o anterior este foi lançado em janeiro de 1993 e alem do motor maior ele tambem tinha um novo turbo kkk k27 para produzir 360 cv a 5 500 rpm e 52 9 kgfm a 4 200 rpm com a caixa de cinco marchas ele era capaz de chegar aos 100 km/h em so 4 8 segundos e seguia ate os 280 km/h havia ainda a opçao do motor s turbo s que tinha a potencia elevada para 385 cv e baixava o tempo de aceleraçao para 4 segundos cravados estes primeiros turbo 3 6 foram produzidos somente no ano modelo 93/94 e ha menos de 1 500 unidades — uma delas aparece no ja classico do cinema bad boys https //www youtube com/watch v=wlw _lkrt60&themerefresh=1 os preços nos eua giram na casa dos us$ 300 000 a us$ 400 000 — o que significa que nao da para colocar um desse em terras brasileiras por menos de r$ 3 000 000 e muito sim sem duvida mas e um dos mais raros porsche modernos produzidos em serie alfa romeo 164 quadrifoglio 4 ok trago algo mais mundano antes que voce se sinta mal em 1993 a alfa romeo colocou no mercado a versao mais temperamental do 164 a quadrifoglio 4 ele tem aquele v6 3 0 de 24 valvulas que todos conhecemos muito bem nos 164 e no spider vendidos aqui nos anos 1990 mas em uma configuraçao de 232 cv e combinada a uma caixa getrag manual de seis marchas a caixa por sua vez era conectada ao recurso tecnico mais importante do carro o sistema viscomatic de traçao 4x4 feito pela steyr puch como seu nome sugere ele usa um diferencial central com acoplamento viscoso que e completado por um diferencial traseiro torsen o sistema de gerenciamento motronic era capaz de transferir 100% do torque para qualquer um dos eixos de forma automatica controlada eletronicamente com base na velocidade angulo de esterçamento rotaçao do motor posiçao do acelerador e parametros do abs como era mais pesado que o 164 quadrifoglio verde sua velocidade maxima era 5 km/h mais baixa — 240 km/h ante 245 km/h do irmao de traçao dianteira que tambem era mais rapido na arrancada devido ao peso precisando de apenas 7 5 segundos para ir do zero aos 100 km/h enquanto o q4 fazia o mesmo em 7 7 segundos quanto aos preços eles nao passam dos us$ 20 000 o que significa que com pouco mais de r$ 200 000 da para colocar um destes na garagem lamborghini diablo vt e se30 1993 foi o ano em que a lamborghini começou a escrever o seu futuro e o capitulo inicial se chama diablo vt sigla para viscous traction — ou traçao viscosa tendo acabado de ler sobre o alfa romeo q4 voce ja sabe do que a lamborghini estava falando traçao integral o vt foi o primeiro lamborghini esportivo com traçao nas quatro rodas um recurso que se tornou o padrao nos seus carros modernos fazendo com que os especiais e que tenham traçao traseira apenas e nao o contrario o sistema vt era uma derivaçao do sistema de traçao do lm002 e era capaz de direcionar ate 25% do torque para as rodas dianteiras ajudando na traçao no evento de deslizamento das rodas traseiras o motor era o mesmo v12 de 5 7 litros do diablo original tambem com os mesmos 492 cv embora fosse mais pesado que o diablo de traçao traseira 1 576 kg vs 1 625 kg sua distribuiçao de peso era sutilmente otimizada de 41/59 para 43/57 ele tambem tinha freios traseiros maiores que acabaram compartilhados com o outro carro desta lista o diablo se30 e seu derivado jota eles foram os primeiros lamborghini a ultrapassar a marca dos 500 cv quando receberam upgrades que os levaram aos 530 cv o nome vem de special edition 30 uma celebraçao dos 30 anos da lamborghini a receita e semelhante a das versoes especiais aliviadas modernas como os svj e afins motor mais potente traçao traseira e reduçao de peso no caso do se30 as medidas de reduçao de peso eram a substituiçao dos vidros laterais por plexiglass remoçao do radio da direçao assistida e do ar condicionado e ele ainda vinha com cintos de quatro pontos e bancos de fibra de carbono fizeram somente 150 se30 e 15 deles foram transformados em jota que alem de algumas mudanças esteticas tambem ganhava ainda mais potencia e se tornava o primeiro lamborghini com mais de 600 cv — eram 603 cv e 64 9 kgfm alem dos 15 transformados a lamborghini ainda fez 28 exemplares do jota abaixo preços um diablo vt parte dos us$ 250 000 e pode chegar a entre em contato para saber — e voce sabe o que isso significa considerando o exemplar de us$ 250 000 multiplique por 12 ou 13 e voce chegara aos mais de r$ 3 000 000 necessarios para colocar um destes no brasil o diablo se30 gira em torno dos us$ 370 000 — o que da cerca de r$ 4 500 000 para trazer ao brasil ja o se30 jota por ser bem mais raro tem seus preços dificeis de se estimar o ultimo comercializado publicamente foi vendido por 672 000 euros em um leilao realizado em monaco em 2016 considerando apenas a inflaçao do euro estamos falando de 805 000 euros em 2023 — o que significa que um se30 jota se trazido para o brasil chegaria por mais de r$ 9 500 000 renault clio williams nao se empolgue tao rapidamente eu sei que voce esta pensando nos 200 clio williams que foram vendidos na argentina nos anos 1990 — e tambem na situaçao economica dos vizinhos que desvalorizou a moeda local mas eu tenho dois baldes de agua fria antes de falar mais sobre a importaçao do clio williams o primeiro e que o modelo que veio para a argentina foi o clio williams 2 lançado em 1994 a segunda e que estes carros ja começaram a ser cotados em dolar antes mesmo do colapso economico argentino um destes nao ira custar menos de us$ 30 000 em terras platinas entao sera preciso esperar mais um ano ou trazer um clio williams da frança a vantagem de trazer um 1993 e que a primeira leva de 4 500 unidades e a mais desejada por ser um especial de homologaçao para o campeonato frances de rali e por ser a unica numerada curiosamente o carro e mais barato na europa do que na argentina — o que faz sentido considerando que ha mais la do que ca na frança e possivel encontrar um williams de primeira fase por cerca de 26 000 euros/28 000 dolares o motor e o f7r a primeira geraçao do motor f que acabou usado no sandero rs na versao f4r com dois litros de deslocamento ele produzia 150 cv para embalar os 990 kg do pequeno clio e claro que o resultado era alucinante zero a 100 km/h em 7 9 segundos e maxima de 216 km/h isso sem mencionar o visual da carroceria azul com as rodas douradas speedline 2109 sl675 e os adesivos williams por todos os lados certamente o melhor especial de formula 1 que o homem comum podia comprar e agora pode importar um exemplar de us$ 28 000 chegaria ao brasil por aproximadamente r$ 340 000 toyota supra a80 sim caros flatouters o toyota supra a80 finalmente pode ser importado para o brasil ha varios exemplares do modelo circulando por aqui desde os anos 1990 mas ate agora eles eram raros e caros a possibilidade de importa los resolve apenas metade do problema porque os preços do supra a80 ja dispararam ate mesmo nos eua onde eles foram bem mais abundantes e voce sabe o porque disso o efeito heroi de cinema aconteceu algo parecido com o delorean que era um carro que entregou bem menos do que prometia quase micou mas foi salvo pela trilogia de volta para o futuro o supra nao chegou a micar mas ele tinha uma concorrencia ferrenha nos eua e apesar de ser muito competente nao se destacava tanto para justificar seu preço e por isso acabou sendo o menos vendido entre os cupes japoneses da epoca como o nissan 300zx turbo e o mitsubishi 3000gt a redençao do supra a80 aconteceu quando no mercado de usados a robustez dos motores 2jz conquistaram os preparadores que os transformaram em maquinas de arrancada extraindo quase 1 000 cv em um tempo que nem se falava em hipercarros com esta potencia foi o que levou o supra a80 ao enredo de velozes e furiosos e o fez despontar para a fama com uma ajudinha do historico nas pistas japonesas do lendario tom s supra ele se tornou um dos classicos modernos mais valiosos do mercado no brasil os poucos exemplares ja esbarram no milhao de reais um preço que parece exagerado mas que e condizente com o valor praticado nos eua que gira em torno dos us$ 80 000 considerando os impostos frete e cambio um destes nao chegaria ao brasil por menos de r$ 900 000
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