o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro steyr daimler puch todo mundo ja ouviu falar das motonetas puch a puch maxi foi fabricada aqui pela motovi a partir de 1972 da daimler a mesma empresa que fabrica hoje mercedes benz e das armas de fogo da steyr o amalgama de tres companhias austriacas famosas e bem menos conhecido o daimler aqui e a austro daimler empresa que nasceu como tantas outras licenciando os daimler na virada do seculo e nesse tempo fabricava carros de alto valor projetados por um certo ferdinand porsche porsche assim como seu camarada adolf hitler sabemos era austriaco e so emigrou para stuttgart por estar la seu ganha pao sim nao sao alemaes embora bem no fundinho por mais que as partes envolvidas nao gostem e meio a mesma coisa nao enfim divago a parte puch deste latifundio começou com bicicletas antes mesmo do advento do automovel e fabricou as ao lado de motocicletas de todo tipo e automoveis ate se juntar com a austro daimler em 1928 e dali em diante passou a se concentrar em motocicletas e bicicletas foi fundada em graz na austria por um senhor esloveno chamado johann puch em 1899 ja a steyr era o elo mais forte deste trio fundada em 1864 como fabricante de rifles a manufatura de armas de fogo de qualidade se tornou seu maior negocio especialmente durante a primeira guerra mundial ao final do conflito ja empregava 14 000 pessoas com o fim do conflito começa a produzir bicicletas a partir de 1894 em 1917 steyr recruta um certo hans ledwinka antes engenheiro no fabricante de carruagens e automoveis que conhecemos hoje como tatra para entrar no novo e promissor mercado dos auto moveis deu sorte nosso amigo ledwinka hoje e reconhecido como um dos maiores engenheiros automotivos do seculo xx se pensarmos na steyr como uma fabrica de automoveis e nao de armas ledwinka e um de seus fundadores seu inicio se deu todinho com projetos dele mas em 1921 ele resolve voltar para tatra onde foi prometido a ele carta branca para realizar seus sonhos malucos para nao deixar a steyr na mao um acordo de consultoria e fechado fazendo com que efetivamente fosse engenheiro chefe das duas empresas este arranjo dura ate 1929 quando suas responsabilidades na tatra eram grandes demais para que o esquema funcionasse quem vem no lugar de ledwinka ora nosso amigo porsche desistindo da daimler benz alema para voltar a seu pais ferdinand porsche assume a engenharia da steyr no mesmo ano de 1929 em 1934 a steyr se junta a daimler puch para formar a steyr daimler puch a influencia dos amigos ledwinka e porsche em sua engenharia e claramente sentida o pequeno steyr 50 de 1936 tem o desenho claramente percussor de tatras e vw com a segunda guerra a austria e rapidamente anexada pelo terceiro reich alemao e um interventor alemao passa a dirigir a empresa estrategica principalmente pela produçao de armas de fogo que lembre se e o metier tradicional da steyr um ditado diz que nao se pergunta a mulher a idade e a uma empresa alema o que estava fazendo de 1938 a 1945 mas a gente responde por ela o administrador alemao da steyr daimler puch se tornou um dos primeiros industriais alemaes a sugerir o uso de trabalho escravo de campos de concentraçao o pedido foi aprovado e os prisioneiros foram trazidos de trem do campo de concentraçao de mauthausen gusen a 30 km de distancia da empresa creepy stuff no pos guerra a empresa começa a produzir carros da fiat sob licença para venda na austria apenas os orgulhosos austriacos usavam motores proprios porem o puch 500 de 1957 por exemplo era um fiat nuova 500 mas equipado com um motor puch bicilindrico contraposto refrigerado a ar ohv mas com valvulas opostas acionadas por balancins hemi com camaras de combustao hemisfericas quem experimentou ambos na epoca gostava mais do puch que do fiat com ate 660 cm³ e quase 30 cv era bem mais veloz a versao esportiva 650 tr ii tinha 41 cv e criou um problema para os italianos que projetaram o carrinho andava mais que os fiat abarth em pista o puch 500 era na verdade um carro mais caro mas ainda assim muito bem construido e seu motor uma pequena joia giradora suave e indestrutivel um fiat alemao ta bom austriaco esse motor acaba numa das obras primas de ledwinka que fugido da agora comunista tchecoslovaquia da tatra voltava para a steyr daimler puch era o incrivel haflinger lançado em 1959 era um pequeno 4×4 militar com o bicilindrico contraposto puch traseiro e todas as tradiçoes da tatra de ledwinka motor traseiro chassi com espinha dorsal suspensoes independentes de alta articulaçao rodas com reduçao para aumentar vao livre e uma levissima carroceria de cabine avançada um off road quase perfeito o carrinho pesava 600 kg e carregava 500 kg de carga; tinha apenas tres metros e meio de comprimento e um e meio de largura ia absolutamente a qualquer lugar feito uma mula motorizada impossivel de parar um veiculo excepcional uma verdadeira lenda rural dos rincoes remotos da europa o nome haflinger vem de uma raça de cavalos pequenos e fortes natural da austria quando a empresa resolve estender o conceito do carrinho para algo maior da a este projeto tambem o nome de uma raça austriaca de animais de fazenda agora o gado bovino pinzgauer a raça foi desenvolvida para um proposito triplo consumo de carne leite e traçao um gado multiuso que serve para tudo como se pretendia com o novo steyr daimler puch o pinzgauer enquanto o pequeno haflinger foi efetivamente substituido pelo projeto conjunto que deu luz ao mercedes benz g class em 1979 que seria produzido em graz e vendido como puch na austria o pinzgauer estava livre para ser um veiculo maior seria criado em versoes 4x4 e 6x6 e era como o haflinger um veiculo de cabine avançada na verdade quase uma plataforma plana multiuso em cima da qual varias aplicaçoes militares eram possiveis o prototipo original foi desenvolvido por volta de 1969 e a produçao começou em 1971 em versoes e 6x6 foi produzido ate 2000 pela steyr daimler puch na cidade de graz na austria depois foram fabricados em guildford em surrey inglaterra pela bae systems land & armaments a produçao finalmente parou por volta de 2009 mecanicamente o desenho era puro tatra ledwinka a base sendo uma parruda espinha dorsal e eixos oscilantes independentes tracionados em todas as rodas diferente do haflinger o motor e dianteiro em linha mas ainda refrigerado a ar e um quatro cilindros a gasolina que mede 92 x 94 mm para 2499 cm³ e o motor esta de lado para ocupar menos espaço em duas versoes de taxa de compressao dependendo da qualidade da gasolina 7 5 1 e 8 1 dava respectivamente 87 cv a 4000 rpm e 18 mkgf de torque a 2000 rpm e 94 cv e 19 mkgf nas mesmas rotaçoes a transmissao manual tinha cinco marchas e reduzida tudo e sincronizado ate a reduzida e todos os diferenciais podem ser travados com comando hidraulico do motorista mesmo andando na ponta dos eixos oscilantes esta tambem uma engrenagem portal para aumentar ainda mais o vao livre como fading nao e um problema os freios podem ser a tambor com acionamento hidraulico e enormes tambores de 285 mm de diametro e 76 mm de largura força de frenagem nunca falta o carro e grande capaz de carregar 1 ton 4x4 ou 1 5 ton 6x6 e pesa em ordem de marcha 2 1 e 2 6 toneladas respectivamente mas tambem e incomparavel no off road anda em ate 700 mm de agua tem 335 mm de distancia ao solo angulos de ataque e saida iguais ou maiores que 45° pode inclinar lateralmente 45° e subir 45° nao e veloz com uma velocidade maxima de 100 km/h mas e a literal definiçao de algo que nao pode ser parado os pinzgauer do carlos [caption id= attachment_334550 align= aligncenter width= 999 ] carlos comprando o carro na suiça[/caption] a historia do carlos duarte pereira do rio de janeiro com o pinzgauer começou com a leitura de um artigo publicado no new york times em março de 2004 o titulo era barato feio e durao o pinzgauer ate entao nunca tinha sequer ouvido falar em pinzgauer a culpa de novo e dele maximum bob himself bob lutz entao vice presidente de produto na gm na reportagem bob que tinha um pinzgauer era suiço afinal de contas e o veiculo e o oficial do exercito daquele pais descrevia o veiculo como o veiculo off road mais competente do mundo o artigo tambem contava que o governator arnold schwarzenegger era tambem dono de dois pinzgauers que tinham sido utilizados no seu filme exterminador do futuro 3 carlos fica louco e começa a pesquisar tudo sobre o veiculo descobre que o exercito suiço foi o maior comprador de pinzgauer e que promovia um leilao anual no arsenal de thun no qual concentrava a venda de seus excedentes militares e que atraia gente do mundo todo dai para ir ate la e comprar um pinzgauer foi um pulo em 2006 estava la presente no leilao na suiça uma grande aventura na verdade que incluiu conhecer christoph gut dono de uma oficina especializada em zurich e tambem aficionado pelos pinzgauer gut ajudou muito o carlos inclusive com um pacote de peças sobressalentes a ser enviada ao brasil junto com o carro carlos queria comprar dois carros um de dois e outro de tres eixos mas no leilao os preços nao foram exatamente o que imaginara e acaba comprando um so o 712 6x6 era um rapier base para misseis de mesmo nome 1976 com 60 000 km rodados comprado por 8 700 francos suiços o 712m rapier estava perfeito com pneus novos completo com ferramentas pa e cabo de reboque documentaçao completa inclusive manual e livreto de serviço do exercito suiço tinha a classificaçao v a mais alta significando que estava apto a sair rodando do arsenal de thun com placa provisoria que eles mesmos forneciam mas nao teve coragem; preferiu mandar ele para o porto de antuerpia de onde viria ao brasil [gallery ids= 334558 334557 334556 334555 334554 334553 334552 334551 ] mesmo com o 712 6x6 aqui carlos nao conseguiu tirar da cabeça a ideia de comprar o pinzgauer menor de dois eixos em 2012 via ebay encontrou na inglaterra um 712m radio usado para comunicaçoes como o rapier sem movimento de tropas atras o que faz carro mais conservado muito preservado e muito pouco rodado saiu do exercito suiço em 1976 comprado por um escoces morador das ilhas shetland e estava entao com apenas 24 696km rodados depois da normal maratona burocratica que envolve casos deste tipo o carro finalmente desembarcou no brasil em março de 2013 e esta com o carlos ate hoje junto com seu irmao 6x6 e uma dupla de carros para la de especial rarissimos no brasil e um exemplo sensacional dos produtos desta incrivel e pouco conhecida marca austriaca
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