na primeira manha do brazil classics renault show eu estava a caminho dos carros que seriam leiloados no dia seguinte quando deparei com um belissimo bmw e9 3 0 csi verde metalico que me atraiu magneticamente em sua direçao parei por alguns instantes ao lado do carro reparei a manopla da alpina na alavanca do cambio fiz duas fotos e segui meu caminho preciso encontrar o proprietario deste carro pensei enquanto me afastava do bimmer horas mais tarde ja no final do dia enquanto conversava com o juliano em um intervalo entre fotos e apuraçoes um renault r8 gordini com as cores da equipe willys cruzou o patio do grande hotel com seu proprietario no banco do carona era mauricio marx e o carro era o mesmo r8 no qual emerson fittipaldi conquistou sua primeira vitoria em uma corrida oficial o r8 era um dos carros que ganharia uma materia especial com fotos detalhadas e sua historia completa e por isso fomos conversar com ele ao final da conversa perguntei onde o carro estaria no dia seguinte e acabei surpreendido ali ao lado do bmw do emerson como assim bmw do emerson olhei de novo para o carro agora posicionado em seu local definitivo de exibiçao e percebi uma assinatura no capo do cupe sim era o autografo de emerson fittipaldi a partir daquele momento encontrar o proprietario do carro tornou se uma nova missao com a ajuda do mauricio conseguimos conhecer a historia deste bmw que formou uma dupla improvavel com o pequeno renault r8 gordini em araxa o proprietario contou que o carro fora comprado novo pelo proprio emerson em 1974 encomendado diretamente a fabricante o carro foi retirado em 30 de abril de 1974 em uma concessionaria da bmw em munique antes mesmo de retira la da loja emerson pediu que instalassem um kit alpina dai os emblemas e um jogo de rodas bbs ra115 a exotica cor e o taiga metalic um opcional do catalogo da linha e9 naquele ano como curiosidade seu irmao wilson tinha uma alpina 3 0 csi legitima tambem pintada de verde taiga porem nao metalica reza a lenda que ao voltar da maternidade onde nasceu sua filha mais velha proximo a lausanne na suiça onde morava desde 1971 emerson fez dela o bebe mais rapido do mundo ao atingir a velocidade maxima do bimmer — 220 km/h segundo os dados de fabrica emerson ficou com o bmw ate nao muito tempo atras a importaçao do carro realizada em maio de 1990 foi feita em seu nome como mostram os documentos exibidos na janela do carro nao descobrimos exatamente quando emerson vendeu o carro mas sabemos que em 2005 ele nao pertencia mais ao piloto no final da decada passada ele foi vendido para o museu jorm em sao paulo onde ficou ate 2016 quando finalmente foi comprado por seu atual proprietario um colecionador de belo horizonte/mg infelizmente nao sabemos se o carro recebeu upgrades mecanicos da alpina ou se ele tem somente o volante e manopla esportivos a saia dianteira e o spoiler ducktail traseiro mas mesmo original estamos falando de um seis em linha de tres litros alimentado por uma injeçao bosch d jetronic que o ajuda a produzir 200 cv — um numero excelente para a epoca quando emerson comprou o bmw em 1974 ja havia conquistado um titulo mundial em 1972 e um vice campeonato em 1973 naquele ano ele fazia sua estreia pela mclaren e venceria seu segundo campeonato entrando para o seleto clube dos multicampeoes da f1 coincidentemente sua trajetoria vencedora começou com um outro carro tambem exposto em araxa o renault r8 gordini da equipe willys ja falamos sobre este carro no segundo paragrafo e neste post mas ate agora nao haviamos contado sua historia ele foi trazido da frança em 1965 a pedido do lendario chefe da equipe willys luiz antonio greco segundo consta a willys pretendia vender o renault 8 no brasil e na epoca a maxima win on sunday sell on monday ainda fazia algum sentido equipado com um motor de 1 108 cm³ ele era a versao mais potente do carro ate entao com 90 cv obtidos pelo cabeçote de fluxo cruzado e pelos dois carburadores solex de fluxo horizontal com corpo de 40 mm o cambio de quatro marchas tinha relaçoes encurtadas se comparado aos renault 8 originais os renault 8 gordini eram pintados apenas com a cor azul e duas faixas brancas longitudinais cruzando a parte central da carroceria foi assim que ele chegou ao brasil e assim ele foi levado a sua primeira corrida em solo brasileiro alias o carro nao foi levado ele foi rodando de sao paulo ate vitoria/es onde disputou e venceu sua primeira prova com lian duarte ao volante que completou os 46 km da prova de estrada em pouco mais de 36 minutos depois ja de volta a sao paulo ele recebeu a pintura amarela com listras verdes da equipe willys e foi inscrito na iv 3 horas de velocidade realizada em 5 de setembro de 1965 em interlagos os pilotos foram bird clemente e luiz pereira bueno nesta prova o carro teve menos sorte capotou com bird clemente voltou a pista mas acabou abandonando mais tarde dois meses mais tarde em 7 de novembro de 1965 o carro foi para as maos de emerson fittipaldi que ja havia conquistado uma vitoria de classe em abril com um gordini 1093 nacional no circuito do fundao no rio de janeiro emerson ao volante do r8 dominou a prova do grupo ii do inicio ao fim e recebeu a bandeira quadriculada na frente de todos os demais pela primeira vez em sua carreira nos carros naquele mesmo dia o carro foi usado pelo chefe da equipe luiz antonio greco na corrida do grupo iii e tambem faturou a prova o carro voltou a ser usado em maio de 1966 novamente com bird clemente e luiz pereira bueno na terceira ediçao das 24 horas de interlagos mas um acidente tirou a dupla da corrida depois disso os planos de vender o renault r8 no brasil foram cancelados e a willys iniciou o projeto m em 1967 a ford arrematou a willys a equipe mudou de nome para ford willys e o r8 foi vendido ao piloto paulista marivaldo fernandes [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 201176 201177 201178 201163 ] marivaldo disputou sete corridas com o r8 gordini em 1967 mas nao conseguiu nenhuma vitoria seu melhor resultado com o valente gaules foi um segundo lugar nos 100 km de interlagos em agosto de 1967 no final do ano marivaldo vendeu o carro que ainda disputou mais duas provas antes de se perder no tempo o carro so voltou a aparecer publicamente em meados dos anos 2000 pintado de azul claro e com o numero 45 o mesmo usado por marivaldo fernandes o carro alias era tido ate entao como o r8 de marivaldo — seu historico com a equipe willys era obscuro o unico indicio de que ele havia pertencido a equipe na verdade era o para brisa dianteiro com o selo da willys overland e maltratado pelos detritos das corridas mauricio comprou o carro em 2017 com a pintura azul e um motor cht no lugar do original — o cht vale lembrar e um projeto derivado do renault cleon fonte que era o motor original do r8 gordini com o carro em sua posse mauricio fez o obvio começou a procurar o historico do carro nas pistas e iniciou a restauraçao do modelo determinado a devolver a ele sua cor mais famosa e os componentes gordini do motor a restauraçao começou em novembro de 2017 e ficou pronta em fevereiro de 2018 — um prazo absurdamente rapido de dois meses e meio como contou mauricio com o carro pronto mauricio o levou ao concurso de elegancia de amelia island na florida que estava organizando uma homenagem a emerson fittipaldi foi neste evento que emerson e o renault se reencontraram depois de 53 anos e o carro ganhou o autografo em seu capo esta historia foi contada pelo flatout com exclusividade neste post depois de amelia island o renault ainda participou de eventos nacionais antes de ir rodando de sao paulo a araxa — do jeito que eu e o juliano o conhecemos naquele fim de tarde antes de descobrir a origem do bmw verde por sua historia excepcional e sua primorosa restauraçao — nao apenas do carro como tambem da historia do carro — o renault r8 gordini foi premiado no brazil classics renault show e chegou a cerimonia de premiaçao com ninguem menos do que bird clemente ao volante
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