ugo zagato nasceu em 1890 ele nao tinha 30 anos de idade quando em 1919 decidiu abrir seu proprio negocio uma oficina de funilaria colocando de forma simples em milao seu objetivo inicial era construir e consertar carrocerias de automoveis e fuselagens de avioes utilizando a experiencia adquirida em seu emprego anterior artesao e projetista na officine aeronautiche pomilio na cidade de turim em 2019 um seculo depois a zagato e uma das maiores casas de design tradicionais italianas ao lado de empresas como a pininfarina a bertone e a italdesign para comemorar a aston martin uma das parceiras de longa data da zagato decidiu criar um novo modelo especial o dbs gt zagato junto do estudio serao feitos 19 carros e os primeiros sketches foram revelados nesta semana feito com base no dbs superleggera ele devera ter o mesmo v12 biturbo 5 2 litros de 715 cv a aston martin tambem fabricara 19 unidades do db4 gt zagato original de 1960 em uma serie de continuaçao serao carros novos com materiais de qualidade superior porem com o desenho e a construçao artesanal de antigamente e um seis em linha de 380 cv debaixo do capo como nao podemos homenagear a zagato por seus 100 anos com carros vamos faze lo atraves deste post especial contando a historia da companhia atraves de seus modelos mais iconicos começando claro pelo começo o começo de tudo alfa romeo 6c zagato com experiencia na industria aeronautica ugo zagato acreditava que os automoveis do inicio do seculo eram grandes e pesados demais para ele era possivel torna los mais leves compactos e aerodinamicos usando principios da aeronautica o que os tornaria mais rapidos melhores nas curvas e ainda por cima mais economicos naquela epoca porem os proprios automoveis ainda eram muito primitivos para se afastar muito do estilo vigente as rodas eram sempre grandes estreitas e raiadas; os radiadores eram volumosos e quadrados; e os motores eram altos e longos exigindo capo comprido e cockpit recuado o que ugo zagato conseguia fazer porem era reduzir peso incorporando elementos de aluminio na estrutura alem de remover partes como para lamas e farois tecnicas utilizadas em carros de competiçao nos quais zagato se concentrou primeiro ate que em 1925 zagato foi contatado por vittorio jano engenheiro chefe da alfa romeo a companhia queria que ele construisse uma carroceria especial para o alfa romeo 6c 1500 que seria lançado dois anos depois em 1927 o modelo esportivo era movido por um seis em linha supercharged de 1 5 litro e 84 cv capaz de leva lo ate os 155 km/h nos anos seguintes a zagato foi uma das varias empresas responsaveis por diferentes carrocerias para o 6c que em 1928 na versao 1750 recebeu um motor 1 7 supercharged de ate 102 cv e podia chegar aos 170 km/h os alfa romeo 6c com carroceria zagato eram mais baixos que a media e tambem mais leves pelo uso de aluminio no estilo geral eles nao se afastavam muito de outros projetos contudo havia alguns exemplares com detalhes inusitados e o gosto por eles se tornariam uma marca da zagato ao longo das decadas o alfa romeo 6c 1750 gs por exemplo tinha tres farois mais acima ele foi construido entre 1930 e 1932 os carros aerodinamicos foi so na segunda metade da decada de 1930 que a zagato começou a de fato aplicar conceitos da aeronautica em seus projetos um dos primeiros exemplos e o siata 750 gran sport zagato um pequeno roadster feito com base no fiat topolino e movido por um quatro cilindros de 750 cm³ com supercharger e 40 cv parece muito pouco mas o siata 750 sport pesava apenas 425 kg e conseguia passar dos 130 km/h o carro mais notavel da zagato nesta epoca porem e outro o lancia aprilia sport zagato de 1938 o carro foi criado sob encomenda de um concessionario lancia ugo zagato construiu tres exemplares todos com uma carroceria spider de dois lugares baixa longa e com poucos vincos e dobras a grade era vertical os farois ficavam em carcaças de aluminio e a traseira tinha uma linha descendente ate sua extremidade o carro original era bem mais conservador nenhum dos tres exemplares de 1938 sobreviveu a passagem dos anos mas em 2008 a propria zagato construiu um novo aprilia gt usando como referencia apenas um par de fotos antigas elas serviram de base para uma projeçao tridimensional que por sua vez foi o ponto de partida para os artesaos trabalharem o metal anos 40 zagato panoramica durante a segunda guerra mundial que começou em 1939 ugo zagato foi um dos italianos que precisaram procurar abrigo em agosto de 1943 sua oficina em milao foi totalmente destruida em um bombardeio britanico junto com todos os carros e os materiais usados neles foi so em 1947 dois anos depois do fim do conflito que ugo zagato voltou a ativa em uma nova sede depois de projetar ao lado da isota fraschini o futurista 8c monterosa do qual foram construidas apenas cinco unidades entre 1948 e 1949 acima ugo zagato voltou se para um projeto pessoal sua ideia era dar aos carros um interior mais arejado e iluminado alem de melhorar a visibilidade para o motorista o resultado foi a serie de carros chamada panoramica cinco carros feitos com base em modelos fiat lancia maserati mg e ferrari em comum todos eles tinham uma area envidraçada bem maior com formas arredondadas quase cartunescas que tem seus apreciadores justamente pelo desenho pouco usual mas tambem pela raridade a decada seguinte felizmente trouxe carros com uma pegada mais racer e ainda mais cheios de personalidade das pistas para as ruas e vice versa em 1947 ugo zagato deu de presente a seu filho elio um carro de corrida o fiat 750 sport zagato era um presente de formatura e tambem foi o inicio da carreira de elio zagato nas pistas ao longo dos anos ele participou de 160 provas chegando ao podio em 83 delas pouco depois elio assumiu o posto de gerente na empresa da familia dois anos depois a fia introduziu uma nova categoria nas competiçoes automobilisticas da europa os gran turismo carros que so poderiam ser homologados se tivessem uma versao de rua com pelo menos 30 unidades construidas diversas fabricantes pela europa abraçaram a ideia e a zagato conseguiu prestar seus serviços a varias delas foi nesta epoca que a zagato adotou uma de suas marcas registradas a bolha dupla no teto que pode ser vista por exemplo no fiat 8v zagato acima um dos poucos fiat movidos por um motor v8 em 1955 elio zagato venceu uma etapa do campeonato internacional de gran turismo no oval de avus na alemanha em novembro de 1958 a zagato deu um passo importantissimo em sua historia o lancia appia gte apresentado no salao de turim ele foi o primeiro modelo com carroceria zagato a ser vendido pronto ao publico ate entao a zagato aguardava encomendas de clientes ou das proprias fabricantes foi ali que a empresa passou a ser uma fornecedora e nao uma simples customizadora https //vimeo com/145197712 foi questao de tempo ate que outras fabricantes contratassem os serviços da zagato em 1960 o estudio foi responsavel por dois classicos o alfa romeo giulietta sz sprint zagato e o aston martin db4 gtz ambos sao boas demonstraçoes do estilo da zagato na epoca eles tem as formas classicas dos gt da epoca porem suas proporçoes sao excepcionalmente harmonicas com a dianteira mais baixa e curta farois redondos bem centralizados na face dianteira e traseira mais alta e curta no caso do alfa romeo com uma traseira kammback com um corte abrupto e retilineo a parceria da alfa romeo com a zagato na decada de 1960 ainda rendeu outros frutos com o o alfa romeo giulia tz que lembrava o giulietta sz porem com proporçoes maiores e a face traseira pintada de preto e o 2600 sz que tinha curiosos farois retangulares horizontais e traseira em dois andares [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222622 222621 ] a zagato tambem deu continuidade a cooperaçao com a lancia na segunda metade dos anos 60 um bom exemplo e o fulvia sport que trocava a bonita carroceria cupe de tres volumes por um visual mais aerodinamico com uma nova frente e traseira fastback formas geometricas e computadores na decada de 1970 a zagato começou a incorporar mais linhas retas em seus projetos algo que ja havia sido tentado no alfa romeo gt junior z de 1969 mas foi em 1974 que a zagato apresentou seu carro mais quadrado ate entao o zele seu nome era um amalgama de zagato e elettrico sim ele nao tinha um motor a combustao e sim um motor eletrico magneti marelli com autonomia de 50 a 80 km o zele foi fabricado ate 1976 e teve 500 exemplares fabricados nos anos 1980 a zagato começou a incorporar metodos de design computadorizados e tambem a explorar uma nova estetica com elementos cada vez mais ousados os carros desta epoca sao do tipo ame ou odeie com proporçoes diferentes do que se costumava ver dois carros se destacam nesta fase o primeiro e o aston martin v8 zagato de 1986 um grand tourer com motor v8 de 5 3 litros de acordo com a propria zagato o modelo era uma reinterpretaçao do db4 gt zagato de 1960 mas o v8 zagato tinha proporçoes muito maiores e um visual angular cheio de detalhes nao ortodoxos para a epoca como a grade dianteira e o para choque integrados em uma unica peça e lanternas reduzidas a pequenas barras iluminadas tres anos depois em 1989 foi apresentado o alfa romeo sz ultimo alfa com transeixo na traseira construido sobre um alfa romeo t33 modificado o alfa sz ganhou da zagato uma carroceria totalmente diferente que abusava dos vincos cortes abruptos e proporçoes musculosas a carroceria de fibra de vidro abrigava um v6 de tres litros com 210 cv a 6 200 rpm e 25 mkgf de torque a 4 500 rpm suficientes para ir de zero a 100 km/h em 7 1 segundos na mesma epoca a zagato colaborou com a nissan para criar o stelvio az1 um cupe feito com base no nissan leopard f31 e movido por um v6 3 0 turbo de 280 cv que tambem era usado no nissan 300 zx ele tinha diversos elementos esteticos curiosos como os retrovisores ocultos em asas no capo exotico para dizer o minimo ousadia e tradiçao nas decadas de 1990 e 2000 a zagato decidiu apostar mais alto na criatividade de seus projetos na pratica isto trouxe carros mais controversos o que pode ser verificado na ferrari 348 elaborazione de 1991 uma 348 modificada que lembra de certa forma a f355 que veio depois porem com uma estranha grade falsa oval no para choque dianteiro alem de seis farois auxiliares redondos por outro lado carros como o lancia hyena criado no ano seguinte ainda tinham certo charme o hyena era um cupe feito sobre o lancia delta hf integrale e substituia a carroceria quadrada e elegante desenhada por giorgetto giugiaro por linhas mais limpas e musculosas com uma traseira alta alem disso o hyena foi um dos primeiros conceitos da zagato a empregar fibra de carbono em sua construçao o material tambem aparecia no painel que tinha desenho exclusivo e nos revestimentos das portas nas decadas de 2000 e 2010 porem a zagato retomou uma estetica mais tradicional especialmente porque fabricantes como a alfa romeo e a aston martin tornaram a procura los para criar modelos especiais junto a alfa em 2011 a zagato criou o tz3 um projeto duplo inspirado pelo giulia tz da decada de 1960 o alfa romeo tz3 corsa foi feito sob encomenda de um colecionador usando como base o belissimo 8c competizione e equipado com um v8 ferrari de 4 2 litros com 420 cv e carter seco foi feito apenas um exemplar ja o alfa romeo tz3 stradale foi feito em uma serie de nove unidades usando como ponto de partida o dodge viper acr x incluindo o interior quase completo e o motor v10 de 8 4 litros e 610 cv acoplado a uma transmissao manual de seis marchas tremec tr6060 a aston martin por sua vez cooperou com a zagato algumas vezes desde o começo da decada de 2000 dando origem a modelos especiais como o db7 zagato em 2003 o v12 zagato em 2011 o centennial em 2013 e o vanquish zagato em 2017 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 222637 222638 222636 222635 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.