a honda foi fundada em 1948 para produzir motocicletas e dez anos depois ja estava fabricando seus primeiros automoveis hoje a empresa atua nas duas frentes e e uma força em ambas alem de ter construido uma carreira muito bem sucedida na formula 1 a yamaha sua maior rival no mundo das motos nao teve a mesma sorte em suas incursoes pelo mundo das quatro rodas nao que lhes faltasse competencia ao contrario mas em vez de investir nos automoveis como fabricante a yamaha preferiu trabalhar em conjunto com outras fabricantes para fornecer consultoria recursos tecnicos e mao de obra o resultado foram alguns carros incriveis e motores muito bem recebidos pelos automoveis que os utilizaram alguns deles ate se tornaram icones enquanto outros acabaram virando notas de rodape na historia da industria belas notas de rodape por sinal sao casos como estes que veremos a seguir relaçoes niponicas a primeira incursao da yamaha no mundo dos carros foi o 2000gt que a toyota gosta de chamar de o primeiro supercarro do japao feito em uma epoca na qual a maior parte das fabricantes japonesas estava concentrada em minicarros para dar o start na industria e em automoveis de luxo a toyota decidiu fazer um carro que andasse tete a tete com os esportivos europeus com o iconico jaguar e type em especial ele nao era um supercarro em si mas definitivamente era o que havia de mais veloz e exotico no japao em sua epoca tanto que apenas 351 carros foram feitos entre 1967 e 1970 a questao e que o toyota 2000gt nao era fabricado pela toyota mas sim pela yamaha sob licença e mais originalmente a yamaha foi quem propos o projeto a nissan que recusou batendo de porta em porta para tentar vender o projeto a yamaha teve a proposta aceita pela toyota o que foi uma surpresa porque na epoca a toyota ja era vista como a mais conservadora das fabricantes japonesas depois como a historia diz a nissan se arrependeu de ter declinado a oferta e teve de correr para criar seu proprio esportivo o datsun 240z https //www youtube com/watch v=d8pcsl_04m8 alem de coordenar o design da bela carroceria de aluminio e de acertar a dinamica do carro a yamaha concentrou seus esforços no motor a toyota ja tinha no seda crown um seis em linha de dois litros codigo m com exatos 75 mm tanto em curso quanto diametro comando simples no cabeçote e dois carburadores su do tipo side draft para entregar 125 cv nao era o suficiente para um esportivo entao a yamaha deu ao motor um trio de carburadores mikuni solex de corpo duplo mais um novo cabeçote de duplo comando ainda com duas valvulas por cilindro e camaras de combustao hemisfericas o novo motor se chamava 3m e desenvolvia 150 cv potencia de hatchback medio hoje em dia mas o bastante para levar o 2000gt ate os 200 km/h a colaboraçao com a yamaha no 2000gt ressoou bem com a toyota que manteve a parceira sempre por perto o motor 4a ge da toyota famoso por ocupar o cofre do ae86 a partir de 1984 teve seu cabeçote de 16 valvulas desenvolvido pela yamaha com 1 6 litro e aspiraçao natural ele entregava saudaveis 130 cv e ainda guardava um imenso potencial de preparaçao o mesmo vale para o motor 3s gte quatro cilindros com cabeçote de 16 valvulas usado nas das versoes esportivas do toyota celica na virada da decada de 1990 na epoca o toyota mr2 de segunda geraçao tambem utilizava este motor que com dois litros e turbo chegava aos 200 cv o motor 2zz ge motor 1 8 que ja foi utilizado pelo toyota corolla xrs e pelo celica gt s da setima e ultima geraçao tambem teve o cabeçote feito pela yamaha e aproveitado pelo lotus elise de segunda geraçao que podia desfrutar de ate 240 cv nas versoes com supercharger https //www youtube com/watch v=d9qycujrrys nos ultimos anos todo toyota ou lexus esportivo teve algum grau de envolvimento da yamaha no projeto do motor mas talvez o trabalho mais notavel da yamaha em parceria com a toyota nos ultimos anos tenha sido o lexus lfa sim seu motor v10 naturalmente aspirado de 4 8 litros e 571 cv e redline nas 9 500 rpm teve o dedo da empresa em todo o projeto nao apenas no cabeçote o ford taurus sho a yamaha jamais assinou um contrato de exclusividade com a toyota por seus serviços na decada de 1980 alem dos esportivos japoneses a fabricante tambem envolveu se com a ford para criar um icone o ford taurus sho uma versao nervosa de um seda careta o tipo de coisa que a gente gosta o taurus lançado em 1985 trouxe consigo um v6 chamado vulcan com comando no bloco e 140 cv depois do toque de midas da yamaha ele passou a entregar 223 cv como https //www youtube com/watch v=iwdsmclsvjs os cabeçotes originais de ferro fundido foram tocados por peças de aluminio com duplo comando e quatro valvulas por cilindro a yamaha tambem deu ao v6 um coletor de admissao de geometria variavel — em altas rotaçoes os dutos ficavam mais largos admitindo mais ar com menos pressao e favorecendo a potencia em um regime mais alto alem disso o coletor tinha um visual simetrico muito bonito e torna o v6 sho instantaneamente reconhecivel o motor foi originalmente concebido para um esportivo de motor central traseiro que a ford colocaria para brigar com o chevrolet corvette o carro ate chegou a ter dois prototipos construidos com base no de tomado pantera que ainda era produzido naquela epoca mas a ford acabou cancelando o projeto por mais que fiquemos imaginando o que teria rolado se o carro tivesse ido para a frente gostamos da ideia de um seda grandalhao com um v6 que podia girar a ate 8 500 rpm com seus 223 cv o taurus sho ia de zero a 100 km/h em 6 6 segundos e seguir acelerando ate os 230 km/h numeros que para a epoca eram matadores [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 20125 20127 ] como se nao bastasse a geraçao seguinte do taurus sho aquela toda feita de formas ovais ganhou um motor v8 projetado pela cosworth com base no v6 duratec da ford novamente cabeçotes e coletor de admissao foram projetados pela yamaha e o motor de 3 4 litros entregava 238 cv para os suecos a yamaha tambem fez motores para a volvo entre 2005 e 2010 com o v8 b8444s o motor de 4 4 litros foi oferecido inicialmente no xc90 mas depois foi utilizado pelo seda s80 oficialmente o motor foi projetado pela volvo que na epoca ainda pertencia a ford e fabricado no japao pela yamaha que mandava as unidades prontas para a suecia para serem instaladas nos carros da fabricante escandinava https //www youtube com/watch v=42gkwz2higg na pratica porem ha certa desconfiança na industria a respeito da real origem do motor o mesmo possui diversas dimensoes em comum com o v6 do taurus sho incluindo o angulo de 60° o curso as medidas dos mancais e a altura do bloco as tres empresas envolvidas ford volvo e yamaha negaram veementemente qualquer relaçao entre os motores https //www youtube com/watch v=3qu9ke98 my originalmente como equipado no xc90 e no s80 o v8 b8444s entregava 315 cv mas ele ganhou uma versao mais potente pelas maos da noble que instalou uma versao biturbo de 650 cv no superesportivo m600 seus proprios carros nao muito tempo depois do ford taurus sho a yamaha decidiu construir um carro proprio e eles miraram bem alto a ideia era fazer um formula 1 para as ruas e eles quase conseguiram a ideia nao surgiu por acaso a yamaha de forneceu motores para a formula 1 em 1989 a equipe alema zakspeed que ficou mais famosa por suas participaçoes no dtm era quem usufruia de seus serviços o motor era o mais fraco do grid com menos de 570 cv os motores da ferrari da renault e da honda em comparaçao passavam dos 700 cv o desempenho do motor foi fraco e a zakspeed abandonou a competiçao depois de classificar se para apenas quatro das 16 corridas da temporada em 1991 a toyota retornou com um v12 de 3 5 litros que planejava ceder a brabham que ja estava nas ultimas e acabou nem usando o motor foi ai que a yamaha decidiu colocar o v12 em um superesportivo um carro com cara de esporte prototipo e dois lugares em tandem um atras do outro chamado ox99 11 porque o nome do motor era ox99 o carro foi desenvolvido em seis meses e recebeu o v12 acertado para entregar 400 cv atras dos bancos de um carro de fibra de carbono com 1 150 kg ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e chegar aos 350 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 262742 262743 262744 262745 ] apenas tres carros foram construidos um exemplar sem pintura usado nos testes e dois para fotos de divulgaçao e apresentaçao a imprensa um vermelho e outro preto com uma recessao estourando no japao a yamaha paralisou o projeto ate 1994 prometendo retoma lo quando a economia voltasse a se estabilizar mas ao perceber que nao haveria clientes dispostos a comprar seu biposto de 800 000 dolares a yamaha cancelou definitivamente o ox99 11 https //www youtube com/watch v=zoirbigds4w a yamaha voltou a flertar com a ideia de fazer um esportivo proprio mais recentemente em 2015 com o sports ride concept apresentado no salao de toquio ele era um esportivo de motor central traseiro com o porte de um lotus elise e design bastante agressivo alem de trazer toques exoticos como assoalho parcialmente transparente e um alto falante com involucro de madeira inspirado pelas guitarras da yamaha [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 262737 262738 ] infelizmente a yamaha nunca conseguiu fazer um carro sozinha ao contrario da honda e o sports ride concept e mais uma razao para lamentarmos este fatoele provavelmente nao tinha nem motor no cofre mas seu desenho e proposta fornecer uma experiencia de pilotagem dinamica e envolvente reproduzindo ate onde possivel a sensaçao de conduzir uma motocicleta demonstravam potencial imenso
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