um dos raros casos de bullying de brasileiros contra americanos acontece quando falamos de cambio manual dirigir um carro manual nos eua nao e tarefa corriqueira ha muito tempo os carros automaticos se popularizaram no pais a partir dos anos 1940 logo que a tecnologia foi inventada sendo aquele o maior mercado automobilistico do mundo a economia de escala ajudou a popularizar a tecnologia e como como resultado varias geraçoes de motoristas americanos so aprenderam a dirigir carros automaticos no brasil o talento de manusear um cambio manual — uma vantagem nossa sobre os americanos para os entusiastas mais orgulhosos — se deve ao mesmo motivo a popularizaçao da tecnologia cambio automatico sempre foi caro porque nosso mercado sempre foi muito restrito como resultado o cambio automatico so começou a se popularizar na ultima decada depois de quase 80 anos desde a invençao do cambio automatico e tal como os americanos em sua maioria nao dirigem carros manuais a maioria dos brasileiros tambem nao sabe usar o cambio automatico corretamente acontece que apesar dessa suposta vantagem brasileira sobre os americanos a realidade e que nos brasileiros so sabemos manusear um unico tipo de cambio manual sim porque diferentemente do que muita gente pensa o cambio manual nao e sempre igual ele pode ter diferentes formas de acionamento e operaçao — o tipo de cambio manual mais conhecido e o bom e velho padrao h mas ha outros modelos que podem ser tao confusos para um motorista brasileiro quanto este padrao h e para um motorista americano começando pelo mais simples dos manuais alternativos o cambio na coluna ou three on the tree foi um cambio muito popular no galaxie e no opala aqui no brasil embora outros carros o tenham usado para entender seu funcionamento basta imaginar um cambio em h espetado na coluna no ponto morto puxe a alavanca em direçao ao volante e voce tem a primeira marcha para baixo e re para cima o que faz dele teoricamente um dogleg segunda e terceira sao acionadas empurrando a alavanca em direçao ao painel com a segunda para cima e a terceira para baixo simples assim ha variaçoes de quatro marchas e ate de cinco marchas na coluna — alfa romeo renault citroen wartburg toyota e nissan usaram esse tipo de cambio ele tambem era um cambio em h montado na coluna normalmente com tres trilhos no arranjo 1 2 3 4 5 r https //youtu be/6ow1g uclgy uma variaçao desse sistema foi usado pela citroen no revolucionario ds ele tinha atuaçao da caixa e da embreagem de forma hidraulica — um fluido pressurizado movia os atuadores do cambio e da embreagem ao comando da alavanca de cambio espetada no topo da coluna de direçao pense nele como um sistema semi automatico como o dualogic ou o i motion mais primitivo a alavanca tinha a posiçao n onde ela deveria estar para liberar a partida do motor e a posiçao s que acionava o sistema hidraulico a seleçao de marchas lembra a de uma moto a partir da posiçao s a primeira marcha e selecionada movendo se a alavanca para a frente a segunda e selecionada puxando se a alavanca para tras; a terceira marcha entra com um movimento para a direita e a quarta com um movimento para baixo a embreagem era acionada pelo movimento da alavanca ou pelo botao da ponta da alavanca — e ela nao era apenas acoplada ou desacoplada era possivel variar o nivel de acoplamento para tornar as manobras mais suaves com o botao pressionado a rotaçao cai a marcha lenta ao solta lo a embreagem começa a se acoplar e o carro começa a se mover lentamente a medida em que a velocidade do motor aumenta pela aceleraçao a embreagem termina de se acoplar https //youtu be/j8gi9hp8pd4 como nos carros manuais convencionais o motorista precisa aliviar o acelerador ao subir marchas e dar um tapa no acelerador ao reduzi las assim a velocidade e a qualidade da troca das marchas depende apenas da habilidade do motorista e nao do mecanismo hidraulico a citroen tambem tinha um sistema manual convencional extremamente simplificado no 2cv porem com movimentos que um motorista de 2023 jamais acertaria sem uma pequena instruçao previa a simplificaçao vem do fato de a alavanca cabo de guarda chuva que se projeta a partir do painel estar diretamente conectada ao cambio — nao ha cabos ou varetas de acionamento; a propria alavanca e o atuador por isso a primeira marcha e acionada girando a alavanca para a esquerda e puxando a para tras a segunda e selecionada devolvendo a alavanca a posiçao vertical mas empurrando a totalmente para a frente a terceira fica no mesmo trilho bastando puxar a alavanca totalmente para tras a quarta marcha e o oposto da primeira gira se a alavanca para a direita e empurra se a para a frente na pratica e um cambio em h porem sem os elementos que colocam os movimentos em um so plano como nos cambios em h tradicionais https //flatout com br/mao drives citroen 2cv fourgonnette em sao paulo/ ainda sobre os cambios manuais ha um tipo que ja foi o mais popular do planeta mas pouquissimas pessoas ainda sabem como usa lo chama lo de manual alias e ate esquisito pois ele funciona com pedais e claro que estou falando do cambio do ford t que tinha tres pedais e uma alavanca manual os tres pedais embora pareçam embreagem freio e acelerador sao uma embreagem uma marcha a re e um freio de transmissao o carro so tem duas marchas uma reduzida e uma comum ao dar a partida o carro esta com o pedal de embreagem aliviado e o ponto morto do carro ao pressiona lo voce acopla a embreagem na marcha reduzida para fazer o carro andar e preciso mover a alavanca manual para a posiçao central que atua como um freio de mao ao se atingir a velocidade desejada basta soltar o pedal de embreagem e mover a alavanca manual totalmente para a frente assim o carro roda com sua marcha alta a marcha a re e acionada ao se mover a alavanca manual novamente para a posiçao central e pressionando o pedal de re depois ha os acionamentos manuais de caixas automaticas mas nao vamos falar delas aqui — afinal elas sao populares atualmente e todo mundo sabe como elas funcionam mas ha um ancestral comum aos cambios manuais e os automaticos uma especie que combina caracteristicas destas duas transmissoes o cambio lenco o cambio lenco que meu corretor insiste em mudar para lenço usa engrenagens epiciclicas como as de uma caixa automatica porem ele nao e capaz de fazer as trocas automaticamente pelo aumento da pressao hidraulica baseada na velocidade do motor porque ele nao tem um sistema interno para fazer isso o acoplamento e feito por uma serie de alavancas externas acionadas pelo proprio motorista na pratica portanto ele e um cambio manualizado o negocio e brilhante a transmissao e modular e cada segmento tem duas velocidades o que permite o acoplamento da marcha seguinte sem a necessidade de sincronizadores cada modulo e uma marcha e cada um deles tem sua alavanca de acionamento — que precisa ser sequencial devido a ausencia de sincronizadores e embreagens seu acoplamento ao motor e feito por uma embreagem especifica que e usada apenas para colocar o carro em movimento ou um conversor de torque tambem especifico para esta aplicaçao https //youtu be/2zx54zjdu4s por ter esse monte de alavancas essa transmissao e usada apenas em carros de arrancada pois permite controlar o momento das trocas sem a perda de preciosos decimos de segundo entre as trocas como aconteceria em um cambio manual ou automatico convencional contudo houve uma tentativa da hurst e da gm em fazer algo parecido em seus cambios automaticos nos anos 1980 com o sistema hurst lightning rod o cambio tinha tres alavancas uma prnd convencional e duas alavancas auxiliares de duas posiçoes para seleçao da primeira e da segunda para arrancar o motorista colocava as tres alavancas totalmente para tras era a primeira marcha em seguida para engatar a segunda marcha a alavanca 1 era movida para a frente mantendo se a alavanca 2 para tras depois para a terceira marcha drive a alavanca 2 era movida para a frente o overdrive ou quarta marcha era acionado colocando se a alavanca principal em od na pratica as alavancas auxiliares ativavam engrenagens de reduçao e ao move las para a frente elas eram desacopladas o sistema nao vingou por razoes obvias era mais dificil de usar que um manual e a maioria das pessoas o utilizava apenas no modo automatico com as duas alavancas auxiliares posicionadas para a frente alem disso imagine esse negocio concorrendo com o sistema tiptronic da porsche que chegou ao mercado apenas seis anos depois https //flatout com br/como e por que a porsche levou 45 anos para chegar ao cambio pdk/
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