ha poucos dias perguntamos aos nossos leitores quais eram os carros britanicos mais emblematicos de todos os tempos nossa sugestao claro foi o mini original que se tornou um dos simbolos nacionais do reino unido e tambem um dos projetos mais influentes da historia da industria automotiva agora vamos ver quais foram as sugestoes que os leitores deram se julgar alguma ausencia imperdoavel nao se preocupe esta e so a primeira parte aston martin db5 sugerido por leonardo zahn nao citar o carro do james bond em uma lista de icones britanicos seria um crime passivel de execuçao pelo proprio 007 porque veja bem o agente secreto mais famoso do mundo isto seria um paradoxo se james bond existisse de verdade alias ja teve dezenas de carros diferentes mas o mais iconico de todos eles e o aston martin db5 prata de 007 contra goldfinger goldfinger 1964 terceiro longa da serie a ser estrelado por sean connery o esportivo equipado com metralhadoras escudo a prova de balas assento ejetavel e ate gps funcionou como uma bela propaganda para a aston martin que viu as vendas do db5 aumentarem consideravelmente depois do filme [youtube id= k4hl5ry7vbq width= 620 height= 350 ] por causa disso o db5 tambem pode ser considerado o modelo que define a aston martin em sua era de ouro a decada de 1960 e como sabemos a aston martin e uma verdadeira instituiçao entre as grandes fabricantes britanicas de esportivos tanto que sua influencia e visivel no design dos aston ate hoje ainda que eles tenham abandonado ha muito tempo os seis em linha em favor dos motores v8 e v12 mas o motor de quatro litros do db5 com comando duplo no cabeçote e tres carburadores nao era nada mau seus 285 cv e 38 7 mkgf de torque eram suficientes para chegar aos 100 km/h em oito segundos com maxima de 230 km/h jaguar e type sugerido por doge para justificar a inclusao do jaguar e type nesta lista bastaria dizer que ele e um dos carros mais bonitos do planeta e que bem ele e orgulhosamente ingles so que tem mais ele tambem era um excelente grand tourer um carro de corrida como poucos e ainda foi um sucesso de publico e critica entre os esportivos de rua suas linhas sinuosas seu capo longo e sua cabine recuada formam um conjunto estetico realmente primoroso e a combinaçao de beleza excelente dinamica bom desempenho e preço competitivo ajudaram a tornar o e type um icone entre os esportivos britanicos tanto que se um e type novo custava £2 200 quando novo o equivalente a cerca de £ 40 000 ou r$ 170 000 em valores atualizados hoje em dia um exemplar nao custa menos que £ 60 mil r$ 250 mil os melhores mais de £ 250 mil mais de r$ 1 milhao pura e simplesmente foto phil grayston/flickr por dez anos o e type ateve se a classica configuraçao britanica de seis em linha na dianteira e traçao traseira a partir de 1971 a jaguar decidiu adotar um motor v12 mas os mais tradicionalistas preferem os carros com menos cilindros [youtube id= ybvphxfw0xa width= 620 height= 350 ] durante seus 14 anos de produçao mais de 70 000 exemplares foram feitos parte deles virou carro de corrida como se pode ver todo ano no goodwood revival e muitos permanecem na ativa conduzidos nos fim de semana por gentleman drivers mais britanico do que isto impossivel lotus seven / caterham 7 sugerido por the canadian produzido entre 1957 o lotus seven era a representaçao perfeita do que a companhia britanica valorizava em um carro leveza e dinamica ate mesmo a potencia ficava em segundo plano a primeira de todas as versoes utilizava um quatro cilindros ford de 1 2 litro e 49 cv mas pesava apenas 500 kg com suspensao dianteira por braços triangulares sobrepostos e traseira por eixo rigido sua dinamica era excelente tanto que quando a lotus deixou de fabricar o seven em 1973 para se concentrar na equipe de formula 1 ele nao saiu de linha em vez disso todos os direitos sobre o carro inclusive seu nome foram vendidos a caterham cars que o fabrica desde entao sem maiores alteraçoes no projeto a nao ser a criaçao de versoes mais potentes com pneus mais largos e freios maiores e o negocio vai bem o caterham 7 e extremamente popular entre entusiastas de track days [youtube id= 0lp8eokx6ie width= 620 height= 350 ] se formos parar para pensar isto e bem fodastico em meio a toda evoluçao dos automoveis ao longo de quatro decadas ainda tem gente querendo um carro simples que tenha apenas o necessario para te colocar um sorriso no rosto quando acelera isto sem falar nas centenas de replicas e automoveis diretamente inspirados pelo seven que existem no mundo todo rolls royce silver cloud sugerido por nos mesmos se ha uma coisa que os britanicos sabem fazer e carros de luxo dentre os carros de luxo certamente os rolls royce estao entre os mais sofisticados de todos e entre os rolls royce talvez o mais iconico seja o silver cloud iii de 1965 na epoca ele era como o modelo de entrada da rolls royce como conta o livro cool cars do renomado jornalista britanico quentin wilson o silver cloud iii custava £ 5 500 suficiente para comprar uma casa com sete quartos levava tres meses para ser construido a mao e tinha nada menos que 12 camadas de tinta o mascote o spirit of ecstasy repousava sobre um radiador feito de prata que era polido manualmente por cinco horas ate atingir o brilho caracteristico e como se ele fosse o outro extremo do amor que os britanicos tem pelos carros na outra ponta ficava o mini o motor era um v8 de 6 2 litros e cerca de 220 cv encarregados de mover duas toneladas de pura tradiçao britanica sobre rodas numeros de desempenho ora quem tinha um destes nao se importava com isto range rover classic sugerido por vankindenser o primeiro land rover era um utilitario simples e funcional ao maximo o responsavel pela atual imagem de luxo da fabricante britanica e o range rover modelo lançado em 1970 que tinha a proposta de aliar a robustez do defender a um veiculo mais confortavel espaçoso moderno e veloz ele tinha suspensao com molas helicoidais carroceria de aluminio e freios a disco alem de motores v8 a gasolina ou quatro cilindros trubodiesel e era tao competente no asfalto e na terra que foi produzido ate 1996 sem maiores alteraçoes em seu design nao e a toa que ate mesmo a rainha elizabeth ii tem o seu mclaren f1 sugerido por cell os britanicos podem se orgulhar de seu legado para o mundo automotivo no fim dos anos 1980 gordon murray visualizou o supercarro mais veloz do planeta com tres lugares motor central traseiro feito de aluminio carroceria de fibra de carbono o mclaren f1 em 1992 ele virou realidade com soluçoes de engenharia inusitadas como compartimentos de carga nas laterais a propria configuraçao de tres lugares e o uso de folhas de ouro como isolante termico no cofre do motor o mclaren f1 era realmente inovador ao mesmo tempo era surpreendente comportado e docil em uso comum com ar condicionado sistema de som e bom acabamento no interior isto sem falar na velocidade maxima de 386 km/h que lhe rendeu o titulo de carro mais rapido do mundo tudo bem que o coraçao do mclaren f1 era alemao um v12 de 6 1 litros e 636 cv projetado pela bmw mas isto so prova que os britanicos nao sao tao arrogantes e orgulhosos quanto parecem [youtube id= rxqsedwsu2k width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.