se sir alec issigonis voltasse hoje do alem e visse os mini modernos certamente morreria uma segunda vez nada daquilo parece remotamente parecido com o carrinho que criou ao fim dos anos 1950 a pedido de seu chefe para enfrentar uma crise de abastecimento de petroleo a crise do canal de suez e acabar com os malditos microcarros como o bmw isetta o carro que issigonis criou era um reflexo de sua personalidade ascetico simples barato sem nenhum enfeite superfluo ou equipamento de luxo mas ao mesmo tempo elegante em desenho e engenharia sofisticado e tecnologicamente avançado economico em uso de material mas sem pobreza no desempenho apesar de morar em casa pequena e sem firulas e ter habitos simples issigonis era uma pessoa sofisticada poderosa um nobre ingles com titulo e tudo seu carro era um reflexo de issigonis como pessoa [caption id= attachment_265180 align= aligncenter width= 999 ] issigonis e o mini e um narigudo meio sinistro [/caption] o mini era um carro barato e minusculo mas nada ordinario o motor transversal dianteiro e a traçao dianteira eram arautos do futuro e o espaço interno era incrivel para um carro tao pequeno ao contrario dos microcarros era um carro de verdade com 4 cilindros em linha refrigerados a agua e desempenho e estabilidade exemplares simples ao extremo vidros nao desciam nas portas por exemplo mas mesmo assim extremamente sofisticado mecanicamente nao era para ser nada nem remotamente esportivo os primeiros prototipos tinham o motor de um litro do morris minor o que provocou uma mudança issigonis o considerou veloz demais para o publico a que se destinava e reduziu o deslocamento para 850 cm³ sir alec era tao fixado em principios basicos de engenharia que acabou desenhando um carro extremamente estavel em curvas tambem mesmo sem querer as pequenas rodas de 10 polegadas em cada canto do carro o curso curto da suspensao de cones de borracha tudo foi feito para aproveitamento de espaço mas resultaram num verdadeiro kart de 4 lugares o mini irritava profundamente todo mundo em carro velho no transito dos anos 1960; se enfiava agil em todo buraco cortava todo mundo e era aparentemente impossivel de derrapar desaparecendo veloz num ziguezague no trafego e mais ainda virando esquinas dizem que nos primeiros carros com 850 cm3 o freio era so usado para parar o carro no destino final; o resto do tempo nao eram necessarios com isso claro preparadores apareceram imediatamente criando minis mais potentes que inclusive começaram a dominar competiçoes a bmc percebe o filao e lança o mini esportivo de fabrica o primeiro mini cooper aparece ao fim de 1961 ao mesmo tempo o mini se torna uma mania na alegre londres dos anos 1960 era o primeiro carro sem classe usado por gente apertada de grana mas tambem por celebridades do rock modelos pilotos de formula 1 uma coisa leva a outra claro logo aparece gente para elevar o nivel o mini convertido pela wood & picket e um sucesso na alta sociedade inglesa couro madeira motores mais fortes vidros eletricos que sobem e descem nas portas um mini de luxo feito sob medida a preços exorbitantes e aparecem tambem cupes e carros esporte baseados no mini todo mundo sabe que a bmw tentou um cupe sobre o mini moderno; de 2011 a 2015 existiu uma tentativa com teto desastrosamente inspirado em um bone virado ao contrario foi um fracasso ao contrario dos suv crossover que foram adicionados a marca recentemente que permanecem a venda e vao muito bem obrigado tem uma liçao ai em algum lugar mas deixa para la nao e desse mini cupe que falaremos hoje o fato e que existiram muitos cupes baseados nos mini originais durante os anos; nao pretendemos listar todos aqui mas apenas dar uma ideia dessa interessantissima vertente genetica totalmente inesperada do pequeno carro de sir alec issigonis ogle sx1000 1962 o designer industrial david ogle era tambem um entusiasta do automovel mas sua empresa de consultoria so tinha sucesso em contratos de itens mais mundanos como eletrodomesticos e radios david desesperadamente desejava desenhar automoveis mas nao conseguia contrato para mudar isso resolve fazer um ele mesmo nasce o ogle sx1000 baseado no mini um cupe diferente e inovador de traseira truncada o carro tinha uma linha de cintura mais baixa que o mini pois usava somente seu assoalho e mecanica o curvao tambem era cortado a ogle criava em cima deste assoalho uma estrutura tubular de aço e uma carroceria de plastico reforçado com fibra de vidro como o curvao era proprio o painel e a posiçao de dirigir eram diferentes tambem os primeiros carros foram feitos em cima de carros usados pois a bmc nao gostou muito do nome ogle mini que circulava entao mas eventualmente concordou em fornecer componentes para o carro desde que ele nao mencionasse mini no nome vendido numa versao unica com motor cooper 997 cm3 era bem caro sofisticado e muito desejado na inglaterra dos anos 1960 mas infelizmente e tambem o ultimo desenho de automovel de seu criador david ogle morre num acidente com seu cupe aos 40 anos de idade o projeto perde o impeto e para depois de 70 carros vendidos sua ideia para atrair atençao funcionou porem atraindo admiradores com o sucesso do cupezinho durante os anos 1970 sua ogle design se tornou requisitada e influente no desenho de automoveis mas esta e uma outra historia mais longa para outro dia broadspeed gt 2+2 1966 ralph broad e sua broadspeed eram especialistas em preparaçao de motores da bmc nos anos 1950 e 1960 desta forma progridem muito nos anos 1960 fazendo uma serie de kits para mini e depois tambem para os cooper o sucesso do mini criou a fama da empresa no topo do seu catalogo ficava o motor broadspeed 1340 cm3 que com dois su e quase 100 cv/litro era uma cara e cobiçada joia desejada profundamente por todos os donos de mini mas ralph logo resolve ir mais alem talvez realmente o primeiro mini cupe a inspiraçao do carrinho veio de forma inusitada cansado de deixar aston martin dbs comendo sua poeira broad resolve fazer tambem um cupe caro so que um baseado no reles mini de rolar de rir vamos combinar partindo de um mini novo ou usado o broadspeed gt era criado se cortando o teto e a traseira acima da linha de cintura mas mantendo se as portas e sua area de assentamento ai uma traseira fastback de plastico reforçado com fibra de vidro era montada nele fazendo um cupe com toda cara de fruto de um caso de amor proibido entre um mini e um aston martin como se o mini do jardineiro tivesse pego de jeito o aston da madame quando ninguem estava olhando um vira lata muito legal esse carrinho o carro era normalmente equipado com motores cooper originais mas claro que todo o catalogo da broadspeed podia ser usado de serie as largas rodas minilites que broad distribuia faziam um carro com cara de buldogue bravo era um pouco mais pesado que um mini normal muito por causa do acabamento e revestimento termoacustico de primeira mas mais aerodinamico foi cronometrado a 200 km/h com um motor original 1275s bem mais veloz que o cooper original e com o motor bravo de 1340cm3 chegou a 225 km/h o preço alto porem impediu sucesso apenas 28 carros foram fabricados mini marcos 1965 jem marsh que ja conhecemos aqui na historia do marcos gt era um sujeito sempre em busca de algo novo para vender sempre acreditando que sua fortuna e sucesso estaria no proximo projeto gente assim normalmente e extremamente proficua e influente mas raramente atinge sucesso financeiro nao foi diferente com jem marsh sempre envolvido em competiçoes marsh fica muito impressionado com um cupe de corrida baseado no mini construido por dizzy addicott o dart o desempenho deste carro mais baixo e leve que o mini era deveras impressionante o que deixa nosso amigo com uma ideia de produzir algo assim em serie mas usando as tecnicas de sua fabrica a marcos madeira e fibra de vidro pensou imediatamente de vender o carro em kit corrosao de carroceria um problema comum mesmo em carros relativamente novos entao ja se mostrava uma epidemia nos mini naquele ano de 1965 alem de ser um carro mais veloz que o mini a sua carroceria incorrosivel tambem poderia ser um barato conserto para carros mais velhos parecia uma potencial fabrica de dinheiro nasce assim o mini marcos marsh cria um monobloco onde se podia montar o subchassi dianteiro do mini e a sua suspensao traseira era um monobloco basicamente de fibra de vidro mas com um tunel central molduras de portas e curvao em madeira sobre a qual a fibra era laminada depois mais adiante estes reforços de madeira seriam substituidos por aço era uma estrutura extremamente rigida talvez mais ate que a do mini original mas tambem leve o mini marcos original pesava apenas 476 kg o carro foi um sucesso nas pistas mas um pouco menos popular nas ruas por um motivo obvio era feio de dar do suas vendas eram sustentadas apenas por entusiastas atraidos pelo baixo preço e alto desempenho a produçao continua ate 1971 quando a marcos acaba midas gt 1979 o midas e certamente o mais interessante dos cupes derivados de mini e uma incrivel historia que deveria ter tido melhor fim se confunde como e normal em coisas assim com a do criador harold dermott [caption id= attachment_265198 align= aligncenter width= 999 ] harold dermott[/caption] dermott era um engenheiro da jaguar nos anos 1970 e assim poderia ter permanecido pela vida toda se tivesse uma indole menos aventureira mas um anuncio em um jornal o leva a mudar jem marsh anunciava a venda dos moldes projetos e ferramentas do projeto mini marcos com o amigo e parceiro maurice holt toma um emprestimo em banco compra o espolio da marcos e abre a sua empresa a d&h fibreglass techniques em julho de 1975 começa imediatamente a produzir o carro vendido em kit como o original mas dermott era um engenheiro inteligente e dedicado imediatamente começa a melhorar o projeto primeiro melhora ainda mais a rigidez do monobloco apenas mexendo em geometria sem aumentar peso final depois introduz fibra moldada ja na cor final dando um valor enorme ao comprador de um kit com o mesmo preço de antes nao era mais necessario pintura a qualidade tambem era bem maior que a da marcos e ao fim de 1975 ja tinham vendido 30 carros mas dermott sabia do calcanhar de aquiles do mini marcos era preciso outro desenho de carroceria alem disso um novo projeto permitiria que ele pudesse mudar um monte de coisas que o projeto inicial nao permitia dermott ia fazer seu proprio cupe usando apenas o conceito basico de monobloco em fibra/aço do mini marcos aparecia em 1979 o midas gt era ainda um carro vendido somente em kit pois era impossivel de se pagar homologaçao completa entao como bonus o comprador poderia usar a mecanica de seu mini velho ou mesmo comprar um motor preparado um carro obviamente para entusiastas que começava tendo que ser construido por ele mas tinha uma qualidade bem superior aos carros deste tipo e visivelmente bem projetado segundo dermott era 17 vezes mais rigido a torçao que um mini 1275gt contemporaneo mas aos 650kg era tambem 30 kg mais leve o carro se torna famoso na midia inglesa a revista the motor famosamente montando um e fazendo um teste de longa duraçao com ele cinquenta e sete carros foram construidos em menos de dois anos um numero otimo para a pequena empresa dermott começa a fazer um novo carro o midas mk2 e nele recebe ajuda de um velho conhecido nosso o entao designer chefe da brabham formula 1 gordon murray a conexao surgiu de uma maneira bastante incomum murray estava criando um pequeno cupe esportivo extremamente leve como era de seu feitio potencialmente usando motor de motocicleta acaba por ser atraido pelo midas do ponto de vista de tamanho peso e forma externa era praticamente o que eu ia construir de qualquer maneira disse ele [caption id= attachment_265202 align= aligncenter width= 800 ] midas mk3[/caption] murray pegou emprestado um monobloco de harold para o desenvolvimento de uma configuraçao de motor central resolveu usar um motor alfa romeo de alfasud contraposto de 4 cilindros visto que a alfa romeo era o fornecedor de motores da brabham na formula 1 na epoca murray faz um carro e o usa nas ruas mas o seu projeto morre neste unico exemplar [caption id= attachment_265200 align= aligncenter width= 600 ] o midas mk3[/caption] mas ajuda dermott com uma serie de coisas cria uma nova suspensao traseira independente para o midas mk3 e tambem ajuda na aerodinamica e acerto de comportamento para o mk3 tambem e desenvolvido um roadster com extenso reforço no assoalho o desenho da carroceria largamente uma colaboraçao de murray e dermott tambem e novo e agradavel e mesmo o reforçado roadster ainda era leve 748 kg o novo carro e lançado ao fim de 1988 para uma recepçao inesperada aparentemente era uma delicia ao volante um carro esporte que fora desenvolvido por decadas o apice do cupe mini a extremamente critica car inglesa so colocava carros na capa nos anos 1980 por um de dois motivos amor ou odio em fevereiro de 1989 o midas e o destaque deixando ate a ferrari f40 em segundo plano a revista proclamou o carrinho uma das revelaçoes mais inesperadas do ano e um carro esporte de primeira linha mas infelizmente a festa nao durou muito um incendio acontece na fabrica no meio de 1989 e queima completamente 15 anos de trabalho de dermott os bombeiros tiveram que segura lo do lado de fora gritando como numa cena de filme a empresa fecha as portas no fim do mesmo ano mas a vida como sempre fecha uma porta e abre outra gordon murray estava começando o projeto do mclaren f1 e para ele contrata harold dermott como parte da pequena e talentosa equipe de 5 engenheiros que desenharia o carro harold e instrumental no projeto e em manter a equipe que fazia a manutençao do f1 depois dele ate sua aposentadoria um final se nao como o esperado feliz de qualquer forma ainda bem bonus mini sprint 1965 ok o mini sprint nao e um cupe mas este pioneiro carrinho e tao no espirito do que falaremos aqui que nao poderia ficar de fora a origem e definitivamente nas pistas de corrida no inicio de 1965 geoff thomas compra um novissimo mini 1070 cooper s zero km e imediatamente começa a competir com ele durante as competiçoes conhece neville trickett que tem uma ideia inusitada para conseguir uma vantagem nas corridas com o mini reduzir area frontal drasticamente como simples usando tecnicas a decadas usadas por hot rodders americanos o body sectioning e o rebaixamento do teto top chop a tecnica consiste em cortar uma fatia das colunas e da carroceria rebaixando o carro todo facilimo num roadster ford 1929 mas bem mais complicada no mini monobloco e cheio de superficies complexas e vidros de qualquer maneira a dupla prossegue com a ideia fazendo conversoes tanto para rua quanto para competiçoes frequentemente usando motores preparadissimos o carro e um sucesso entre pilotos e gente envolvida com corridas rob walker herdeiro do johnnie keep walking walker e dono de equipe de f1 famosamente usa um para seu transporte pessoal e ajuda nas vendas e distribuiçao diz a lenda que no mundo real nas ruas nem ferrari acompanhava o bravo mini de walker [caption id= attachment_265186 align= aligncenter width= 807 ] rob walker e seu mini sprint[/caption] mas apenas 85 sao fabricados pelo simples motivo de que eram dificilimos de se construir e acabavam sendo vendidos com prejuizo os vidros especiais eram carissimos e apenas 75% deles eram usados muitos trincavam na montagem ou ao rodar alguns metros mas ate hoje existem copias feitas em casa e carrocerias de fibra a venda nao e para menos e um treco muito legal nao acham
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