o corvette c4 pode ser considerado um dos grandes esportivos americanos dos anos 80 senao o maior motor v8 na dianteira traçao traseira e carroceria cupe de fibra de vidro sempre foram a receita do corvette mas la pelos anos 1980 o esportivo precisava de uma reinvençao urgente a adoçao de uma carroceria com linhas retas mais futuristas de motores mais potentes e de mais tecnologia embarcada como um impressionante painel digital ajudaram a afastar o novo carro a imagem antiquada do corvette c3 depois a chegada do corvette zr 1 e seu v8 com comando duplo no cabeçote projetado pela lotus consolidou a reputaçao do corvette c4 podemos dizer ate que o corvette c4 estabeleceu a atual identidade visual do vette como dissemos neste post o corvette zr 1 era o corvette c4 que voce queria seu motor exclusivo dele era capaz de entregar entre 380 cv e 410 cv e com isto os americanos voltaram a respeitar o automovel simbolo das crises de meia idade nao e um carro de crise de meia idade de verdade se nao for conversivel mas talvez voce quisesse algo mais forte que um corvette zr 1 e caso quisesse a chevrolet tinha exatamente o que voce procurava quer dizer nao a chevrolet e sim a callaway a preparadora foi fundada em 1977 por reeves callaway ex piloto de corridas que sem dinheiro para financiar sua carreira nas pistas tornou se instrutor de pilotagem na escola de bob bondurant usando seu proprio bmw 320i como instrumento em suas horas vagas ele estudava toda a mecanica do carro e tornou se profundo conhecedor do modelo a ponto de desenvolver sozinho um kit turbo para o motor 2 0 que depois de ser testado e elogiado pela revista car and driver americana passou a ser produzido comercialmente [youtube id= ym3zwuw8lwa width= 620 height= 350 ] a partir dali a callaway nao parou mais e seguiu projetando kits de preparaçao para varios carros de varias marcas vw porsche audi e mercedes benz receberam o tratamento da callaway a medida que se avançava nos anos 1980 no entanto foi quando a empresa colocou as maos no chevrolet corvette que a coisa ficou seria de verdade isto aconteceu em 1987 ha exatos trinta anos ao receber o kit o corvette c4 se transformava no callaway twin turbo corvette com uma nova cara dois turbocompressores dai seu nome evidentemente e a capacidade de deixar supercarros para tras e o melhor e que tudo isto era feito com garantia de fabrica pois a chevrolet fez uma parceria com a callaway oferecendo as modificaçoes atraves de sua rede de concessionarias para isto ao comprar seu corvette voce deveria assinalar a escolha pelo pacote rpo b2k opçao disponivel entre 1987 e 1991 ou seja antes do corvette zr 1 e reverenciada ate hoje pelos fas do corvette c4 e com razao um dos trunfos do corvette c4 era seu motor v8 l98 small block que naturalmente aspirado chegava aos 230 cv e 64 2 mkgf de torque era o suficiente para que o corvette chegasse aos 100 km/h em menos de sete segundos com os dois turbos instalados pela callaway que recebia os carros diretamente da chevrolet antes da entrega ao proprietario a potencia chegava aos 345 cv e o torque aos 47 4 mkgf e claro que alem dos caracois diversas outras modificaçoes eram realizadas para começar o motor era desmontado o bloco recebia reforços estruturais virabrequim forjado novas bielas e pistoes mahle ou cosworth com menor taxa de compressao de 7 5 1 o v8 tambem ganhava novas valvulas mais resistentes os turbos eram um par de rotomaster t04 com todos os dutos necessarios e acompanhados por dois intercoolers a callaway tambem instalava um sistema de injeçao auxiliar um radiador maior e um novo sistema de escape o sistema biturbo acabava por ocupar bastante espaço e a callaway chegava ao ponto de utilizar parte de uma travessa oca sob o cofre para levar ar para os turbos que ficavam em uma posiçao bem baixa proximos ao carter tudo era testado por 1 200 km antes de ser enviado a concessionaria para que o futuro dono pudesse recolher ao olhar para o corvette twin turbo da callaway voce notava que ele ganhava um novo para choque de linhas mais arredondadas e tambem mais longo; novas entradas de ar no capo nas caixas de ar dianteira e nas laterais dos para choques traseiros a traseira ganhava novas lanternas parecidas com as utilizadas pela ferrari 456 apresentada e 1992 e rodas de liga leve com cinco raios fabricadas pela dymag eram utilizadas contudo se quisesse voce poderia eliminar o body kit ou apenas parte dele como a dianteira ou a traseira e optar apenas pelas rodas e modificaçoes mecanicas em 1988 a potencia gerada pelo kit da callaway passou a ser de 382 cv com torque de 81 mkgf em 1991 novos componentes e um aumento na pressao do turbo elevaram a potencia para 403 cv enquanto o torque caia para 79 5 mkgf ainda assim com cambio manual de cinco marchas o corvette biturbo da callaway era capaz de chegar aos 308 km/h [youtube id= m8di 47z2hi width= 620 height= 350 ] foi o proprio corvette zr 1 quem matou o projeto da callaway no fim das contas a chevrolet viu que havia mercado para um corvette mais potente e decidiu chamar a lotus para faze lo usando um motor naturalmente aspirado visto como algo mais seguro na epoca [youtube id= c2gfcvn_mtg width= 620 height= 350 ] como entregava desempenho semelhante o twin turbo da callaway foi descontinuado depois de cerca de 530 exemplares fabricados e muitos deles ainda estao na ativa sendo considerados classicos oitentistas de qualquer forma a parceria com a chevrolet rendeu frutos que sao colhidos ate hoje dada sua proximidade com a general motors a callaway conseguiu desenvolver um teto longo para o atual corvette c7 e transforma lo em realidade [youtube id= yhzbpvyfqvs width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.