que mundo e esse onde um carro de 1 500 kg e considerado leve e o mundo moderno recursos eletronicos baterias motores eletricos e equipamentos de conforto e conveniencia nunca estiveram tao presentes nos carros e essas coisas pesam no brasil por exemplo o carro novo mais leve que se pode comprar e o renault kwid ele nao e o melhor exemplo de como os carros ficaram pesados nos ultimos anos a versao zen equipada com o minimo para garantir dignidade direçao eletrica ar condicionado e vidros eletricos nas portas dianteiras pesa 758 kg em ordem de marcha a versao outsider em comparaçao a mais completa de todas passa dos 800 kg com a adiçao de ar condicionado central multimidia e outros itens e claro que estamos falando de um dos menores e mais basicos automoveis que se pode ter no brasil mas da para ficar ainda mais leve ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nas minhas pesquisas recentes para as materias do flatout topei com uma informaçao curiosissima certo carro classico adorado por entusiastas de todas as epocas e lugares pesava o mesmo que uma honda gold wing moderna estamos falando de pouco menos de 400 kg que e quanto a versao mais equipada da moto estradeira japonesa tem na balança com motor boxer de 1 8 litro cambio de dupla embreagem transmissao por carda e central multimidia a gold wing tem 380 kg em ordem de marcha na versao tour foi com essa informaçao nas maos que eu me dei conta de que ainda nao fizemos aqui o ranking definitivo dos carros mais leves ja fabricados conversando com meus colegas de equipe chegamos a conclusao de que e hora de mudar essa situaçao e e claro que o carro mencionado mais acima esta na lista e tambem chegamos a algumas regras primeiro esta lista se refere a carros de rua produzidos em serie mesmo que em pequena quantidade ou seja nada de one offs ou coisas do tipo e nem de versoes modificadas por preparadoras ou equipes de corrida segundo e talvez mais importante estamos falando de carros de verdade com quatro rodas volante e mecanica propria ou seja nada de microcarros com motor de moto como o isetta ou os messerschmitz tambem nao valem veiculos que se parecem com carros mas atendem nichos especificos e possuem limitaçoes legais como o renault twizy que e considerado um quadriciclo e tem velocidade maxima limitada em 80 km/h e por isso sequer pode trafegar em rodovias seguindo essa logica kei cars que tem suas dimensoes reguladas pela legislaçao serao desconsiderados e e claro que o peel p50 o minicarro de 50 e poucos kg que ficou famoso naquele eposodio antologico de top gear tambem esta fora assim como estao fora os carros eletricos chineses que voce pode comprar no alibaba vale a observaçao o peso que consta aqui e aquele informado pela fabricante de forma oficial sempre em ordem de marcha ou seja com fluidos e pronto para rodar e em todos os casos o numero listado e o menor peso possivel para aquele determinado modelo seja por ser uma versao mais antiga ou por ser uma variante com menos recursos e equipamentos por fim tenha em mente que nao existe um banco de dados com o peso exato de cada modelo de automovel que existe no mundo e que muitas vezes ha dados divergentes para contornar parcialmente este problema procurei fontes com credibilidade incluindo testes de revistas antigas livros e claro os dados oficiais das fabricantes quando disponiveis lotus elan 584 kg o lotus elan nao vai ser o ultimo lotus dessa lista e mesmo sendo o mais pesado dos carros mostrados aqui definitivamente e um veiculo leve em sua versao mais esbelta a primeira de 1962 ele tinha so 584 kg tinha 3 69 metros de comprimento 1 42 m de largura e entre eixos de 2 13 m o elan foi o primeiro veiculo de rua da lotus a usar o famoso metodo de construçao com chassi do tipo backbone espinha dorsal e carroceria de fibra de vidro o segredo para a leveza do carro nao e exatamente um segredo ele simplesmente seguia a risca a filosofia de colin chapman era o carro mais simples possivel sem nada que acrescentasse peso sem de alguma forma contribuir para a dinamica ao volante o motor original era o ford kent de 1 5 litro o mesmo usado pelo ford cortina com 105 cv a 5 500 rpm e 14 9 kgfm de torque a 4 000 rpm ligado a um cambio manual de quatro marchas todo sincronizado luxo nos anos 60 ninguem em sa consciencia pediria por mais mini 580 kg [caption id= attachment_294087 align= aligncenter width= 1024 ] vidros de correr simplicidade e leveza[/caption] britanicos sao bons mesmo em fazer carros pequenos e leves e e claro que o carro mais quintessencialmente britanico que existe so poderia ser assim o mini original de sir alec issigonis lançado em 1959 nasceu para ser um carro de verdade para as familias inglesas do pos guerra motorizando aquele pais da mesma forma que o fiat nuova 500 fez na europa e o citroen 2cv fizeram na italia e na frança respectivamente a diferença era que o mini foi o unico feito por um engenheiro verdadeiramente entusiasta que conseguiu convencer a todo o mundo de que a dinamica afiada do pequeno seda dois volumes e nao hatchback era mera consequencia de suas boas qualidades quando na verdade foi pensada desde o inicio veja os cones de borracha da suspensao por exemplo eles eram mais leves que molas tradicionais e ainda conferiam suspensao independente as quatro rodas o mini original conseguia levar quatro pessoas mais bagagem talvez para uma noite apenas mas ainda assim em um carro com inacreditaveis 3 05 m de comprimento 1 40 m de largura e 2 04 m de entre eixos o peso baixissimo da primeira leva se deve ao acabamento extremamente espartano no interior o motor de 848 cm³ e 33 cv tambem fazia sua parte as versoes posteriores com acabamento mais caprichado mais equipamentos e motores maiores arranhavam os 700 kg fiat 126 575 kg criado para ser o sucessor do fiat 500 o fiat 126 acabou nao fazendo o mesmo sucesso que ele embora tivesse praticamente a mesma base mecanica parte disso se deve a mudança no visual a fiat realmente acertou a mao no nuova 500 tornando o extremamente simpatico e cheio de carisma os italianos nao quiseram desapegar bom para os poloneses que receberam o fiat 126 de braços abertos e fizeram dele o carro simbolo da industria automobilistica da polonia ele ate tem um apelido fofo maluch que significa criancinha em polones a versao original do fiat 126 e tambem a mais leve de todas tinha um motor dois cilindros de 594 cm³ e 23 cv era mais que o suficiente para os 575 kg do carro que tinha 3 05 m de comprimento 1 38 m de largura e entre eixos de minusculos 1 84 m fiat 500 topolino 550 kg lançado em 1936 o fiat 500 original pode ser considerado o primeiro carro popular da fabricante italiana ele era absurdamente pequeno tinha 3 21 metros de comprimento 1 28 m de largura e entre eixos de exatos dois metros e so levava duas pessoas ele so nao esta mais a frente nesta lista possivelmente porque usava metais mais pesados em sua construçao afinal e um carro de 85 anos atras e tambem porque tinha arrefecimento liquido usando um radiador espertamente escondido sob a grade vertical alem disso tinha carroceria sobre chassi o que por si so ajuda a acrescentar peso o motor em si era um quatro cilindros de 594 cm³ instalado na dianteira e ligado a uma caixa de quatro marchas o que tambem garantia que aos olhos da lei o topolino fosse um carro de verdade e nao um ciclocarro como os que eram bastante comuns naquela epoca citroen 2cv 505 kg guarda chuva sobre rodas so pelo apelido do citroen 2cv ja da para sacar o nivel da frugalidade bancos que pareciam cadeiras de praia chapas de metal corrugadas para dar resistencia sem aumentar peso e um sistema de suspensao inovador com braços semi arrastados e cilindros com molas instalados nas laterais do veiculo que conferiam um rodar extremamente macio e surpreendentemente estavel eram so alguns dos truques usados pela citroen para garantir o menor peso e o menor custo possiveis o 2cv original era movido por um motor de 375 cm³ com dois cilindros opostos e arrefecimento a ar o que tambem ajudava a economizar alguns quilos tinha so 9 cv mas estes se provaram valentes o bastante para transformar o deux chevaux em um sucesso absoluto o citroen 2cv tambem tinha mais espaço que os automoveis que apareceram na lista ate agora media 3 84 metros de comprimento 1 48 m de largura e 2 40 m de entre eixos fiat 500 499 kg o fiat nuova 500 era ainda mais leve que seu sucessor o 126 tinha apenas 499 kg na epoca do lançamento em 1957 feito para suceder o topolino e usando uma construçao mais moderna do tipo monobloco o 500 conseguia ser maior mais espaçoso e mais leve que ele uma serie de variantes do fiat 500 foi lançada ao longo dos anos incluindo versoes esportivas feitas pela abarth mas o original com motor bicilindrico de 479 cm³ arrefecido a ar capaz de produzir apenas 13 cv era o mais leve de todos tinha so 499 kg as demais dimensoes refletiam o baixo peso 2 97 metros de comprimento 1 32 m de lagura e 1 84 de entre eixos as versoes posteriores como aconteceu com o mini no reino unido ganharam alguns kg graças a motores mais potentes e consequentemente fisicamente maiores e mais pesados e interior melhor equipado ariel atom 2 456 kg primeiro carro moderno a aparecer nesta lista o ariel atom e um carro inegavelmente leve mas ele ja existe ha bons 20 anos e teve uma serie de versoes incluindo o monstruoso ariel atom v8 com 500 cv em seu motor de tres litros que sim e um motor derivado das motos mas trata se de um projeto proprio feito para automoveis construido sobre uma estrutura tubular semelhante ao quadro de uma motocicleta o ariel atom foi criado para ser o mais leve e agil quanto fosse possivel a fim de oferecer uma experiencia organica e sem filtros a quem dirige e mesmo a versao v8 que ja nao e mais fabricada era extremamente leve tinha 550 kg porem com um motor menos potente e ainda menos peso o ariel atom 2 de 2004 chegava a ser ridiculo de tao leve pesava 456 kg o motor era um honda k20 de dois litros com supercharger e 304 cv sabe o que isso siginifica que o atom 2 tinha apenas 1 5 cv/kg para se ter ideia o atual porsche 911 gt3 tem 2 78 kg/cv mini moke 406 kg trapaça nao e um carro de verdade pense bem o mini moke usava exatamente a mesma mecanica do mini e tambem tinha suspensao com cones de borracha ele ate lembrava um mini olhando de frente contudo criado como uma especie de jipe militar de traçao dianteira ele era muito mais basico nao tinha teto e nem portas apenas bancos volante rodas mecanica e o para brisa nao se entrava nele se montava como jipe militar ele nao deu certo afinal tinha rodas de 10 polegadas como o mini e sua capacidade off road era praticamente nula mas como veiculo de lazer para locomoçao em propriedades rurais ou passeios descontraidos aos fins de semana ele acertava na mosca novamente os primeiros modelos eram os mais leves quando foi lançado em 1964 o mini moke tinha apenas 406 kg modificaçoes no projeto como a adoçao de rodas de 13 polegadas e suspensao mais robusta faziam com que as versoes posteriores passassem pouco dos 500 kg https //flatout com br/loucura em miniatura o moke e os mini de dois motores/ lotus super seven 387 kg eis o cara que inspirou esta materia e poderia muito encerrar a lista se nao pesasse 2 kg a mais que o carro mais leve de todos o super seven de 1957 foi o primeiro carro produzido pela lotus e era tao iconico que continua fabricado ate hoje pela caterham com carroceria de aluminio que estava mais para uma capa para os componentes mecanicos um motor ford de 1 2 litro e 40 cv e absurdos 387 kg o lotus super seven era capaz de ir de zero a 100 km/h em 16 segundos mais rapido que muitos populares 1 0 brasileiros alias e tinha velocidade maxima de 128 km/h parece pouco nao e mas pense no super seven como uma legitima moto de quatro rodas com dinamica acertada por colin chapman que nao duraria mais de seis decadas praticamente sem modificaçoes se nao fosse bom de verdade o caterham seven atual saiba nao e tao mais pesado assim a versao mais leve de todas o seven 160 tem 490 kg e um motor de 80 cv vindo de um kei car da suzuki com turbo e 660 cm³ light car company rocket 385 kg quem fez o carro mais leve de todos os tempos a resposta gordon murray inspirado pelos monopostos do passado murray teve a ideia de criar um carro pequeno com estrutura tubular de visual retro que tivesse o baixo peso como principal atrativo por isso o nome da empresa fundada em 1991 light car company https //www youtube com/watch v=gw43m0tvsze o rocket foi seu unico modelo e realmente era leve tinha so 385 kg o motor era um yamaha de 1 070 cm³ com duas opçoes de acerto 143 cv ou 165 cv e cambio sequencial de cinco ou seis marchas sim dissemos que microcarros com motor de moto estavam eliminados mas voce ha de perdoar esta exceçao ate porque o rocket era considerado um carro de verdade podia rodar em rodovias e definitivamente nao tinha velocidade limitada podia chegar aos 230 km/h
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.