na condiçao de coraçao do carro e compreensivel que o motor fique escondido no cofre protegido de impactos e da sujeira de vez em quando porem as fabricantes gostam de nos provocar e deixar um pouco ou muito do motor para fora perguntamos a voces quais eram os melhores exemplos de carros de rua com motor exposto e agora temos a primeira parte da lista com as respostas bugatti eb110 sugerido por willian kasuo kido carrasco e facil lembrar do bugatti veyron e da parte de cima do motor w16 exposta por uma abertura na tampa do cofre de fato sendo o veyron um superesportivo de extremo luxo feito para ser uma coleçao de superlativos sobre rodas a gente nao esperava que ele tivesse uma atitude tao hot rod temos certeza de que o motor e muito bem selado e que nao entra uma gota de umidade por ali mas e impressionante do mesmo jeito acontece que seu antecessor o bugatti eb110 consegue ser ainda mais badass o motor e completamente visivel quando se olha pelo vigia traseiro e sem capas plasticas voce ve a tampa de valvulas as flautas do sistema de injeçao dutos fios cabos e coletores atraves do vidro como se fossem joias em uma vitrine coisa fina e de fato o eb110 tem um belissimo motor trata se de um v12 de 3 5 litros e 60 valvulas com quatro turbos que na primeira versao do supercarro o eb110 gt entregava 560 cv a 8 000 rpm era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 336 km/h o que fez dele o carro mais rapido do mundo em 1991 foram fabricadas por volta de 95 unidades do eb110 gt [youtube id= 4bknyikrbnc width= 620 height= 350 ] no eb110 ss o mais raro o motor entregava 612 cv a 8 250 rpm sendo capaz de levar o esportivo aos 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 348 km/h — 1 km/h a menos que o jaguar xj220 que tirou o recorde do bugatti eb110 gt pouco antes do lançamento do ss ferrari f50 sugerido por praticamente todo mundo a ferrari f50 sempre viveu a sombra de sua antecessora a f40 e isso e injusto e claro que fica dificil competir com o visual deliciosamente funcional da deusa italiana e com seu v8 biturbo de 2 9 litros e 478 cv muito sonoro para um sobrealimentado [youtube id= n7kbbjw26mk width= 620 height= 350 ] pops ans bangs yeah ok o foco e a ferrari f50 ha quem diga que ela e feia discordamos e que ela nao tem o mesmo carisma que a f40 tambem discordamos mas ela tem uma coisa que a f40 nao tem um v12 aspirado de 4 7 litros que pode ser visto de duas formas pela cobertura de acrilico ventilada que fica no deque traseiro e pela tela preta da traseira e p o r n o g r a f i c o trata se do primeiro v12 empregado em uma ferrari de motor central traseiro ele tinha 60 valvulas bloco de formula 1 e entregava 520 cv a 8 000 rpm com corte de giro a 9 500 rpm e 47 9 mkgf de torque sendo capaz de levar a f50 ate os 100 km/h em 3 7s e seu ronco tambem e algo delicioso de se ouvir [youtube id= lxseqrvb4fc width= 620 height= 350 ] e dai que a f40 passa dos 320 km/h enquanto a f50 vai so ate os 312 km/h morgan 3 wheeler sugerido por sir_v8_head agora em uma abordagem completamente diferente como nao adorar o motor v2 pendurado no nariz do morgan 3 wheeler ele e a cereja do bolo no visual do carro que lembra uma mistura de sidecar independente com calhambeque de tres rodas e pesa apenas 525 kg e preciso lembrar que o 3 wheeler atual e apenas a interpretaçao mais recente de uma receita bem antiga a morgan produziu carros de tres rodas com motor de moto entre 1911 e 1939 e outros modelos de tres rodas ate 1952 e eles ja eram bem parecidos com o morgan atual a legislaçao de transito britanica na epoca os colocava na categoria dos ciclocarros automoveis de dois ou quatro lugares com motor de motocicleta e peso de ate 350 kg que pagavam menos impostos atualmente o 3 wheeler e um veiculo de nicho que promete diversao inversamente proporcional a seu tamanho ou peso graças a um motor v2 s&s de dois litros e 82 cv acoplado a uma transmissao mazda de cinco marchas vinda do miata e o bastante para chegar aos 100 km/h em seis segundos e continuar acelerando ate os 185 km/h e tambem para escorregar a unica roda traseira [youtube id= wuwuexksyj4 width= 620 height= 350 ] jaguar xj220 sugerido por michel ts o design do jaguar xj220 e um dos mais marcantes entre os superesportivos da decada de 1990 baixo e largo com formas curvas e uma dianteira limpa que contrasta com a traseira de carro de corrida com uma grade que oculta parcialmente as lanternas e nos deixa espiar o coletor de escape ha duas abordagens possiveis para a visao do motor atraves do vigia traseiro voce pode se lamentar porque a jaguar decidiu no meio do caminho abandonar o motor v12 naturalmente aspirado pesado e beberrao demais por um v6 biturbo; ou ficar maravilhado com o fato de este v6 biturbo ser derivado de um bolido obscuro do grupo b de rali o metro 6r4 [youtube id= gvbgfnpue 4 width= 620 height= 350 ] preferimos a segunda opçao porque alem de ser algo belissimo de se observar o v6 merece respeito completamente overhauled pela jaguar o 3 5 sobrealimentado entrega 550 cv a 7 200 rpm e 65 6 mkgf de torque a 4 500 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas foi o bastante para que o xj220 atingisse os 341 km/h e fosse o carro mais veloz do planeta de 1992 a 1993 alem disso sendo mais curto que o v12 o v6 biturbo permitiu que o entre eixos do xj220 fosse encurtado melhorando sua agilidade na pista toda vez que olhamos para o motor do xj220 lembramos que o downsizing pode dar certo e isto e bom alfa romeo tipo 33 stradale foto petrolicious sugerido por gabriel mesquita em 2013 chamamos o alfa romeo tipo 33 stradale de o supercarro que tinha coraçao porque bem olha so para ele o coraçao pode ser tanto a grade dianteira o famoso cuore sportivo quanto o motor v8 de apenas dois litros com curso curto 78 mm x 52 2 mm e capacidade para girar a 10 000 rpm [youtube id= vkyvy0ocmts width= 620 height= 350 ] a potencia ficava entre 230 cv e 245 cv os numeros variavam de acordo com o acerto de cada um parece pouco para um supercarro mas era suficiente para que o 33 fosse capaz de chegar aos 100 km/h na casa dos cinco segundos e seguir ate os 260 km/h enquanto inundava suas orelhas com o berro tipico de um motor de corrida italiano a versao de pista do tipo 33 era um spyder feito pela autodelta a companhia responsavel pela divisao de corrida da alfa na epoca que tinha um v8 de tres litros e mais de 400 cv o motor pode ser visto olhando pelo vidro traseiro mas talvez o melhor angulo seja o do retrovisor interno ajustando o da forma correta e olhando por ele voce enxerga cada um oito dos corpos de borboleta individuais do motor eretos como se estivessem prontos para ajudar a produzir uma bela sinfonia a qualquer momento ford rs200 sugerido por renato abreu se o jaguar xj220 pegou emprestado o v6 de um prototipo do grupo b o rs200 e um legitimo representante da era mais insana do wrc e um lembrete constante de que motores de quatro cilindros podem ser verdadeiros canhoes repare nas entradas de ar para o motor no vigia traseiro que e de acrilico e claro que a gente gosta de motores em v mas nao ha como nao se encantar pelo quatro cilindros de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote e turbo projetado pela cosworth na versao de competiçao eram mais de 400 cv mas mesmo os 250 cv do modelo de homologaçao impressionam ate hoje especialmente quando a gente lembra que o rs200 e um carro de mais de tres decadas isto sem falar na estrutura tubular desenhada pelo projetista tony southgate que trabalhou por mais de duas decadas na formula 1; na suspensao independente por braços triangulares sobrepostos; e na carroceria que nao e bonita no sentido tradicional da palavra mas foi desenvolvida para ser tao leve e aerodinamica quanto fosse possivel para isso foram realizadas dezenas de testes em um tunel de vento e fibra de carbono foi usada na carroceria o resultado um carro capaz de chegar aos 100 km/h em um cisco acima dos tres segundos [youtube id= 8dffmmpj6vo width= 620 height= 350 ] dizem ate que ele e um carro feio com seus farois esbugalhados e sua silhueta de carrinho de brinquedo mas se ha um carro que pode se orgulhar de seu quatro cilindros turbo visivel mesmo do lado de fora do carro este carro e o rs200
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