enquanto entusiastas todos nos temos preferencias distintas ha quem prefira por uma razao ou outra motores naturalmente aspirados sem qualquer tipo de induçao forçada quem acha que se um motor e potente elastico ou torcudo ele o deve ser por merito proprio nada de respirar por aparelhos mas tambem existem os que apreciam um bom motor turbinado eficiencia volumetrica e economia de combustivel sendo dois de seus principais argumentos do ponto de vista puramente tecnico e pratico ha uma razao para que as fabricantes tenham adotado os turbocompressores em massa nas ultimas duas decadas se antes os turbocompressores eram associados aos icones japoneses agora quase todos os esportivos mais tradicionais migraram para os turbocompressores e mesmo os muscle cars bastioes das polegadas cubicas ganharam versoes turbinadas no caso do ford mustang e do chevrolet camaro o dodge challenger vem se mostrado o heroi da resistencia neste aspecto com um bom e velho supercharger em cima do motor hemi e ate o proximo corvette devera ter uma versao biturbo na geraçao c8 que esta a caminho mas e ironico dizer que ate os norte americanos estao se rendendo aos turbos sabe por que porque foi dos estados unidos que veio o primeiro carro turbo produzido em serie talvez seja mais natural pensar que os europeus foram os que introduziram os turbocompressores na industria automotiva mas nao foi assim na verdade quem leu o post que fizemos em 2014 sobre a trajetoria dos motores turbo ja sabia disto nele mencionamos que decadas depois de serem aplicados em avioes no inicio do seculo 20 os turbocompressores chegaram aos automoveis em 1962 pelas maos da general motors mais precisamente atraves do oldsmobile jetfire que foi lançado no dia 20 de abril de 1962 no salao de nova york calma la flatout talvez os mais eruditos entre nossos leitores estejam exclamando agora eu li em algum lugar que o chevrolet corvair com motor turbo foi apresentado algumas semanas antes do jetfire esta controversia existe e nao se chegou a um consenso total ate hoje e de fato o chevrolet corvair monza spyder apresentado no salao de chicago em fevereiro de 1962 ou seja no minimo algumas semanas antes do jetfire contudo ha um detalhe que geralmente passa despercebido na hora de contar esta historia no caso do corvair o turbo fazia parte do pacote opcional monza spyder que apesar do nome estava disponivel tanto para a versao cupe quanto para o conversivel [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 232674 232675 ] o pacote tambem oferecia um cambio manual de quatro marchas suspensao reforçada diferencial com relaçao mais curta e painel de instrumentos com manometro de pressao do turbo alem de emblemas especificos graças ao turbocompressor o motor boxer arrefecido a ar de 2 4 litros ia de 102 cv para 150 cv ou seja um acrescimo de 47% nada mau mesmo https //www youtube com/watch &v=t_kecjuvfry tanto o corvair monza spyder quanto o oldsmobile jetfire eram produtos da general motors e ambos utilizavam uma tecnologia muito parecida nos turbocompressores a gm nao queria que um tomasse o protagonismo do outro naquele importante momento da historia e por isso ambos os carros foram lançados quase ao mesmo tempo e importante frisar porem que a situaçao do olds era diferente embora usasse como base o oldsmobile cutlass de primeira geraçao o jetfire nao era um pacote opcional mas um modelo separado na linha ou seja tecnicamente ele foi sim o primeiro automovel produzido em serie equipado com um turbocompressor por isto este post e dedicado a ele o oldsmobile cutlass foi um dos modelos mais importantes da extinta divisao da general motors lançado em 1961 ele partiu do mesmo conceito estilistico que havia dado origem ao corvair que fora introduzido dois anos antes em 1959 ou seja os dois carros eram razoavelmente parecidos por fora e ambos pertenciam ao mesmo segmento dos compactos no entanto o cutlass era mais tradicional com o motor instalado na dianteira e um porta malas bem generoso na traseira o cutlass estreou uma versao toda de aluminio do motor v8 da oldsmobile que por sua vez era derivado de um projeto da buick na versao de 215 polegadas cubicas ou seja 3 5 litros o motor entregava 155 cv com carburador de corpo duplo e 185 cv com carburador de corpo quadruplo era um motor tradicional em todos os aspectos com angulo de 90° entre as bancadas de cilindros comando no bloco valvulas atuadas por varetas e montagem longitudinal podia ser acoplado a uma caixa automatica de tres marchas ou manual de quatro marchas e tinha potencia condizente com um v8 de aspiraçao natural no inicio da decada de 1960 a ideia do turbocompressor partiu do engenheiro gib butler que queria encontrar uma maneira de aumentar a potencia e o rendimento do motor sem apelar para as polegadas cubicas caminhoes e picapes a diesel ja utilizavam a turboalimentaçao havia alguns anos e para ele nao havia razao para que os carros nao seguissem o mesmo caminho butler liderou o time que concebeu o motor v8 turbo rocket um nome quase comico para os padroes atuais mas era proprio dos departamentos de marketing esta criatividade exagerada na hora de batizar os novos sistemas dos carros para receber um turbocompressor garrett desenvolvido especialmente para a oldsmobile o motor de 3 5 litros recebeu um ligeiro aumento na taxa de compressao de 10 1 para 10 25 1; alem de um carburador maior de corpo simples o turbocompressor operava a 0 35 bar atingindo o pico as 2 200 rpm e o resultado era um aumento significativo de potencia 215 hp 218 cv ou 40% a mais que a versao naturalmente aspirada basica com isto a oldsmobile podia anunciar orgulhosa que o jetfire tinha 1 hp por polegada cubica one horsepower per inch [caption id= attachment_232681 align= alignnone width= 999 ] anuncio do modelo 1963[/caption] o oldsmobile jetfire distinguia se do cutlass comum em alguns detalhes como os frisos nas laterais e duas barbatanas cromadas sobre o capo alem de portas sem colunas por dentro para reforçar o carater esportivo havia bancos individuais na dianteira e um painel de instrumentos com conta giros e um manometro para que se pudesse conferir a pressao do turbo em tempo real https //www youtube com/watch v=amijusfivuc o mais interessante porem estava debaixo do capo nao apenas o turbocompressor mas o recurso auxiliar empregado para garantir que o motor sobrealimentado funcionasse corretamente um sistema que injetava uma mistura de metanol e agua destilada em proporçao de 50/50 entre o carburador e o coletor de admissao a mistura batizada turbo rocket fluid ficava armazenada em um tanque adicional no cofre do motor ela servia para resfriar o ar admitido para o carburador e consequentemente reduzir as chances de detonaçao uma vez que a taxa de compressao era elevada demais para motores turbo nos motores turbodiesel nao ha problema nisso uma vez que a igniçao ocorre justamente devido a compressao mas nos motores turbo a gasolina a taxa de compressao precisa ser mais baixa e nao o contrario a olds dizia que o reservatorio comportava fluido o suficiente para rodar 360 km dirigindo de forma agressiva mas na pratica isto nunca acontecia era preciso reabastecer o reservatorio com mais fluido ou o motor nao funcionava corretamente https //www youtube com/watch v=n3km9qlhar0 caso a viagem fosse muito longa havia uma valvula que se fechava e reduzia a pressao de trabalho do turbocompressor para apenas 1 psi 0 06 bar teoricamente evitando danos ao motor a longo prazo o problema geralmente os proprietarios deixavam que o fluido acabasse sem preencher o reservatorio e depois manifestavam insatisfaçao com a perda de potencia do motor por conta de sua propria negligencia nao podemos porem responsabilizar apenas os donos pelo fracasso do oldsmobile jetfire o carro teve apenas 3 765 exemplares vendidos entre 1962 e 1963 saindo de linha logo depois o motor sofria com problemas de confiabilidade inerentes ao projeto ambicioso demais para o contexto da epoca era preciso por exemplo usar combustivel de alta octanagem para evitar danos aos pistoes o que nao estava ao alcance de todos com isto a reputaçao do oldsmobile jetfire nao era das melhores a propria oldsmobile ofereceu uma soluçao para os que estivessem insatisfeitos com seus carros sem custo era possivel levar o carro a uma concessionaria remover o turbocompressor o sistema de injeçao de turbo rocket fluid e o coletor de admissao especifico alem de trocar o carburador simples por um quadrijet o resultado era um motor mais simples e confiavel com potencia equivalente porem muito menos interessante muitos proprietarios aceitaram a proposta sem titubear com isso atualmente e incrivelmente dificil topar com um jetfire portando sua mecanica original acredita se que ao menos 150 deles ainda sobrevivam sendo que menos de 30 devem estar em condiçoes de rodar ou no minimo em processo de restauraçao como contamos neste post os motores turbo so foram adotados em massa e de forma bem sucedida na decada de 1970 quando o bmw introduziu o 2002 turbo e foi seguida pela porsche em 1974
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