ha alguns dias perguntamos a voces quais sao os carros franceses mais emblematicos da historia voce sabe os carros que melhor expressam o estilo frances de se fazer carros desde que os franceses começaram a fazer carros como dissemos no post pergunta os franceses tem basicamente dois estilos completamente opostos ou apelam para a receita basica o famosos feijao com arroz para criar grandes esportivos ou entao buscam soluçoes exoticas de engenharia para fazer melhor e inovar ha dois dias publicamos a primeira parte da lista com os modelos sugeridos por voces agora e a hora da segunda parte peugeot 206 sim essa lista começa com o peugeot 206 aquele que seu vizinho tinha na garagem aquele hatch com suspensao mcpherson na dianteira barra de torçao na traseira motores quatro cilindros transversais e movendo as rodas da frente e nada muito especial ou exotico mas entao por que ele esta nesta lista simples ele foi o modelo frances mais vendido da historia com nada menos que 8 300 000 unidades feitas entre 1998 e 2012 como comparaçao somente o renault clio vendeu mais que ele mas suas 13 milhoes de unidades somam todas as geraçoes desde seu lançamento em 1991 [youtube id= al0w 0rxfps width= 620 height= 350 ] parte de seu sucesso se deve ao visual moderno bonito e atemporal ainda hoje e um desenho que nao envelheceu voce pode estar acostumado com ele e por isso talvez ache o visual cansado como diz certa revista mas nao da para dizer que o visual e ultrapassado some a isso uma familia de motores robustos um par de versoes esportivas quatro tipos de carroceria perua seda hatch e conversivel um pouco de sucesso nas pistas um hit matador como trilha sonora da campanha de lançamento e produçao em dez paises ao longo de 14 anos et voila voce tem o carro frances mais bem sucedido da historia c est fini citroen sm o aspecto mais convencional do sm e seu cambio manual de cinco marchas ou automatico de tres marchas todo o resto do carro e diferente do que se esperava de um carro nos anos 1970 o sm era exotico mesmo para um citroen começando por seu motor um v6 maserati em vez de um quatro cilindros frances ele foi parar embaixo do longo capo depois que as duas marcas se uniram em 1968 a citroen forneceu sistemas hidraulicos para os italianos e eles em troca deram este belo v6 de tres litros alimentado por tres webers de corpo duplo para produzir 170 cv o design obviamente nao da a minima para regras e padroes na dianteira dois farois triplos direcionais ladeavam o suporte da placa que ficava atras de uma cobertura de vidro bem onde deveria haver uma grade de arrefecimento no capo uma pequena grade com o chevron duplo da citroen nao e o respiro do cofre mas sim a admissao do sistema de ventilaçao nas laterais as rodas traseiras sao cobertas o vidro traseiro forma um pentagono e a traseira em queda e abruptamente cortada pelo conceito aerodinamico de kamm alem disso ele e um grand tourer de luxo feito por uma fabrica de carros populares [youtube id= nkh6qh4xa9k width= 620 height= 350 ] ele tinha tudo para dar errado e deu mas nao por seu design nem por seu desempenho ou por seu conforto mas sim porque ele chegou ao mundo pouco antes da opep causar a crise do petroleo de 1973 alem de ser caro ele nao era dos carros mais economicos do planeta e isso comprometeu seu desempenho comercial pior na epoca a citroen gastava mais do que arrecadava e estava pronta para ir a falencia o citroen sm foi o carro certo no lugar e na hora errados e mesmo assim conseguiu marcar epoca e entrar para a historia se isso nao e suficiente para garantir um lugar nesta lista o que mais seria delahaye 135 nao pense que a bugatti era a unica fabricante de carros de alto luxo da frança no inicio do seculo passado na verdade havia mais marcas de luxo do que marcas populares e uma delas era a delahaye pois e ela nao e americana nem inglesa e seu modelo mais marcante foi sem duvida o 135 que foi produzido durante quase 20 anos e teve cerca de 2 000 unidades o delahaye 135 surgiu em 1935 como uma tentativa da marca em fazer um modelo mais esportivo sua base era o motor seis em linha com valvulas no cabeçote que podia deslocar 3 3 ou 3 6 litros e produzia entre 90 e 160 cv [youtube id= 9baknev_dc8 width= 620 height= 350 ] como muitos carros da epoca ele teve uma variedade enorme de carrocerias produzidas por uma variedade igualmente enorme de carrozzieri dentre as quais se destacam as esculpidas pela figoni & falaschi o modelo tambem foi usado em competiçoes no fim dos anos 1930 e conquistou o rali monte carlo de 1937 e as 24 horas de le mans de 1938 — alem de um segundo e um quarto lugar nesta mesma ediçao de mans citroen cx o citroen cx veio ao mundo em 1974 com a missao de substituir o ds uma tarefa dificil considerando o status revolucionario do antecessor mas ele conseguiu se firmar como uma verdadeira evoluçao do ds logo nos primeiros anos de produçao [youtube id= cfqegbvxgi0 width= 620 height= 350 ] para conseguir esse sucesso de critica e publico o cx manteve o sistema hidropneumatico para a suspensao autonivelante farois direcionais direçao hidraulica e freios o que garantiu a rodagem flutuante esperada de um sucessor do ds — mas o salto evolutivo veio com seu design em vez do motor longitudinal o cx ganhou novos motores de 2 a 2 3 litros instalado em posiçao transversal o que liberou mais espaço para a cabine depois seu interior adotou soluçoes de design ineditas como os instrumentos rotativos de tambor comandos de seta farois e buzina em satelites em vez de alavancas na coluna por ultimo suas linhas externas foram determinadas pelo vento dai a traseira tipo kamm e seu nome cx — que e a sigla francesa para coeficiente de arrasto aerodinamico por seu conforto e espaço interno o cx foi o modelo escolhido por diversos chefes de estado europeus como o presidente frances jacques chirac que manteve o seu cx durante os anos 1990 o primeiro ministro portugues mario soares e o rei harald v da noruega o mesmo que comprou um audi de seis portas no começo deste ano bugatti royale ele foi o primeiro supercarro da historia — talvez nao no sentido que damos ao termo hoje mas em todos os outros todos mesmo duvida que tal um entre eixos de 4 3 metros sim quatro metros e trinta de entre eixos quase um peugeot 308 o comprimento 6 4 metros — o mesmo daquele audi a8 de seis portas do rei da noruega logicamente tudo isso pesa muito mais exatamente 3 175 kg de metal madeira e borracha mas tudo bem porque no salao do motor sim porque aquilo nao e um cofre ha nada menos que um oito em linha de 12 7 litros e 300 cv diz a lenda que ettore bugatti desenvolveu o royale depois que uma dama britanica disse preferir os rolls royces aos bugatti assim ele foi para a prancheta e desenvolveu algo maior melhor mais potente e mais caro tao caro que entre 1927 e 1933 somente seis exemplares foram produzidos todos eles com carroceria exclusiva — ou seja nao ha um royale igual ao outro o royale nunca passou por testes de aceleraçao e velocidade maxima mas a autocar sim a mesma que existe ate hoje andou com o carro e elogiou a estabilidade do chassi e achou o comportamento do carro muito semelhante ao dos modelos de corrida apesar de seu tamanho e peso muito superiores [youtube id= lrjsyw1owds width= 620 height= 350 ] e tambem logicamente um carro que era super em todos os sentidos tambem tinha um super preço us$ 30 000 pelo chassi basico — equivalente a us$ 430 000 atualmente some essa fabula ao fato de o carro ter sido lançado dois anos antes da grande depressao e voce entendera porque somente tres exemplares foram vendidos e os outros tres ficaram com bugatti e seus filhos de qualquer forma depois dele nunca um carro frances tao superlativo nem mesmo o veyron ou o chiron citroen xm lançado em 1989 o xm foi o sucessor do cx e caiu sobre seus ombros a missao de dar continuidade a linhagem nos tempos modernos como seus antecessores ele tambem adotou o sistema hidropneumatico porem sendo um carro projetado para viver perto do seculo 21 todo o sistema era controlado eletronicamente — o que lhe rendeu o novo nome hydractive [youtube id= qiudg 3zrwa width= 620 height= 350 ] com sensores na direçao freios suspensao acelerador e cambio enviando dados para a central eletronica o sistema conseguia adaptar a suspensao automaticamente de acordo com velocidade e tipo de piso o visual era mais moderno tambem com linhas retas sobrias e mais convencionais no interior mas ainda extremamente aerodinamicas com coeficiente 0 28 sob o capo pela primeira vez um citroen topo de linha trazia um v6 entre as opçoes na epoca do lançamento eram tres motores a gasolina — um 2 0 que podia ter 116 cv carburador ou 121cv injeçao eletronica o v6 prv peugeot renault volvo de tres litros e 170 cv nos anos que se seguiram tambem surgiram versoes turbinadas do motor 2 0 a gasolina capazes de entregar ate 147 cv e um v6 mais potente com cabeçote de 24 valvulas e 200 cv a transmissao podia ser manual de cinco velocidades ou automatica de quatro velocidades com esses atributos o xm foi produzido ate o ano 2000 sem deixar um sucessor imediato seu herdeiro so apareceria cinco anos mais tarde na forma do c6 que trazia referencias visuais do cx com a traseira hatch do xm renault clio v6 quando a renault decidiu fazer o r5 turbo a ideia original era usar um motor v6 atras dos bancos mas por questoes de custo e desenvolvimento o modelo final acabou equipado com o 1 4 turbo que todos conhecemos o plano original de um hot hatch com v6 traseiro so foi posto em pratica depois de duas decadas com a segunda geraçao do renault clio entao com apenas tres anos de estrada [youtube id= kjcbcuaonui width= 620 height= 350 ] o clio v6 foi projetado originalmente para uma categoria monomarca e por isso sua produçao ficou a cargo da twr a lendaria preparadora construtora de tom walkinshaw embora fosse baseado na segunda geraçao do clio poucos componentes da carroceria eram compartilhados — apenas capo farois lanternas teto e tampa traseira foram mantidos todo o restante foi substituido por novos paineis e componentes o motor v6 era o es9j retrabalhado para produzir 230 cv na versao de rua e 280 cv na versao de competiçao e ficava no lugar do banco traseiro isso significa que o clio v6 nao tinha espaço para muita coisa alem de um pedaço de queijo e uma garrafa de vinho no espaço que sobrou na dianteira alem disso a caixa de direçao as rodas largas e as bitolas aumentadas tambem resultaram em imensos 13 metros de diametro de giro tres vezes o comprimento do carro o que o tornou dificil de manobrar no transito urbano como se nao bastasse ele tambem nao era muito leve a primeira fase pre facelift pesa 1 355 kg o que fez com que ele nao fosse muito mais rapido que as versoes esportivas de quatro cilindros e traçao dianteira a aceleraçao de zero a 100 km/h leva 6 2 segundos o clio 172 cup leva 6 7s mas a velocidade maxima vai aos 235 km/h o cup fica nos 222 km/h a segunda versao ja produzida pela renault sport e aprimorada em parceria com a porsche ganhou mais 45 kg chegando aos 1 400 mas compensou a engorda com 25 cv extras que baixaram o tempo de aceleraçao para 5 9 segundos e a velocidade maxima para 246 km/h o clio v6 deixou de ser produzido em 2005 sem deixar substituto e considerando a guinada tradicionalista dos franceses nos ultimos anos e provavel que um hatch insano como ele nunca mais va ser produzido na velha galia ainda nao leu a primeira parte desta lista entao clique aqui e confira
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