esportivos de traçao integral hoje sao lugar comum — especialmente nos supercarros afinal nao e tao simples fazer um carro de 600 cv e entrega lo a um motorista comum quando se tem apenas traçao nas rodas traseiras o mustang nem tem isso e veja so o que aconteceu virou meme mas houve uma epoca em que traçao integral era coisa de utilitario off roader ou carro de rali — que tambem e um off roader na pratica o uso de traçao integral no asfalto era algo que nao parecia fazer sentido ao menos nao ate o surgimento do audi 200 quattro em 1988 na epoca a audi queria melhorar sua imagem nos eua e conquistar mais espaço no mercado americano que aquela altura anos 1980 estava em ascensao o desempenho matador do quattro nos ralis poderia ser uma boa forma de alavancar as vendas se os americanos acompanhassem os ralis europeus para piorar na metade dos anos 1980 a audi estava envolvida em um escandalo de aceleraçao nao intencional entre 1983 e 1987 as vendas da audi despencaram nos eua depois de varios recalls do audi 5000 o nome americano do audi 100/200 eles eram associados a relatos de aceleraçao repentina nao intencional que resultaram em seis acidentes fatais e outros 700 nao fatais para recuperar sua imagem a fabrica inscreveu um seda 200 quattro na temporada de 1988 da trans am ele foi o garoto propaganda do turbo e da traçao integral as tecnologias que se tornaram a assinatura da marca a audi ja tinha dois titulos do audi quattro nos ralis do grupo b da fia mas nao tinha muita experiencia em corridas no asfalto o heroi do grupo b walter rohrl foi escalado para pilotar ao lado dos vencedores de le mans hurley haywood e hans joachim stuck na epoca a trans am era uma das maiores categorias do pais com muita grana rolando patrocinadores grandes e a chance de ganhar bastante popularidade junto ao publico com um carro vencedor tambem era uma epoca esquisita porque as disputas entre muscle cars dos anos 1960 e 1970 com camaro mustang e challenger deram lugar a uma rivalidade mais diversificada o mustang deu lugar ao mercury capri na rivalidade com o camaro a buick tinha carros turbinados e havia ate um espaço para carros japoneses como o nissan 300zx e foi no meio desse bolo que a audi entrou mas antes temos que voltar dois anos no tempo era 1986 e a audi decidiu testar a capacidade do audi 200 — que nos eua era conhecido como audi 5000 — com um recorde de velocidade sobre terra o carro que recebeu o nome especial de audi 5000cs turbo quattro era equipado com traçao integral diversas melhorias aerodinamicas e um motor cinco cilindros turbo de 650 cv ele tambem estava de acordo com todas as regras da nascar e conseguiu uma velocidade media de 332 853 km/h com picos acima de 350 km/h no talladega speedway https //youtu be/uxlmecfwi6g si=xguct3nugnzo_icp foi exatamente aquele carro que a audi decidiu aproveitar para correr na trans am em 1987 a audi passou o ano trabalhando no projeto que transformaria seu recordista de velocidade em um carro de corrida de turismo a transformaçao começou pelo bodykit o audi 200 era um carro grande na europa — o maior vendido pela audi no velho mundo — mas ainda era menor do que o exigido pelo regulamento americano que estipulava um comprimento minimo de 4 90 metros e largura minima de 2 metros depois veio o motor que perdeu o sofisticado cabeçote de cinco valvulas por cilindro usado no carro recordista e ganhou outro bem mais simples com duas valvulas por cilindro assim a potencia caiu para 510 cv — bem abaixo dos mais de 600 cv que a maioria dos concorrentes e seus v8 aspirados o turbocompressor kkk operava no limite a 2 8 bar para nao comprometer a durabilidade o grande trunfo do carro contudo era seu sistema de traçao integral quattro com diferencial central praticamente identico ao usado no quattro do wrc e moderada por um cambio manual de seis marchas a principal vantagem nao era apenas a velocidade nas saidas de curva mas a possibilidade de combinar diferenciais de acordo com as condiçoes da pista para mitigar sub esterço ou sobre esterço https //www youtube com/watch v=x53yxp2qtu4 com isso o carro era insuperavel mesmo tendo que aprender a pilotar o carro durante a pre temporada stuck hurley e rohrl imprimiram uma sequencia impressionante de vitorias — oito em treze corridas garantindo 93 pontos para a audi que ficou com o titulo de construtores o campeao entre os pilotos foi haywood garantindo que ninguem mais tivesse tantos motivos para comemorar quanto a equipe de ingolstadt ate entao nao havia nada no regulamento que proibisse o uso de traçao integral mas as equipes americanas acabaram fazendo pressao sobre os organizadores da trans am e no ano seguinte qualquer carro que nao tivesse traçao traseira e um motor americano debaixo do capo estaria banido da categoria o segundo ato a audi restou disputar o campeonato gto da imsa so que ali o carro nao seria o audi 200 seria o audi 90 o seda medio compacto da marca nos eua mas nao aquele que um pai de familia poderia comprar na concessionaria ele tinha quatro portas e tambem tinha traçao integral mas somente parte do teto vinha do 90 o restante era uma bolha de fibra de vidro que recobria um chassi tubular onde era instalado o powertrain de cinco cilindros e o sistema de traçao integral nem mesmo o motor pode ser reaproveitado do 200 trans am ele precisou ser modificado com um novo cabeçote de quatro valvulas por cilindro um turbo do tamanho de um melao e potencia variando entre 510 e 720 cv os testes em tunel de vento resultaram na imensa tomada de ar dianteira e no spoiler traseiro como era algo inedito para a audi esse negocio de carro tubular o desenvolvimento atrasou e a equipe perdeu a corrida de daytona uma dupla de 90 quattro gto estreou no miami grand prix nenhum dos dois terminou a equipe nao foi a corrida seguinte em sebring mas depois voltou com vitoria em summit point e mid ohio os competidores começaram a reclamar na hora porque o carro tinha aderencia e comportamento inigualavel em entrevista a revista americana road & track em 2018 stuck disse que os carros podiam fazer qualquer traçado eles nos passavam por dentro devolviamos por fora disse o piloto alemao https //www youtube com/watch v=1z5dzfcgbg4 ele proprio conquistou quatro vitorias seguidas com o audi ainda na entrevista ele disse o seguinte este foi um dos meus carros favoritos… a relaçao peso/potencia e o sistema de traçao integral o ronco tinhamos esta valvula de pressao antes do turbo que assoviava e tambem a capacidade de fazer com o carro o que bem quisessemos era como estar no paraiso o 90 quattro gto terminou no podio em nove das 13 corridas com cinco dobradinhas o titulo ficou com os mercury cougar da roush racing mas o 90 quattro gto inaugurou a operaçao moderna da audi no automobilismo quando stuck se aposentou em 2011 a marca ja tinha titulos na american le mans series european le mans series no campeonato britanico de turismo e no dtm alem de nove vitorias em le mans stuck acredita que aquelas duas primeiras campanhas na trans am e na imsa mudaram a forma que as pessoas enxergam a audi somos bavaros viemos com nossos lederhosen e entramos direto no coraçao dos fas a torcida aqui e diferente da europa eles sao muito mais envolvidos sao respeitosos e conhecem tudo e assim que nos tratamos a audi foi muito bem vinda e bem aceita exceto pelos nossos rivais que ficaram putos esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos 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