a palavra arte possui um significado muito amplo e eu nao me refiro apenas a classica dualidade entre arte de artista e arte de arteiro que aprendemos ainda crianças alem da forma mais pura de expressao humana o ato de produzir alguma obra seja uma pintura escultura composiçao poema filme ou fotografia para expressar um sentimento uma ideia ou um traço de nossa personalidade a palavra arte tambem pode ser usada para falar de um trabalho minucioso um processo longo e detalhado de se fazer qualquer coisa e com base neste segundo significado que nos entusiastas usamos muito a palavra arte para falar dos carros pode ser a arte de um eximio piloto claro executando sua coreografia ao volante mas tambem pode ser a arte dos designers e engenheiros que projetam um automovel carros sao arte de certa forma de vez em quando porem eles podem se transformar em arte de forma mais literal e o exemplo mais famoso sao possivelmente os art cars da bmw e em 2019 o mais marcante de todos eles completa 40 anos o bmw m1 feito por andy warhol em 1979 tambem ja fizemos um post sobre os art cars ha alguns anos e se voce ja o leu vai lembrar que o primeiro art car da bmw e um pouco mais antigo de 1975 foi quando o piloto herve poulain encomendou ao artista plastico alexander calder uma pintura especial para seu 3 0 csl com o qual correria nas nas 24 horas de le mans daquele ano com seu body kit que lhe rendeu o apelido batmovel o bmw 3 0 csl ja e um carro marcante por si so e um carros de competiçao mais bem sucedidos de seu tempo conquistando seis titulos no campeonato europeu de turismo na decada de 70 com a pintura de calder porem o carro de poulain tambem se tornou um dos mais bonitos ja feitos poulain acompanhado do americano sam posey e do frances jean guichet nao conseguiu terminar a prova um problema no cambio o forçou a deixar a corrida apos nove horas mas o sucesso que o 3 0 csl fez entre o publico e a imprensa fez com que a bmw transformasse os art cars em algo mais oficial e a propria fabricante começou a convidar artistas para pintarem seus carros depois do 3 0 csl colorido de herve poulain em 1976 houve outro exemplar do mesmo modelo decorado pelo ilustrador frank stella com um padrao quadriculado e traços geometricos representando a beleza tecnica da engenharia aplicada em sua construçao e em 1977 um serie 3 e21 foi pintado por roy lichtenstein com linhas coloridas longitudinais representando as estradas e paisagens pelas quais os carros passam arrematado com os pontinhos tipicos das historias em quadrinhos o que os tres primeiros art cars tinham em comum era o metodo de pintura primeiro a arte foi esboçada em miniaturas dos carros ajustada modificada e quando ficou perfeita foi reproduzida nos carros de verdade depois deles a bmw passou direto por 1978 talvez por que a fabricante estivesse preparando algo ainda mais especial para a temporada seguinte o ano de 1978 marcou o lançamento do bmw m1 conhecido por ser o primeiro superesportivo de motor central traseiro feito pela bmw inicialmente um projeto para o grupo 5 da fia que na epoca era o topo da cadeia alimentar para os carros de turismo na verdade os carros eram tao modificados que chegavam muito perto de se tornar prototipos so nao o eram porque a porçao central do monobloco era mantida sem duvida o porsche 935 era o grande nome do grupo 5 com sua carroceria completamente modificada e um visual distinto que lhe rendeu o apelido moby dick ele ja havia conquistado o segundo lugar nas 24 horas de le mans de 1974 e depois disto tornou se um dos nomes mais fortes da categoria vindo eventualmente a vencer a ediçao de 1979 da corrida na frança o bmw m1 foi criado especificamente para encarar o porsche 935 e tinha a vantagem de ser um projeto ja concebido levando em consideraçao o regulamento sem adaptaçoes posteriores ele tinha um chassi tubular projetado pela dallara carroceria de fibra de vidro em forma de cunha assinada por ninguem menos que giorgetto giugiaro e um seis em linha de 3 5 litros que quando sobrealimentado tinha potencial para encostar nos 800 cv https //www youtube com/watch v=lcltyn8kuh0 o projeto para o grupo 5 acabou abortado como ja contamos neste post o regulamento mudou durante seu desenvolvimento forçando a bmw a abandonar a categoria e a criar uma categoria monomarca especialmente para o m1 o procar championship no entanto para 1979 o m1 ainda conseguiu disputar as 24 horas de le mans sob o regulamento da imsa novamente com herve poulain no trio de pilotos ao lado do tambem frances marcel mignot e do alemao manfred winkelhock e mais o m1 usado por ele era o primeiro e unico art car feito por andy warhol nascido em 1928 andy warhol ja era um icone da chamada pop art movimento que se opunha ao elitismo da arte classica trazendo para baixo dos holofotes o banal o comum e subvertendo a estetica tradicionalista atraves de colagens e re interpretaçoes de bem qualquer coisa a arte de warhol era uma verdadeira sintese da pop art aproveitando elementos do cotidiano como uma lata de sopa campbell s uma banana ou uma foto da marilyn monroe para criar obras marcantes vibrantes e altamente apelativas o nome de andy warhol raramente e associado a automoveis ele sequer tinha carteira de habilitaçao ainda assim o artista os explorou como tema algumas vezes ao longo de sua carreira um de seus metodos favoritos era a interferencia em fotografias geralmente usando a tecnica de silk screen abaixo temos um exemplo interessante uma pintura feita sobre o famoso anuncio lemon da volkswagen um dos primeiros de sua revolucionaria campanha publicitaria quando foi chamado pela bmw para pintar o m1 warhol teve a chance de fazer algo diferente e ao contrario dos outros artistas ele optou por aplicar a tinta direto no carro segundo o site car body design warhol trabalhou no esportivo por apenas 23 minutos usando um pincel e tintas de varias cores o resultado era propositalmente rustico com um padrao irregular de formas e tonalidades e marcas visiveis das pinceladas no entanto apesar de caotica a pintura da carroceria era estranhamente harmonica [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235933 235934 ] a combinaçao de cores simplesmente funcionava nenhuma delas parecia entrar em conflito com a outra e por um momento era possivel esquecer as pinceladas aparentes e encarar tudo como uma coisa so como se a pintura tivesse sido impressa no carro desde o inicio https //www youtube com/watch v=ywtlpeeajzw e de acordo com o proprio artista warhol realmente entrou de cabeça na ideia de pintar um carro de competiçao depois de completar o trabalho passando os dedos sobre a tinta fresca deixando uma marca pessoal na carroceria e assinando o para choque traseiro ele disse eu amo esse carro ele ficou melhor que a propria arte e entao comentando o significado da pintura eu tentei representar a velocidade como algo visual quando um carro esta bem rapido mesmo todas as linhas e cores se transformam em um borrao da para perceber que warhol nao era tao ligado nos carros em si quanto na imagem deles ele nao o percebia como algo tecnico provavelmente nao se importava com o que havia debaixo da carroceria para ele o carro era muito rapido e ele quis transformar este movimento em algo esteticamente agradavel e marcante [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235948 235951 235940 235953 ] ele conseguiu o carro era belissimo e mais ele ate que se deu bem na corrida foi o segundo colocado em sua categoria e sexto colocado na classificaçao geral depois da corrida o m1 art car foi recolhido de volta pela bmw permanecendo sob os cuidados da fabricante desde entao bem como todos os outros art cars feitos depois que ocasionalmente sao expostos em galerias e museus andy warhol morreu anos depois em 1987 quando sofreu uma parada cardiaca causada por uma arritmia na epoca ele estava trabalhando em parceria com a mercedes benz criando uma serie de serigrafias chamada cars em comemoraçao aos 100 anos do primeiro automovel o benz patent motorwagen [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235961 235959 235960 235962 ]
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