eu quero que voce por um momento use sua imaginaçao; nao vou colocar fotos aqui por um bom tempo para que voce exercite a mente e nao vale descer a pagina antes do tempo e para imaginar o que vou descrever e tentar imaginar o que e de quando e e tudo mais o carro e um veiculo de porte medio de alto volume vendido mundialmente mas criado com forte vies para o mercado americano mede 4694 mm num entre eixos de 2720 mm e e vendido em versoes cupe duas portas sedan de 4 portas e perua de cinco portas e monobloco em aço estampado neste ano de lançamento e um carro totalmente novo e mais largo baixo e espaçoso que seu antecessor a area envidraçada tambem aumentou e e agora realmente enorme criando um interior iluminado e otima visibilidade para todos os lados o motor e totalmente novo e um quatro em linha todo de aluminio montado transversalmente na frente em linha com seu transeixo para traçao dianteira no esquema inaugurado por giacosa o transeixo em si tem opçoes de caixa manual com cinco velocidades ou automatico de quatro marchas controlado eletronicamente com modo sport https //flatout com br/os revolucionarios fiat de dante giacosa/ o motor em si e subquadrado 85 x 95 mm para um total de 2153 cm³ para cancelar as vibraçoes de um quatro em linha com estas dimensoes internas dois eixos contra rotativos o suporte traseiro do motor tem controle eletronico para amortecer frequencias baixas em situaçoes como ar condicionado ligado; ha portanto dois niveis de amortecimento um antes e outro depois de 850 rpm ha um comando unico no cabeçote acionado por correia dentada mas que opera quatro valvulas por cilindro opostas em uma camara triangular tipo pentroof com injeçao multiponto e catalisador no escape e taxa de 8 8 1 fornece suaves e saudaveis 132 cv a 5200 rpm e 19 6 mkgf a 4000 rpm o motor corta injeçao a 6300 rpm o longo entre eixos alem de dar espaço interno melhor permitiu maior inclinaçao do para brisa e maior area envidraçada e um cx de 0 33 a cabine aumentou tambem para tras melhorando espaço tanto para as pernas quanto para a cabeça dos ocupantes traseiros no total a area envidraçada aumentou quase 20% em relaçao ao carro anterior o motor e inclinado para tras dez graus tambem para manter o peso mais em cima do eixo quanto foi possivel; a distribuiçao e 62/38% em cada eixo a estrutura em si e tambem 30% mais rigida o que ajuda tanto no trabalho das suspensoes quanto os niveis de ruido e vibraçao as suspensoes sao tambem sofisticadissimas na frente ha um duplo a sobreposto com o braço superior alto para nao ocupar mais espaço que uma mcpherson na traseira e tambem totalmente independente por meio de varios braços o multilink a direçao e pinhao e cremalheira com auxilio hidraulico variavel eletronicamente os pneus em rodas de aluminio sao 195/60 hr 15 disse a car and driver o curso de suspensao e longo o centro de rolagem dianteiro baixo os amortecedores firmes e as buchas sao firmes mas absorvem impactos andando ha ganhos em comportamento conforto aderencia e a impassibilidade a alta velocidade e incrivel para a categoria em pista oval inclinada vimos 200 km/h no velocimetro sem problemas ou medo o carro tem freios a disco na frente e tambores atras; nao ha abs ainda que se tornasse opcional mais adiante o mesmo ocorrendo com airbags; aparentemente atendia as normas de crash test europeias vigentes ate hoje sem necessidade de airbags ar condicionado vidros travas e retrovisores eletricos porem eram equipamentos basicos e o carro manual basico pasme pesa 1250 kg com isso o 2 2 litros nao e fraco permite zero a 96 km/h em 8 8 segundos alem dos ja mencionados 200 km/h de final naturais note nada de limitador de velocidade aqui e ai consegue imaginar de quando e este carro e basicamente moderno e ate parece muito mais eficiente que muita coisa que temos hoje por ai um motor aspirado peso condizente com a capacidade opçao de auto ou manual abs e airbags ou nao acabamento de primeira e visibilidade para fora exemplar nao e um carro de hoje simplesmente por opçoes assim nao existirem mais e um carro moderno com tudo que se espera de um carro moderno mas sem os incomodos e exageros que fazem algo assim hoje pesar 1600 kg e sem a miriade de assistencias a direçao que so pioram o ato de dirigir trinta e cinco anos no passado sim o carro que acabei de descrever e um honda accord 1990 o descrevo com ajuda de uma reportagem na car and driver americana por ocasiao de seu lançamento revista de pasme outubro de 1989 sim o accord 1990 e um carro de trinta e cinco anos atras nos faz pensar que tirando incrementos pequenos em serie de motores amortecedores pneus e tudo mais algo que sempre aconteceu o desenho do automovel em si parece ter estacionado onde evoluimos aqui em relaçao a este sedan medio nada parece; tudo que realmente precisamos que um carro faça esta aqui trinta e cinco anos atras https //www youtube com/watch v=9cm1jihy0qm&t=2s sim o accord era o estado da arte desse tipo de veiculo em 1990 tanto que se tornaria rapidamente um campeao de vendas nos eua pais que entao era o maior mercado do mundo para automoveis por uma grande margem sim avançou a tecnologia e crucialmente a qualidade esperada para este tipo de coisa o interior era solido e com veludo e plastico de qualidade superior; era absolutamente inquebravel e duradouro alem de todas as qualidades de desempenho economia de combustivel e desempenho decente nao muda o fato porem que e um carro de 1990 e parece hoje ate melhor do que temos hoje na categoria trinta e cinco anos antes deste accord por exemplo outro carro apareceu no mercado americano como uma revoluçao para os sedas mainstream populares de alto volume era o novo chevrolet 1955 com o primeiro e revolucionario small block v8 um ohv de 4 6 litros entao pense nisso a comparaçao entre os dois e quase impossivel o chevrolet 1955 tinha suspensoes que nao haviam mudado muito desde os anos 1930 eixo rigido traseiro e tudo os pneus eram diagonais 6 70 15 equivalente a um radial 170 r15 e os freios a tambor o v8 tinha carburador e platinado e dava em sua versao mais potente 180 cv; o carro pesava 1500 kg e com isso nao era muito melhor que 10 segundos no 0 96 km/h os carros mais pesados e automaticos foram cronometrados a 13 9 segundos no zero a cem bebendo quantidades copiosas de combustivel e com estabilidade e rigidez torcional hoje inaceitaveis nao entenda mal ha varias coisas nos chevrolet 1955 que sao muito legais e que nao temos mais hoje mas ha uma enorme evoluçao tecnologica nos 35 anos que o separam do accord 1990 que e impossivel de nao se ver e o mesmo nao acontece de 1990 ate 2025 apesar dos mesmos 35 anos de diferença o accord 1990 e essencialmente um carro moderno de hoje coloque um multimidia no painel e o coloque a venda esquecendo de legislaçao e a gente ia pirar no carro e compra lo aos montes sim como disse ha evoluçao em motores pneus amortecedores e outros componentes mas nao se enxerga facil aqui nesta comparaçao o accord parece muito bom e contemporaneo ate o que mudou foi o formato do carro o que e o equivalente a um seda chevrolet 1955 e um accord 1990 hoje em termos de ser o carro mais comum e comprado pelo povao nos eua so pode ser um o toyota rav4 o rav4 se utiliza de todos esses ganhos em componentes para ser um bom carro tambem tem um motor aspirado de 2 5 litros e 205 cv que e mais potente e mais economico que ambos os antigos carros seu desempenho e economia sao melhores mas o incremento nao e exponencial veja bem mesmo com os avanços em projeto e otimizaçao de peso o rav4 e mais pesado mesmo tendo o menor entre eixos entre os tres carros 1690 kg com isso faz 0 96 km/h em 8 3 segundos; melhor mas nos faz pensar o que o motor 2 2 do accord se feito hoje faria velocidade final e outra coisa que mostra como os tempos mudaram o accord tinha velocidade maxima de 200 km/h e pneus h garantidos para 210 km/h o rav4 e limitado a 191 km/h certamente para usar pneus mais baratos por curiosidade o chevrolet v8 1955 conseguia chegar a 180 km/h tambem sem limitador envolvido pois nao tinham sido inventados ainda e nao custa lembrar que so ha opçao de cambio automatico no rav4 e os outros dois davam opçao de cambio manual o toyota e tambem mais largo ate que o baixo e largo chevy 1955 e 140 mm mais largo que o accord na altura e ainda pior e nada menos que 352 mm mais alto que o seda honda e 243 mm mais alto que o chevrolet as suspensoes do rav4 sao bem mais simples que as do accord tambem; apenas torres mcpherson na frente por exemplo o carro moderno usa os avanços em componentes para simplificar os sistemas com mesmo desempenho basicamente; nao para ir adiante pois ninguem parece querer ir adiante o rav4 calça tambem pneus 225/60r 18 enormes em comparaçao aos outros dois; o peso e tamanho dos pneus do chevrolet e do honda nao e la tao diferente sim o carro apenas cresceu para cima e para os lados sem ficar mais comprido nos ultimos 35 anos nao ha ganho realmente significativo em desempenho certamente nao no mundo real atras do volante apenas ficaram maiores sim a economia de combustivel melhorou mas pense na diferença de peso podia ter melhorado mais facil notar tambem que do chevrolet para o accord reduziu se peso e tamanho melhorou o espaço interno conforto e estabilidade e desempenho e economia mas do accord para o rav4 parece que o carro apenas cresceu de tamanho e peso os avanços tecnologicos existindo apenas para mitigar os efeitos desse crescimento o que sabemos pode ser feito apenas em parte um carro pesado e facil de perceber como tal preço e algo que gostaria de comparar tambem mas e mais complicado do que parece apenas corrigindo pela inflaçao o chevrolet e o mais barato e o accord e o rav4 tem o mesmo preço mas acho que colocando em salarios minimos talvez o resultado seja diferente se alguem quiser fazer a conta o chevrolet custava us$ 1930 em 1955 e o accord ao redor de 15 mil dolares em 1990 o rav4 ao redor de us$ 35 000 hoje nos eua no fim houve ganho se e claro que o pulo de 1955 para 1990 foi muito maior que o de 1990 para 2025 ainda assim o carro de 2025 e melhor em algumas coisas sim em outras nao pessoalmente nao tenho duvida que prefiro um accord 1990 a um rav4 2025 mas existem aqueles para quem o carro maior e mais pesado com mais airbags e babas eletronicas os faz sentir mais seguros nao consigo entender para que viver mais dirigindo estes seres mutantes obesos que sao os suv modernos mas de novo; isso e problema meu para eles e melhor mas pensando em evoluçao e nao gosto pessoal; tirando de lado o gosto pelo formato suv que empurrou a maioria das mudanças de 1990 ate hoje e facil ver que basicamente existe agora avanço somente para cumprir novas legislaçoes sim legislaçao de 1990 ate hoje foi o que moveu a industria nao acredita um dos donos da stellantis john elkann disse recentemente que um engenheiro que trabalha na sua empresa gasta mais de um quarto de seu tempo exclusivamente garantindo a conformidade com regulamentaçoes se voce observar nossos engenheiros mais de 25% trabalham apenas com conformidade entao nenhum valor e agregado e este o motivo da estagnaçao de 1990 ate aqui a inovaçao e o progresso nao podem mais existir; nao ha dinheiro para eles tudo e para se cobrir as exigencias cada vez mais intrusivas de nosso grande irmao may he always watch over us
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.