com 2 78 milhoes de veiculos emplacados 2019 foi o melhor ano do mercado desde 2014 com um crescimento de 8 65% em relaçao a 2018 isso tambem significa que aos poucos estamos retornando aos patamares anteriores a crise mas nada ainda comparavel ao periodo dos financiamentos sem entrada com prestaçoes que devem estar sendo pagas ate hoje isençoes fiscais e dolar a menos de r$ 3 pelo quinto ano consecutivo o chevrolet onix emplacou a liderança do mercado e considerando a reputaçao inabalavel do carro — nem mesmo um incendio e um recall branco por vazamento de combustivel afetou suas vendas — ele devera continuar entre os mais vendidos seja como joy ou como onix quem nao se deu muito bem foi o hyundai hb20 ele vinha disputando acirradamente a vice liderança com o ford ka e sempre vencia o modelo da ford contudo apos a renovaçao do ka em 2018 o modelo começou a reduzir a vantagem do hb20 alternando com ele a segunda posiçao do mercado a virada do ford contudo aconteceu a partir de outubro apos a reestilizaçao do hyundai que parece nao ter agradado o publico depois do terceiro lugar em outubro ele despencou para a quinta posiçao do ranking em novembro e fechou dezembro em um amargo setimo lugar a instabilidade das vendas ao longo do segundo semestre de 2018 e do primeiro semestre de 2019 somada a queda expressiva apos o facelift fez com que o hyundai perdesse a vice liderança pela primeira vez desde 2016 considerando que o hyundai hb20 continua bem equipado e manteve as boas opçoes de motorizaçao — agora com uma versao 1 0 turbo com injeçao direta gdi — sem mudanças radicais nos preços acho seguro afirmar que o facelift de gosto questionavel ajudou a derrubar as vendas do hb20 ambos partem praticamente do mesmo preço — o hyundai sai r$ 46 490 e o ka 46 680 — e oferecem pacotes e preços semelhantes em praticamente todas as versoes fora o fato de o hyundai ter tres opçoes de motorizaçao 1 0 1 6 e 1 0 gdi ali no top 5 quem se destacou tambem foi o renault kwid ele chegou ao mercado com fila de espera mas acabou perdendo para o sandero em 2017 virou o jogo em 2018 e agora em 2019 superou ate mesmo o volkswagen gol e se posicionou como o quarto modelo mais vendido do brasil com 85 117 unidades — seu rival direto o fiat mobi ficou apenas com a 16ª posiçao com 53 444 unidades alem de ser um modelo mais novo que o mobi o kwid tambem tem a seu favor quatro airbags de serie em todas as versoes enquanto o mobi oferece apenas os dois obrigatorios por lei alem de ja contar com radio e vidros eletricos na versao zen de r$ 40 390 enquanto o mobi so os oferece na versao like 1 0 de r$ 41 990 e tambem de trazer sistema multimidia de serie na versao intense de r$ 42 890 enquanto o mobi cobra r$ 1 690 por ele na versao like e na versao drive de r$ 45 490 merece destaque ainda o chevrolet prisma deixou de ser fabricado mas assim mesmo manteve se como o seda mais vendido com 73 000 unidades — 2 000 a mais que em 2018 seu sucessor o onix plus disparou para o top 5 nos ultimos meses de 2019 e aparentemente mantera a liderança fora do top 10 mas merecedora de destaque a fiat toro fechou o ano como o 11º carro mais vendido no brasil com pouco mais de 7 000 unidades a mais que em 2018 o caso da toro e o mesmo do ecosport antes da chegada do renault duster ela esta praticamente sozinha em seu segmento visto que a duster oroch nao chegou nem perto do sucesso esperado pela renault e nao ficou nem entre os 50 modelos mais vendidos no ano com menos de 13 000 unidades alem disso a fiat toro e o carro a diesel mais barato do mercado com a versao volcano partindo de r$ 127 990 — o jeep renegade parte de r$ 134 990 falando nele o facelift de 2019 trouxe uma reformulaçao nas versoes e nos pacotes de equipamentos que somados ao sucesso da versao pcd fizeram dele o decimo carro mais vendido no brasil e o reconduziram a liderança entre os suv antes ocupada pelo irmao maior o compass o desempenho do renegade alias e um reflexo da preferencia do publico pelos suv compactos em detrimento dos hatches medios e sedas medios em 2019 eles superaram estas duas categorias pela primeira vez na historia — os hatches praticamente extintos e os sedas em baixa com exceçao de civic e corolla que capturaram o que restou do publico deste segmento segundo os dados da fenabrave dos 2 261 967 automoveis vendidos no brasil em 2019 26 6% eram crossovers/suv compactos o que faz deles a segunda maior categoria do mercado atras do hatches compactos e medios que correspondem a 45 5% do mercado o nicho das versoes pcd parece ter dado um bom empurrao nesta estatistica visto que estas versoes de vendas diretas chegaram perto de 50% das vendas de alguns modelos ao longo do cano caso do hyundai creta e do nissan kicks em alguns meses por isso tambem impressiona o desempenho do compass mesmo com rivais competitivos como o t cross 250 tsi o tiguan allspace 250 tsi e o chevrolet equinox lt e sem a opçao de versao pcd ele continuou vendendo bem a ponto de ficar na 12ª posiçao geral em 2019 mantendo se na casa dos 60 000 exemplares e um sinal do crescimento dos suv fica evidente com o desempenho dos sedas medios que tiveram queda nas vendas apesar da alta geral o corolla caiu de 59 062 unidades em 2018 para 56 727 em 2019 perdendo tres posiçoes de 11º ele caiu para 14º enquanto o cruze sedan caiu de 19 828 para 17 829 e o volkswagen jetta sequer entrou no ranking dos 50 mais vendidos somente o civic cresceu sutilmente passando de 25 492 unidades em 2018 para 27 318 em 2019 atingindo seu melhor desempenho desde 2016 — teria ele roubado clientes do corolla enquanto a nova geraçao nao era lançada
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.