pergunte a dez entusiastas qual e sua road trip dos sonhos e nove te darao com certeza uma resposta que envolva nurburgring nordschleife e parte deles pensa em deixar a sua marca por la na forma de um grafite no asfalto quente e o que muitos muitos mesmo fazem porque virou tradiçao claro nao deixa de ser verdade mas dizem que os primeiros grafites surgiram como forma de homenagear aqueles que morreram em acidentes no circuito nao e dificil de acreditar nurburgring que começou a ser construido em 1925 e ficou pronto em 1927 vem de uma epoca onde segurança nao era exatamente uma prioridade e mesmo que fosse nao existiam tantos recursos tecnologicos voce nao esta errado quando imagina as corridas do inicio do seculo xx como um monte de charutos com rodas os monopostos da epoca correndo sob o comando de corajosos pilotos cuja proteçao poderia ser resumida resumida a capacetes de couro e oculos muitos morreram la e mesmo depois das reformas feitas para aumentar a segurança para pilotos e espectadores a pista continua perigosa e exige respeito — entre outras por uma razao bem pratica os mais de 20 km de extensao atrasam bastante o socorro — tanto para chegar ate o local do acidente quanto ao hospital e esta foi uma das razoes para o fim das provas de formula 1 em nordschleife o emblematico acidente de niki lauda foi apenas o estopim nurburgring fica no meio das montanhas eifel e foi feita para que as corridas que estavam ganhando popularidade na regiao as chamadas eifelrennen pudessem acontecer em um local seguro alem disso um circuito de corridas naquele momento pos guerra geraria empregos e certamente ajudaria a levantar a economia uma pratica comum na epoca alem de tudo isso os fabricantes ainda passaram a usar o circuito para testar e desenvolver seus carros todo mundo ganhou enfim divagamos o caso e que um circuito nas montanhas construido nos anos 20 nao poderia ser diferente extremamente longo estreito com areas de escape minimas e uma variaçao topografica de 300 m paddy mcgrath do speedhunters visitou o circuito em 2012 e conta algo que parece um milagre da para acreditar que nos anos 1920 foi preciso apenas dois anos para projetar e construir um circuito de quase 30 km contando os dois aneis o nordschleife e o sudschleife ao longo de quase nove decadas muita coisa mudou — o circuito teve seu traçado alterado ganhou infraestrutura e se tornou uma das principais fontes de renda da cidade de nurburg movimentando a economia com seus eventos e recebendo turistas — que alias nao vao so atras de automobilismo o rock am ring um dos maiores festivais de musica do circuito europeu ja recebeu grandes nomes do pop do rock e do metal a assinatura de nurburgring o que nao mudou foram os grafites nos ate procuramos descobrir desde quando eles estao la — naquele post que fizemos sobre o circuito em 1967 eles nao estavam — mas a resposta que a internet nos da parece ser desde sempre — o que nao nos surpreenderia se fosse verdade gostamos deles so que os grafites nao sao bem vistos por todo mundo os mais conservadores obviamente acham que eles descaracterizam o lugar como um autodromo serio e poluem o visual e todos concordam que a tinta fresca reduz a aderencia e pode causar mais acidentes no circuito — como o clima la e fresco e umido a tinta demora para secar mesmo depois de horas o que faz com que mesmo os grafites feitos durante a madrugada por pichadores que invadiram o circuito depois dele fechar representem um risco para quem vai correr la no dia seguinte repare nas marcas brancas deixadas pelos pneus apesar disso dificilmente os grafites de nurburgring sao considerados vandalismo — com exceçoes em abril de 2013 o circuito ficou fechado por 1h30 para que os oficiais pudessem cobrir um gigantesco penis branco pintado por vandalos com um senso de humor incrivel terrivel infantil — a organizaçao da pista temia que os pilotos se distraissem com a grande obra falica e escorregassem em toda aquela gosma esbranquiçada mas este foi um caso isolado em geral os grafites nao sao como uma pichaçao qualquer que e apressadamente coberta assim que possivel eles sao tao iconicos que games de corrida se dao ao trabalho de reproduzi los em suas versoes virtuais de nurburgring nordschleife — alguns mais outros menos e seguro dizer que os grafites sao a forma que as pessoas que nao vao ate la com um carro para bater recordes ou participar de uma corrida de 24 horas encontraram para deixar sua marca — e acabaram se tornando uma das marcas registradas do circuito como as faixas coloridas nas areas de escape de paul ricard ou a jarda de tijolos de indianapolis a unica fraçao de tijolos que sobrou depois que o circuito foi asfaltado uma jarda de largura ou 91 5 cm grafite no asfalto marcas de pancadas nas paredes isto e nurburgring sendo assim e natural que possamos chamar o ring de templo do automobilismo ou ate uma meca para onde todo entusiasta tem a missao de ir ao menos uma vez na vida — e uma vez la por que nao deixar uma marca nao faltam exemplos membros de clubes dedicados a uma marca ou modelo demonstram sua paixao outros deixam mensagens engraçadas alguns mandam recados para o amor de suas vidas e as vezes ate as marcas aproveitam a fama dos grafites para fazer publicidade como fez a honda em uma campanha para o civic type r usando grafite virtual [youtube id= zij6kh1fvzg width= 620 height= 350 ] nos ate podemos olhar com nostalgia para as imagens antigas do circuito como na decada de 60 quando ele ainda parecia so mais uma estradinha rural cheia de curvas e porsches classicos mas os grafites e os festivais de musica e as sessoes de voltas abertas ao publico e as corridas de 24 horas sao uma das coisas que fazem de nurburgring o que ele e hoje — e nos duvidamos que os novos donos que compraram o circuito por 77 milhoes de de euros façam alguma coisa para tira los de la se o fizessem eles seriam os verdadeiros vandalos a proposito se algum leitor for para nurburgring em um futuro proximo seria legal que digamos surja alguma homenagem ao flatout no asfalto da meca dos gearheads mas nao estamos pedindo nada — so seria legal serio de tanto insistirem o ring foi saved faixa de pedestres em 2007 quando norburgring fez 80 anos repare no maroto emblema da mclaren pintado ali no canto superior esquerdo do grafite sim nurburgring e uma obra divina
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.