ha certos carros que ficam tao enraizados no imaginario coletivo entusiasta ou nao que acabam ganhando apelidos — alguns elogiosos outros pejorativos e outros ainda so para marcar alguma caracteristica especifica de determinado modelo perguntamos aos leitores quais eram os melhores apelidos de modelos de carros que eles conheciam e agora temos a lista com as respostas leite gloria — renault gordini/dauphine fabricado no brasil pela willys overland entre 1959 e 1968 sob licença da renault o gordini/dauphine tinha a proposta de ser um carro mais espaçoso confortavel e economico que o fusca [youtube id= mx7imzuek9q width= 620 height= 350 ] fez sucesso sim mas o motor de economico motor de 845 cm³ tambem era fraco so com 26 cv contudo a fragilidade do sistema de suspensao que usava esferas de ar comprimido em vez de molas projetado para as boas estradas europeias nao para as rodovias em mas condiçoes do brasil acabou por render ao carro o infame apelido de leite gloria — leite em po cujo slogan na epoca era desmancha sem bater maldade sapao — golf escort gol palio clio e varios outros ninguem sabe de onde veio a ideia de designar certa geraçao de um carro chamando o de sapao o primeiro talvez tenha sido a terceira geraçao do escort nacional que tambem e chamada de escort europeu ainda que todos os escort vendidos no brasil sejam europeus mas tambem pode ser a segunda geraçao — depende de com quem voce esta falando a falta de imaginaçao tambem atribuiu o apelido ao golf 4 1999 a 2007 e a primeira geraçao do clio nacional 1999 2003 o fato e que nenhum deles realmente parece um sapo do tamanho e isso acaba confundindo ainda mais as coisas por isso e melhor nem mencionar o apelido tubarao que e compartilhado pelo chevette de primeira geraçao e pelo monza reestilizado que saiu de linha em 1996 alem do puma gt se sao tubaroes sao de especies bem diferentes fusca — volkswagen type 1/ volkswagen sedan a historia do fusca ja foi contada e recontada varias vezes mas aqui vai um resumo do que interessa agora originalmente o carro do povo era chamado de typ 1 nos bastidores da vw e foi vendido sem um nome especifico era apenas o volkswagen igual sua avo fala se a fabrica nao deu um nome oficial o publico tratou de dar um jeito nisso ao deparar com a variedade de modelos da marca o primeiro deles foi fusca que supostamente seria uma corruptela de volks — cuja origem ja foi ate estudada em um artigo pelo historiador laercio becker com o tempo o fusca foi ganhando variaçoes e complementos como fafa com suas lanternas fartas como o decote da cantora fafa de belem introduzidas em 1979 — mesma epoca em que ela despontou para o sucesso; o bizorrao com vocaçao esportiva motor maior e acabamento diferenciado e o itamar quando foi relançado por sugestao do presidente itamar franco em 1993 e de se esperar que o carro mais carismatico do mundo tenha varios apelidos nao e com suas lanternas fartas como o decote da cantora fafa de belem que despontou para o sucesso na mesma epoca que a reestilizaçao do fusca cornowagen o fusca com teto solar e um dos mais injustos desta lista e justamente um apelido do fusca em 1965 a volkswagen do brasil decidiu lançar por aqui o fusca com teto solar de serie em uma tentativa de alinhar o carro brasileiro com o modelo alemao contudo a imaginaçao fertil demais do brasileiro acabou por levar a vw a tirar o carro da linha de produçao pouco tempo depois alguns afirmam que a piada foi natural enquanto outros acreditam que foi plantada por algum concorrente para matar a fama do carro — nao importa o fato e que começaram a dizer que a abertura no teto era ideal para acomodar os chifres de um motorista traido nascia ali o cornowagen — e a fama pegou tanto que demorou mais vinte anos para o teto solar se tornar um item comum no brasil so foi acontecer na decada de 1980 lambo do rambo — lamborghini lm002 o lm002 e a versao civil de um utilitario proposto pela lamborghini para o exercito americano em 1977 pesava tres toneladas tinha pneus run flat traçao integral com reduzida e duas opçoes de motor v12 — o motor de 5 2 litros e 375 cv do countach ou um v12 de uso aeronautico de 7 2 litros era o suv favorito dos ditadores no oriente medio e foi o carro que ajudou a marca a se recuperar financeiramente na decada de 1980 se o rambo tivesse um lamborghini seria este sem discussao leia tudo sobre ele aqui godzilla — nissan gt r [youtube id= wgklc7wzrnu width= 620 height= 350 ] embora seja usado para se referir ao atual nissan gt r o apelido godzilla foi dado ao skyline gt r r32 em 1989 por uma revista australiana chamada wheels a explicaçao era simples o r32 era um verdadeiro monstro na pista tendo vindo do japao nada mais justo que escolher o monstro mais famoso entre todos os filmes kaiju como eles chamam os filmes de monstros japoneses godzilla em 2007 com a volta do gt r depois de abandonar o nome skyline e o seis em linha rb26dett em favor de um v6 biturbo de 3 8 litros a imprensa especializada logo tratou de ressuscitar o apelido — que caiu como uma luva ao carro que redefiniu o padrao de desempenho dos esportivos japoneses atualmente com 552 cv traçao integral cambio de dupla embreagem e um 0 a 100 km/h em 2 5 segundos o godzilla da nissan nunca esteve mais pronto para destruir tudo e todos em seu caminho igual ao godzilla do cinema yellowbird — ruf ctr a revista road & track deu o apelido ao ctr depois de testa lo em um dia nublado que fez a cor amarela destacar se ainda mais do panorama e um nome meio bobo para um carro com essa intensidade digamos 470 cv e 55 3 kgfm de torque em um carro que pesa 1170 kg e tem tantas modificaçoes que e considerado um carro totalmente diferente daquele que serviu lhe de base — no caso o porsche 911 carrera 3 2 1987 [youtube id= u9qol0j0vsm width= 620 height= 350 ] por algum tempo ele foi o carro mais rapido do mundo 340 km/h derrotando ferrari f40 e porsche 959 alem de protagonizar um dos videos onboard mais lendarios do mundo faszination nos nao vamos chama lo por seu nome verdadeiro que e bem sem graça voce vai daytona — ferrari 365 gtb/4 a 365 tornou se tao conhecida por seu apelido que quase ninguem lembra que a fabrica nunca a chamou de daytona o carro era um cupe fastback com um v12 de 4 4 litros e 356 cv e seu nome teria sido dado pela imprensa automotiva depois da trinca das ferraris no podio das 24 horas de daytona de 1967 com a 330 p4 desde entao a bela maquina e conhecida pelo nome desta cidade costeira da florida recentemente uma daytona que ficou parada por 25 anos na garagem do dono foi revelada e sera leiloada em fevereiro do ano que vem com apenas 1 406 unidades fabricadas trata se de um belissimo achado belo antonio — simca chambord no filme belo antonio il bell’antonio 1960 as mulheres derretem se por antonio imaginando que ele seria um amante perfeito quando uma delas conquista o gala e casa se com ele acaba descobrindo que apesar de belo antonio e impotente o simca chambord lançado em 1959 era um carro elegante um tanto caro e tinha um roncador v8 de 2 5 litros sob o capo parecia ideal para os ricaços da epoca mas o v8 gerava apenas 84 cv o torque so aparecia em rotaçoes elevadas e a velocidade maxima nao passava dos 130 km/h com o sucesso do filme na mesma epoca do lançamento do carro a comparaçao foi inevitavel rabo quente — renault 4cv o renault 4cv chegou ao brasil pouco antes do fusca em uma epoca dominada por carroes americanos com enormes motores de seis e oito cilindros instalados na dianteira como seu motor traseiro era novidade e seu nome um tanto tecnico e dificil de assimilar quatre chevaux quatro ce ve 4 cavalos o pequeno frances acabou conhecido como rabo quente — apelido que poderia ter sido de qualquer outro carro de motor traseiro que porventura fosse ter sido lançado em seu lugar turbopanzer — porsche 917 panzer e o diminutivo de panzerkampfwagen a palavra alema usada para designar os blindados usados na segunda guerra mundial com um desempenho impressionante que remetia a capacidade de ataque dos tanques nazistas o porsche 917 acabou conhecido pelos fas como turbopanzer o apelido mais legal e intimidador ja dado a um carro de corridas [youtube id= 0ggzwxyfgge width= 620 height= 350 ] e preciso contudo atentar se a uma coisa o apelido nao se aplica ao porsche 917 que venceu em le mans e sim aos bolidos sem teto que correram na can am em 1972 e 1973 equipados com motores flat 12 turbinados de mais de 1 100 cv deixave — dkw vemag ate 1964 os modelos dkw vemag — conhecidos por seu sonoro tres cilindros de dois tempos pouco menos de um litro e 50 cv — tambem tinham portas suicidas sempre bem sacanas com as mulheres de saia para a alegria da molecada que estava por perto como o nome do carro e pronunciado decave algum voyeur bem humorado deve ter criado o o simpatico trocadilho so nao va sair com seu deixave na rua esperando que as mulheres achem graça na piada viuva negra — yamaha rd350 uma moto aparentemente normal mas com um motor dois tempos de 347 cm³ e 39 cv para embalar apenas 140 kg seu torque era minimo em baixa rotaçao mas aparecia explosivamente aos 5000 rpm confrontando os padroes de segurança de qualquer epoca perigosa mesmo para os mais habeis acabou conhecida com o nome da aranha venenosa que mata o macho apos a copula era a rival menor e invocada da honda cb750 four conhecida como sete galo uma vez que 50 era o numero do galo no jogo do bicho — e dotada de um quatro cilindros que roncava muito bonito ao acelerar [youtube id= ledb1bku2ys width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.