FlatOut!
Image default
Técnica

Os diferentes Duratec que tivemos (e que não tivemos) no Brasil

A trajetória do motor Zetec no Brasil terminou em junho de 2005, quando a Ford deu ao Focus a versão mais potente de seu novo Duratec, que já havia estreado no Brasil em 2002 no Mondeo. No ano seguinte, ele chegou às massas com o EcoSport e, em 2005, finalmente, chegou ao Focus, encerrando a hora-extra do Zetec. O motor Duratec, contudo, nasceu exatamente uma década antes de sua estreia no Brasil. Foi em 1993 que esse motor foi desenvolvido pela Porsche, que vendeu o projeto à Ford e à Cosworth. Além de usá-lo em sua forma original, a Ford o desenvolveu ampliando seu deslocamento para 3 litros. Nessa configuração ele foi usado novamente pelas marcas da Ford, mas foi modificado pela Jaguar para se tornar o motor AJ-V6 dos anos 1990 — mas não o AJ-V6 que a Jag usou até alguns anos atrás (aquele V8 que pode ser um V6). Além do V6 Jaguar, a Ford também enviou o Duratec V6 à Yamaha para desenvolver o motor V8 SHO, de 3,4 litros e 32 válvulas, que foi usado no Taurus SHO. Esse motor ai