como e de costume no mes de abril o conpet programa oficial do governo que mede o consumo de combustivel dos automoveis comercializados no brasil divulga a lista dos carros mais economicos que se pode comprar por aqui e nos vamos mostrar quais sao eles no ano passado a lista do programa brasileiro de etiquetagem veicular pbev incluiu 795 modelos neste ano o numero aumentou sao nada menos que 864 modelos distribuidos em 33 fabricantes distintas entre nacionais e importados divididos em categorias de acordo com o tamanho e muito carro e por isso vamos nos ater aos tres mais economicos e os tres mais beberroes de cada categoria consideramos mais uma vez os carros mais economicos em numeros absolutos considerando a media de consumo na cidade e na estrada desta vez o conpet nao forneceu os dados de consumo combinado vale frisar que as categorias nao respeitam criterios muito definidos quanto ao deslocamento do motor sua eficiencia energetica e o tamanho do carro com isto alguns posicionamentos podem soar meio estranhos por exemplo o seda popular chevrolet prisma na mesma categoria do hibrido prius a dos medios; ou o fiat novo uno way no meio dos utilitarios esportivos compactos com isto em mente vamos la compacto 1º peugeot 208 1 2 12v 16 9 km/l estrada / 15 1 km/l cidade 2º citroen c3 1 2 12v 16 6 km/l estrada / 14 8 km/l cidade 3º ford ka se 1 0 12v 15 7 km/l estrada / 13 5 km/l cidade os motores de tres cilindros dominam a categoria dos compactos o motor de 1 2 litro do grupo psa responde pelas duas primeiras posiçoes cumprindo a promessa de ser o mais economico da categoria medio 1º toyota prius 1 8 16v 17 km/l estrada / 18 9 km/l cidade 2º lexus ct200h 1 8 16v 14 2 km/l estrada / 15 7 km/l cidade 3º chevrolet prisma 1 0 8v 15 8 km/l estrada / 13 1 km/l cidade um exemplo da imprecisao na hora de definir as categorias e a categoria dos medios o toyota prius e o lexus ct200h sao hibridos importados de alta tecnologia em um patamar completamente diferente do terceiro colocado um seda compacto nacional com motor naturalmente aspirado grande 1º honda civic 1 5 turbo 16v 14 4 km/l estrada / 11 8 km/l cidade 2º audi a3 sedan 1 4 turbo 16v 14 2 km/l estrada / 11 7 km/l cidade 3º chevrolet cruze turbo 1 4 16v 14 0 km/l estrada / 11 2 km/l cidade a modernizaçao dos sedas medios com motores menores e turbinados deu resultado os quatro cilindros de baixo deslocamento vieram mesmo para ficar deixando os naturalmente aspirados com as ultimas posiçoes carga derivado 1º chevrolet montana ls1 1 4 8v 13 4 km/l estrada / 11 7 km/l cidade 2º chevrolet montana sport 1 4 8v 12 6 km/l estrada / 11 3 km/l cidade 3º volkswagen saveiro ce 1 6 8v 12 8 km/l estrada 10 9 km/l cidade sem muita novidade aqui as picapes compactas ou veiculos de carga derivados de automoveis para o conpet seguem com motores de quatro cilindros com cabeçote de oito valvulas e pelo menor deslocamento o 1 4 da chevrolet bebe menos comercial 1º mercedes benz vito 111 cdi 1 6 turbodiesel 16v 14 0 km/l estrada / 10 1 km/l cidade 2º renault kangoo express 1 6 16v 10 9 km/l estrada / 10 4 km/l cidade 3º kia k2500 ld 2 5 turbodiesel 16v 8 6 km/l estrada / 9 8 km/l cidade com seu motor de injeçao direta o mercedes benz vito e bem mais economico que o segundo e o terceiro colocados no ranking o renault kangoo com motor a gasolina e o kia bongo 2500 com um motor maior e de concepçao mais antiga minivan 1º chevrolet spin 1 8 8v manual 13 7 km/l estrada / 11 8 km/l cidade 2º chevrolet spin 1 8 8v automatica 13 1 km/l estrada / 10 9 km/l cidade 3º citroen grand c4 picasso 1 6 turbo 16v 12 0 km/l estrada / 9 9 km/l cidade o citroen grand c4 picasso usa o motor prince do grupo psa desenvolvido em parceria com a bmw mas o fato de ser um carro maior e mais pesado aumentou um pouco o consumo e por isso a minivan francesa gasta mais do que a chevrolet spin que tem motor 1 8 naturalmente aspirado de 8 valvulas fora de estrada 1º land rover evoque 2 0 turbodiesel 16v 15 8 km/l estrada / 11 9 km/l cidade 2º mitsubishi outlander 2 3 turbodiesel 16v 13 7 km/l estrada / 10 8 km/l cidade 3º land rover discovery sport 2 0 turbodiesel 16v 13 0 km/l estrada / 10 9 km/l cidade sem novidades aqui suvs com motores turbodiesel sao os mais economicos entre os off roaders o evoque mais leve dos tres primeiros colocados leva uma vantagem perceptivel esportivo 1º mini cooper 2 0 turbo 16v 14 0 km/l estrada / 11 1 km/l cidade 2º bmw i8 1 5 turbo 12v 13 6 km/l estrada / 11 3 km/l cidade 3º mini john cooper works 2 0 turbo 16v 13 2 km/l estrada / 10 6 km/l cidade alem do motor menor o bmw i8 tem tecnologia hibrida e bebe menos na cidade mas o mini cooper com seus 14 km/l e motor 2 0 turbo consegue supera lo nos decimais na media geral e 0 2 km/l mais economico a tabela nao leva isto em consideraçao extra grande 1º ford fusion hybrid 2 0 16v 15 1 km/l estrada / 16 8 km/l cidade 2º audi a4 sedan 2 0 turbo 16v 14 3 km/l estrada / 11 0 km/l cidade 3º audi a4 avant 2 0 turbo 16v 13 5 km/l estrada / 10 5 km/l cidade o fusion e definitivamente um carro maior que o a4 mas ambos estao na mesma categoria e com seu conjunto hibrido que prioriza o motor eletrico em baixa velocidade seu consumo na cidade e bem menor subcompacto 1º volkswagen up tsi 1 0 turbo 12v manual 16 1 km/l estrada / 13 8 km/l cidade 2º volkswagen up 1 0 12v i motion 15 8 km/l estrada / 14 0 km/l cidade 3º volkswagen up 1 0 12v manual 14 8 km/l estrada / 13 7 km/l cidade o tres cilindros da volkswagen naturalmente rende mais e consome menos com o turbocompressor mas a diferença nao e tao grande mais uma evidencia de que os tres cilindros modernos sao o futuro neste segmento utilitario esportivo compacto 1º novo uno way 1 3 8v manual 14 0 km/l estrada / 12 9 km/l cidade 2º novo uno way dualogic 1 3 8v automatizado 13 7 km/l estrada / 13 2 km/l cidade 3º peugeot 2008 1 6 turbo 16v 13 5 km/l estrada / 12 5 km/l cidade uma das categorias mais bizarras com representantes de todos os espectros do mercado automotivo o uno way com motor firefly um compacto aventureiro evidentemente seria mais economico do que um crossover mais pesado e temos de observar que a diferença e pouca utilitario esportivo grande 1º volvo xc90 t8 2 0 16v 15 8 km/l estrada / 15 3 km/l cidade 2º porsche cayenne 3 0 turbo 24v 12 2 km/l estrada / 12 1 km/l cidade 3º subaru forester 2 0 16v 14 4 km/l estrada / 10 0 km/l cidade o motor 2 0 turbo do volvo xc90 mostra a que veio em termos de economia superando de longe o boxer do subaru tambem com quatro cilindros e dois litros porem naturalmente aspirado micro compacto 1º fiat mobi easy 1 0 8v 15 2 km/l estrada / 13 5 km/l cidade 2º fiat mobi easy on 1 0 8v 14 3 km/l estrada / 12 7 km/l cidade 3º fiat mobi way 1 0 8v 14 2 km/l estrada / 12 6 km/l cidade pequeno e leve o mobi com motor 1 0 8v foi o mais economico dos microcompactos superando chery qq e kia picanto voce pode consultar todos os modelos incluidos na pesquisa neste link pode estar fora do ar para alguns usuarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.