ha exatamente 20 anos a mercedes lançava no brasil seu primeiro hatchback que tambem era seu primeiro modelo de traçao dianteira e motor transversal alem disso ele seria o primeiro veiculo de passeio da marca produzido no brasil a mercedes apostou alto no mercado brasileiro a ponto de construir uma fabrica com capacidade para produzir 70 000 veiculos por ano mas o classe a foi o carro certo na hora errada nem mesmo sua suite de assistencias vinda diretamente da classe s ajudou a convencer o brasileiro a pagar o preço de um volkswagen golf em um hatchback do tamanho de um ford ka — ainda que ele tivesse muitas qualidades como resultado o classe a no brasil nunca chegou perto de atender as expectativas da mercedes para piorar ele nao tinha o refinamento que se esperava de um carro da marca o plastico rigido usado na face do painel causava rangidos e a suspensao firme balançava o carro de um jeito que nenhum mercedes jamais balançou no fim das contas o classe a foi embora decadente em 2005 tendo vendido pouco mais de 62 000 unidades em pouco mais de sete anos de produçao em 2017 quando o classe a fez 20 anos la fora vimos neste post que sua carreira internacional foi bem diferente passado o fiasco do teste do alce a mercedes convenceu o publico de que valia a pena investir no carro e as vendas deslancharam ele ate ganhou algumas ediçoes especiais versoes esportivas e de preparadoras independentes la fora como todos conhecemos bem a historia do modelo no brasil o aniversario de 20 anos do w168 brasileiro parece uma boa hora para dar uma olhada nestas versoes especiais — e lamentar o fracasso do carro por estas bandas a38 amg apesar de ser um modelo com acabamento menos refinado e voltado ao segmento de entrada a mercedes se esforçou para nao fazer parecer que o classe a era o mercedes da classe b e deu a ele o mesmo tratamento dos demais modelos alem de inclui lo no programa de personalizaçao da amg eles tambem desenvolveram uma versao amg propriamente dita alias foram duas versoes amg mas somente uma tinha as tres letras magicas da divisao esportiva — e foi justamente aquela que nao chegou as ruas o a38 amg seguindo o sistema de nomenclatura da mercedes na epoca o numeral designava o deslocamento do motor 3 8 litros so que no caso do a38 amg esses 3 8 litros eram divididos em dois motores de 1 9 litro cada sim o carro nasceu como um a190 equipado com um 1 9 de 125 cv na dianteira e ganhou outro motor identico na traseira isso so foi possivel devido ao chassi sanduiche do classe a de primeira geraçao e ao layout inclinado do motor no classe a a caixa do estepe e feita de plastico e rebitada ao monobloco bastou remove la para abrir espaço para o motor traseiro que tinha um sistema de admissao diferente do dianteiro para nao invadir o espaço do porta malas alem disso o classe a usava suspensao independente por braços arrastados na traseira o que facilitou a instalaçao dos novos cubos de roda e semi arvores uma caracteristica interessante e que o motor traseiro poderia ser desativado para uso convencional do carro o que ajudava a economizar combustivel os dois motores usavam o cambio aks com alavanca em h e embreagem automatica combinados eles produziam 250 cv e 26 9 kgfm que levavam o hatchback do zero aos 100 km/h em 5 9 segundos e a maxima de 230 km/h [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 228115 228114 ] o a38 amg ainda ganhou novos amortecedores e molas que rebaixaram a altura de rodagem em 10 mm as rodas de 18 polegadas vieram do clk e aumentaram as bitolas devido ao offset menor que o das originais os pneus eram bridgestone potenza 225/35 e os freios vieram do e55 amg com discos de 334 mm na dianteira e 258 mm na traseira o resultado foi uma aceleraçao lateral de 1 03 g e uma distancia de menos de 37 metros para frear de 100 km/h ate a parada completa por dentro ele recebia revestimento de couro vermelho no painel bancos e detalhes das portas uma opcao da linha designo da amg os pedais e soleiras tambem eram oferecidos como acessorio para o classe a comum somente os para choques saias e alargadores dos para lamas eram exclusivos da versao e so foram oferecidos por empresas de preparaçao independentes que copiaram as peças infelizmente foram feitos apenas quatro exemplares um para mika hakkinen outro para david coulthard e dois exemplares prata usados em açoes promocionais da amg classe a hyper ele parece um a38 amg e tambem tem dois motores mas trata se do primeiro classe a hibrido da historia o classe a hyper o prototipo foi feito em 1999 como um estudo de propulsao alternativa para o futuro para isso ele combinou o motor 1 7 cdi diesel de 95 cv a um motor eletrico de 35 cv instalado na traseira e conectado as rodas traseiras por muito tempo acreditou se que este era um quarto modelo do a38 amg porem no salao de padua de 2018 a mercedes benz da italia expos o prototipo ao lado da nova geraçao da classe a que sera a primeira com um powertrain hibrido uma vez que o a45 s devera ser equipado com um motor de 48 volts combinado ao seu 2 0 turbo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 228112 228113 ] o conjunto hibrido do classe a hyper permitia que ele acelerasse de zero a 100 km/h em apenas oito segundos e era capaz de rodar ate 25 km/l em comparaçao o motor diesel rodava 17 km/l e acelerava de zero a 100 km/h em 13 segundos a160 formula 1 edition quando mika hakkinen conquistou seu segundo titulo pela mclaren a mercedes que era fornecedora de motores da equipe lançou uma serie especial comemorativa baseada no a160 elegance equipado com o motor 1 6 de 102 cv e com o cambio semi automatico aks [gallery type= grid link= file size= large ids= 228106 228097 228105 228103 228095 228094 ] foram fitas 250 unidades das quais 125 eram hakkinen edition e 125 coulthard edition elas se diferenciavam pelo nome do piloto pintado na parte superior da porta nas soleiras e na manopla de cambio alem desses elementos o modelo recebeu uma reproduçao da pintura dos mclaren da epoca rodas amg de 17 polegadas suspensao esportiva sistema de audio bose e revestimento de couro amg designo a210 evolution mais acima eu disse que a amg fez duas versoes do classe a de primeira geraçao mas somente uma levou seu nome o a38 amg a outra versao foi o a210 evolution lançado em 2002 para ser a versao esportiva do classe a o plano original era desenvolve lo como um modelo amg equipado com um motor de 2 1 litros sobrealimentado por um compressor de polia que deveria se chamar a21 kompressor e seria a alternativa da mercedes ao golf gti entao equipado com o motor 1 8 turbo de 180 cv a ideia era dar a ele uma potencia semelhante na casa dos 180 cv porem havia um problema como o classe a tinha motor transversal e traçao dianteira ele nao compartilhava a transmissao com nenhum outro modelo da linha por uma questao de custo todas as versoes usavam o mesmo cambio de cinco marchas mudando apenas a relaçao das marchas na versao a190 e nos a160 com a opçao sportgetriebe projetado para lidar com nao muito mais que 21 kgfm de torque sem um cambio capaz de lidar com o torque de um motor sobrealimentado a soluçao foi abandonar o compressor mas ai o marketing esbarrou em outro problema segundo o site elchfans de dedicado ao classe a e suas variantes segundo a politica da mercedes na epoca um modelo so poderia receber a marca amg se produzisse ao menos 40% mais potencia que o modelo nao esportivo mais potente da linha neste caso o a190 de 125 cv segundo a tal politica o carro precisaria de ao menos 175 cv para ter o direito de se tornar um amg sem o compressor e com o cabeçote de oito valvulas ele nao passou dos 140 cv e acabou batizado a210 evolution como as versoes esportivas do 190e dos anos 1980 apesar de nao ter o nome amg seu motor foi desenvolvido pela divisao esportiva a partir do 1 9 a amg aumentou o curso dos pistoes com um novo virabrequim e novas bielas trocou os pistoes originais por pistoes mais leves desenvolveu um novo comando de valvulas novas molas de valvulas e um defletor de oleo para o carter tambem vieram da amg os para choques saias laterais rodas pedais grade dianteira saidas de escape e os discos de freio perfurados assim como a calibragem da suspensao que passou a usar amortecedores da linha esportiva da bilstein os bancos combinavam couro liso ao couro perfurado na porçao central as portas tinham revestimento de couro com apliques de aluminio como nos modelos amg da epoca o quadro de instrumentos tinha fundo branco os tapetes tinham o emblema da amg e os cintos de segurança eram prateados com 1 100 kg 140 cv a 5 500 rpm e 20 8 kgfm a 4 000 rpm o a210 evolution acelerava de zero a 100 km/h em 8 2 segundos e tinha sua velocidade maxima limitada a 203 km/h pela relaçao da quinta marcha brabus a1 a2 e 2 2 sim a brabus usava a nomenclatura da audi para designar seus pacotes para o classe a embora na epoca somente o a2 tivesse sido lançado como faz ate hoje a brabus oferecia carros completos ou pacotes individuais baseados no a140 no a160 e no a190 o a210 evolution nunca recebeu um pacote da brabus o que corrobora a historia do modelo a respeito da limitaçao do cambio para o a140 equipado originalmente com o motor 1 4 de 82 cv a brabus oferecia o pacote a1 composto por um comando de valvulas esportivo e novas molas de valvulas alem de um sistema de escape menos restritivo com ele a potencia chegava aos 95 cv o a160 recebia o pacote a2 tambem composto por um comando de valvulas esportivo novas molas de valvulas e um sistema de escape menos restritivo alem de uma capa vermelha para a caixa do filtro de ar com o conjunto o motor 1 6 8v passava de 102 a 112 cv ja o a190 recebia uma preparaçao mais extensa a brabus modificava o motor com um kit stroker que aumentava o deslocamento para 2 2 litros elevando a potencia de 125 cv para 155 cv e o torque de 18 3 kgfm para 21 9 kgfm — possivelmente o limite seguro do cambio o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h era pouco mais baixo que o do a210 evolution apenas 8 segundos e a velocidade maxima era pouco mais alta se fosse equipado com as rodas de 18 polegadas com pneus 225/35 [gallery type= grid link= file size= large ids= 228081 228077 228080 ] todos os modelos da brabus poderiam ser equipados com as rodas monoblock iv ou v de 17 ou 18 polegadas a preparadora ainda oferecia um jogo de para choques exclusivo combinaçoes diversas de couro e carpete para o interior manopla de cambio e do freio de mao de aluminio usinado ou nogueira soleiras de aço inoxidavel tapetes exclusivos e volantes esportivos ou com detalhes em madeira mantendo o airbag original do modelo mkb mercedes a20/4 apesar da carlsson e da lorinser oferecerem pacotes para o classe a eles eram apenas adereços esportivos sem modificaçoes mecanicas a unica preparadora alem da brabus a dar um pouco mais de potencia ao classe a era a alema mkb que fazia uma transformaçao completa no hatchback e o rebatizava como mkb mercedes a20/4 a preparadora usava como base o a160 elegance e aumentava o diametro e o curso dos pistoes para chegar aos 1 930 cm³ e aos 140 cv sim e um deslocamento muito proximo dos 1 898 cm³ do a190 porem o modelo com o motor 1 9 ainda nao havia sido lançado quando a mkb colocou as maos no classe a por essa razao a preparadora nao tinha a disposiçao o cambio de relaçoes mais curtas conhecido como sportgetriebe que foi lançado com o a190 em 1999 e passou a ser opcional no a160 europeu e item de serie no a160 brasileiro a partir de 2001 como o cambio era praticamente um 4+e com quinta marcha extremamente longa seu desempenho era um tanto decepcionante apesar da potencia a aceleraçao de zero a 100 km/h era completada em 9 8 segundos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 228070 228073 ] ao menos o carro compensava com um interior caprichado os bancos originais eram substituidos por bancos esportivos da konig o volante a manopla de cambio as portas os bancos a coifa do cambio e o revestimento do teto eram todos de alcantara e o acabamento frontal do painel era feito de fibra de carbono legitima que tambem aparecia no aro do volante somente o acabamento de carbono e alcantara custavam 11 600 dm enquanto a conversao do motor custava 15 990 dm e o carro original saia por 33 400 dm com o sistema de escape de 915 dm o carro chegava aos 62 000 dm — equivalente a 42 500 euros em 2019 alem do motor o carro ainda ganhava suspensao mais firme e 35 mm mais baixa e rodas de 17 polegadas com pneus dunlop sp sport 9000 225/35 hwa a32k frequentemente chamado de amg a32k este nao e um projeto da divisao esportiva da mercedes mas de seu fundador hans werner aufrecht que tinha acabado de iniciar sua nova empreitada apos vender a amg a daimler na epoca ele construia os carros da mercedes no dtm e topou desenvolver o a32k para um cliente endinheirado que por alguma razao achou que seria legal colocar o conjunto mecanico de um slk 32 amg no classe a — com direito a traçao traseira e motor longitudinal o projeto exigiu a reconstruçao de praticamente toda a dianteira do carro que teve sua parede corta fogo reposicionada e recuou o painel e os bancos dianteiros em 7 cm o carda encontrou espaço no chassi sanduiche do classe a mas precisou ser feito especialmente para o entre eixos curto do modelo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 228060 228061 228058 228059 ] alem do motor v6 de 3 2 litros e 354 cv o classe a tambem recebeu o cambio automatico 722 6 de cinco marchas o quadro de instrumentos as rodas de 17 polegadas e o sistema de freios do slk os bancos traseiros se tornaram praticamente decorativos uma vez que alem do recuo dos bancos dianteiros eles tambem ficaram mais altos devido a elevaçao da parte traseira do assoalho para acomodar o diferencial o conjunto leva o carro de zero a 100 km/h em cinco segundos ainda em segunda marcha depois disso o carro segue ate os 230 km/h que e quando a ecu entra em açao para impedir que o hatchback de dois andares continue ganhando velocidade e praticamente o mesmo desempenho do a38 amg porem com menos complexidade mecanica alem disso o hans werner disse na epoca que poderia fazer ate dez unidades do modelo mas ao que tudo indica ninguem alem do proprietario do a32k original se interessou pelo projeto
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