sempre que a ferrari lança um novo modelo e um acontecimento na industria releve voce ou nao as praticas da fabricante enquanto empresa como a neurose contra replicas ou as politicas bastante rigidas quanto a modificaçoes os produtos de maranello continuam importantes e relevantes como sempre foram especialmente agora que a mais nova ferrari traz de volta o motor v6 central traseiro para o modelo de entrada eis a ferrari 296 gtb ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nao nao voltamos a dino a ferrari descartou essa possibilidade em 2018 um ano antes de anunciar seu novo superesportivo de seis cilindros e como se eles quisessem evitar a todo custo a associaçao com o passado da para entender o motivo na epoca da primeira dino houve quem nao engolisse a ideia de uma submarca para carros mais acessiveis ou e ferrari ou nao e por outro lado a nomenclatura do novo modelo repete exatamente a formula das dino classicas assim como na 246 na 206 e na 308 os dois primeiros algarismos representam o deslocamento do motor e o terceiro diz respeito a quantidade de cilindros na ferrari dino 296 gtb temos um motor de seis cilindros e 2 9 litros uma homenagem velada mas ainda assim uma homenagem claro que apesar disso a ferrari 296 gtb aponta para o futuro ela nao e o primeiro supercarro hibrido plug in feito pelos italianos claro esse titulo fica com a sf90 stradale mas e a primeira representante da linhagem de entrada da marca a contar com a eletrificaçao com certeza e um indicativo de que a ferrari ainda valoriza a combustao interna e que fara o possivel para mante la viva mesmo que isso signifique abrir concessoes e reduzir o numero de cilindros ate por isso mesmo vamos começar essa analise falando do motor trata se como ja dissemos mais acima de uma unidade totalmente nova feita do zero o deslocamento e o numero de cilindros pode ate confundir e te fazer pensar que e o mesmo motor do alfa romeo giulia que afinal e um ferrari mas nao o v6 do giulia tem um angulo de 90° entre as bancadas de cilindros enquanto na ferrari 296 gtb o angulo e de 120° consideravelmente mais aberto quase um flat ha uma serie de razoes para isso e a principal delas e o packaging apesar de deixar o motor mais largo o angulo generoso da mais espaço para que se instalem os turbos entre as bancadas de cilindros assim como os coletores de admissao e escape alem disso o centro de gravidade do carro fica mais baixo o que e desejavel do ponto de vista dinamico como bom motor moderno o v6 da ferrari e todo feito com uma liga especial desenvolvida especialmente para esta aplicaçao que prioriza a resistencia e a reduçao de peso as camaras de combustao receberam especial atençao a ferrari fez de tudo para torna las as mais resistentes possiveis a fim de que suportem a altissima pressao do sistema de injeçao que despeja o combustivel com pressao de 5 000 psi gerando mais turbulencia e consequentemente tornando a queima da mistura ar combustivel mais eficaz para isso tambem contribui o novo desenho dos dutos de admissao que prioriza o fluxo de ar para dentro das camaras os novos turbocompressores da ihi tambem fazem sua parte eles sao completamente novos do tipo monofluxo e sao reforçados para que o rotor possa girar a ate 180 000 rpm para isso o proprio rotor teve seu diametro reduzido em 11% em relaçao aos turbos usados pelas ferrari v8 podendo assim girar mais rapido sem sofrer os efeitos da inercia a ferrari diz que em ultima instancia a eficiencia dos novos turbos e 24% maior e claro que o proprio posicionamento dos turbos tambem tem sua razao de ser nos motores hot v os dutos de admissao ficam para fora dos cabeçotes dispensando o uso do intake plenum tradicional que e grande e pesado ; os dutos de escape sao mais curtos e diretos sem tantas curvas o que melhora o fluxo dos gases de escape que circulam mais livres e tambem tem impactos positivos no rendimento do motor https //www youtube com/watch v=xgl8s3juxc8 e claro ha o ronco segundo a ferrari o angulo de 120° garante que a ordem de igniçao seja simetrica enquanto a arquitetura dos coletores de escape ajudam a amplificar as ondas de pressao o que combinado as rotaçoes limitadas a 8 500 rpm ou seja o motor poderia girar ainda mais resulta em uma nota que lembra bastante a harmonia de um v12 alias o motor foi apelidado de piccolo v12 durante a fase de desenvolvimento justamente por que tem caracteristicas de funcionamento parecidas com as de um motor com o dobro dos cilindros o motor e ligado a uma caixa de dupla embreagem e oito marchas que e exatamente a mesma da sf90 da roma e tambem da portofino m e entre o motor e o cambio outro motor o mgu k motor generatur unity kinetic que usa tecnologia derivada da formula 1 para entregar ate 164 cv alem de receber a energia cinetica dos freios e converte la em eletricidade o motor eletrico tambem e alimentado por uma bateria de 7 45 kwh que a ferrari diz ter a maior densidade energetica da industria no momento e pode mover o carro por ate 25 km a uma velocidade maxima de 130 km/h sem a ajuda do v6 para garantir que o carro todo trabalhe da melhor forma para sempre entregar a experiencia perfeita a ferrari deu a 296 gtb os mesmos quatro modos de conduçao da sf90 stradale edrive hybrid performance e qualify os dois primeiros priorizam a eficiencia energetica e a economia de combustivel sendo o primeiro totalmente eletrico enquanto o segundo permite que o motor v6 entre em açao quando o motorista precisa de mais desempenho no modo performance o motor a combustao funciona o tempo todo mantendo a carga da bateria e entregando a potencia maxima sempre ja no modo qualify dane se a eficiencia o negocio e usar cada um dos 830 cv ao limite mesmo que a bateria fique sem carga sinceramente so o fato de a ferrari ter criado um v6 novo do zero para esse carro ja seria motivo de empolgaçao mas o carro em si tambem tem seus atrativos sim agora vamos falar do visual [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 292052 292053 ] o que a gente tem aqui e uma ferrari tentando trazer de volta a elegancia nas linhas algo que ja vimos tambem na roma por exemplo a 296 gtb ficou mesmo mais limpa sem tantas reentrancias e aletas e vincos e dobras com uma dianteira mais baixa farois em formato de losango com drls de led em extensoes que emolduram entradas de ar talvez as peças deem ao carro um que de lamborghini impressao que pode ser acentuada dependendo do angulo mas e louvavel a iniciativa de tentar recuperar um estilo levemente minimalista claro nao e um carro discreto em todos os sentidos e uma ferrari afinal mas nota se que a 296 gtb olha para o passado e traduz as influencias de modelos anteriores para o seculo 21 como as ancas formadas pelos para lamas traseiros alargados adornadas por entradas de ar como na 250 lm e a propria silhueta que remete a ideia de uma linha fundamental da qual nascem os demais elementos do veiculo algo que se viu pela ultima vez na 458 italia os carros que vieram depois embora derivados da 458 trouxeram distraçoes estilisticas demais e a 296 gtb tenta mitigar esse fenomeno com sucesso [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 292042 292043 ] o interior por sua vez nao se afasta muito da filosofia de outras ferrari modernas com todos os comandos concentrados em um cockpit para o motorista e como na ferrari roma ha um display secundario a frente do passageiro com alguns dados sobre o funcionamento da 296 de maneira geral a revoluçao da ferrari v6 nao esta explicita o v6 biturbo ligado a um motor eletrico por exemplo tem se tornado o padrao nos superesportivos e o visual esta mais para um bem resolvido amalgama de influencias passadas do que para algo verdadeiramente groundbreaking em suma o que a ferrari fez foi ceder a modernidade para aquela que pode ser sua ultima grande novidade nos motores a combustao e claro apontar o cano do trabuco para a mclaren e seu artura nao foi por coincidencia que os italianos acabaram de revelar um superesportivo que tem a mesma configuraçao mecanica so que com uma vantagem bem grande em potencia o artura tem 680 cv vindos de seu proprio v6 biturbo de tres litros pouco maior que o da ferrari na verdade e do motor eletrico e falando superficialmente nao cativa pelo nome ou pelo design como a ferrari vamos acompanhar e ver como as duas gigantes dos supercarros vao entrar nesse embate
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