Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Os carros mais vendidos no Brasil em novembro
Mais um mês que passou, mais uma contagem mensal de vendas encerrada com o Chevrolet Onix na dianteira. O modelo vendeu pouca coisa menos que em outubro, com 22.277 unidades, mas manteve a vantagem de quase o triplo das vendas do segundo colocado.
Aliás, a segunda posição desta vez não ficou com o Hyundai HB20, nem com o Ford Ka, que vinham se alternando na vice-liderança o ano todo. Em uma reviravolta surpreendente, o Volkswagen Gol assumiu a vice-liderança em novembro, com 8.836 unidades vendidas, desbancando o Ford Ka com apenas duas unidades a mais. Sim: o vice-líder de outubro vendeu 8.834 unidades em novembro. Foi suficiente para se manter à frente do HB20, que vendeu 8.395 unidades e garantiu a quarta posição.
A quinta colocação continua com o Chevrolet Prisma, com 7.598 unidades, e agora é seguido pelo Renault Kwid, que voltou ao top 10 depois de vender 7.092 unidades e desbancou a Fiat Strada. A sétima posição de novembro foi mantida pelo Fiat Argo, que vendeu 6.078 unidades. O top 10 é completado pelo Volkswagen Polo, com 5.644 unidades; pelo Hyundai Creta, com 5.171 unidades e pela Fiat Strada com 5.518 unidades.
Com mais um mês na conta, o ranking anual de janeiro a novembro ficou da seguinte forma: 1º Chevrolet Onix – 190.818; 2º Hyundai HB20 – 96.513; 3º Ford Ka – 94.753; 4º Volkswagen Gol – 70.342; 5º Chevrolet Prisma – 64.993; 6º Volkswagen Polo – 63.561; 7º Fiat Strada – 61.804; 8º Jeep Compass – 55.528; 9º Toyota Corolla – 53.880; 10º Fiat Toro – 52.617.
BMW M8 Competition divulgada na internet
Já faz mais de um ano que a BMW vem falando sobre seu M8, e até mesmo lançou a versão de corrida dele, mas por enquanto, nada do modelo de rua. Mas como já era esperado para um lançamento destes tempos, cedo ou tarde ele acabaria caindo na rede. E foi o que aconteceu nesta terça-feira, quando suas fotos foram publicadas pelo site GermanCarForum.
As fotos foram feitas em uma oficina, e mostram uma versão do novo cupê com pintura fosca, para-choques inéditos com tomadas de ar maiores que as do M850i e grades tipo colmeia, além de detalhes de fibra de carbono e uma grade com acabamento preto brilhante.
Nas laterais podemos ver os respiros dos para-lamas, mais detalhes de fibra de carbono e o emblema M8. As rodas medem 20 polegadas e usam um sistema de freios com pinças douradas. Seguindo para a traseira, as fotos mostram o teto de carbono com saliências nas laterais e retrovisores com efeito aerodinâmico.
A foto da traseira ainda mostra um difusor de fibra de carbono, saídas de escape duplas e um spoiler tipo “lip” também de fibra de carbono.
Por dentro, as fotos mostram um volante sutilmente diferente do M850i, com botões vermelhos, além de acabamento de fibra de carbono e uma alavanca de marchas com o emblema M8 e bancos com acabamento de dois tons com o emblema M8 no encosto de cabeça.
Sobre o que há no cofre do motor só podemos especular, mas espera-se que ele vá usar uma derivação do V8 biturbo de 4,4 litros, com pouco mais que os 625 cv e 76,3 kgfm do M5 Competition.
Volkswagen up! terá sobrevida como modelo elétrico
Os mais atentos já sacaram que a Volkswagen precisou reposicionar o up! porque seus planos iniciais de torná-lo o modelo de entrada da marca não deram muito certo no Brasil e também porque ele vendeu abaixo do esperado na Europa — mesmo com as derivações da Škoda e da Seat. O desempenho ficou tão aquém do esperado que a Volkswagen cogitou matar o carro no final da década. Mas agora, graças à necessidade de um modelo elétrico acessível, o up! irá ganhar uma sobrevida.
Isso porque a Volkswagen encontrou no up! uma forma de oferecer um modelo elétrico por menos de 18.000 euros. O atual e-up! irá receber baterias de última geração para ampliar sua autonomia e cobrir esse segmento de entrada dos elétricos na Europa. O modelo ainda não tem data de lançamento confirmada, mas espera-se que ele chegue às lojas em 2020. Na Europa, claro.
Kombi brasileira é apreendida na Alemanha com 100 kg de cocaína
Não é novidade que as Kombi brasileiras estão sendo exportadas aos montes para países onde o modelo foi menos popular que aqui. Até aí tudo bem: a importação/exportação de carros antigos por pessoa física é um negócio legal na maior parte do mundo. O problema é quando você usa uma Kombi para transportar drogas ilícitas para outro país.
Foi o que aconteceu na semana passada na Alemanha. Uma Kombi emplacada em Hortolândia/SP estava com 100 kg de cocaína escondidos em seu assoalho. A descoberta foi feita pelas autoridades aduaneiras quando o veículo foi submetido ao exame de raio-X, que revelou a carga clandestina em um compartimento fabricado entre a terceira fileira de banco e o cofre do motor. Segundo a polícia alemã, o valor total da carga é estimado em 21 milhões de euros.
Mercedes-AMG divulga o vídeo do GT R Pro em Nürburgring
A Mercedes-AMG divulgou nesta terça-feira (4) o vídeo da volta de seu GT R Pro em Nürburgring. O modelo baseado no AMG GT R completou a volta em 7:04 com o piloto Maro Engel ao volante, e tornou-se o Mercedes mais rápido no circuito alemão até hoje.