ha notadamente uma urgencia muito grande nos esforços das fabricantes para migrar dos motores a combustao para os carros eletricos alem disso algumas cidades estados e paises inteiros ja anunciaram suas intençoes de banir as vendas de veiculos novos que sejam movidos por motores a combustao sejam eles puros ou hibridos alguns querem faze lo ja em 2030 daqui a apenas nove anos tim kuniskis recem nomeado ceo da dodge falou de forma comovente sobre como a fabricante americana tera de abrir mao dos v8 em um futuro proximo presume se que motores menores com turbo e tecnologia hibrida serao a norma na proxima geraçao do challenger e do charger mas tambem e possivel que abram se as portas para os dodge puramente eletricos de uma vez o executivo tentou mostrar que isto pode ser uma coisa boa para os entusiastas e lembrou que motores eletricos tem potencial para elevar ainda mais a barra do desempenho ele tambem comparou o momento atual com o começo da decada de 1970 as vesperas da crise do petroleo de 1973 para sobreviver as fabricantes americanas precisaram mudar a dodge precisa reduzir suas emissoes para adequar se aos cada vez mais restritos padroes globais e os custos para tornar os v8 limpos o bastante seriam altos demais dias antes a general motors anunciou que vendera apenas carros eletricos a partir de 2035 vale para o mundo todo incluindo o brasil contudo achamos dificil de acreditar que paises emergentes como o nosso consigam chegar a uma infraestrutura que comporte uma industria voltada exclusivamente aos veiculos eletricos a tempo e por isso que em paralelo aos carros eletricos e interessante procurar alternativas no brasil porem temos algo que e praticamente so nosso o etanol combustivel de fonte renovavel que nao foi adotado em massa em nenhum outro pais os carros bicombustivel ou flex so se popularizaram aqui e nao e impossivel partir disto e transformar o etanol no principal ou mesmo unico combustivel utilizado no brasil ja temos a tecnologia para isto e o etanol ja e um produto conhecido consagrado ate o etanol contudo nao resolve o problema das emissoes por isso ha quem acredite que a melhor chance de salvar o motor a combustao ou ao menos prolongar sua vida esteja nos combustiveis sinteticos criados a partir da manipulaçao de reaçoes quimicas como a conversao de metanol para gasolina mtg usando hidrogenio vindo da agua e dioxido de carbono vindo da atmosfera sim uma gasolina artificial feita usando agua e ar neutralizando emissoes parece bom demais para ser verdade nao e mas nao acabou ainda alem de usar o co2 presente na atmosfera para transformar metanol em gasolina este combustivel sintetico tambem contribui ativamente para reduzir a poluiçao a emissao de particulas de um aviao movido a combustivel sintetico pode ser ate 96% menor que a de um aviao com motor tradicional no caso da gasolina sintetica a reduçao nas emissoes de particulas e oxido de nitrogenio sao menores ao ponto de permitir que alguns combustiveis sinteticos sejam considerados biodegradaveis existem duas formas principais de se obter combustiveis sinteticos neutros em emissoes de carbono e cada um deles produz um tipo diferente de combustivel o primeiro e mais popular consiste em extrair o monoxido ou dioxido de carbono da atmosfera ou de outra origem como residuos de metalurgicas por exemplo e sintetiza lo com hidrogenio este vindo da agua e obtido atraves do processo de eletrolise o segundo metodo utiliza biomassa ou seja um material organico usado para produzir energia como carvao ou madeira que e gaseificada e catalisada com hidrogenio atraves de um processo quimico ou termico o que se forma sao os biocombustiveis sinteticos a utilizaçao do primeiro metodo que aproveita o hidrogenio da agua e o gas carbonico da atmosfera e o que mostra melhor eficacia por dispensar o uso de recursos naturais como plantas ou carvao mineral ao contrario ao utilizar o gas carbonico este metodo aproveita um elemento indesejado no meio ambiente a poluiçao do ar onde estamos hoje apesar do ar de novidade este processo de produçao de gasolina sintetica remonta a decada de 1970 quando a mobil desenvolveu um metodo para converter gas natural em gas sintetico uma mistura de hidrogenio e gas carbonico o gas sintetico entao passa por um processo de desidrataçao ao reagir com um mineral derivado do aluminio chamado zsm 5 criado e patenteado pela mobil especificamente para este fim o resultado do processo e gasolina sintetica este processo foi aperfeiçoado com o passar dos anos para utilizar o gas carbonico da atmosfera para produzir metanol e nao gas natural e carvao e assim que a bosch esta desenvolvendo em parceria com a audi seu combustivel sintetico a multinacional calcula que metade dos carros que estarao em circulaçao no mundo em 2030 ja foi fabricada ou seja uma frota enorme que ainda utilizara motores a combustao hibridos ou nao estes veiculos poderao utilizar combustivel sintetico tranquilamente visto que caracteristicas como volume e densidade energeticas ja sao muito parecidas com a gasolina o que muda e a eficiencia energetica ao longo do processo muito maior que a da gasolina convencional a bosch acredita que neste primeiro momento o principal uso dos e fuels sera no setor de transportes de longa distancia caminhoes avioes e navios estao ainda mais distantes da transiçao para os motores eletricos que os carros por questoes de autonomia e infraestrutura avioes pequenos por exemplo podem usar motores eletricos uma aeronave particular de nove lugares fabricada em israel pela eviation esta prevista para chegar ao mercado ainda em 2021 mas grandes avioes comerciais movidos por motores eletricos ainda sao inviaveis da mesma forma caminhoes grandes para viagens de longa distancia ainda nao estao no horizonte as melhores previsoes mencionam 800 km de autonomia para o futuro tesla semi mas ainda assim estamos falando de metade da autonomia de um caminhao movido a diesel no caso dos barcos a situaçao e parecida o primeiro navio cargueiro totalmente eletrico esta em desenvolvimento na noruega e previsto para estrear em 2022 contudo trata se de uma embarcaçao relativamente pequena com capacidade maxima de 120 conteineres e um itinerario de apenas 50 km entre dois portos noruegueses em comparaçao existem cargueiros a diesel capazes de levar ate 4 000 conteineres a uma velocidade tres vezes maior e podem navegar por um mes percorrendo a distancia entre a europa e a asia queimando 4 500 toneladas de diesel se um navio eletrico fosse fazer a mesma coisa precisaria de 100 000 toneladas de baterias de ion de litio que ocupariam 40% do espaço para a carga segundo um levantamento feito pela revista evo para a bosch portanto este setor sera o primeiro beneficiario dos combustiveis sinteticos e se tudo correr bem a industria automobilistica pode ser a proxima tanto e que porsche e siemens anunciaram em dezembro de 2020 que tambem fabricarao combustivel sintetico as duas empresas pretendem utilizar o mesmo metodo e ja em 2022 produzir 130 000 litros de e fuel em uma nova fabrica no chile a parceria pretende aumentar esta quantidade deforma exponencial chegando a 55 milhoes de litros em 2024 e 550 trilhoes de litros em 2026 a propria porsche ja diz que sera a principal consumidora deste combustivel mas acredita que em pouco tempo sera possivel fabrica lo em escala comercial por um preço acessivel o processo da siemens e chamado de power to liquids e utiliza a eletrolise na agua para separar o hidrogenio do oxigenio usando este hidrogenio como catalisador para transformar o gas carbonico em e metanol e gasolina e diesel e e jet fuel segundo a empresa estes combustiveis podem ser misturados com os combustiveis fosseis em proporçao cada vez maior para eventualmente subsitui los completamente obstaculos o preço alias e um dos empecilhos para a adoçao imediata ou a curto prazo dos e fuels atualmente na europa um litro de gasolina sintetica esta cotado em € 4 50 enquanto um litro de biodiesel fica nos € 0 95 e a gasolina convencional custa cerca de € 1 20 por litro o valor e simplesmente impraticavel neste primeiro momento mas nao trata se apenas da questao financeira os e fuels atuais precisam de eletricidade para serem produzidos e a origem desta eletricidade faz toda a diferença na hora de neutralizar as emissoes de nada adianta produzir combustivel que nao polui se o processo de produçao deste combustivel nao e igualmente limpo ou seja utilizar eletricidade proveniente da queima do carvao e o suficiente para anular os beneficios de um e fuel idealmente utilizaria se energia eolica ou solar para provocar a separaçao do hidrogenio trocar os combustiveis fosseis por combustiveis sinteticos que dependem de recursos finitos para serem produzidos seria como se diz popularmente trocar seis por meia duzia alem disso na opiniao do international council for clean transportation icct organizaçao americana que fornece analises tecnicas para agencias de regulaçao ambiental os equipamentos usados na eletrolise do hidrogenio ainda sao proibitivamente caros e com isto e otimista demais pensar que em 2030 um litro de e fuel podera custar menos de € 4 [caption id= attachment_281088 align= aligncenter width= 999 ] equipamentos utilizados pela bosch para produçao do e fuel desenvolvido em parceria com a audi[/caption] o icct que foi um dos primeiros orgaos a alertar as autoridades sobre a fraude nas emissoes da volkswagen no que se tornou o escandalo do dieselgate e categorico em afirmar que os e fuels nao vao salvar o motor a combustao neste momento delicado realmente e preciso enxergar os pros e contras de quaisquer soluçoes apresentadas nao apenas em favor da preservaçao dos nossos adorados motores a combustao mas tambem pelos impactos que qualquer medida podera causar em nosso planeta nos proximos anos
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